Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO4 - Bloco 8 - Nível Intermediário - História do Brasil para Concurso Nacional Unificado - 2024

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em 1967, a lei nº 5.371 , de 5 de dezembro, autoriza a instituição da Fundação Nacional do Índio e dá outras providências. Isso aconteceu em meio a um período marcado por denúncias de que índios de uma tribo desconhecida atacavam grupos de seringueiros na cidade de Vila Rondônia.
De acordo com a referida lei, a FUNAI incorporou as funções do:
a) Movimento Ruralista.
b) Ministério do Interior.
c) Ministério da Agricultura.
d) Secretaria Especial da Saúde Indígena.
e) Serviço de Proteção aos Índios.

A abertura começou em 1974, quando o general Ernesto Geisel diminuiu as restrições à propaganda eleitoral. Por que teria o general Geisel tomado a iniciativa de começar a desmontar o sistema autoritário? Em 1973 houve um aumento brusco no preço do petróleo, promovido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Os anos do “milagre” estavam contados. Nessa conjuntura, seria melhor para o governo promover a redemocratização enquanto ainda houvesse prosperidade econômica do que aguardar para fazê-lo na época de crise, quando os custos e a manutenção do controle dos acontecimentos seriam muito mais altos.
Analisando-se o texto sobre o projeto oficial de redemocratização, pode-se concluir que a
a) sociedade civil apoiou o cronograma das transformações políticas graduais do regime militar.
b) legitimidade do regime militar dependia da manutenção do crescimento econômico.
c) distensão política do regime militar contou com a aprovação consensual das forças armadas.
d) abertura política resultou do enfraquecimento dos órgãos de repressão do regime militar.
e) contestação social ao regime militar derivou de sua incapacidade de obter empréstimos no exterior.

A respeito do processo de abertura política e de redemocratização iniciado a partir do Governo Geisel (1974-79), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Com o esgotamento do “milagre econômico” e o aumento da oposição, o governo militar de Geisel propõe uma abertura “lenta, gradual e segura” com iniciativas como a substituição do AI-5 por salvaguardas constitucionais e o restabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e países de regime comunista. ( ) Os movimentos sociais dos anos 1970 e 1980 contribuíram para o enfraquecimento do regime militar e levaram às manifestações populares a favor de eleições diretas, com campanhas no Rio de Janeiro (Candelária) e em São Paulo (Vale do Anhangabaú) pelas “Diretas Já”. ( ) Em 1985, a chapa Tancredo Neves e José Sarney ganhou as eleições indiretas, mas a morte de Tancredo antes de assumir o cargo, tornou José Sarney o primeiro presidente civil depois de mais de duas décadas de regime militar. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) V – F – V.
(B) V – V – F.
(C) F – V – V.
(D) V – F – F.
(E) V – V – V.

Sobre o processo de redemocratização do Brasil, é correto afirmar:
a) Foi um processo lento, com avanços e recuos no sentido da redemocratização, a exemplo da vitória da campanha pelas Diretas Já, em 1984, que garantiu a eleição direta do primeiro presidente civil, Tancredo Neves.
b) Teve início durante o governo do presidente Figueiredo, que permitiu a volta do pluripartidarismo, o fim da censura e instaurou uma Comissão da Verdade para apurar os crimes políticos cometidos pelos agentes de Estado durante a ditadura.
c) Foi conduzido pelos partidos de centro-direita que defendiam a exclusão das Forças Armadas da cena política, uma vez que os militares estiveram por mais de vinte anos no controle do país e este encontrava-se em grave crise econômica e de representatividade.
d) Ocorreu graças à pressão e à interferência direta de organismos internacionais como a ONU, a Anistia Internacional e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que atuaram no Brasil e em toda a América Latina nos anos 1980, para assegurar a volta da democracia.
e) Caracterizou-se por um processo permeado por barganhas políticas, caso da Lei de Anistia, que anistiou tanto os acusados de atividades subversivas como os acusados de torturar a serviço do Estado, razão pela qual é chamado de “transição negociada”.

Em 2019, lembramos os 40 anos da assinatura da Lei da Anistia. a Lei marca o processo de transição entre o regime autoritário, que instituiu uma Ditadura Militar de 21 anos no país, e a abertura política rumo à democratização. Sobre esse período é correto afirmar que:
São corretas:
I – A luta pela Anistia política foi marcada pelo retorno das manifestações de ruas ao país e as reivindicações públicas pela volta dos exilados. Destacam-se nesse contexto o Movimento Feminino pela Anistia e os Comitês Brasileiros pela Anistia;
II – A promulgação da Lei foi feita ainda no Governo do general Ernesto Geisel como parte da política de abertura.
III – A exemplo de outras leis anistiantes, promulgadas em países da América Latina, a lei da Anistia brasileira possibilitou uma ampla reflexão da sociedade, inclusive a investigação e punição de envolvidos nos casos de torturas, prisões ilegais e mortes pelo estado durante o período.
IV – Logo após a assinatura da Lei da Anistia foi implantada a Comissão Nacional da Verdade que tornou possível a investigação e apuração de denúncias sobre violação de direitos, desaparecimentos e mortes durante a Ditadura Militar.
V – A Lei da Anistia brasileira dificultou a punição dos crimes de tortura, desaparecimentos e mortes durante o período sendo que, até hoje nenhum agente do estado respondeu por tais crimes.
a) As afirmativas II, III e IV;
b) As afirmativas II e III;
c) As afirmativas I e V;
d) As afirmativas IV e V;
e) Todas as alternativas estão incorretas.

O processo de descompressão do sistema político começara a ser orquestrado em 1975, pelos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, ambos convencidos de que a ditadura deveria fazer suas escolhas e definir o momento mais conveniente para revogar os poderes de exceção.
Tal processo se deu com o objetivo de:
a) manter a oposição longe do Executivo, de modo a garantir que a transição se realizasse de maneira tutelada, restrita aos círculos civis aliados e sem riscos institucionais.
b) realizar uma abertura política plena, reestabelecendo os direitos políticos e as liberdades civis no tempo mais curto possível, superando a situação autoritária na qual o país se encontrava.
c) sustentar o bipartidarismo do MDB e da Arena na cena política nacional, impedindo, com isso, a legalização de partidos e grupos políticos mais à esquerda, tais como o Partido Comunista.
d) efetivar um projeto de institucionalização da ditadura, de tal forma que os poderes de exceção fossem revogados, mas os militares ficassem no poder por tempo indeterminado.
e) garantir uma abertura política em que os exilados não teriam o direito de voltar ao Brasil, assim como os presos políticos permaneceriam detidos até que se completasse a redemocratização.

Sobre a história política do Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A ditadura militar no Brasil teve uma duração de 21 anos, iniciando em 1964 e tendo seu término em 1985. ( ) “Diretas Já” foi um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil. Teve início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo, e propunha eleições diretas para o cargo de presidente da República. ( ) José Sarney foi o primeiro presidente brasileiro eleito por voto direto depois da ditadura militar. A sequência está correta em
A) V, V, F.
B) F, V, V.
C) F, V, F.
D) V, F, V.

Entre os momentos mais marcantes desse processo, que se iniciou nos anos 1970 e se estendeu até a década seguinte, é correto identificar
a) o ano de 1985, quando o primeiro presidente civil foi eleito diretamente depois de 21 anos de ditadura, em que apenas militares estiveram no poder.
b) o ano de 1986, quando os primeiros militares acusados de tortura começaram a ser processados, levados a julgamento e presos posteriormente.
c) o ano de 1982, quando explodiu um grande movimento de massas favorável às eleições diretas, embalado pelas vitórias da oposição nos governos estaduais.
d) o biênio 1988-1989, quando foi eleita a Assembleia que escreveu a Constituição, que só entrou em vigor depois do plebiscito sobre a forma de governo de 1993.
e) o biênio 1978-1979, quando o AI-5 foi extinto, a Lei da Anistia foi promulgada e extinguiu-se o bipartidarismo, passando a haver vários partidos.

A fotografia que compõe a capa da revista Veja de 1984 mostrava um grande ajuntamento popular no centro de São Paulo. Os manifestantes desejavam votar para presidente em um movimento conhecido como “Diretas já”, que pleiteava
a) lutar para que o Congresso Nacional Brasileiro aprovasse uma emenda que antecipasse as eleições diretas para presidente da República, antecipando assim o fim da ditadura civil militar no Brasil.
b) direito de voto direto – e sem manobras – para todos os cargos políticos no Brasil e, em especial, para presidente da República, nas eleições de 1989.
c) ao presidente militar, o general Figueiredo, que suspendesse as eleições indiretas e convocasse a nação a novas eleições gerais constitucionais.
d) abertura política, anistia aos presos políticos filiados ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e eleições diretas para todos os níveis do governos, especialmente para o cargo maior de presidente da República, nas eleições de 1985.

“Em 1983, o governo militar estava nas últimas. A inflação, a recessão e o desemprego aumentavam. A moratória e os acordos com o FMI paralisavam a economia. As forças democráticas do país se lançaram, então, num grande movimento para apressar a redemocratização: a campanha das Diretas já” [Fonte: Ronaldo Vainfas (et.al). História: volume único. São Paulo: Saraiva, 2010, p.816-817].
A partir do trecho acima é CORRETO afirmar que:
a) A Emenda Dante de Oliveira, por meio das articulações políticas dos setores oposicionistas no Congresso Nacional, conseguiu ser aprovada, restabelecendo o voto direto para o cargo de Presidente da República.
b) O movimento “Diretas já” se fundamentou em grandes comícios que, no entanto, concentrou-se nos estados da região nordeste do Brasil, área com maior concentração de pessoas pobres e atingidas pela crise que se instalava no país.
c) As oposições se uniram no segundo semestre de 1983 para aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que restabelecia o voto direto para Presidente da República sem, no entanto, alcançar êxito, pois não conseguiram os 2/3 de votos do plenário.
d) Tancredo Neves foi o primeiro Presidente da República a ser eleito pelo voto direto após a aprovação da Emenda Dante de Oliveira.

A partir de meados da década de 1970, a ditadura militar brasileira iniciou um lento processo de abertura. As medidas liberalizantes que aos poucos fizeram o país retornar a uma democracia foram comandadas
a) pelas autoridades militares, buscando promover uma transição sem revanchismos.
b) pelos estudantes universitários, lutando pela reorganização de suas entidades.
c) pelos políticos do MDB, exercendo sua função de partido de oposição ao governo.
d) pelo empresariado nacional, contrário à política econômica praticada pelos militares.
e) pelos sindicatos de trabalhadores em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Na charge, Ziraldo ironiza um lema adotado pelo governo Médici (1969-1974), denunciando que
a) os exilados foram expulsos porque não tinham amor à pátria.
b) o caminho para os movimentos de oposição era a fuga do país.
c) o amor à pátria era um sentimento desprezado pelo regime militar.
d) a propaganda governamental ocultava a postura autoritária do regime.
e) a passividade do povo brasileiro era prejudicial ao desenvolvimento da nação.

Ao final dos anos 1970 e na primeira metade dos anos 1980, com o processo de abertura política em andamento, duas campanhas contaram com expressiva participação da população brasileira. Os objetivos delas eram, respectivamente,
a) a anistia política e o estabelecimento de eleições diretas para a presidência da república.
b) o fim da censura prévia aos meios de comunicação e o combate à corrupção.
c) a convocação de uma assembleia constituinte e o controle da inflação.
d) o estabelecimento da pena de morte para os torturadores e o fim do AI-5.
e) o fim das torturas e o retorno da liberdade de associação sindical.

No Brasil, os governos republicanos conviveram com práticas autoritárias e manipulações que impediram uma maior liberdade política. Nas últimas décadas, depois da queda dos regimes militares, houve:
a) mudanças radicais na organização dos governos, com o fim da censura e de preconceitos sociais antigos.
b) maior dinamismo na vida partidária, o que facilitou o surgimento de uma democracia exemplar e dinâmica.
c) transformações significativas, mas permanecem práticas que mantêm autoritarismos e violências sociais.
d) reorganização do poder executivo, com menos centralização e modernização radical da administração pública.
e) reformas políticas que modificaram a atuação do Congresso Nacional e evitaram manipulações políticas.

A anistia pode ser considerada muito mais uma concessão do que uma conquista ou, mais precisamente, uma manobra política com duas finalidades: reduzir a pressão advinda de de setores organizados contra o regime; e produzir defesas substantivas às possíveis revisões do passado com o término previsto do autoritarismo.
A lei de Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional em 28 de agosto de 1979, tem sido debatida pela sociedade brasileira. Nos textos, as posições assumidas revelam
a) retomada da ditadura militar em nome da unidade nacional.
b) valorização dos movimentos ligados à luta armada a partir da abertura dos arquivos.
c) relativização dos direitos humanos com base na experiência ditatorial brasileira.
d) reescrita da história do terrorismo esquerdista para compreender o passado.
e) reflexão crítica sobre o passado em função de mudanças no cenário político.

Na transição do período denominado “ditadura militar” para o chamado “período democrático” ocorreu no Brasil o fato de que,
a) a partir de 1979, trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias profissionais começaram a se organizar em movimentos sindicais.
b) em 1984, comícios exigiram o retorno das eleições diretas para a Presidência da República, mas não exerceram influência na retomada democrática.
c) em 1988, é elaborada uma nova Constituição, muito criticada por não garantir algumas das principais reivindicações dos movimentos sociais.
d) em 1988, durante a Assembleia Nacional Constituinte, não houve campanhas pela aprovação de emendas sobre a reforma agrária.
e) em 1989, após 29 anos, votou-se para Presidente da República, sendo eleito o político mineiro Tancredo Neves.

A charge do cartunista Henfil retrata, com muita ironia, o processo de abertura política vivido pelo Brasil na década de 1980.
O diálogo entre Graúna e Zeferino faz uma referência crítica a qual das características da política brasileira da época?
a) À força do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), vitorioso nas eleições para o governo de São Paulo em 1982.
b) À comoção do povo brasileiro em função da morte de Tancredo Neves, presidente eleito que encerraria a transição à democracia.
c) À força da Aliança Democrática nas eleições de 1985, contando com votos da dissidência do PDS nas eleições indiretas para presidente.
d) Ao apoio popular ao governo Sarney, principalmente como “fiscais do presidente” após o anúncio do Plano Cruzado.
e) Ao controle dos setores políticos dominantes sobre o processo de abertura, responsável pela derrota da emenda Dante de Oliveira em 1984.

Vladimir Palmeira discursa, na rua Uruguaiana, em passeata de estudantes. Rio de Janeiro, 25 de julho de 1968. Arquivo Nacional. A gravura refere-se ao período da ditadura militar no Brasil.
Os movimentos de rua foram sendo reprimidos, progressivamente. Entretanto, o Movimento pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita ganhou espaço e mobilizou multidões em torno de um pacto possível. Este acordo conjuntural, entre os vários setores da sociedade, acabou impedindo que
a) a classe média empobrecesse, fato que não seria aceito pelos militares.
b) os adolescentes usassem drogas e fossem a festas públicas.
c) setores da repressão fossem julgados por seus atos de tortura e morte.
d) os trabalhadores urbanos pudessem fazer greves e manifestações.
e) as lideranças estudantis se reunissem em seus Congressos Anuais.

A charge do cartunista Ziraldo, datada de 1975, ironiza a situação político-partidária na sociedade brasileira da época, tendo em vista a(o)
a) implementação do pluripartidarismo.
b) restrição à propaganda eleitoral nos meios de comunicação por meio da Lei Falcão.
c) edição do Pacote de Abril e o adiamento das eleições previstas para 1978.
d) prorrogação do mandato presidencial para seis anos e a ampliação da censura.
e) crescimento da bancada do partido de oposição no Congresso Nacional.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em 1967, a lei nº 5.371 , de 5 de dezembro, autoriza a instituição da Fundação Nacional do Índio e dá outras providências. Isso aconteceu em meio a um período marcado por denúncias de que índios de uma tribo desconhecida atacavam grupos de seringueiros na cidade de Vila Rondônia.
De acordo com a referida lei, a FUNAI incorporou as funções do:
a) Movimento Ruralista.
b) Ministério do Interior.
c) Ministério da Agricultura.
d) Secretaria Especial da Saúde Indígena.
e) Serviço de Proteção aos Índios.

A abertura começou em 1974, quando o general Ernesto Geisel diminuiu as restrições à propaganda eleitoral. Por que teria o general Geisel tomado a iniciativa de começar a desmontar o sistema autoritário? Em 1973 houve um aumento brusco no preço do petróleo, promovido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Os anos do “milagre” estavam contados. Nessa conjuntura, seria melhor para o governo promover a redemocratização enquanto ainda houvesse prosperidade econômica do que aguardar para fazê-lo na época de crise, quando os custos e a manutenção do controle dos acontecimentos seriam muito mais altos.
Analisando-se o texto sobre o projeto oficial de redemocratização, pode-se concluir que a
a) sociedade civil apoiou o cronograma das transformações políticas graduais do regime militar.
b) legitimidade do regime militar dependia da manutenção do crescimento econômico.
c) distensão política do regime militar contou com a aprovação consensual das forças armadas.
d) abertura política resultou do enfraquecimento dos órgãos de repressão do regime militar.
e) contestação social ao regime militar derivou de sua incapacidade de obter empréstimos no exterior.

A respeito do processo de abertura política e de redemocratização iniciado a partir do Governo Geisel (1974-79), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Com o esgotamento do “milagre econômico” e o aumento da oposição, o governo militar de Geisel propõe uma abertura “lenta, gradual e segura” com iniciativas como a substituição do AI-5 por salvaguardas constitucionais e o restabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e países de regime comunista. ( ) Os movimentos sociais dos anos 1970 e 1980 contribuíram para o enfraquecimento do regime militar e levaram às manifestações populares a favor de eleições diretas, com campanhas no Rio de Janeiro (Candelária) e em São Paulo (Vale do Anhangabaú) pelas “Diretas Já”. ( ) Em 1985, a chapa Tancredo Neves e José Sarney ganhou as eleições indiretas, mas a morte de Tancredo antes de assumir o cargo, tornou José Sarney o primeiro presidente civil depois de mais de duas décadas de regime militar. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(A) V – F – V.
(B) V – V – F.
(C) F – V – V.
(D) V – F – F.
(E) V – V – V.

Sobre o processo de redemocratização do Brasil, é correto afirmar:
a) Foi um processo lento, com avanços e recuos no sentido da redemocratização, a exemplo da vitória da campanha pelas Diretas Já, em 1984, que garantiu a eleição direta do primeiro presidente civil, Tancredo Neves.
b) Teve início durante o governo do presidente Figueiredo, que permitiu a volta do pluripartidarismo, o fim da censura e instaurou uma Comissão da Verdade para apurar os crimes políticos cometidos pelos agentes de Estado durante a ditadura.
c) Foi conduzido pelos partidos de centro-direita que defendiam a exclusão das Forças Armadas da cena política, uma vez que os militares estiveram por mais de vinte anos no controle do país e este encontrava-se em grave crise econômica e de representatividade.
d) Ocorreu graças à pressão e à interferência direta de organismos internacionais como a ONU, a Anistia Internacional e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que atuaram no Brasil e em toda a América Latina nos anos 1980, para assegurar a volta da democracia.
e) Caracterizou-se por um processo permeado por barganhas políticas, caso da Lei de Anistia, que anistiou tanto os acusados de atividades subversivas como os acusados de torturar a serviço do Estado, razão pela qual é chamado de “transição negociada”.

Em 2019, lembramos os 40 anos da assinatura da Lei da Anistia. a Lei marca o processo de transição entre o regime autoritário, que instituiu uma Ditadura Militar de 21 anos no país, e a abertura política rumo à democratização. Sobre esse período é correto afirmar que:
São corretas:
I – A luta pela Anistia política foi marcada pelo retorno das manifestações de ruas ao país e as reivindicações públicas pela volta dos exilados. Destacam-se nesse contexto o Movimento Feminino pela Anistia e os Comitês Brasileiros pela Anistia;
II – A promulgação da Lei foi feita ainda no Governo do general Ernesto Geisel como parte da política de abertura.
III – A exemplo de outras leis anistiantes, promulgadas em países da América Latina, a lei da Anistia brasileira possibilitou uma ampla reflexão da sociedade, inclusive a investigação e punição de envolvidos nos casos de torturas, prisões ilegais e mortes pelo estado durante o período.
IV – Logo após a assinatura da Lei da Anistia foi implantada a Comissão Nacional da Verdade que tornou possível a investigação e apuração de denúncias sobre violação de direitos, desaparecimentos e mortes durante a Ditadura Militar.
V – A Lei da Anistia brasileira dificultou a punição dos crimes de tortura, desaparecimentos e mortes durante o período sendo que, até hoje nenhum agente do estado respondeu por tais crimes.
a) As afirmativas II, III e IV;
b) As afirmativas II e III;
c) As afirmativas I e V;
d) As afirmativas IV e V;
e) Todas as alternativas estão incorretas.

O processo de descompressão do sistema político começara a ser orquestrado em 1975, pelos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, ambos convencidos de que a ditadura deveria fazer suas escolhas e definir o momento mais conveniente para revogar os poderes de exceção.
Tal processo se deu com o objetivo de:
a) manter a oposição longe do Executivo, de modo a garantir que a transição se realizasse de maneira tutelada, restrita aos círculos civis aliados e sem riscos institucionais.
b) realizar uma abertura política plena, reestabelecendo os direitos políticos e as liberdades civis no tempo mais curto possível, superando a situação autoritária na qual o país se encontrava.
c) sustentar o bipartidarismo do MDB e da Arena na cena política nacional, impedindo, com isso, a legalização de partidos e grupos políticos mais à esquerda, tais como o Partido Comunista.
d) efetivar um projeto de institucionalização da ditadura, de tal forma que os poderes de exceção fossem revogados, mas os militares ficassem no poder por tempo indeterminado.
e) garantir uma abertura política em que os exilados não teriam o direito de voltar ao Brasil, assim como os presos políticos permaneceriam detidos até que se completasse a redemocratização.

Sobre a história política do Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A ditadura militar no Brasil teve uma duração de 21 anos, iniciando em 1964 e tendo seu término em 1985. ( ) “Diretas Já” foi um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil. Teve início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo, e propunha eleições diretas para o cargo de presidente da República. ( ) José Sarney foi o primeiro presidente brasileiro eleito por voto direto depois da ditadura militar. A sequência está correta em
A) V, V, F.
B) F, V, V.
C) F, V, F.
D) V, F, V.

Entre os momentos mais marcantes desse processo, que se iniciou nos anos 1970 e se estendeu até a década seguinte, é correto identificar
a) o ano de 1985, quando o primeiro presidente civil foi eleito diretamente depois de 21 anos de ditadura, em que apenas militares estiveram no poder.
b) o ano de 1986, quando os primeiros militares acusados de tortura começaram a ser processados, levados a julgamento e presos posteriormente.
c) o ano de 1982, quando explodiu um grande movimento de massas favorável às eleições diretas, embalado pelas vitórias da oposição nos governos estaduais.
d) o biênio 1988-1989, quando foi eleita a Assembleia que escreveu a Constituição, que só entrou em vigor depois do plebiscito sobre a forma de governo de 1993.
e) o biênio 1978-1979, quando o AI-5 foi extinto, a Lei da Anistia foi promulgada e extinguiu-se o bipartidarismo, passando a haver vários partidos.

A fotografia que compõe a capa da revista Veja de 1984 mostrava um grande ajuntamento popular no centro de São Paulo. Os manifestantes desejavam votar para presidente em um movimento conhecido como “Diretas já”, que pleiteava
a) lutar para que o Congresso Nacional Brasileiro aprovasse uma emenda que antecipasse as eleições diretas para presidente da República, antecipando assim o fim da ditadura civil militar no Brasil.
b) direito de voto direto – e sem manobras – para todos os cargos políticos no Brasil e, em especial, para presidente da República, nas eleições de 1989.
c) ao presidente militar, o general Figueiredo, que suspendesse as eleições indiretas e convocasse a nação a novas eleições gerais constitucionais.
d) abertura política, anistia aos presos políticos filiados ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e eleições diretas para todos os níveis do governos, especialmente para o cargo maior de presidente da República, nas eleições de 1985.

“Em 1983, o governo militar estava nas últimas. A inflação, a recessão e o desemprego aumentavam. A moratória e os acordos com o FMI paralisavam a economia. As forças democráticas do país se lançaram, então, num grande movimento para apressar a redemocratização: a campanha das Diretas já” [Fonte: Ronaldo Vainfas (et.al). História: volume único. São Paulo: Saraiva, 2010, p.816-817].
A partir do trecho acima é CORRETO afirmar que:
a) A Emenda Dante de Oliveira, por meio das articulações políticas dos setores oposicionistas no Congresso Nacional, conseguiu ser aprovada, restabelecendo o voto direto para o cargo de Presidente da República.
b) O movimento “Diretas já” se fundamentou em grandes comícios que, no entanto, concentrou-se nos estados da região nordeste do Brasil, área com maior concentração de pessoas pobres e atingidas pela crise que se instalava no país.
c) As oposições se uniram no segundo semestre de 1983 para aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que restabelecia o voto direto para Presidente da República sem, no entanto, alcançar êxito, pois não conseguiram os 2/3 de votos do plenário.
d) Tancredo Neves foi o primeiro Presidente da República a ser eleito pelo voto direto após a aprovação da Emenda Dante de Oliveira.

A partir de meados da década de 1970, a ditadura militar brasileira iniciou um lento processo de abertura. As medidas liberalizantes que aos poucos fizeram o país retornar a uma democracia foram comandadas
a) pelas autoridades militares, buscando promover uma transição sem revanchismos.
b) pelos estudantes universitários, lutando pela reorganização de suas entidades.
c) pelos políticos do MDB, exercendo sua função de partido de oposição ao governo.
d) pelo empresariado nacional, contrário à política econômica praticada pelos militares.
e) pelos sindicatos de trabalhadores em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Na charge, Ziraldo ironiza um lema adotado pelo governo Médici (1969-1974), denunciando que
a) os exilados foram expulsos porque não tinham amor à pátria.
b) o caminho para os movimentos de oposição era a fuga do país.
c) o amor à pátria era um sentimento desprezado pelo regime militar.
d) a propaganda governamental ocultava a postura autoritária do regime.
e) a passividade do povo brasileiro era prejudicial ao desenvolvimento da nação.

Ao final dos anos 1970 e na primeira metade dos anos 1980, com o processo de abertura política em andamento, duas campanhas contaram com expressiva participação da população brasileira. Os objetivos delas eram, respectivamente,
a) a anistia política e o estabelecimento de eleições diretas para a presidência da república.
b) o fim da censura prévia aos meios de comunicação e o combate à corrupção.
c) a convocação de uma assembleia constituinte e o controle da inflação.
d) o estabelecimento da pena de morte para os torturadores e o fim do AI-5.
e) o fim das torturas e o retorno da liberdade de associação sindical.

No Brasil, os governos republicanos conviveram com práticas autoritárias e manipulações que impediram uma maior liberdade política. Nas últimas décadas, depois da queda dos regimes militares, houve:
a) mudanças radicais na organização dos governos, com o fim da censura e de preconceitos sociais antigos.
b) maior dinamismo na vida partidária, o que facilitou o surgimento de uma democracia exemplar e dinâmica.
c) transformações significativas, mas permanecem práticas que mantêm autoritarismos e violências sociais.
d) reorganização do poder executivo, com menos centralização e modernização radical da administração pública.
e) reformas políticas que modificaram a atuação do Congresso Nacional e evitaram manipulações políticas.

A anistia pode ser considerada muito mais uma concessão do que uma conquista ou, mais precisamente, uma manobra política com duas finalidades: reduzir a pressão advinda de de setores organizados contra o regime; e produzir defesas substantivas às possíveis revisões do passado com o término previsto do autoritarismo.
A lei de Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional em 28 de agosto de 1979, tem sido debatida pela sociedade brasileira. Nos textos, as posições assumidas revelam
a) retomada da ditadura militar em nome da unidade nacional.
b) valorização dos movimentos ligados à luta armada a partir da abertura dos arquivos.
c) relativização dos direitos humanos com base na experiência ditatorial brasileira.
d) reescrita da história do terrorismo esquerdista para compreender o passado.
e) reflexão crítica sobre o passado em função de mudanças no cenário político.

Na transição do período denominado “ditadura militar” para o chamado “período democrático” ocorreu no Brasil o fato de que,
a) a partir de 1979, trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias profissionais começaram a se organizar em movimentos sindicais.
b) em 1984, comícios exigiram o retorno das eleições diretas para a Presidência da República, mas não exerceram influência na retomada democrática.
c) em 1988, é elaborada uma nova Constituição, muito criticada por não garantir algumas das principais reivindicações dos movimentos sociais.
d) em 1988, durante a Assembleia Nacional Constituinte, não houve campanhas pela aprovação de emendas sobre a reforma agrária.
e) em 1989, após 29 anos, votou-se para Presidente da República, sendo eleito o político mineiro Tancredo Neves.

A charge do cartunista Henfil retrata, com muita ironia, o processo de abertura política vivido pelo Brasil na década de 1980.
O diálogo entre Graúna e Zeferino faz uma referência crítica a qual das características da política brasileira da época?
a) À força do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), vitorioso nas eleições para o governo de São Paulo em 1982.
b) À comoção do povo brasileiro em função da morte de Tancredo Neves, presidente eleito que encerraria a transição à democracia.
c) À força da Aliança Democrática nas eleições de 1985, contando com votos da dissidência do PDS nas eleições indiretas para presidente.
d) Ao apoio popular ao governo Sarney, principalmente como “fiscais do presidente” após o anúncio do Plano Cruzado.
e) Ao controle dos setores políticos dominantes sobre o processo de abertura, responsável pela derrota da emenda Dante de Oliveira em 1984.

Vladimir Palmeira discursa, na rua Uruguaiana, em passeata de estudantes. Rio de Janeiro, 25 de julho de 1968. Arquivo Nacional. A gravura refere-se ao período da ditadura militar no Brasil.
Os movimentos de rua foram sendo reprimidos, progressivamente. Entretanto, o Movimento pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita ganhou espaço e mobilizou multidões em torno de um pacto possível. Este acordo conjuntural, entre os vários setores da sociedade, acabou impedindo que
a) a classe média empobrecesse, fato que não seria aceito pelos militares.
b) os adolescentes usassem drogas e fossem a festas públicas.
c) setores da repressão fossem julgados por seus atos de tortura e morte.
d) os trabalhadores urbanos pudessem fazer greves e manifestações.
e) as lideranças estudantis se reunissem em seus Congressos Anuais.

A charge do cartunista Ziraldo, datada de 1975, ironiza a situação político-partidária na sociedade brasileira da época, tendo em vista a(o)
a) implementação do pluripartidarismo.
b) restrição à propaganda eleitoral nos meios de comunicação por meio da Lei Falcão.
c) edição do Pacote de Abril e o adiamento das eleições previstas para 1978.
d) prorrogação do mandato presidencial para seis anos e a ampliação da censura.
e) crescimento da bancada do partido de oposição no Congresso Nacional.

Prévia do material em texto

801) 
História do Brasil para Concurso Nacional Unificado - 2024
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3JGrt
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/1647205
INCAB (ex-FUNCAB) - Soc Educ (SEJUS RO)/SEJUS RO/2014
História - Reformas Administrativas, Investimentos e Reformas Públicas: o Brasil Potência
Observe a imagem.
(Extraído do Jornal do Brasil.)
 
Em 1967, a lei nº 5.371 , de 5 de dezembro, autoriza a instituição da Fundação Nacional do Índio e dá
outras providências. Isso aconteceu em meio a um período marcado por denúncias de que índios de uma
tribo desconhecida atacavam grupos de seringueiros na cidade de Vila Rondônia.
De acordo com a referida lei, a FUNAI incorporou as funções do:
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q3JGrt
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1647205
802) 
a) Movimento Ruralista.
b) Ministério do Interior.
c) Ministério da Agricultura.
d) Secretaria Especial da Saúde Indígena.
e) Serviço de Proteção aos Índios.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2039778
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2022
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
A abertura começou em 1974, quando o general Ernesto Geisel diminuiu as restrições à
propaganda eleitoral. Por que teria o general Geisel tomado a iniciativa de começar a desmontar o
sistema autoritário? Em 1973 houve um aumento brusco no preço do petróleo, promovido pela
Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Os anos do “milagre” estavam contados. Nessa
conjuntura, seria melhor para o governo promover a redemocratização enquanto ainda houvesse
prosperidade econômica do que aguardar para fazê-lo na época de crise, quando os custos e a
manutenção do controle dos acontecimentos seriam muito mais altos.
 
(José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil: o longo caminho, 2011. p. 173-174. Adaptado)
 
Analisando-se o texto sobre o projeto oficial de redemocratização, pode-se concluir que a
a) sociedade civil apoiou o cronograma das transformações políticas graduais do regime militar.
b) legitimidade do regime militar dependia da manutenção do crescimento econômico.
c) distensão política do regime militar contou com a aprovação consensual das forças armadas.
d) abertura política resultou do enfraquecimento dos órgãos de repressão do regime militar.
e) contestação social ao regime militar derivou de sua incapacidade de obter empréstimos no
exterior.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2039778
803) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2211772
FGV - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2022
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
A respeito do processo de abertura política e de redemocratização iniciado a partir do Governo
Geisel (1974-79), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Com o esgotamento do “milagre econômico” e o aumento da oposição, o governo militar de
Geisel propõe uma abertura “lenta, gradual e segura” com iniciativas como a substituição do AI-5 por
salvaguardas constitucionais e o restabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e países de
regime comunista.
( ) Os movimentos sociais dos anos 1970 e 1980 contribuíram para o enfraquecimento do regime
militar e levaram às manifestações populares a favor de eleições diretas, com campanhas no Rio de
Janeiro (Candelária) e em São Paulo (Vale do Anhangabaú) pelas “Diretas Já”.
( ) Em 1985, a chapa Tancredo Neves e José Sarney ganhou as eleições indiretas, mas a morte de
Tancredo antes de assumir o cargo, tornou José Sarney o primeiro presidente civil depois de mais de
duas décadas de regime militar.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
a) V – F – V.
b) V – V – F.
c) F – V – V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2211772
804) 
d) V – F – F.
e) V – V – V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/897711
FCC - Ap (SABESP)/SABESP/Assistente Administrativo/2019
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
Sobre o processo de redemocratização do Brasil, é correto afirmar:
a) Foi um processo lento, com avanços e recuos no sentido da redemocratização, a exemplo da
vitória da campanha pelas Diretas Já, em 1984, que garantiu a eleição direta do primeiro presidente
civil, Tancredo Neves.
b) Teve início durante o governo do presidente Figueiredo, que permitiu a volta do pluripartidarismo,
o fim da censura e instaurou uma Comissão da Verdade para apurar os crimes políticos cometidos
pelos agentes de Estado durante a ditadura.
c) Foi conduzido pelos partidos de centro-direita que defendiam a exclusão das Forças Armadas da
cena política, uma vez que os militares estiveram por mais de vinte anos no controle do país e este
encontrava-se em grave crise econômica e de representatividade.
d) Ocorreu graças à pressão e à interferência direta de organismos internacionais como a ONU, a
Anistia Internacional e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que atuaram no Brasil e em
toda a América Latina nos anos 1980, para assegurar a volta da democracia.
e) Caracterizou-se por um processo permeado por barganhas políticas, caso da Lei de Anistia, que
anistiou tanto os acusados de atividades subversivas como os acusados de torturar a serviço do
Estado, razão pela qual é chamado de “transição negociada”.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/897711
805) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1418952
CEV URCA - Vest (URCA)/URCA/2019
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
“Ela ficou chorando o tempo todo. Talvez tenha antevisto a importância que teria essa música,
coisa que não percebi”. É o que conta Henfil sobre a primeira vez que ouviu a fita cassete com O bêbado
e a equilibrista, a convite de Elis Regina. Pouco tempo depois, a canção de João Bosco e Aldir Blanc se
tornaria o maior sucesso do disco Essa mulher, de 1979, e ganharia o apelido de “Hino da Anistia”.
 
(O bêbado e a equilibrista: em 1979, Elis Regina deu voz ao Hino da Anistia – in EBC, capturado no
endereço:http://www.ebc.com.br/cultura/2014/08/o-bebado-e-a-equilibrista-em-1979-elis-regina-
deu-voz-ao-hino-da-anistia).
 
Em 2019, lembramos os 40 anos da assinatura da Lei da Anistia. a Lei marca o processo de transição
entre o regime autoritário, que instituiu uma Ditadura Militar de 21 anos no país, e a abertura política
rumo à democratização. Sobre esse período é correto afirmar que:
 
 
I – A luta pela Anistia política foi marcada pelo retorno das manifestações de ruas ao país e as
reivindicações públicas pela volta dos exilados. Destacam-se nesse contexto o Movimento Feminino
pela Anistia e os Comitês Brasileiros pela Anistia;
 
II – A promulgação da Lei foi feita ainda no Governo do general Ernesto Geisel como parte da
política de abertura.
 
III – A exemplo de outras leis anistiantes, promulgadas em países da América Latina, a lei da Anistia
brasileira possibilitou uma ampla reflexão da sociedade, inclusive a investigação e punição de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1418952
envolvidos nos casos de torturas, prisões ilegais e mortes pelo estado durante o período.
 
IV – Logo após a assinatura da Lei da Anistia foi implantada a Comissão Nacional da Verdade que
tornou possível a investigação e apuração de denúncias sobre violação de direitos, desaparecimentos
e mortes durante a Ditadura Militar.
 
V – A Lei da Anistia brasileira dificultou a punição dos crimes de tortura, desaparecimentos e mortes
durante o período sendo que, até hoje nenhum agente do estado respondeu por tais crimes.
 
São corretas:
a) As afirmativas II, III e IV;
b) As afirmativas II e III;
c) As afirmativas I e V;
d) As afirmativas IV e V;
e) Todas as alternativas estão incorretas.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1091577
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2019
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1091577
806) 
807) 
Figueiredo prosseguiu no caminho da abertura política iniciada no governo Geisel. O comando das
iniciativas ficou nas mãos do general Golbery e do ministroda Justiça, Petrônio Portella.
 
(Boris Fausto, História concisa do Brasil)
 
 
Durante o governo Figueiredo, a abertura política avançou com
a) a extinção do Serviço Nacional de Informação (SNI) em 1984.
b) a aprovação, pelo Congresso, da Lei da Anistia, em agosto de 1979.
c) a permissão para o funcionamento do Partido Comunista do Brasil em 1981.
d) a reabertura do Supremo Tribunal Federal (STF) em 1980.
e) o reestabelecimento, em 1982, da eleição direta para a presidência da República.
www.tecconcursos.com.br/questoes/651380
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2018
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
“O Colégio Eleitoral, agora constituído de forma regular, detém poder político incontestável para
cumprir o seu mandato. A campanha para suprimi-lo constitui audaciosa tentativa política para contornar
poder legitimamente adquirido nos termos da Constituição vigente. Defender o Colégio Eleitoral contra
essa investida intempestiva é um dever que é meu, que é do governo, que é de todos os parlamentares
que o apoiam. Cumpre conter a ofensiva desencadeada contra regras do jogo aceitas para eleição do
meu sucessor”. Presidente João Figueiredo, em pronunciamento à nação, em 16 de abril de 1984.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/651380
808) 
 
(Rodrigues, A. T O grito preso na garganta.São Paulo: Editora
Fundação Perseu Abramo, 2003. Adaptado)
 
Em seu pronunciamento, Figueiredo critica
a) o movimento das Diretas Já.
b) a fundação de partidos como PT e PDT.
c) a candidatura presidencial de Tancredo Neves.
d) os comitês de luta pela anistia.
e) a organização da luta contra a carestia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/688031
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2017
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
O processo de descompressão do sistema político começara a ser orquestrado em 1975, pelos
generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, ambos convencidos de que a ditadura deveria fazer
suas escolhas e definir o momento mais conveniente para revogar os poderes de exceção.
(Lilia Schwarcz e Heloisa Starling,
Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. P. 467. Adaptado)
Tal processo se deu com o objetivo de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/688031
809) 
a) manter a oposição longe do Executivo, de modo a garantir que a transição se realizasse de
maneira tutelada, restrita aos círculos civis aliados e sem riscos institucionais.
b) realizar uma abertura política plena, reestabelecendo os direitos políticos e as liberdades civis no
tempo mais curto possível, superando a situação autoritária na qual o país se encontrava.
c) sustentar o bipartidarismo do MDB e da Arena na cena política nacional, impedindo, com isso, a
legalização de partidos e grupos políticos mais à esquerda, tais como o Partido Comunista.
d) efetivar um projeto de institucionalização da ditadura, de tal forma que os poderes de exceção
fossem revogados, mas os militares ficassem no poder por tempo indeterminado.
e) garantir uma abertura política em que os exilados não teriam o direito de voltar ao Brasil, assim
como os presos políticos permaneceriam detidos até que se completasse a redemocratização.
www.tecconcursos.com.br/questoes/603052
IDECAN - TcLg (CM Natividade)/CM Natividade (RJ)/2017
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
Sobre a história política do Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) A ditadura militar no Brasil teve uma duração de 21 anos, iniciando em 1964 e tendo seu término
em 1985.
 
( ) “Diretas Já” foi um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil. Teve
início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo, e propunha eleições diretas para o cargo de
presidente da República.
 
( ) José Sarney foi o primeiro presidente brasileiro eleito por voto direto depois da ditadura militar.
 
A sequência está correta em
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/603052
810) 
a) V, V, F.
b) F, V, V.
c) F, V, F.
d) V, F, V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/466136
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2017
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
O processo de descompressão do sistema político começara a ser orquestrado em 1975, pelos
generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, ambos convencidos de que a ditadura deveria fazer
suas escolhas e definir o momento mais conveniente para revogar os poderes de exceção.
 
(SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Adaptado)
 
Entre os momentos mais marcantes desse processo, que se iniciou nos anos 1970 e se estendeu até a
década seguinte, é correto identificar
a) o ano de 1985, quando o primeiro presidente civil foi eleito diretamente depois de 21 anos de
ditadura, em que apenas militares estiveram no poder.
b) o ano de 1986, quando os primeiros militares acusados de tortura começaram a ser processados,
levados a julgamento e presos posteriormente.
c) o ano de 1982, quando explodiu um grande movimento de massas favorável às eleições diretas,
embalado pelas vitórias da oposição nos governos estaduais.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/466136
811) 
d) o biênio 1988-1989, quando foi eleita a Assembleia que escreveu a Constituição, que só entrou
em vigor depois do plebiscito sobre a forma de governo de 1993.
e) o biênio 1978-1979, quando o AI-5 foi extinto, a Lei da Anistia foi promulgada e extinguiu-se o
bipartidarismo, passando a haver vários partidos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/746058
FADESP - Sold (PM PA)/PM PA/Masculino e Feminino/2016
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
Observe a capa da revista semanal abaixo e responda à questão proposta sobre o processo de
redemocratização no Brasil de 1980.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/746058
 
A fotografia que compõe a capa da revista Veja de 1984 mostrava um grande ajuntamento popular no
centro de São Paulo. Os manifestantes desejavam votar para presidente em um movimento conhecido
como “Diretas já”, que pleiteava
a) lutar para que o Congresso Nacional Brasileiro aprovasse uma emenda que antecipasse as eleições
diretas para presidente da República, antecipando assim o fim da ditadura civil militar no Brasil.
b) direito de voto direto – e sem manobras – para todos os cargos políticos no Brasil e, em especial,
para presidente da República, nas eleições de 1989.
812) 
c) ao presidente militar, o general Figueiredo, que suspendesse as eleições indiretas e convocasse a
nação a novas eleições gerais constitucionais.
d) abertura política, anistia aos presos políticos filiados ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e
eleições diretas para todos os níveis do governos, especialmente para o cargo maior de presidente da
República, nas eleições de 1985.
www.tecconcursos.com.br/questoes/654725
CRS (PM MG) - Sold (PM MG)/PM MG/Quadro de Praças/"Geral"/2015
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
“Em 1983, o governo militar estava nas últimas. A inflação, a recessão e o desemprego
aumentavam. A moratória e os acordos com o FMI paralisavam a economia. As forças democráticas do
país se lançaram, então, num grande movimento para apressar a redemocratização: a campanha das
Diretas já” [Fonte: Ronaldo Vainfas (et.al). História: volume único. São Paulo: Saraiva, 2010, p.816-817].
A partir do trecho acima é CORRETO afirmar que:
a) A Emenda Dante de Oliveira, por meio das articulações políticas dos setores oposicionistas no
Congresso Nacional, conseguiu ser aprovada, restabelecendo o voto direto para o cargo de Presidente
da República.
b) O movimento “Diretas já” se fundamentou em grandes comícios que, no entanto, concentrou-se
nos estados da região nordeste do Brasil, área com maior concentração de pessoas pobres e
atingidas pela crise que se instalava no país.
c) As oposições se uniram no segundo semestre de 1983 para aprovação da Emenda Dante de
Oliveira, que restabelecia o voto direto para Presidente da Repúblicasem, no entanto, alcançar êxito,
pois não conseguiram os 2/3 de votos do plenário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654725
813) 
d) Tancredo Neves foi o primeiro Presidente da República a ser eleito pelo voto direto após a
aprovação da Emenda Dante de Oliveira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/396311
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2014
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
A partir de meados da década de 1970, a ditadura militar brasileira iniciou um lento processo de
abertura. As medidas liberalizantes que aos poucos fizeram o país retornar a uma democracia foram
comandadas
a) pelas autoridades militares, buscando promover uma transição sem revanchismos.
b) pelos estudantes universitários, lutando pela reorganização de suas entidades.
c) pelos políticos do MDB, exercendo sua função de partido de oposição ao governo.
d) pelo empresariado nacional, contrário à política econômica praticada pelos militares.
e) pelos sindicatos de trabalhadores em busca de melhores condições de vida e trabalho.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1187594
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2014
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/396311
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1187594
814) 
815) 
 
Na charge, Ziraldo ironiza um lema adotado pelo governo Médici (1969-1974), denunciando que
a) os exilados foram expulsos porque não tinham amor à pátria.
b) o caminho para os movimentos de oposição era a fuga do país.
c) o amor à pátria era um sentimento desprezado pelo regime militar.
d) a propaganda governamental ocultava a postura autoritária do regime.
e) a passividade do povo brasileiro era prejudicial ao desenvolvimento da nação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/286102
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2014
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
Ao final dos anos 1970 e na primeira metade dos anos 1980, com o processo de abertura política
em andamento, duas campanhas contaram com expressiva participação da população brasileira. Os
objetivos delas eram, respectivamente,
a) a anistia política e o estabelecimento de eleições diretas para a presidência da república.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/286102
816) 
b) o fim da censura prévia aos meios de comunicação e o combate à corrupção.
c) a convocação de uma assembleia constituinte e o controle da inflação.
d) o estabelecimento da pena de morte para os torturadores e o fim do AI-5.
e) o fim das torturas e o retorno da liberdade de associação sindical.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1170439
FADURPE - Vest (CESMAC)/CESMAC/Tradicional/2014
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
No Brasil, os governos republicanos conviveram com práticas autoritárias e manipulações que
impediram uma maior liberdade política. Nas últimas décadas, depois da queda dos regimes militares,
houve:
a) mudanças radicais na organização dos governos, com o fim da censura e de preconceitos sociais
antigos.
b) maior dinamismo na vida partidária, o que facilitou o surgimento de uma democracia exemplar e
dinâmica.
c) transformações significativas, mas permanecem práticas que mantêm autoritarismos e violências
sociais.
d) reorganização do poder executivo, com menos centralização e modernização radical da
administração pública.
e) reformas políticas que modificaram a atuação do Congresso Nacional e evitaram manipulações
políticas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1170439
817) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1187896
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2014
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
TEXTO I
 
A anistia pode ser considerada muito mais uma concessão do que uma conquista ou, mais precisamente,
uma manobra política com duas finalidades: reduzir a pressão advinda de de setores organizados contra
o regime; e produzir defesas substantivas às possíveis revisões do passado com o término previsto do
autoritarismo.
 
TEXTO II
 
A anistia foi uma conquista. Não foi dádiva, foi luta. Não tem que rever.
 
A lei de Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional em 28 de agosto de 1979, tem sido debatida pela
sociedade brasileira. Nos textos, as posições assumidas revelam
a) retomada da ditadura militar em nome da unidade nacional.
b) valorização dos movimentos ligados à luta armada a partir da abertura dos arquivos.
c) relativização dos direitos humanos com base na experiência ditatorial brasileira.
d) reescrita da história do terrorismo esquerdista para compreender o passado.
e) reflexão crítica sobre o passado em função de mudanças no cenário político.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1187896
818) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/350201
CESGRANRIO - Prof Jun (BR)/BR/Comunicação/Relações Públicas/2012
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
Na transição do período denominado “ditadura militar” para o chamado “período democrático”
ocorreu no Brasil o fato de que,
a) a partir de 1979, trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias profissionais começaram a se
organizar em movimentos sindicais.
b) em 1984, comícios exigiram o retorno das eleições diretas para a Presidência da República, mas
não exerceram influência na retomada democrática.
c) em 1988, é elaborada uma nova Constituição, muito criticada por não garantir algumas das
principais reivindicações dos movimentos sociais.
d) em 1988, durante a Assembleia Nacional Constituinte, não houve campanhas pela aprovação de
emendas sobre a reforma agrária.
e) em 1989, após 29 anos, votou-se para Presidente da República, sendo eleito o político mineiro
Tancredo Neves.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2055717
CESGRANRIO - Prof (SEEC RN)/SEEC RN/História/2011
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/350201
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2055717
819) 
HENFIL. A volta da Graúna. São Paulo: Geração Editorial, 1993, p. 48.
 
A charge do cartunista Henfil retrata, com muita ironia, o processo de abertura política vivido pelo Brasil
na década de 1980.
 
O diálogo entre Graúna e Zeferino faz uma referência crítica a qual das características da política
brasileira da época?
a) À força do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), vitorioso nas eleições para o
governo de São Paulo em 1982.
b) À comoção do povo brasileiro em função da morte de Tancredo Neves, presidente eleito que
encerraria a transição à democracia.
c) À força da Aliança Democrática nas eleições de 1985, contando com votos da dissidência do PDS
nas eleições indiretas para presidente.
d) Ao apoio popular ao governo Sarney, principalmente como “fiscais do presidente” após o anúncio
do Plano Cruzado.
e) Ao controle dos setores políticos dominantes sobre o processo de abertura, responsável pela
derrota da emenda Dante de Oliveira em 1984.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2693587
CESGRANRIO - Prof EFM (SEDUC SP)/SEDUC SP/História/2010
História - A Ordem e o Processo de Abertura Política
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2693587
820) 
Vladimir Palmeira discursa, na rua Uruguaiana, em passeata de estudantes. Rio de Janeiro, 25 de julho de 1968.
Arquivo Nacional. A gravura refere-se ao período da ditadura militar no Brasil.
Os movimentos de rua foram sendo reprimidos, progressivamente. Entretanto, o Movimento pela Anistia
Ampla Geral e Irrestrita ganhou espaço e mobilizou multidões em torno de um pacto possível. Este
acordo conjuntural, entre os vários setores da sociedade, acabou impedindo que
a) a classe média empobrecesse, fato que não seria aceito pelos militares.
b) os adolescentes usassem drogas e fossem a festas públicas.
c) setores da repressão fossem julgados por seus atos de tortura e morte.
d) os trabalhadores urbanos pudessem fazer greves e manifestações.
e) as lideranças estudantis se reunissem em seus Congressos Anuais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2689477
CESGRANRIO - Ana (IBGE)/IBGE/História/2010
História - A Ordem e o Processo de Abertura Políticahttps://www.tecconcursos.com.br/questoes/2689477
821) 
Retirado de: PANDOLFI, Dulce Chaves. “Voto e participação política nas diversas repúblicas do Brasil”. In GOMES,
Ângela Castro e outros (org.). A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; CPDOC, 2002, p. 110.
 
A charge do cartunista Ziraldo, datada de 1975, ironiza a situação político-partidária na sociedade
brasileira da época, tendo em vista a(o)
a) implementação do pluripartidarismo.
b) restrição à propaganda eleitoral nos meios de comunicação por meio da Lei Falcão.
c) edição do Pacote de Abril e o adiamento das eleições previstas para 1978.
d) prorrogação do mandato presidencial para seis anos e a ampliação da censura.
e) crescimento da bancada do partido de oposição no Congresso Nacional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/897709
FCC - Ap (SABESP)/SABESP/Assistente Administrativo/2019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/897709
822) 
História - Política Externa do Regime Militar
A ditadura militar brasileira deve ser relacionada historicamente ao contexto da Guerra Fria, pois
a) a imprensa liberal brasileira alegou ter descoberto um plano conspiratório comunista que
ameaçava o Brasil, o Plano Cohen, razão pela qual conclamava a população a apoiar a ditadura militar
como uma medida preventiva, a fim de evitar que o Brasil fosse dominado pelos comunistas.
b) os militares foram influenciados pela Doutrina de Segurança Nacional, discurso de propaganda
ideológica desenvolvido nos Estados Unidos durante a II Guerra, que justificou a decretação de
Estado de sítio em 1964, em razão da legalização do Partido Comunista aprovada pelo Congresso
Nacional.
c) a Igreja Católica, após a decisão de Cuba em adotar o regime socialista, em 1961, clamou às
Forças Armadas e à população em geral pegar em armas e sair às ruas contra o “perigo vermelho”,
alegando que os comunistas estavam ganhando terreno na América Latina.
d) o governo dos Estados Unidos se empenhou em assegurar o golpe civil-militar de 1964 em nome
da defesa da democracia, por meio da Operação Brother Sam, acionada caso houvesse alguma
resistência na deposição de João Goulart, identificado pelos setores conservadores como um
presidente simpatizante dos comunistas.
e) a economia nacional, durante o período da ditadura militar, viveu um crescimento contínuo
(milagre econômico), uma vez que, com o apoio dos Estados Unidos, o Brasil passou a integrar a
OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em nome do fortalecimento do bloco capitalista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2213723
VUNESP - Vest (FICSAE)/FICSAE/2022
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2213723
823) 
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Leia o trecho da canção “Alegria Alegria”, de Caetano Veloso.
 
[...] o sol se reparte em crimes
espaçonaves guerrilhas
em cardinales bonitas
eu vou
 
em caras de presidentes
em grandes beijos de amor
em dentes pernas bandeiras
bomba e brigitte bardot
 
o sol nas bancas de revistas
me enche de alegria e preguiça
quem lê tanta notícia
eu vou
 
ela pensa em casamento
e eu nunca mais fui à escola
sem lenço e sem documento
eu vou
 
eu tomo uma coca-cola
ela pensa em casamento
uma canção me consola
eu vou
 
824) 
por entre fotos e nomes
sem livros e sem fuzil
sem fome sem telefone
no coração do brasil [...]
(Heloísa B. de Hollanda e Marcos A. Gonçalves. Cultura e participação nos anos 60, 1987.)
 
Ao representar o período em que foi composta, essa canção de 1967 apresenta
a) uma análise crítica dos limites da modernização tecnológica, que havia sido interrompida após o
salto ocorrido na década anterior.
b) uma atitude socialmente engajada, que busca confrontar o regime civil-militar vigente e defender
a luta armada.
c) um conjunto coeso de mercadorias de consumo, que alude ao acelerado desenvolvimento
econômico do país.
d) uma crítica à alienação da juventude, que desprezava a formação educacional e a conscientização
política.
e) um painel composto de imagens fragmentárias, que inclui menções à cultura de massa e a novos
comportamentos sociais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2017398
Instituto AOCP - Ass Leg I (CM Bauru)/CM Bauru/2022
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Apesar de Você
Chico Buarque
 
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2017398
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
825) 
Este samba no escuro
...
 
O fragmento da música apresenta um momento, fazendo uma crítica ao período da
a) República Velha.
b) Nova República.
c) República Populista.
d) Democracia Brasileira.
e) Ditadura Militar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2177158
Instituto AOCP - Sold (PM ES)/PM ES/Combatente/2022
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
A década de 1960 é marcada por diversos movimentos culturais e sociais relacionados à
contracultura no mundo. No Brasil, tivemos o Tropicalismo ou Tropicália, movimento que teve como
grandes lideranças figuras como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Assinale a alternativa correta quanto a
esse movimento.
a) Foi um movimento caracterizado por um nacionalismo exacerbado e de valorização somente do
que era considerado genuinamente brasileiro.
b) Um dos pontos mais importantes da Tropicália era a mescla de aspectos culturais internacionais e
brasileiros e do tradicional e moderno.
c) Tal movimento tinha como único e principal ponto exaltar aspectos dos povos indígenas
brasileiros.
d) O Tropicalismo ficou marcado por estabelecer somente vínculos com a cultura afro-brasileira.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2177158
826) 
e) Esse movimento teve como principal caraterística exaltar um período de modernidade, buscando
um rompimento total com o que fosse relacionado ao tradicional ou antigo no Brasil.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1698306
VUNESP - Vest (UNESP)/UNESP/2021
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Para o meu lugar
Foi lá e é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
Uma sabiá
Cantar uma sabiá
 
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Vou deitar à sombra
De uma palmeira
Que já não há
Colher a flor
Que já não dá
E algum amor
Talvez possa espantar
As noites que eu não queria
E anunciar o dia
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1698306
Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Não vai ser em vão
Que fiz tantos planos
De me enganar
Como fiz enganos
De me encontrar
Como fiz estradas
De me perder
Fiz de tudo e nada
De te esquecer
 
(www.chicobuarque.com.br)
 
A canção “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim, foi apresentada no III Festival Internacional da
canção, em setembro de 1968, durante o regime militar brasileiro. Sua letra
a) recorre à relação intertextual, para criticar a repressão e as perseguições políticas no país.
b) explora a metáfora do voo do pássaro, para propor ação e mobilização popular contra as
perseguições políticas.
c) valoriza a esfera íntima e pessoal, para rebater o engajamento político-social de intelectuais e
artistas.
d) adota o recurso da repetição e do paralelismo, para defender a continuidade do regime militar.
e) menciona aves e plantas, para defender a adoção de política ambiental sustentável pelo governo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1872157
STRIX - Vest (EBMSP)/EBMSP/Saúde/2020
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1872157
827) 
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Texto
 
Um Índio
Caetano Veloso
 
Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante
De uma estrela quevirá numa velocidade estonteante
E pousará no coração do hemisfério sul
Na América, num claro instante
Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias
 
Virá
Impávido que nem Muhammad Ali
Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranquilo e infalível como Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá
 
Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor
Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico
 
E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio
 
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/caetano-veloso>. Acesso em: jan. 2021.
 
A questão indígena, explicitada na composição musical de Caetano Veloso, possibilita uma reflexão sobre
o encontro de culturas e a relação com o outro.
 
Neste sentido, pode-se afirmar que os povos indígenas
a) ocuparam o continente americano a partir do norte, local das civilizações mais evoluídas,
enquanto no sul inexistiam sociedades indígenas organizadas e urbanas, o que se pode remeter aos
versos Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante / E pousará no coração do hemisfério sul.
b) foram completamente exterminados com o processo de colonização, ao não absorver novas
tecnologias e novas formas de produção, o que provocou seu atraso cultural e desaparecimento, o
que se pode remeter aos versos Depois de exterminada a última nação indígena / Mais avançado que
a mais avançada das mais avançadas das tecnologias.
c) aceitaram a integração com o Estado Imperial Brasileiro a partir da Lei de Terras que reconheceu
as terras indígenas, pondo fim aos conflitos entre os produtores rurais e as comunidades indígenas, o
que se pode remeter aos versos Virá que eu vi / Apaixonadamente como Peri / Virá que eu vi /
Tranquilo e infalível como Bruce Lee.
d) sofreram grande processo de extermínio, e assassinatos, em massa durante a ditadura civil militar,
crimes que começaram a ser denunciados com a redemocratização, o que se pode remeter aos versos
E aquilo que nesse momento se revelará aos povos / Surpreenderá a todos não por ser exótico / Mas
pelo fato de poder ter sempre estado oculto / Quando terá sido o óbvio.
828) 
e) conquistaram o reconhecimento de suas terras em decorrência da política atual de preservação
ambiental e instalação de um modelo de desenvolvimento sustentável, o que se pode remeter aos
versos Um índio preservado em pleno corpo físico / Em todo sólido, todo gás e todo líquido / Em
átomos, palavras, alma, cor.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1772973
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2019
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
TEXTO 3
O Açúcar
Ferreira Gullar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por
milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1772973
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o
Oliveira,
dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital
nem escola,
homens que não sabem ler e morrem de
fome
aos 27 anos
plantaram e colheram a cana
que viraria açúcar.
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em
Ipanema.
GULLAR, Ferreira. Toda Poesia. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1980. p.277-278.
 
Reconhecendo a relevância dos temas abordados por Gullar, em sua obra, atente para as seguintes
afirmativas sobre o texto O Açúcar.
 
I. Faz uma reflexão sobre o trajeto do cultivo à comercialização do açúcar, apoiando-se nos
antagonismos presentes da relação entre os envolvidos.
 
II. Centra-se no período da colonização, no Brasil, quando o açúcar era uma das bases da economia
deste período.
 
III. Denuncia a exploração dos trabalhadores por aqueles que lucram com a comercialização do
produto açúcar.
 
Estão corretas as assertivas contidas em
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/988112
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2019
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/988112
829) 
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Brasil Eu Fico.
Minas Gerais, uai, uai
São Paulo, sai da frente!
Guanabara, como é que é?
Bahia, oxente!
E os meus irmãozinhos lá do norte?
Este é o meu Brasil
Cheio de riquezas mil
Este é o meu Brasil
Futuro e progresso do ano 2000
Quem não gostar e for do contra
Que vá prá...
[...]
(https://www.letras.mus.br/wilson-simonal/1803895/brasil-eu-fico-print.html)
 
A canção foi composta por Jorge Ben e gravada pelo cantor Wilson Simonal em dezembro de 1970. A
música expressava
a) a oposição à falsa liberdade democrática do momento, propagandeada pelos slogans
governamentais.
b) a ideologia do desenvolvimentismo econômico do governo, mesclada de um otimismo
nacionalista.
c) a conjuntura histórica de agitações sociais, derivada da crise do milagre econômico patrocinado
pelo Estado.
830) 
d) a visão de uma nação com graves desigualdades regionais, caracterizada pelo crescimento
desigual da economia.
e) a oposição dos artistas ao regime militar, expressa em uma linguagem de fácil entendimento
popular.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2233132
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Unicamp (VU)/2019
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
A partir da segunda metade da década de 1960, a produção de um gênero cinematográfico
extravagante ganha força no Brasil: a pornochanchada. Num primeiro momento esta se mostrou como
uma comédia leve, apesar de algumas cenas de nudez parcial, mas logo evoluiu para o que já era
praticado pelo resto do mundo: a exploração do erotismo e da sensualidade no Cinema para atender a
um crescente mercado de consumo.
 
(Adaptado de Ildembergue Leite de Souza e André Luiz Maranhão de Souza Leão, A transposição de mitos na
intertextualidade entre Cinema e Publicidade. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.
37, n. 2, p. 242-262, dez. 2014.)
 
Sobre a vida cultural no Brasil das décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar que:
a) O período ficou marcado pelo esvaziamento da cena cultural, com baixo dinamismo nos campos
da produção teatral, musical e cinematográfica. Apenas os gêneros ligados ao erotismo se
expandiram, por não serem considerados transgressores.
b) A pornochanchada foi financiada pelo capital estrangeiro no Brasil durante o regime militar, pois a
indústria cinematográfica, em razão dos seus altos custos, passou a ser fomentada sobretudo por
empresas norte-americanas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2233132
831) 
c) O gênero pornochanchada pode ser considerado um movimento de contracultura por seu caráter
de contestação política, através da linguagem chula, e por suas estreitas conexões com produtores
culturais ligados à Tropicália.
d) A explosão dos filmes do ciclo da pornochanchada e seu sucesso de público ocorreram em um
contexto marcado, de um lado, pela revolução sexual, e, de outro, pela censura ao conteúdo
veiculado no cinema e na TV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/729522
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2018
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Leia a canção a seguir.
 
Pode ir armando o coreto
E preparando aquele feijão preto
Eu tô voltando (…)
 
Leva o chinelo pra sala de jantar
Que é lá mesmo que a mala eu vou largar
Quero te abraçar, pode se perfumar
Porque eu tô voltando (…)
 
(Tô Voltando.Maurício Tapajós/Paulo César Pinheiro)
 
Essa canção simbolizou um determinado momento da história brasileira, que foi
a) a concessão de perdão político pelo governo militar, em março de 1964, aos 283 marinheiros e
fuzileiros navais acusados de rebelião.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/729522
832) 
b) a regularização da situação dos estrangeiros que entraram no país até 1º de fevereiro de 1990,
por meio da Lei da Anistia Imigratória.
c) a luta pela democracia e contra a ditadura, com o retorno dos exilados a partir do movimento pela
anistia, nos anos de 1978 e 1979.
d) a aprovação do perdão, em 1930, concedida aos militares dos levantes de 1922 e 1924,
conhecidos como Revolta dos Tenentes.
e) o decreto de anistia assinado pelo presidente Getúlio Vargas em 1945 libertando 563 militantes
mantidos na prisão pelo Estado Novo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/744587
UFMT - Tec DE (Pref VG)/Pref VG (MT)/Técnico de Desenvolvimento Infantil/2018
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Leia o texto a seguir.
A gente não sabemos
Escolher presidente
A gente não sabemos
Tomar conta da gente
A gente não sabemos
Nem escovar os dente
Tem gringo pensando
Que nóis é indigente
“Inúteu”!
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/744587
833) 
A gente somos “inúteu”!
“Inúteu”!
A gente somos “inúteu”!
Este trecho da letra da música “Inútil”, gravada pela banda Ultraje a Rigor nos primeiros anos da década
de 1980, retrata um momento da história recente do Brasil. Que período é esse?
a) O auge do Tropicalismo
b) O neoliberalismo no governo Fernando Henrique Cardoso
c) O fim da ditadura militar
d) A crise da Bossa Nova
www.tecconcursos.com.br/questoes/2155800
IBGP - Vest (UNIPAC)/UNIPAC/Medicina/2018
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Leia a letra da canção a seguir. Essa música foi produzida em um contexto histórico significativo
para as gerações dos anos 60 e 70.
 
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2155800
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
 
Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
 
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão
 
Sobre essa canção, é CORRETO afirmar que:
a) Foi apresentada no III Festival de Música Popular Brasileira em 1967 por Geraldo Vandré.
b) Conquistou o segundo lugar no Festival Internacional da Canção, ocorrido no Rio de Janeiro, e se
transformou em um hino de resistência à ditadura.
c) Foi censurada pelo governo na época e seu compositor, que fazia parte do grupo MPB4, precisou
deixar o país.
d) Foi escrita por Chico Buarque de Holanda com o título “Para não dizer que não falei das flores” e
sua letra ficou marcada por apresentar duplo sentido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2193200
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Indígena (VI)/2018
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2193200
834) 
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
“Eu acho que teve uma descoberta do Brasil pelos brancos em 1500, e depois uma descoberta do
Brasil pelos índios na década de 1970 e 1980. Os índios descobriram que, apesar de eles serem
simbolicamente os donos do Brasil, eles não têm lugar nenhum para viver nesse país. Terão que fazer
esse lugar existir dia a dia. Não é uma conquista pronta e feita.”
 
(Ailton Krenak, em Sergio Cohn (Org.), Encontros. Rio de Janeiro: Azougue, 2015, p. 248.)
 
Considerando o texto de Ailton Krenak e seus conhecimentos sobre as terras indígenas, assinale a
alternativa correta.
a) Os índios organizaram-se num movimento nacional, no século XX, para reivindicar seu direito à
terra.
b) Os índios são oficialmente os proprietários das terras brasileiras, embora não possam habitar
nelas.
c) As reivindicações indígenas pela terra não foram incluídas na Constituição de 1988.
d) As disputas por terras entre índios e brancos cessaram com a criação de novas reservas no século
XXI.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1690704
DSEA UERJ - Vest (UERJ)/UERJ/2018
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1690704
835) 
 
patriciafinotti.com.br
 
O álbum de músicas Tropicália ou Panis et circensis foi lançado em 1968. A fotografia que estampou sua
capa foi realizada na casa de Oliver Perroy, fotógrafo da Editora Abril, em São Paulo. Cada um levou seus
apetrechos, até um penico, comicamente usado por Rogério Duprat como se fosse uma xícara. A imagem
ficou tão famosa que se tornou uma espécie de cartão-postal do movimento tropicalista.
 
Adaptado de f508.com.br.
 
836) 
No contexto do final da década de 1960, o Tropicalismo, que causou polêmicas com produções como a
do álbum citado, tornou-se símbolo de:
a) purismo estético
b) extremismo político
c) tradicionalismo artístico
d) experimentalismo cultural
www.tecconcursos.com.br/questoes/1171291
FADURPE - Vest (CESMAC)/CESMAC/Medicina/2018
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Na década de 1970, dois gêneros cinematográficos se sobressaíram no cenário cultural brasileiro, a
Pornochanchada e o chamado Cinema Novo. Entre as características da Pornochanchada, estavam a
crítica dos costumes e o forte apelo erótico. O Cinema Novo, também alvo da censura do período, teve
no cineasta Glauber Rocha um dos seus expoentes, pois:
a) inspirava-se no estilo e nas produções cinematográficas norte-americanas.
b) integrava o movimento do Teatro Oficina e do Arena enfatizando a crítica social.
c) obteve sucesso comercial devido à popularidade do ator e cineasta Reginaldo Faria.
d) baseava-se na comédia francesa, ironizando o autoritarismo e a censura.
e) abordou a sexualidade de forma conservadora, reforçando padrões de gênero.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1171291
837) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/664312
CONSULTEC - Of (PM BA)/PM BA/2017
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Fíoje você é quem manda
Falou, ta falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
 
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
 
(HOLANDA. 2017).
 
O fragmento da composição musical de Chico Buarque de Holanda, que se destacou com suas músicas
de protesto durante a ditadura militar, tem relação com
a) o apoio do meio artístico e intelectual ao Estado de exceção.
b) a ausência de liberdade de expressão e a existência de mecanismos de censura e de repressão
estabelecidos pelo governo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/664312
838) 
c) a oposição da elite burguesa em relação ao governo, insatisfeita com a decretação do Ato
Institucional N° 5.
d) o apoio de setores mais conservadores da sociedade e da Linha Dura à Lei da Anistia, que
determinou o fim do governo militar.
e) o afastamento dos jovens, principalmente universitários, das questões políticas, dada à eficiência
dos aparelhos de repressão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2221797
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Unicamp (VU)/2016
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
“O tropicalismo buscava revolucionar a linguagem e o comportamento na vida cotidiana,
incorporando-se simultaneamente à sociedade de massa e aos mecanismos do mercado de produção
cultural. Criticava ao mesmo tempo a ditadura e uma estética de esquerda acusada de menosprezar a
forma artística. Articulava aspectos modernos e arcaicos, buscava retomar criticamente a tradição
brasileira e absorver influências estrangeiras de modo ‘antropofágico’.”
 
(Marcelo Ridenti, “Cultura”, em Daniel Aarão Reis (org.), Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010. Rio
de Janeiro: Objetiva, 2014, p. 256.)
 
O tropicalismo,no contexto cultural brasileiro dos anos 1960 e 1970,
a) foi influenciado pelo manifesto antropofágico e propunha digerir aspectos da cultura mundial –
como a guitarra elétrica e a televisão – para difundir o ideal de uma sociedade alinhada com os
interesses da modernização econômica da ditadura.
b) era um movimento que criticava a ditadura, associada à Jovem Guarda, e a esquerda, identificada
com a Bossa Nova, propondo uma leitura imparcial para a cultura, como se observa na música
popular e na dramaturgia do Teatro Oficina.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2221797
839) 
c) criticava o Cinema Novo e a glamorização da “estética da fome”, preferindo abrir-se para os
movimentos internacionais, como fizeram o modernismo em relação ao futurismo e a vanguarda do
grupo do Teatro Opinião.
d) usava referências eruditas e populares, incorporava aspectos da música pop mesclada a aspectos
regionais e expressava críticas à ditadura e ao patrulhamento praticado por alguns fãs das canções de
protesto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1194434
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2016
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
As informações sugeridas por Antônio Manuel estão imersas em um jornal dividido entre o “real” e
o que podemos chamar de “situacional”. O artista transforma todo o clima de repressão na própria
matéria de seu trabalho, utilizando os meios de comunicação como arma (irônica) contra a estrutura de
poder de um Estado autoritário.
 
SCOVINO, F. Com as armas do inimigo. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 84, set. 2012 (adaptado).
 
No contexto histórico descrito, a estratégia adotada por alguns segmentos da imprensa para a
construção de uma crítica sociopolítica foi a de
a) burlar a censura, contribuindo para a análise da vida social.
b) justificar o regime vigente, apresentando versões diversas da realidade.
c) estimular a livre interpretação dos fatos, atendendo aos interesses dominantes.
d) aprimorar o alcance das informações, apresentando as notícias em tempo real.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1194434
840) 
e) manipulara visão coletiva, promovendo interpretações distorcidas das notícias oficiais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/759701
NC UFPR (FUNPAR) - Cad (PM PR)/PM PR/CFO PM/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade no Regime Militar
Considere a charge abaixo, publicada na revista humorística brasileira Pif-Paf, em 27 de julho de
1964:
 
 
CARDOSO, Oldimar. Tudo é história (9o ano). S. Paulo: Ática, 2006, p. 231.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/759701
A partir dos elementos da charge e dos conhecimentos sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil
(1964-1985), identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
 
( ) A charge faz referência ao símbolo da suástica nazista, pois iguala a cassação de direitos civis e
políticos que ocorreu após o golpe militar brasileiro com a cassação de direitos civis dos judeus
alemães no regime nazista.
 
( ) A direita na América Latina, durante o período da Guerra Fria (1945-1989), recebeu apoio da
União Soviética para instituir governos autoritários que afirmavam proteger o bem maior da
população contra inimigos comunistas.
 
( ) A charge faz referência ao caráter do governo instituído ser de direita, para proteger o país de
uma alegada “ameaça comunista”, que foi associada pelos militares e seus apoiadores ao presidente
deposto João Goulart e demais grupos de esquerda.
 
( ) Eventos como a Revolução Cubana (1959) não somente inspiraram diversos movimentos de
esquerda antes e depois do golpe militar, como impulsionaram os Estados Unidos para o
estreitamento de laços com a direita na América Latina.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V.
b) V – V – V – V.
c) F – V – F – F.
d) F – V – V – F.
e) V – F – F – V.
841) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2229612
FGV - Cad (CBM RJ)/CBM RJ/2022
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
A cidadania não se restringe ao voto. A Constituição de 1988 previu diversas formas de exercer a
cidadania além da consulta eleitoral, como, por exemplo, atuar em órgãos considerados importantes
instâncias de participação social, garantidos pela Constituição nas áreas da saúde, educação e assistência
social. Estes órgãos são deliberativos e contam com participação de organizações da sociedade civil e
representantes do Estado em proporções iguais. Suas reuniões são abertas à população e tratam de
diferentes temas como juventude, direitos da mulher, mobilidade urbana, meio ambiente, entre tantos
outros.
 
O texto se refere à participação em
a) ouvidorias públicas
b) conselhos municipais.
c) orçamento participativo.
d) audiências públicas da cidade.
e) sessões legislativas na Câmara dos Vereadores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1924209
VUNESP - Vest (UNESP)/UNESP/2021
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2229612
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1924209
842) 
843) 
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
O ano de 1985 foi um grande anúncio de ditadura finda, temperado pela exclusão de vozes que
significaram alternativas no combate à ditadura, como se observou no silenciamento de importantes
movimentos sociais [...], substituídos pelo olhar exclusivo para agentes da política institucional e da cena
cultural dominante.
 
(Marcos Silva. Ditadura relativa e negacionismos, 2021.)
 
O excerto compreende o processo de redemocratização brasileiro nos anos 1980 como
a) o despertar de uma consciência democrática ativa na população, que foi liderada por partidos
políticos e movimentos sociais ligados ao regime.
b) o desfecho definitivo da experiência militar autoritária, que perdeu a capacidade de resistir às
pressões políticas dos partidos de oposição.
c) o prevalecimento de um projeto de transição negociada, que evitou confrontar diretamente os
responsáveis pela ditadura.
d) a conjugação, no projeto de uma nova república, dos anseios e das reivindicações dos diversos
setores da sociedade brasileira.
e) a retomada, numa nova ordem constitucional, da tradição democrática brasileira, predominante
desde o início da República.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1928453
FADURPE - Vest (CESMAC)/CESMAC/Medicina/2020
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Durante os governos militares que se estabeleceram no pós-1964, houve:
a) o fim de todos os partidos políticos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1928453
844) 
b) a participação decisiva de civis no governo.
c) a atuação marcante do Congresso Nacional.
d) a modernização da vida sindical nas indústrias.
e) a repressão aos jornais do Sudeste, que perdurou até 1970.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1389418
FUVEST - Vest (USP)/USP/2019
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
 
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
 
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca‐Cola.
 
Dado Villa‐Lobos e Renato Russo, Geração Coca‐Cola, 1984.
 
Esses versos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1389418
845) 
a) remetem ao período da Campanha das Diretas Já e apresentam esperanças em relação à
implantação de um regime democrático no Brasil.
b) revelam a indignação e rebeldia da juventude com os rumos da chamada Nova República,
especialmente contra o Colégio Eleitoral e o bipartidarismo.
c) propõem um repúdio por parte da juventude brasileira em relação às questões políticas e
comportamentais durante a transição democrática.
d) oferecem uma visão positiva acerca do período militar no Brasil e demonstram ceticismo com
respeito à transição democrática.
e) reforçam a capacidade de mobilização e reivindicação da juventude pelaliberdade de expressão e
criação de novas universidades públicas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2261314
CPV UFRR - Vest (UFRR)/UFRR/Prova Integral (PI)/2019
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e
tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União
demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
 
§ 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as
utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais
necessários a seu bem-estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos,
costumes e tradições.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2261314
(Trecho da Constituição Federal do Brasil. In https://www.senado.leg.br/atividade/
const/con1988/con1988_08.09.2016/art_231_.asp. Acesso: 06/09/2019).
 
A Constituição brasileira, promulgada no ano de 1988, pode ser considerada um marco na conquista e
garantia de direitos pelos indígenas no país, ao estabelecer novos paradigmas para as relações entre o
Estado, a sociedade brasileira e os povos indígenas.
 
A partir do exposto, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Enquanto o “Estatuto do Índio”, promulgado em 1973, previa prioritariamente que essas
populações deveriam ser integradas ao restante da sociedade brasileira, a atual Carta Constitucional
passou a garantir a proteção à cultura e às reservas indígenas.
 
II. Após a promulgação da Constituição de 1988, os povos indígenas da região conhecida como a
“Amazônia Legal”, mas também tribos como os tupinambás e os pataxós, não mais sofreram com
tentativas de invasões das suas terras.
 
III. Os direitos dos índios sobre suas terras são definidos como “originários”, isto é, são anteriores à
criação do próprio Estado brasileiro, levando em consideração, dessa forma, o histórico processo de
dominação colonial.
 
IV. O atual texto constitucional brasileiro determina que o Estado deve proteger as manifestações
culturais indígenas, promovendo exclusivamente, nas escolas indígenas, o ensino público do idioma
nacional, ou seja, da língua portuguesa.
 
É CORRETO afirmar que é (são) verdadeira(s) somente:
a) I.
b) II.
846) 
c) I e III.
d) II e III.
e) IV.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1091575
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2019
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
A Assembleia Constituinte instalou-se em 1º de fevereiro de 1987, e a Constituição foi promulgada
no ano seguinte, em 5 de outubro de 1988. [...] É a mais extensa Constituição brasileira – tem 250
artigos principais, mais 98 artigos das disposições transitórias – e está em vigor até hoje.
 
(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia)
 
 
Essa Constituição
a) garantiu o voto facultativo para os analfabetos.
b) permitiu a formação de partidos políticos estaduais.
c) proibiu as coligações partidárias nas eleições majoritárias.
d) criou as Comissões Parlamentares de Inquérito.
e) restringiu o direito de greve para funcionários públicos federais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1795215
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1091575
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1795215
847) 
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2018
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Atente para o que diz Boris Fausto a respeito do Movimento das Diretas Já:
 
“Daí para frente, o movimento pelas diretas foi além das organizações partidárias, convertendo-se em
uma quase unanimidade nacional. Milhões de pessoas encheram as ruas de São Paulo e do Rio de
janeiro, com um entusiasmo raramente visto no país. A campanha das “diretas já” expressava ao mesmo
tempo a vitalidade da manifestação popular e a dificuldade dos partidos de exprimir reivindicações. [...]”
 
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995, p.509.
 
Considerando o excerto acima e o que se sabe sobre esse movimento, é correto afirmar que
a) apesar do grande envolvimento popular, de artistas e esportistas e do apoio de lideranças políticas
de partidos de oposição, o movimento foi derrotado no Congresso pela maioria do PDS, ligada ao
governo militar.
b) o fracasso do movimento em conseguir eleições diretas para presidente da república se deu pela
não participação dos partidos políticos naquele momento histórico.
c) o sucesso da campanha das Diretas Já, resultou na eleição direta do Presidente Tancredo Neves,
que venceu, em segundo turno, o candidato dos militares, Paulo Maluf do PDS, partido que se
originou da ARENA.
d) o Movimento das Diretas Já não logrou êxito devido à falta de apoio da sociedade civil e
sobretudo dos movimentos sociais e dos artistas, que preferiram silenciar ao invés de ir às ruas pedir
por eleições diretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/729523
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/729523
848) 
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2018
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
A seguir estão trechos de Constituições brasileiras.
 
I. Art. 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com
valor igual para todos (…).
 
II. Art. 70 São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos, que se alistarem na forma da lei. § 1o Não
podem alistar-se eleitores para as eleições federais, ou para as dos Estados: (…) 2o Os analfabetos;
(…).
 
III. Art. 131 São eleitores os brasileiros maiores de dezoito anos que se alistarem na forma da lei.
Art. 132 Não podem alistar-se eleitores: I – os analfabetos; (…). Art. 133 O alistamento e o voto são
obrigatórios para os brasileiros de ambos os sexos, salvo as exceções previstas em lei.
 
É correto afirmar que os trechos das Constituições citados correspondem, na ordem I, II e III, aos
contextos históricos:
a) 1954 – Retorno de Getúlio Vargas ao poder; 1964 – Golpe Militar; 1891 – República Oligárquica.
b) 1935 – Intentona Comunista; 1932 – Revolução Constitucionalista; 1969 – Ato Institucional no 5.
c) 1996 – Governo neoliberal; 1930 – Golpe de Estado; 1989 – Abertura Política.
d) 1934 – Estado Novo; 1957 – Governo Populista; 1967 – Governo Militar.
e) 1988 – Redemocratização; 1891 – Início da República; 1946 – Fim do Estado Novo.
849) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1417158
CEV URCA - Vest (URCA)/URCA/2018
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
“A nação deve mudar. A nação vai mudar! São palavras constantes do discurso de posse como
presidente da Assembleia Nacional Constituinte. Hoje, 5 de outubro de 1988 no que tange à Constituição
a nação mudou” (Trecho do discurso de Ulisses Guimarães na promulgação da Constituição de 1988.
 
Acesso no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=0pGa7hdxVrk).
Sobre a Constituição de 1988, considere apenas as alternativas CORRETAS:
I – A Constituição de 1988 ficou conhecida como Constituição Cidadã, sobretudo, porque
representou uma significativa ampliação no reconhecimento dos direitos individuais, da liberdade, de
criminalização do racismo, de proibição da tortura e mais uma série de direitos considerados
progressistas.
II – Embora tenha avançado enormemente no reconhecimento de direitos sociais, a Constituição de
1988 retrocedeu no reconhecimento de direitos trabalhistas, flexibilizando a legislação em vigor e
dando a possibilidade para que as relações de trabalho fossem diretamente decididas entre patrões e
empregados.
III – É considerada um dos textos mais claros e sucintos já produzidos como Carta Magna da nação,
sendo referência de objetividade para outros países.
IV - O texto é considerado um marco na transição democrática do país, pois tratou de restituir uma
série de direitos que haviam sido suprimidos durante a ditadura militar instaurada em 1964, a
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1417158
850) 
exemplo, dos direitos à livre manifestação de pensamento, liberdade de expressão, eleições diretas,
dentre outros.Sobre as afirmações acima, estão CORRETAS:
a) Somente as alternativas II e III
b) Somente as alternativas I e III
c) Todas as alternativas estão corretas
d) Somente a alternativa IV
e) Somente as alternativas I e IV
www.tecconcursos.com.br/questoes/1356387
MÉTODO - Asst (CODEMA MT)/CODEMA MT/Administrativo/2017
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Os símbolos e hinos são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas
para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Segundo a Constituição, os
quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são:
a) a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, Armas Nacionais e a Constituição Federal. Sua apresentação
e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971;
b) a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Escudo Nacional e o Selo Nacional. Sua apresentação e
seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971;
c) Bandeira Nacional, o Hino Nacional, Armas Nacionais e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu
uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971;
d) Bandeira Nacional, o Hino Nacional, Armas Nacionais e Infantaria Nacional. Sua apresentação e
seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1356387
851) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/939856
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2017
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e
tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União
demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
 
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 27
abr. 2017.
 
A persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo tem em vista a
vinculação histórica fundamental entre
a) etnia e miscigenação racial.
b) sociedade e igualdade jurídica.
c) espaço e sobrevivência cultural.
d) progresso e educação ambiental.
e) bem-estar e modernização econômica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/746055
FADESP - Sold (PM PA)/PM PA/Masculino e Feminino/2016
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/939856
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/746055
852) 
853) 
A Constituição Federal de 1988, em seu título II, contemplou um elenco significativo de direitos e
garantias fundamentais. Além do direito à vida, à propriedade e à liberdade, a Constituição destinou um
capítulo inteiro aos outros direitos, como o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado ou à
sadia qualidade de vida. Toda esta ampliação, que no plano jurídico é muito positiva, enfrenta problemas
para ser colocado em prática, porque
a) falta apoio político e de leis complementares que não foram feitas pelo Congresso Nacional,
especialmente no campo ambiental e da saúde, onde até hoje a legislação é insuficiente e omissa.
b) há a dependência desses direitos constitucionais a um conjunto de políticas públicas organizadas,
com orçamentos garantidos e procedimentos claros e transparentes, para se tornarem menos
vulneráveis às oscilações governamentais e aos desvios orçamentários e à corrupção eleitoreira.
c) não se destinam verbas públicas para implementar esses direitos, que, ano a ano, ficam fora dos
orçamento dos sucessivos governos, com desvios e usos politiqueiros destes recursos para obras
faraônicas e eleitoreiras.
d) há a existência de corrupção em larga escala, a qual retira dinheiro público do campo social e
impede o funcionamento de órgãos públicos essenciais e ainda é “legalizada” por falta de leis que
punam judicialmente os corruptores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/402815
VUNESP - Tec Adm (PM SP)/PM SP/2016
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Em concorrida cerimônia no plenário da Câmara dos Deputados, transmitida ao vivo pela televisão
para todo o país, em 5 de outubro de 1988, o deputado Ulysses Guimarães, presidente da Constituinte,
declarou promulgada a nova Constituição brasileira.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/402815
854) 
(Américo Freire, Marly Motta e Dora
Rocha, História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental)
Um dos princípios que orientaram a atual Constituição brasileira foi
a) o unitarismo político-administrativo, que inviabiliza a formação de partidos.
b) a restrição dos direitos políticos, que assegura a imparcialidade nas eleições.
c) o estabelecimento do Estado de direito, que garante as liberdades individuais.
d) a criação do Ministério da Defesa, que protege a sociedade dos abusos do poder público.
e) o predomínio do Legislativo sobre os demais poderes, que permite a harmonia entre eles.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1190529
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2016
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com
os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande
comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as
depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as
primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos.
 
O álbum dos presidentes: a história vista pelo JB. Jornal do Brasil, 15 nov. 1989.
O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior. Uma
dessas continuidades consistiu na
a) representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1190529
855) 
b) detenção de lideranças populares por crimes de subversão.
c) presença de políticos com trajetórias no regime autoritário.
d) prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais.
e) estabilidade da economia com o congelamento anual de preços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1534284
FUNTEF - Vest (IF PR)/IF PR/Nível Médio/2016
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
No início dos anos de 1980, o governo militar estava nas últimas. O país vivia um cenário de
recessão, de inflação e de desemprego. As oposições se uniram e promoveram enormes comícios pelo
país todo, sendo que em algumas capitais os participantes somavam mais de um milhão de pessoas. O
objetivo era acelerar a redemocratização, com eleições diretas para a Presidência da República, por isso
lançaram a campanha:
a) Supremacia Democrática.
b) Aliança pela Plena Democracia.
c) Diretas Já.
d) Política de Transparência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1194414
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2016
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1534284
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1194414
856) 
 
A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser traduzida como
a) a campanha popular que confrontava a legitimidade das eleições indiretas no país.
b) a manifestação de milhares de pessoas em prol da realização de eleições para o Senado.
857) 
c) as passeatas realizadas em prol do fim da Ditadura Militar no Brasil e na Argentina.
d) os comícios e manifestações populares pela abertura política de forma lenta e segura.
e) o movimento que exigia o direito à igualdade de voto para homens e mulheres.
www.tecconcursos.com.br/questoes/959602
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2015
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Disponível em: www.rededemocratica.org. Acesso em: 28 set. 2012.
 
Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal
mobilização se explica pela
a) divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o presidente da República.
b) criminalização dos movimentossociais realizada pelo Governo Federal.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/959602
858) 
c) adoção do arrocho salarial implementada pelo Ministério da Fazenda.
d) compra de apoio político promovida pelo Poder Executivo.
e) violência da repressão estatal atribuída às Forças Armadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/396241
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2014
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Pode-se afirmar sobre as Constituições Republicanas Brasileiras que
a) devido à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o governo instituiu uma Constituição
antidemocrática em 1946.
b) o estado de São Paulo opôs-se, por meio da Revolução de 1932, à redação e à votação de uma
Constituição que atendesse aos interesses dos cafeicultores.
c) o governo militar promulgou uma nova Constituição brasileira no ano de 1967, embora
continuasse a decretar atos institucionais.
d) houve um projeto de Constituição em 1891 que foi suspenso e inviabilizado em virtude dos
conflitos sociais provocados pela proclamação da República.
e) a Constituição de 1988 perdeu sua condição de Carta Magna como consequência do número de
emendas que lhe foram impostas no processo de redemocratização do país.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1174883
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/396241
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1174883
859) 
FADURPE - Vest (CESMAC)/CESMAC/Medicina/2014
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Durante o ano de 1984, ocorreu o movimento conhecido como "Diretas Já", do qual participaram
representantes de vários setores da sociedade brasileira, descontentes com os rumos tomados pela
política levada a cabo pelos militares. Entre os resultados desse movimento, podemos afirmar que:
a) foram desativados os movimentos sindicalistas, embora tenham sido revogados os Atos
Institucionais.
b) foi eleito o candidato oposicionista Tancredo Neves, ainda pela via indireta.
c) aconteceu a eleição direta de um presidente civil após trinta anos de ditadura militar.
d) elegeu-se uma comissão parlamentar democrática coordenada por Sarney.
e) se efetivou a inscrição da candidatura de Ulysses Guimarães à presidência da Assembleia
Constituinte.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1059858
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2014
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1059858
860) 
PAIVA, M. Disponível em: www.redes.unb.br. Acesso em: 25 maio 2014.
 
A discussão levantada na charge, publicada logo após a promulgação da Constituição de 1988, faz
referência ao seguinte conjunto de direitos:
a) Civis, como o direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade.
b) Sociais, como direito à educação, ao trabalho e à proteção à maternidade e à infância.
c) Difusos, como direito à paz, ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente saudável.
d) Coletivos, como direito à organização sindical, à participação partidária e à expressão religiosa.
e) Políticos, como o direito de votar e ser votado, à soberania popular e à participação democrática.
861) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2165411
IBGP - Vest (UNIVAÇO)/UNIVAÇO/Medicina/2014
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
O último governo “tido” como o fim do período militar no poder exercido por João Baptista de
Oliveira Figueiredo, tem seu início com a promessa de fazer do país uma democracia. Do início do
governo de “João do Cavalo” até o advento das “Diretas já”, vários foram os acontecimentos que, de
alguma forma, alteraram o rumo político do Brasil. Considerando o período de governo do Presidente
Figueiredo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
 
( ) A Lei de Anistia pôs uma pedra no que os militares chamavam de revanchismo, pois foi
decretada a anistia ampla, geral e irrestrita que anistiava apenas os adversários da ditadura.
 
( ) O movimento sindical renasceu sob nova liderança, tendo como palco as cidades onde se
concentravam as grandes montadoras de automóveis, na região do ABCD paulista.
 
( ) As condições econômicas do país eram favoráveis, a inflação era um item controlado e a dívida
externa já vinha sendo negociada pelos governos antecessores
 
( ) O apoio ao movimento sindical vinha da igreja e de políticos do MDB, partido da época.
 
( ) O bipartidarismo foi eliminado, nascendo o pluripartidarismo, com partidos nomeados da
seguinte forma: PDS, PMDB, PTB, PDT, PP e PT.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a) V V F V F.
b) V F V F F.
c) F F V F V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2165411
862) 
863) 
d) F V F V V
www.tecconcursos.com.br/questoes/2675962
CESGRANRIO - Prof (Salvador)/Pref Salvador/História/2010
História - A Redemocratização e a Constituição de 1988
Nas cidades gregas da Antiguidade, a democracia limitava-se à minoria da população. Os escravos
e as mulheres não tinham direitos políticos. Além disso, só aqueles que nasciam na cidade de Atenas
podiam ser cidadãos.
 
De acordo com a Constituição Brasileira de1988, quem NÃO pode votar no Brasil atualmente são os
a) maiores de 70 anos.
b) maiores de dezesseis anos.
c) estrangeiros naturalizados.
d) analfabetos.
e) que estão cumprindo o serviço militar obrigatório.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2348444
FCC - Sold (PM BA)/PM BA/2023
História - Política no Brasil Atual
Dentre os Presidentes do Brasil que tomaram posse entre 1964 e 2019, foram eleitos por meio do
voto direto popular, especificamente para esse cargo:
a) Tancredo Neves, José Sarney, Itamar Franco, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luiz
Inácio Lula da Silva (em duas eleições consecutivas), Dilma Roussef (em duas eleições consecutivas)
e Jair Bolsonaro.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2675962
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2348444
864) 
b) Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso (em duas eleições consecutivas), Luiz Inácio Lula da
Silva (em duas eleições consecutivas), Dilma Roussef (em duas eleições consecutivas) e Jair
Bolsonaro.
c) José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva
(em duas eleições consecutivas), Dilma Roussef (em duas eleições consecutivas), Michel Temer, Jair
Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.
d) Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Itamar Franco, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso
(em duas eleições consecutivas), Luiz Inácio Lula da Silva (em duas eleições consecutivas), Dilma
Roussef e Jair Bolsonaro.
e) João Figueiredo, Tancredo Neves, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso (em duas eleições
consecutivas), Luiz Inácio Lula da Silva (em duas eleições consecutivas), Dilma Roussef e Jair
Bolsonaro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2259790
CPV UFRR - Vest (UFRR)/UFRR/Prova Integral (PI)/2022
História - Política no Brasil Atual
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
 
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente
ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do
povo e essencial à sadia qualidade de vida,
impondo-se ao Poder Público e à coletividade o
dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
 
§ 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata
Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-
Grossense e a Zona Costeira são patrimônio
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2259790
865) 
nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei,
dentro de condições que assegurem a
preservação do meio ambiente, inclusive quanto
ao uso dos recursos naturais.
 
A Constituição brasileira determinou o compromisso do país com o meio ambiente ecologicamente
equilibrado e com a proteção dos biomas, o que se materializou durante os governos brasileiros dos anos
90 do século XX.
 
A respeito do período, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O confisco de depósitos bancários estabelecido pelo Plano Collor fez com que o governo perdesse
apoio popular, o qual foi reforçado com denúncias de corrupção contra o presidente.
b) O impeachmentde Collor decorreu da inabilidade do governo em solucionar o problema das
queimadas amazônicas, descumprindo o compromisso assumido pelo Brasil durante a Rio 92.
c) O plano Real foi estabelecido durante o governo Itamar Franco e tinha como foco principal o
combate à hiperinflação que assolava o país nos períodos anteriores.
d) Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda durante o Plano Real, motivo pelo qual se
tornou uma figura bastante popular a ponto de vencer as eleições presidenciais de 1994.
e) Itamar Franco tornou-se presidente após o impeachment de Collor, em 1992, em um contexto
marcado por forte crise econômica e sistema monetário desacreditado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2177171
Instituto AOCP - Sold (PM ES)/PM ES/Combatente/2022
História - Política no Brasil Atual
Em 1992, após diversas denúncias de corrupção no governo, iniciou-se um processo de
impeachment contra o presidente da época, Fernando Collor. Diversas manifestações populares
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2177171
866) 
ocorreram, principalmente nas capitais do país, pedindo a saída do presidente. Nessas manifestações,
destacavam-se pessoas com os rostos pintados de verde e amarelo, sendo muitas pertencentes a
movimentos estudantis. O movimento citado ficou conhecido como
a) Verde-amarelo.
b) Rostos-pintados.
c) Fora Collor.
d) Caras-pintadas.
e) Almas-lavadas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1864440
STRIX - Vest (UNIDOMPEDRO)/UNIDOMPEDRO/Medicina/2021
História - Política no Brasil Atual
 
Disponível em: <https://mobilidadesampa.com.br>.
Acesso em: mai. 2021.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1864440
867) 
A imagem retrata um movimento social, ocorrido em 2013, que provocou grande desdobramento na
história política brasileira e se refere
a) aos protestos da sociedade brasileira contra a tentativa dos partidos de esquerda retomarem o
controle político do país, na atualidade, por meio de movimentos armados, manipulando a opinião
pública devido ao aumento do valor dos serviços públicos.
b) à Revolta do Vinagre que, iniciada com o aumento da passagem de ônibus, adquiriu uma maior
amplitude, refletindo a insatisfação popular com os gastos excessivos de grandes eventos esportivos,
associada à baixa qualidade dos serviços públicos, apesar de ter ocorrido em uma pauta de
reivindicação difusa.
c) à mobilização popular em favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, como
desdobramento da política governamental de intervenção econômica e de majoração das tarifas
públicas, objetivando conter o déficit público e barrar o processo de privatizações.
d) à decretação do Ato Institucional n⁰. 5 que fortaleceu o poder do Presidente da República, no
contexto da ditadura militar, ao estatizar a economia e controlar os preços e salários, impedindo a
atuação do livre mercado e a competição entre as empresas, monopolizando os serviços públicos.
e) à oposição dos setores sindicais e dos movimentos sociais às propostas de Reforma de Base
defendidas pelo presidente João Goulart que, ao socializar os meios de produção, provocou um
aumento generalizado dos preços e o desabastecimento, resultando no apoio da classe trabalhadora
ao golpe de 1964.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2211332
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Unicamp (VU)/2021
História - Política no Brasil Atual
O SUS (Sistema Único de Saúde) foi definido a partir de princípios universalistas e igualitários, quer
dizer, para todos e de forma igual, embasado na concepção de saúde como direito de todos e dever do
Estado. Essa construção do SUS rompeu com o caráter meritocrático que caracterizava a assistência à
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2211332
saúde no Brasil até a Constituição de 1988. Os seus princípios, presentes no artigo 196 da Constituição
de 1988, foram implementados gradualmente. Um de seus marcos é a Lei Orgânica da Saúde (nº 8.080)
de 19 de setembro de 1990, que fundou e operacionalizou o SUS.
 
(Adaptado de Telma Menicucci, História da reforma sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde: mudanças,
continuidades e a agenda atual. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 21, n.1, jan-mar. 2014,
p.77- 92.)
 
Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a história do Brasil, assinale a alternativa correta.
a) Os princípios universais e inclusivos do SUS foram desmantelados durante década de 1990 em
razão da crise inflacionária que assolou o país e das reformas neoliberais que aumentaram os gastos
do Estado com a saúde e o saneamento.
b) A criação do SUS aconteceu no contexto de reabertura política e da expansão democrática que
sucedeu ao regime militar. O seu funcionamento mostra as dificuldades de financiamento da saúde
pública entre as décadas de 1990 e 2000.
c) O modelo que inspirou os princípios do SUS foi o sistema universal de saúde de Cuba, cujos
profissionais prestaram consultoria ao Estado brasileiro durante a formulação dos artigos referentes à
saúde da Constituição de 1988.
d) Durante o governo do presidente Fernando Collor (1990-1992), houve a suspensão do SUS e a
expansão dos sistemas de saúde baseados em planos privados oferecidos por instituições
estrangeiras que passaram a atuar no país.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1925882
VUNESP - Vest (UNESP)/UNESP/2021
História - Política no Brasil Atual
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1925882
868) Em uma democracia viva, as fronteiras do que é “o possível” estão constantemente em questão,
deixam de ser óbvias e naturais. Questionar um aumento de tarifa de transporte significa também
questionar como são elaborados os orçamentos públicos, como são executados, como são estabelecidas
as prioridades. O mesmo vale para os protestos contra gastos com megaeventos como a Copa do Mundo
e a Olimpíada. [...]
 
Ao gritar e escrever “Não me representa”, quem se manifesta não quer apenas que o sistema político
mude seu modo de funcionar: pretende mudar o jeito como a representação política é entendida.
 
(Marcos Nobre. Imobilismo em movimento:
da abertura democrática ao governo Dilma, 2013.)
 
O texto analisa sentidos dos protestos de junho de 2013 no Brasil e atesta
a) a prática de corrupção e desvio de dinheiro público, que sempre prevaleceu nos espaços
decisórios da política brasileira, independentemente do grupo ou setor social hegemônico.
b) a manipulação dos manifestantes por partidos políticos, que desejavam derrubar a presidente e
criar condições para uma mudança ideológica radical no comando político do país.
c) o esforço coletivo de segmentos políticos variados, que defendiam a redemocratização brasileira e
a superação da herança autoritária oriunda do regime civil-militar.
d) o dinamismo das mobilizações, que combinavam reivindicações pontuais com processos
econômicos estruturais e colocavam em debate a mecânica de representação e as formas possíveis
de participação política.
e) a ingenuidade dos manifestantes, que restringiam seus questionamentos a temas superficiais,
sem perceber que o funcionamento geral da política depende das decisões políticas institucionais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1778429
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1778429
869) 
870) 
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2020
História - Política no Brasil Atual
Durante a Nova República, estabelecida após o período dos governos militares encerrado em 1985,
o Brasil só teve sua primeira eleição presidencial em 1989. Desde então, registraram-se oito pleitos e
muitos percalços no caminho da jovem democracia. Sobre a política presidencial no Brasil da Nova
República, é correto afirmar que
a) apenas Luís Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello conseguiram concluir seus dois
mandatos presidenciais.
b) o governo de Dilma Vana Roussef foi o único a não ser concluído, pelo fato de a mandatária ter
sofrido processo de impeachment pelo Congresso Nacional.
c) Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Roussef foram os únicos a ser
reeleitos presidentes do Brasilna Nova República.
d) José Sarney, Itamar Franco, José Alencar e Michel Temer são exemplos de vice-presidentes que
assumiram definitivamente o mandato presidencial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1535256
FUNTEF - Vest (IF PR)/IF PR/Nível Médio/2018
História - Política no Brasil Atual
No Brasil, no início do século XXI, muitos movimentos sociais ultrapassaram suas reivindicações
locais e contribuíram para o debate político nacional mais amplo. Sobre esse entendimento, assinale a
alternativa correta.
a) Marcha da Família com Deus pela Liberdade.
b) Campanha do “Petróleo é Nosso”.
c) Manifestações dos “20 centavos”.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1535256
871) 
872) 
d) Marcha dos “100 mil”.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1452747
Instituto AOCP - Vest (UNCISAL)/UNCISAL/2017
História - Política no Brasil Atual
Assinale a alternativa que apresenta uma característica do sistema eleitoral brasileiro.
a) Modelo de representação proporcional de lista fechada, no qual os partidos decidem previamente
a classificação de seus candidatos.
b) Contabilização de votos brancos e nulos como válidos em um pleito.
c) Eleição direta e majoritária de representantes políticos dos três poderes da República, ou seja, do
executivo, do legislativo e do judiciário.
d) Voto majoritário para eleição de cargos do executivo e representação proporcional para o
legislativo.
e) Adoção do sistema bipartidário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/597696
OBJETIVA CONCURSOS - Sold (CBM SC)/CBM SC/2017
História - Política no Brasil Atual
Em relação à Nova República no Brasil, analisar os itens abaixo:
I - Tem início com o período denominado República das Espadas e se caracteriza pelo governo de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1452747
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/597696
873) 
militares.
II - É um período de redemocratização do país e se caracteriza pelo governo de presidentes
democraticamente eleitos.
III - É um período de ampla democracia e se caracteriza pelo governo de presidentes indicados por
uma junta governamental.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente o item III.
d) Somente os itens I e III.
e) Todos os itens.
www.tecconcursos.com.br/questoes/653557
FUNDEP - Sold (CBM MG)/CBM MG/2016
História - Política no Brasil Atual
Leia o trecho a seguir.
 
“Utilizando o Plano Real, o político, sociólogo e professor Fernando Henrique Cardoso, foi eleito e reeleito
pela primeira vez na história do Brasil, e em primeiro turno, presidente do país. Assumiu a presidência da
República apoiado por uma confortável maioria no Congresso [...] Graças ao apoio do Congresso, FHC
conseguiu a aprovação para inúmeras emendas constitucionais.”
 
SCHMIDT, Mario. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 2008. p. 791.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/653557
874) 
 
Assinale a alternativa que apresenta uma das emendas constitucionais que foram aprovadas no governo
de FHC.
a) A quebra do monopólio estatal que atingiu, entre outros, as telecomunicações e a exploração do
petróleo.
b) O confisco das contas-correntes, poupanças e aplicações do que excedesse 50 mil cruzeiros, que
seriam devolvidos em 18 meses.
c) A realização de um plebiscito sobre a forma e o sistema de governo, sendo mantidos,
respectivamente, a República e o Presidencialismo.
d) A criação do Plano Cruzado que extinguiu o cruzeiro, além do congelamento dos preços e salários,
levando a população à fiscalização de preços.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2016270
AOCP - AAd (Pref Belém/PA)/Pref Belém (PA)/2022
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
A história recente do Brasil foi permeada por aumentos na inflação, sendo este um assunto
amplamente discutido. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o que é inflação e como ela é
medida em nosso país.
a) Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos
índices de preço, como IPCA.
b) Inflação é a diminuição do poder de compra pelo salário, que não aumenta tanto como os preços.
É calculada pela paridade do poder de compra.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2016270
875) 
c) Inflação é quando o governo deixa de fazer investimentos financeiros e o dinheiro passa a circular
menos, gerando aumento dos preços. É calculada pelo valor do dólar.
d) Inflação é o crescimento da economia do país, os preços aumentam quando a economia está em
movimento de crescimento. É calculada pelo Produto Interno Bruto, PIB.
e) Inflação é a reputação do país em relação aos outros países. Quanto pior a reputação, maiores os
preços pelo menor lucro de suas vendas. É calculada pela taxa de exportações.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1882338
FGV - Sold (CBM AM)/CBM AM/2022
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
A respeito da Zona Franca de Manaus (ZFM), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a
verdadeira e F para a falsa.
( ) A ZFM originou-se como uma política pública de orientação desenvolvimentista, tendo sido
idealizada ainda nos anos 1950 e implementada em 1967, no governo militar.
( ) A partir da década de 1990, com a liberalização da economia e a ascensão dos Tigres Asiáticos,
a ZFM passou a permitir a participação de capital estrangeiro, japonês, no Polo Industrial de Manaus.
( ) A partir da crise de 2008, com a retomada do protecionismo global, a ZFM voltou a atuar
predominantemente no comércio e se tornou um polo de importação de produtos eletrônicos.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1882338
876) 
b) V – F – V
c) F – V – V.
d) V – F – F.
e) F – V – F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1864617
STRIX - Vest (UNINORTE)/UNINORTE/Medicina/2021
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
O Bêbado e a Equilibrista
Aldir Blanc e João Bosco
Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto
Me lembrou Carlitos
A lua tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel
E nuvens lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas
Que sufoco!
Louco!
O bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1864617
Pra noite do Brasil
Meu Brasil!
Que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu
Num rabo de foguete
Chora
A nossa Pátria mãe gentil
Choram Marias e Clarisses
No solo do Brasil
Mas sei que uma dor assim pungente
Não há de ser inutilmente
A esperança
Dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha
Pode se machucar
Azar!
A esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista
Tem que continuar
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/elis-regina>. Acesso em: mai. 2021.
 
A composição musical O Bêbado e a Equilibrista, apesar de ser datada em um período específico da
história brasileira, apresenta uma mensagem que pode ser transplantada para outras situações históricas
ao falar de uma esperança equilibrista.
Dentro dessa perspectiva
877) 
a) os versos Caía a tarde feito um viaduto / E um bêbado trajando luto / Me lembrou Carlitos
homenageia Charles Chaplin, artista perseguido pelo macarthismo de manter ligações com o
comunismo, que abandonou os Estados Unidos e fez de sua obra artística um instrumento de crítica à
desumanização do ser humano em suas diversas facetas.
b) os versos Que sonha com a volta do irmão do Henfil / Com tanta gente que partiu / Num rabo de
foguete faz uma referência à bem-sucedida ação dos grupos armados que, treinados em Cuba, foram
os principais responsáveis pela derrubada das ditadura civil militar que se instalou no Brasil.
c) os versos A nossa Pátria mãe gentil / Choram Marias e Clarisses / No solo do Brasil remonta ao
confisco da poupança, realizado pelo Plano Cruzado no governo José Sarney, que inviabilizou o sonho
da casa própria de milhões de pessoas oriundas, principalmente,da classe média.
d) os versos Mas sei que uma dor assim pungente / Não há de ser inutilmente remonta à luta da
classe trabalhadora na derrubada dos regimes absolutistas e na constituição de sociedades
democráticas, sob os aspectos políticos e sociais, como ocorreu na Revolução Gloriosa, na
Independência dos EUA e na Revolução Russa.
e) os versos A esperança / Dança na corda bamba de sombrinha / E em cada passo dessa linha /
Pode se machucar reflete a desilusão da sociedade brasileira com a ascensão dos governos de
esquerda ao poder, que adotaram uma agenda neoliberal de privatização, de corte e congelamento
dos gastos públicos e de redução das políticas sociais.
 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1889744
OMNI - Ag (Peritiba)/Pref Peritiba/Saúde/2021
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
O Plano Real foi um grande plano de estabilização da economia brasileira, foi lançado durante o
governo de:
a) Fernando Collor de Mello.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1889744
878) 
b) Itamar Franco.
c) Fernando Henrique Cardoso.
d) Nenhuma das alternativas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1686565
NC UFPR (FUNPAR) - Cad (PM PR)/PM PR/2021
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de
Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz
terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou
esse “terremoto”, foi:
a) a aplicação de pesada taxação das fortunas, perdendo apoio da elite em suas reformas.
b) a reestatização de companhias privatizadas no governo Sarney, afugentando investidores
estrangeiros.
c) o descongelamento de preços e salários indexados desde o governo Figueiredo, derrubando as
bolsas de valores.
d) o confisco da poupança e das contas correntes com mais de 50 mil cruzeiros, fragilizando a maior
parte da população.
e) a realização da paridade da moeda brasileira cruzeiro com o valor do dólar, prejudicando as
importações.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1558272
FUNCERN - Of (CBM RN)/CBM RN/Administrativo/2020
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1686565
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1558272
879) 
880) 
Em seu discurso, ao lançar o plano econômico, o presidente descreveu a inflação como "o inimigo
público número um". O plano obteve imediato apoio da população e, da noite para o dia, o presidente e
o ministro Funaro se tornaram heróis nacionais. O povo entrava nos supermercados, verificava os preços
e denunciava os gerentes quando notava que algum produto havia sido remarcado irregularmente. O
texto anterior refere-se ao Plano
a) Verão.
b) Cruzado.
c) Collor.
d) Bresser.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1773201
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2019
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Plano Cruzado, Plano Cruzado II, Plano Bresser e Plano Verão foram planos econômicos que
adotaram medidas para tentar retirar o Brasil do quadro de inflação alta e que marcaram uma etapa
significativa da história republicana brasileira. Considerando esse período e o contexto histórico, assinale
a afirmação verdadeira.
a) Governos militares pós 1964 tentaram reduzir o crescente ritmo de investimentos estatais em
setores da economia brasileira originados nos governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart.
b) Na tentativa de conter o avanço inflacionário sobre os salários, Fernando Henrique Cardoso
aplicou, sem sucesso, vários planos econômicos até acertar com o Plano Real.
c) Os governos Lula utilizaram esses planos econômicos como forma de conter a alta inflacionária
resultante das medidas adotadas por Fernando Henrique Cardoso no final de seu segundo governo.
d) O governo de José Sarney, que herdou uma inflação crescente no fim dos governos militares e, na
tentativa de contê-la, lançou mão de planos econômicos variados sem obter sucesso.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1773201
881) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2156538
IBGP - Vest (UNIPAC)/UNIPAC/Medicina/2019
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Leia a imagem a seguir:
 
Fonte: Schmidt, Mário. Nova História Crítica. Nova Geração. 2005, p. 790.
 
Em relação aos efeitos do Plano Real sobre a melhoria da distribuição de renda no país, assinale a
alternativa INCORRETA:
a) O Plano Real melhorou pouco a distribuição de renda no país.
b) O Plano Real melhorou a distribuição de renda no país, mas não acabou com a miséria e a fome.
c) O Plano Real melhorou a distribuição de renda no país, porque, em 1993, os 10% mais pobres
tinham 3,0% da renda nacional.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2156538
882) 
d) O Plano Real melhorou a distribuição de renda no país, porque, em 1997, os 10% mais pobres já
dividiam 1,1 % da renda nacional, ou seja, cerca de 1/5 a mais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1537469
DECEx - Alun (EsPCEx)/EsPCEx/2019
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Em 1985, a inflação brasileira chegou a 235% ao ano. Para corrigir essa situação, o governo
Sarney anunciou, em fevereiro do ano seguinte, um plano de estabilização econômica, conhecido como
Plano Cruzado. Observe as afirmativas abaixo.
I – Instituição da moeda chamada Real;
II – Congelamento de preços;
III – “Gatilho” salarial, determinando que os salários seriam reajustados sempre que a inflação
chegasse a 20% ao mês;
IV – Substituição da moeda corrente no país, o cruzeiro, pelo cruzeiro novo;
V – Introdução da Unidade Real de Valor (URV).
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão relacionadas ao plano econômico supracitado.
a) I e II.
b) I e V.
c) II e III.
d) III e V.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1537469
883) 
e) IV e V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1864426
STRIX - Vest (FBD)/FBD/2019
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
É natural que as pessoas tenham medo de fazer investimentos em momentos de instabilidade
econômica, tais como o que estamos vivendo agora. Mas, contrariando essa lógica, crises econômicas
podem trazer boas oportunidades para os empreendedores.[...]
Isso é excelente no sentido de abrir espaço para os empreendedores que apresentam soluções não
convencionais. O lado bom de empreender nos momentos de crise é que, além de contribuir para a
geração de empregos, o empreendedorismo motiva o comportamento criativo da população.
Disponível em: <https://www.nibo.com.br/blog>. Acesso em: out. 2019. Adaptado.
 
O contexto histórico responsável pela instalação de práticas de empreendedorismo no Brasil relaciona-se
com
a) a crise financeiro-bancária que assolou o Brasil no início da história da República, conhecida como
“encilhamento”, quando as ondas de falência desorganizaram o sistema bancário nacional.
b) o auge da economia cafeeira no sudeste do Brasil, cuja monocultura concentrou a riqueza nos
estados produtores e obrigou as outras regiões do país a buscarem soluções no cultivo do café para
sua sobrevivência econômica.
c) a crise de 1929 que abalou a economia mundial e repercutiu no Brasil, desorganizando a produção
de alimentos praticada na pequena agricultura familiar e forçando seus produtores a migrarem em
busca de outros ramos de atividades.
d) a insegurança econômica, política, financeira e jurídico-trabalhista que, na segunda década do
século XXI, atinge os diferentes setores produtivos do Brasil, gerando o desemprego e a busca de
soluções criativas e atividades alternativas para superar as dificuldades.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1864426
884) 
e) a invasão do mercado brasileiro, nos anos do governo JK, por produtos industriais estrangeiros,
especialmente chinesese norte-coreanos, estabelecendo uma competição selvagem com os similares
nacionais, levando à retração da indústria, ao desemprego e à desordem social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/932817
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2018
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
A agricultura ecológica e a produção orgânica de alimentos estão ganhando relevância em
diferentes partes do mundo. No campo brasileiro, também acontece o mesmo. Impulsionado
especialmente pela expansão da demanda de alimentos saudáveis, o setor cresce a cada ano, embora
permaneça relativamente marginalizado na agenda de prioridades da política agrícola praticada no país.
 
AQUINO, J.R.; GAZOLLA, M.; SCHNEIDER,S. In: SAMBUICHI,R.H.R. et.al. (Org.). A política nacional de agroecologia
e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Brasília: Ipea, 2017
(adaptado).
 
Que tipo de intervenção do poder público no espaço rural é capaz de reduzir a marginalização produtiva
apresentada no texto?
a) Subsidiar os cultivos de base familiar.
b) Favorecer as práticas de fertilização química.
c) Restringir o emprego de maquinário moderno.
d) Controlar a expansão de sistemas de irrigação.
e) Regulamentar o uso de sementes selecionadas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/932817
885) 
886) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1657507
DECEx - CFGS (ESA)/ESA/Geral/2017
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Sobre o Plano Real, é correto afirmar que foi lançado durante o governo do seguinte presidente:
a) José Sarney.
b) Ernesto Geisel.
c) Fernando Collor de Mello.
d) Fernando Henrique Cardoso.
e) Itamar Franco.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1874976
STRIX - Vest (EBMSP)/EBMSP/Medicina/2017
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Na última década, o bom momento da economia impulsionou dezenas de milhões de brasileiros à
classe média. Apoiada por programas sociais, crédito farto e juros mais baixos, muita gente conseguiu
colocar o primeiro carro zero na garagem, financiar a casa própria, viajar de avião, ter plano de saúde e
entrar na universidade.
 
Agora endividadas, essas pessoas veem-se obrigadas a refazer as contas, cortar gastos e adiar sonhos
para não serem levadas, à força, de volta à base da pirâmide.
 
Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br>.
Adaptado.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1657507
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1874976
887) 
 
Considerando-se o texto e os conhecimentos sobre o fenômeno social de ascensão e queda da classe C
no Brasil atual, é possível identificar como possíveis fatores internos responsáveis por esse fenômeno
a) a recessão econômica que gerou o aumento da taxa de desemprego, a consequente inadimplência
familiar e a dificuldade de retorno ao mercado de trabalho.
b) a crise internacional do petróleo, responsável pela queda dos preços do combustível, e a elevação
do preço do etanol para uso industrial.
c) a ampliação dos benefícios do programa Bolsa Família para as populações urbanas de classe
média, levando-as à dependência financeira do governo federal.
d) o fechamento de escolas públicas na periferia das grandes cidades, impedindo o acesso da classe
C à educação gratuita.
e) as reformas no sistema bancário/financeiro que proíbem o acesso ao crédito aos componentes das
classes C, D e E.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1870887
STRIX - Vest (EBMSP)/EBMSP/Saúde/2017
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
A história da dívida pública brasileira iniciou-se há muitos anos, na época em que o Brasil ainda era
colônia portuguesa e realizou empréstimos para “saldar dívidas com Portugal”. Depois disso, foram sendo
feitos sucessivos empréstimos com o intuito de sanar a primeira dívida, ou na tentativa de alavancar a
economia para que fosse possível saldá-la. Mas todas as tentativas redundaram em fracasso, explodindo
em 1982, quando se iniciou a pior crise financeira pela qual o país já passara até aquele momento.
 
Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/fmi-e-a-divida-externa-brasileira/>.
Acesso em: set. 2017. Adaptado.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1870887
888) 
O crescimento da dívida pública brasileira atrelou, por muito tempo, o país à dependência do capitalismo
financeiro internacional como pode ser evidenciado
a) pelo confisco dos bens da Caixa Econômica Federal para pagar o reconhecimento da
independência brasileira ao governo da Inglaterra.
b) pelo acordo funding loan firmado pelo presidente brasileiro Campos Sales com os banqueiros
ingleses da família Rotschild, que compraram a dívida brasileira mediante amplas vantagens que lhes
permitiam gerenciar as finanças nacionais.
c) pelo programa do encilhamento estabelecido pelo ministro da fazenda Rui Barbosa que proibia o
Banco do Brasil e demais instituições financeiras particulares de emitirem papel moeda.
d) pela entrega da Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, ao controle dos Estados Unidos para
compensá-los pela ajuda militar prestada durante a II Guerra Mundial.
e) pelo sacrifício imposto ao povo brasileiro pelos governos militares de 1964 a 1985 para reunir os
recursos necessários à extinção da dívida externa ao Fundo Monetário Internacional, FMI, contraída
durante o Estado Novo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/939815
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2017
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a
granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por
possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma
infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar,
resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo
ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de
lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/939815
889) 
FLEURY, P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead;
UFRJ, 2005 (adaptado).
 
No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja
apresentados no texto seria a
a) isenção de impostos de transportes.
b) construção de terminais atracadouros.
c) diversificação dos parceiros comerciais.
d) contratação de trabalhadores portuários.
e) intensificação do policiamento das rodovias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1549397
DECEx - Alun (EsPCEx)/EsPCEx/2016
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Diante do impasse econômico-financeiro no País e de circunstâncias internacionais, os governos
brasileiros, no período de 1986 a 1994, tentaram reverter esta situação combatendo a inflação e
procurando retomar o crescimento através de vários planos econômicos que foram implementados
naquela época.
Para a conquista da estabilização econômica, foram implantados os seguintes planos
econômicos:
1. Plano Cruzado
2. Plano Collor
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1549397
890) 
3. Plano Real
4. Plano Verão
5. Plano Bresser
A sequência cronológica correta dos planos listados é
a) 4, 2, 3, 1 e 5.
b) 3, 5, 4, 1 e 2.
c) 5, 2, 1, 4 e 3.
d) 2, 4, 1, 5 e 3.
e) 1, 5, 4, 2 e 3.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1099708
IDECAN - Prof (Pref Apiacá)/Pref Apiacá/Atendimento Especializado/2016
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
“Embora tenha implantado posteriormente outros três pacotes na tentativa de estabilizar a moeda
nacional, seu governo ficou marcado pelo primeirodeles: o Plano Cruzado, lançado em 28 de fevereiro
de 1986.” O presidente brasileiro relacionado a esse fato é:
a) José Sarney. 
b) Itamar Franco. 
c) Tancredo Neves.
d) Fernando Collor de Melo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1099708
891) 
892) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/953040
UFMT - An In (Rondonópolis)/Pref Rondonópolis/Gestor de Sistema/2016
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Um dos principais problemas da economia brasileira na década de 1980 foi a hiperinflação. Os
governos do período da redemocratização buscaram equacionar esse problema, o que foi alcançado com
o Plano de Estabilização Econômica conhecido como Plano Real. No governo de qual Presidente da
República foi lançado esse Plano?
a) Fernando Henrique Cardoso
b) Luís Inácio Lula da Silva
c) Fernando Collor
d) Itamar Franco
www.tecconcursos.com.br/questoes/1538985
DECEx - Alun (EsPCEx)/EsPCEx/2015
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Em 1985, toma posse na Presidência da República o Sr. José Sarney. Com o objetivo de ganhar
apoio popular e se firmar no poder, implantou, no início de seu mandato, o Plano Cruzado, que, entre
outras medidas, estabelecia
a) a criação de uma nova moeda, o cruzeiro, para substituir o cruzado.
b) eliminou vários impostos sobre importação, facilitando a entrada de um enxurrada de mercadorias
estrangeiras no País.
c) a criação do “gatilho salarial”, isto é, um reajuste automático dos salários sempre que a inflação
acumulada atingisse 20%.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/953040
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1538985
893) 
d) lançou o programa “Fome Zero”, que combinava políticas estruturais voltadas para as causas da
pobreza e específicas de educação alimentar.
e) anunciou o fim do período de estatização da economia no País e deu início a um programa de
privatizações.
www.tecconcursos.com.br/questoes/654731
CRS (PM MG) - Sold (PM MG)/PM MG/Quadro de Praças/"Geral"/2015
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Um dos principais acontecimentos políticos de 2015 é o intenso debate sobre a terceirização do
trabalho no Brasil (Projeto de Lei n. 4.330), que gerou uma série de opiniões nos meios jornalísticos e
debates nas redes sociais. Dentre as críticas a tal projeto, diante das consequências que a terceirização
pode trazer, é INCORRETO afirmar que:
a) Os trabalhadores terceirizados, via de regra, cumprem, diariamente, jornada inferior aos
empregados contratados diretamente, aumentando assim o número de vagas de emprego, gerando
grande prejuízo aos empregadores e revolta nos empregados diretos.
b) O risco da ocorrência de acidentes de trabalho pode aumentar, visto que companhias de menor
porte não possuem as mesmas condições tecnológicas e econômicas.
c) O salário do trabalhador terceirizado é menor que o salário dos empregados formais.
d) Ficará mais difícil responsabilizar maus empregadores que desrespeitam os direitos trabalhistas,
porque a relação entre a empresa principal e o funcionário terceirizado fica mais distante e, por
conseguinte, difícil de ser comprovada.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654731
894) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/654729
CRS (PM MG) - Sold (PM MG)/PM MG/Quadro de Praças/"Geral"/2015
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Ao assumir o cargo de presidente da República, Itamar Franco encontrou amplo apoio político.
Fernando Henrique Cardoso, em sua presidência, assumiu o ministério da Fazenda em março de 1993 e,
com um grupo de economistas, começou a elaborar um plano para estabilizar a economia. Sobre esta
fase da redemocratização do Brasil é CORRETO afirmar que:
a) A URV permitiu que empresários e trabalhadores conseguissem estimar seu padrão de vida no
valor das mercadorias mas, mesmo assim, a arrecadação de impostos manteve-se estável, fato este
que preocupava o governo e, por isso, culminou na redução de gastos na área social.
b) As medidas de ajuste econômico adotadas pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso e
sua equipe econômica se baseavam nas indicações do Consenso de Washington que ressaltavam a
necessidade de reformar o Estado, reduzir gastos do governo, privatizar estatais e reduzir os impostos
sobre produtos importados para alcançar a estabilidade da moeda.
c) Com a estabilização da economia alavancada pela implantação da URV, o governo criou uma nova
moeda, o “Real”, e com isso, possibilitou o lançamento da candidatura de Fernando Henrique Cardoso
ao cargo de Presidente da República apoiado pela coligação dos partidos PSDB e PMDB.
d) Em 1994, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, deu forma ao Plano Real que
estabilizou a nossa economia com a criação da URV (Unidade Real de Valor) atrelando-a ao Euro
(Moeda da União Europeia com forte valor de referência no mercado internacional) – sendo uma
união monetária com a qual o Brasil mantinha fortes laços comerciais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/261989
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/654729
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/261989
895) 
896) 
VUNESP - Tec Adm (PM SP)/PM SP/2014
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
Dentre as medidas adotadas pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), pode(m)-se
citar
a) o bloqueio de contas e aplicações financeiras em bancos.
b) o congelamento dos preços das mercadorias e serviços.
c) a regulamentação do comércio exterior e a privatização econômica.
d) a criação do Bolsa Família e de programas de distribuição de renda.
e) o anúncio do Plano Real, estabilizando a economia.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1560678
DECEx - Alun (EsPCEx)/EsPCEx/2014
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
A partir da eleição pelo Colégio Eleitoral do Presidente Tancredo Neves, em 1985, inicia-se um novo
período republicano brasileiro, que alguns autores chamam de Nova República.
Sobre esse período, assinale a única resposta que associa corretamente uma característica do governo
ao respectivo governante.
a) No dia de sua posse , Fernando Collor de Mello confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava
no país.
b) No governo do Presidente Itamar Franco, restabeleceu-se o cruzeiro como moeda nacional,
extinguindo-se o cruzado.
c) Alguns meses após assumir a Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso anunciou o
Plano Real, o qual passou a vigorar no País em 1º de julho de 1994.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1560678
897) 
d) Fernando Henrique Cardoso, na campanha eleitoral, expunha uma imagem de político renovador,
preocupado em caçar “marajás”.
e) No dia 2 de outubro de 1992, o vice-presidente Itamar Franco assumiu, governando
interinamente, até 29 de dezembro, quando o Congresso Nacional declarou vaga a presidência, por
falecimento de Tancredo Neves.
www.tecconcursos.com.br/questoes/396322
VUNESP - Sold (PM SP)/PM SP/2ª Classe/2014
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
A questão está relacionada ao gráfico a seguir.
 
 
A partir da leitura do gráfico e dos conhecimentos sobre as fontes de energia no Brasil, assinale a
alternativa que apresenta uma conclusão correta.
a) Parte considerável da energia renovável, no Brasil, tem origem nas hidrelétricas e na produção do
etanol.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/396322
898) 
b) O Brasil apresenta uma matriz energética fortemente poluidora, fato que recebe críticas de
ambientalistas.
c) Entre as fontes de energia não renováveis, encontra-se o carvão vegetal, que tem se reduzido de
forma rápida.
d) O petróleo e o carvão mineral importados não são computados no conjunto das energias não
renováveis.
e) Os percentuais semelhantes entre energia renovável e não renovável impedem o Brasil de ter uma
energia limpa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347205CESGRANRIO - PEB (SEDUC TO)/SEDUC TO/História/2009
História - Economia Brasileira: da Hiperinflação à Globalização e o Neodesenvolvimentismo
A Diplomacia dos Gramados
“Não há tese ou relação causal que explique a conexão do sucesso do país com o sucesso da bola, mas
certamente há conexão que serve de gancho para professores fazerem seus alunos memorizarem e
entenderem um pouco da história da República. (...)
Na Copa do México, em 1970, enquanto Pelé, Carlos Alberto, Gérson, Tostão e Rivellino venciam a Itália
por 4 a 1 na final, o regime autoritário celebrava crescimento na economia de mais de 10% ao ano (....).
Na Espanha, em 1982, a ótima seleção nacional não foi capaz de vencer a Itália de Paolo Rossi (...). Os
anos 1980 foram então a década perdida, tanto na economia como no futebol. Ficamos sem rumo no
México, em 1986. Zico perdia o Pênalti contra a França de Michel Platini enquanto o governo perdia a
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347205
capacidade de pagar a dívida externa (...). Em 1990, o Brasil teve uma de suas piores participações (...).
Mas não é que em 1994 o país recuperava o caminho do gol?”.
ALMEIDA, João Daniel Lima de e SANTORO, Maurício. A diplomacia dos gramados. Revista de História da Biblioteca
Nacional. Ano 1. no 7. pp. 36-40, janeiro 2006, passim.
Admita-se que a conexão entre economia e futebol proposta no texto seja mobilizada como estratégia
didática válida.Neste caso, qual, dentre os resultados obtidos pela seleção brasileira em Copas do Mundo,
pode ser coerentemente associado aos eventos econômicos indicados?
Desempenho do Brasil
na Copa do Mundo
Desempenho do Brasil
na economia
a) 
1970 – Tricampeão “Crise do milagre” earrocho salarial.
b) 
1982 – Eliminação contra
a Itália
1o choque do petróleo e
“estagflação”.
c) 
1986 – Eliminação contra
a França
Confisco da poupança e
moratória da dívida.
d) 
1990 – Eliminação contra
a Argentina
Plano Cruzado II e
hiperinflação.
e) 
1994 – Tetracampeão Plano Real e estabilizaçãoda moeda.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347212
CESGRANRIO - PEB (SEDUC TO)/SEDUC TO/História/2009
História - Política Externa na Nova República
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347212
899) 
Disponível em: http:/blogzanzando.blogspot.com/
2007/01/mercosul.html. Acesso em: abr. 2009.
 
A disputa entre os presidentes venezuelano, Hugo Chávez, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, aludida
na charge, está associada a negociações recentes com vistas à
a) anexação da Amazônia ao território venezuelano.
b) formação de uma aliança militar entre Cuba e Venezuela.
c) inserção da Venezuela como membro do Mercosul.
d) constituição de um bloco econômico substitutivo do Mercosul.
e) integração dos países do Mercosul à Alca.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1781500
CEV UECE - Vest (UECE)/UECE/2020
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1781500
900) 
901) 
A última década do século XX marcou, para o Brasil, uma nova etapa de sua história recente: foi
um período que se estendeu desde a posse do primeiro presidente eleito por voto direto em 15 de março
de 1990 — após o período da ditadura militar — até a criação do Plano Real que, enfim, superaria a
hiperinflação herdada dos governos militares. Nessa fase, iniciou-se a consolidação da jovem democracia
brasileira que, em seu aspecto cultural, foi consubstanciada
a) pelo surgimento de um conjunto de redes de TV abertas caracterizadas por programas culturais e
educativos em detrimento de programas de entretenimento popular.
b) pelo fortalecimento de uma cultura de massas amparada em um sistema de TV aberta fortemente
voltado ao entretenimento popular.
c) pela desvalorização da música nacional, que praticamente desapareceu graças ao insucesso de
gêneros musicais como o Pagode, o Axé music e o Sertanejo.
d) pelo movimento de valorização da cultura nacional a partir de um massivo investimento de
recursos na educação pública de qualidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1686001
DSEA UERJ - Vest (UERJ)/UERJ/2018
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
As caravanas
 
É um dia de real grandeza, tudo azul
Um mar turquesa à la Istambul enchendo os olhos
Um sol de torrar os miolos
Quando pinta em Copacabana
A caravana do Arará, do Caxangá, da Chatuba
A caravana do Irajá, o comboio da Penha
Não há barreira que retenha esses estranhos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1686001
Suburbanos tipo muçulmanos do Jacarezinho
A caminho do Jardim de Alá
É o bicho, é o buchicho, é a charanga
(...)
 
Com negros torsos nus deixam em polvorosa
A gente ordeira e virtuosa que apela
Pra polícia despachar de volta
O populacho pra favela
Ou pra Benguela, ou pra Guiné
 
Sol
A culpa deve ser do sol que bate na moleira
O sol que estoura as veias
O suor que embaça os olhos e a razão
E essa zoeira dentro da prisão
Crioulos empilhados no porão
De caravelas no alto mar
 
Tem que bater, tem que matar, engrossa a gritaria
Filha do medo, a raiva é mãe da covardia
Ou doido sou eu que escuto vozes
Não há gente tão insana
Nem caravana do Arará
Não há, não há
(...)
 
CHICO BUARQUE
letras.mus.br
 
Na letra da canção, o compositor estabelece vínculos entre diferentes temporalidades.
 
Esses vínculos explicitam uma relação de causalidade entre os seguintes elementos:
a) processo histórico e estrutura social
b) origem geográfica e violência urbana
c) doutrina religiosa e fundamentação ideológica
d) movimento pendular e segregação residencial
www.tecconcursos.com.br/questoes/1188239
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2018
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1188239
902) 
 
Considerando o funcionamento do regime democrático, o episódio retratado na imagem está associado
ao(à)
a) legalidade dos partidos políticos.
b) valorização das políticas afirmativas.
c) esgotamento do movimento sindical.
d) legitimidade da mobilização popular.
e) emergência das organizações não governamentais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/724882
FUNDEP - Of BM (CBM MG)/CBM MG/2018
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/724882
903) “[...] no cerne da nossa comunidade permaneceu, teimosa, a concepção de que existiriam homens,
por natureza diversos; repartidos por sua história, sua biologia e condição. Tanto que o destino dos
homens livres e pobres, aliás, a grande maioria da população [...] (girara) em torno das ‘relações de
favor’; expediente muito mais exercido a partir de estruturas de dependência pessoal do que pautado
numa cartela de direitos civis ou sociais. [...]”
 
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 500-
01.
 
Refletindo sobre os direitos civis, “cujo princípio normativo é a liberdade individual e [...]. de que pessoas
obrigadas a obedecer às leis devem ter igual direito” (SCHWARCZ; STARLING, p. 500), assinale a
alternativa em que as autoras expressam a aplicação dos direitos civis no Brasil da primeira década e
meia do século XXI.
a) A manutenção do “favor” significa a própria negação dos direitos, pois implica inflar os poderes
pessoais e privados em detrimento da esfera oficial e pública.
b) O “favor” se constitui numa recompensa atribuída aos membros da sociedade que, por não terem
direitos civis assegurados, não precisam ser cumpridores da lei.
c) Porque entre nós existe uma categoria de homens que, por sua natureza, são incapazes, é
necessário que, em seu favor, contem com a ajuda daqueles capazes.
d) Uma estrutura de mandonismo, resquícios de coronelismo, teimosamente persistente, impede que
se realize uma legislação garantidora de direitos civis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/940631
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2017
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/940631
904) 
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova RepúblicaNa antiga Vila de São José del Rei, a atual cidade de Tiradentes (MG), na primeira metade do
século XVIII, mais de cinco mil escravos trabalhavam na mineração aurífera. Construíram sua capela,
dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Na fachada, colocaram um oratório com a imagem de São
Benedito. A comunidade do século XVIII era organizada mediante a cor, por isso cada grupo tinha sua
irmandade: a dos brancos, dos crioulos, dos mulatos, dos pardos. Em cada localidade se construía uma
igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Com a decadência da mineração, a população negra foi
levada para arraiais com atividades lucrativas diversas. Eles se foram e ficou a igreja. Mas, hoje, está
sendo resgatada a festa do Rosário e o Terno de Congado.
 
CRUZ, L. Fé e identidade cultural. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 jul. 2012.
 
Na lógica analisada, as duas festividades retomadas recentemente, na cidade mineira de Tiradentes, têm
como propósito
a) valorizar a cultura afrodescendente e suas tradições religiosas.
b) retomar a veneração católica aos valores do passado colonial.
c) reunir os elementos constitutivos da história econômica regional.
d) combater o preconceito contra os adeptos do catolicismo popular.
e) produzir eventos turísticos voltados a religiões de origem africana.
www.tecconcursos.com.br/questoes/940638
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2017
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/940638
905) 
906) 
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso
científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as
demais organizações negras, priorizaram em sua luta a desmistificação do credo da democracia racial,
negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas
relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de construção de identidade
racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os “pretos".
 
GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012.
 
A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo
a) eliminar privilégios de classe.
b) alterar injustiças econômicas.
c) combater discriminações étnicas.
d) identificar preconceitos religiosos.
e) reduzir as desigualdades culturais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/940653
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2017
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
TEXTO I
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/940653
Frantz Fanon publicou pela primeira vez, em 1952, seu estudo sobre colonialismo e racismo, Pele
negra, máscaras brancas. Ao dizer que “para o negro, há somente um destino” e que esse destino é
branco, Fanon revelou que as aspirações de muitos povos colonizados foram formadas pelo pensamento
colonial predominante.
 
BUCKINGHAM, W. et al. O livro da filosofia. São Paulo: Globo, 2011 (adaptado).
 
TEXTO II
 
Mesmo que não queiramos cobrar desses estabelecimentos (salões de beleza) uma eficácia política nos
moldes tradicionais da militância, uma vez que são estabelecimentos comerciais e não entidades do
movimento negro, o fato é que, ao se autodenominarem “étnicos” e se apregoarem como divulgadores
de uma autoimagem positiva do negro em uma sociedade racista, os salões se colocam no cerne de uma
luta política e ideológica.
 
GOMES, N. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Disponível em: www.rizoma.ufsc.br. Acesso em: 13
fev. 2013.
 
Os textos apresentam uma mudança relevante na constituição identitária frente à discriminação racial.
No Brasil, o desdobramento dessa mudança revela o(a)
a) valorização de traços culturais.
b) utilização de resistência violenta.
c) fortalecimento da organização partidária.
d) enfraquecimento dos vínculos comunitários.
e) aceitação de estruturas de submissão social.
907) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/605976
NC UFPR (FUNPAR) - Cad (PM PR)/PM PR/2016
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
Leia os fragmentos abaixo:
 
Três dias de tortura numa sala cheia de rato
É assim que eles tratam o bandido favelado
Bandido rico e poderoso tem cela separada
Tratamento VIP e delação premiada.
Mc Carol – Delação Premiada
 
Muito crítico com o modelo de construção de criminosos que seguem a sociedade e as intuições e que
acaba se traduzindo em prisões superlotadas de jovens presos com pequenas quantidades de drogas, o
delegado Zaccone argumenta que “um dos nossos problemas é que a qualidade da polícia do Brasil se
mede pelo número de prisões. É uma política de números que incentiva possíveis flagrantes forjados.
Mas não é bem assim que se mede a qualidade da prestação de um serviço como esse em outros países.
Se a polícia está prendendo muito não é bom sinal, porque isso significa que não está fazendo o trabalho
mais importante que é a prevenção”, explica o delegado que questiona: “Quantos Rafael Braga você acha
que temos hoje no nosso sistema de Justiça criminal?”
 
(“No caso Rafael Braga, depoimento da polícia basta”. María Martín. Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2016. Fonte:
<http://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/14/politica/1452803872_078619.html>. Acesso: 20 de agosto de 2016.)
 
Sobre os excertos acima, considere as seguintes afirmativas:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/605976
1. Os dois excertos fazem uma crítica à seletividade penal, que afirma que ainda que todos sejam
iguais perante a lei, na prática, o sistema penal é praticado de formas distintas, de acordo com a
classe social do acusado.
2. Rafael Braga Vieira foi preso no Rio de Janeiro em junho de 2013 acusado de portar “material
explosivo”, ainda que o laudo pericial do caso tenha concluído que o produto químico que ele portava
– Pinho Sol – não pudesse ser usado como tal.
3. A delação premiada prevê ao delator benefícios que variam de perdão judicial, redução da pena
e substituição por penas restritivas de direitos, benefício utilizado recentemente em investigações
sobre casos de corrupção.
4. A delação premiada é um benefício jurídico que figura na Constituição de 1988 e está disponível
a qualquer cidadão do país, sendo necessária a solicitação pelo advogado para garantir seu habeas
corpus, porém somente em caso de crime hediondo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/643692
IAUPE - Sold (PM PE)/PM PE/2016
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/643692
908) 
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
Leia os textos a seguir:
 
Texto I
“A cultura Afrodescendente tem sido muitas vezes reificada, apresentada como um repertório inerte de
tradições, como se não estivesse enraizada em processos culturais dinâmicos e em ambientes sociais
desiguais...”.
LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afro-descendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife:
Bagaço, 2007. p. 39.
 
Texto II
“A cultura e o folclore são meus / Mas os livros foi você quem escreveu... / Perseguidos sem direito nem
escolas / Como podiam registrar as suas glórias / Nossa memória foi contada por vocês / E é julgada
verdadeira como a própria lei / Por isso, temos registrado em toda a história / Uma mísera parte de
nossas vitórias / Por isso, não temos sopa na colher / E sim, anjinhos para dizer que o lado mau é o
Candomblé...”.
 
Texto III
“O preconceito racial a que são submetidos não só os maracatuzeiros e maracatuzeiras mas toda a
população negra desta cidade está oculto nas falas, nos procedimentos, nos gestos...”.
LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afrodescendente no Recife: maracatus,valentes e catimbós. Recife:
Bagaço, 2007. p. 11.
 
Com base nos textos, analise aspectos das manifestações culturais Afro-Brasileiras em Pernambuco e
assinale a alternativa CORRETA.
a) O livre exercício dos cultos religiosos bem como a proteção dos locais onde são realizados,
garantidos pela Constituição de 1988, foram decisivos para que não houvesse, nos últimos anos,
909) 
casos de intolerância religiosa em Pernambuco.
b) A permanência da cultura Afro-brasileira em Pernambuco demonstra que os afrodescendentes,
após a abolição da escravatura, tiveram suas condições sociais alteradas, sendo reconhecidos e
respeitados pelo Estado brasileiro bem como por sua sociedade.
c) Embora muito praticada em Pernambuco nos tempos de hoje, a capoeira só chegou a esse Estado
graças ao desenvolvimento da capoeira regional e capoeira de angola na Bahia.
d) A permanência da herança cultural afrodescendente no estado de Pernambuco só foi possível
devido às táticas estabelecidas pelos sujeitos históricos, que partilhavam e partilham esses códigos
culturais, constituindo-se em uma atitude de resistência em defesa da identidade e do respeito à
diversidade cultural.
e) A herança cultural afrodescendente em Pernambuco, como o maracatu, são verdadeiras
reproduções dos costumes africanos. No caso, o maracatu era a antiga coroação dos reis e rainhas do
congo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1154474
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
Desde 2002, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem registrado certos
bens imateriais como patrimônio cultural do país. Entre as manifestações que já ganharam esse status
está o ofício das baianas do acarajé. Enfatize-se: o ofício das baianas, não a receita do acarajé. Quando
uma baiana prepara o acarajé, há uma série de códigos imperceptíveis para quem olha de fora. A cor da
roupa, a amarra dos panos e os adereços mudam de acordo com o santo e com a hierarquia dela no
candomblé. O Iphan conta que, registrando o ofício, “esse e outros mundos ligados ao preparo do
acarajé podem ser descortinados”.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1154474
910) 
 
KAZ, R. A diferença entre o acarajé e o sanduíche de Bauru. Revista de História da
Biblioteca Nacional, n. 13, out. 2006 (adaptado).
 
De acordo com o autor, o Iphan evidencia a necessidade de se protegerem certas manifestações
históricas para que continuem existindo, destacando-se nesse caso a
a) mistura de tradições africanas, indígenas e portuguesas no preparo do alimento por parte das
cozinheiras baianas.
b) relação com o sagrado no ato de preparar o alimento, sobressaindo-se o uso de símbolos e
insígnias pelas cozinheiras.
c) utilização de certos ingredientes que se mostram cada vez mais raros de encontrar, com as
mudanças nos hábitos alimentares.
d) necessidade de preservação dos locais tradicionais de preparo do acarajé, ameaçados com as
transformações urbanas no país.
e) importância de se treinarem as cozinheiras baianas a fim de resgatar o modo tradicional de
preparo do acarajé, que remonta à escravidão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/433319
CONSULTEC - Of (PM BA)/PM BA/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
Passava das 19h30 do sábado, 22 de março, quando cerca de 30 black blocs dispararam pelas ruas
do centro da capital paulista. Como fizeram em outras ocasiões, eles quebraram agências bancárias
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/433319
(foram duas desta vez) e equipamentos públicos que encontravam pela frente. Enquanto isso, os 2,3 mil
policiais designados para acompanhar mais um dos protestos contra a Copa do Mundo se dirigiram a
outro grupo de manifestantes. Uma turma formada em sua maioria por professores, estudantes,
jornalistas e representantes de movimentos sociais — todos eles pouco afeitos a táticas agressivas, como
a dos black blocs — foi cercada pela polícia. Apesar de não representarem, a princípio, qualquer tipo de
ameaça para a sociedade, 262 pessoas foram presas. A ação se mais revelou despropositada, diante da
liberdade oferecida aos black blocs. “Em um só dia, se atacou o direito de as pessoas se reunirem, a
liberdade de expressão e a integridade física de quem protestou”, diz Brenno Tardelli, representante do
Coletivo Advogados Ativistas, uma entidade que defende os manifestantes gratuitamente. 
 
(PASSAVA..., 2014, p. 36).
 
 
As manifestações populares, que se iniciaram em 2013, no Brasil, durante a Copa das Confederações,
chamaram a atenção pela atuação dos black blocs, um movimento
a) surgido no Brasil e composto de jovens da periferia, revoltados contra a situação de miséria e
exclusão social.
b) basicamente pacífico, que tem como objetivo principal reivindicar mais verbas e investimentos
para as áreas sociais, como educação e saúde.
c) articulado internacionalmente, a partir de uma liderança sediada na Alemanha, cujo objetivo é
expandir internacionalmente a ideologia neonazista.
d) geralmente formado por anarquistas e integrantes de movimentos afins (anticapitalismo e
antiglobalização), que se juntam para determinada ação violenta, destruidora e desordenada de
protesto.
911) 
e) patrocinado pelo tráfico de drogas, com o objetivo de provocar a desordem pública e causar o
pânico e a insegurança social.
www.tecconcursos.com.br/questoes/756252
NC UFPR (FUNPAR) - Cad (PM PR)/PM PR/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
A blogueira cubana Yoani Sánchez relatou uma conversa que teve com um rapaz berlinense: “ ‘Es
de Cuba? Da Cuba de Fidel ou da Cuba de Miami?’. Meu rosto ficou vermelho (...) e lhe respondi (...):
‘Garoto, eu sou cubana de José Martí’(...)”.
 
(SÁNCHÉZ, Yoani. Cubanos e ponto. Blog Geração Y. Publicado em 07 de abril de 2013. Disponível em:
http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/).
 
*José Martí (1853-1895) – ativista da independência cubana
 
Considerando o excerto acima e os protestos que marcaram a visita de Yoani Sánchez ao Brasil em
fevereiro de 2013, e que indicam os embates ideológicos acerca da história contemporânea de Cuba,
identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
 
( ) A blogueira se identifica com a situação em que se encontrava Cuba antes do domínio norte-
americano e do regime socialista, durante a presidência de José Martí, que levou o país a um período
de prosperidade econômica e justiça social.
 
( ) A maioria dos protestos que marcaram a visita de Sánchez ao Brasil era de simpatizantes do
regime socialista cubano, que acusavam a blogueira de se aliar aos Estados Unidos para difamar os
avanços sociais e a soberania política instaurados pela Revolução Cubana.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/756252
912) 
( ) Com a passagem de Sánchez pelo Brasil, houve conflitos entre simpatizantes brasileiros do
regime socialista e refugiados cubanos no Brasil, que consideram a blogueira uma herdeira da luta
libertária iniciada por José Martí na resistência ao domínio castrista.
 
( ) Em sua resposta, a blogueira associou-se a um símbolo de independência cubana em relação ao
domínio colonial, afastando-se tanto do regime socialista implantado após a Revolução Cubana,
quanto da oposição norte-americana ao regime socialista, simbolizada pelo embargo a Cuba e pelos
refugiados cubanos em Miami.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F – V – F – V.
b) F – F – V – V.
c) V – V – V – F.
d) V – V – F – V.
e) V – F – V – F.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1059877
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
Queijo de Minas vira patrimônio cultural brasileiro
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1059877
O modo artesanal de fabricação do queijo em Minas Gerais foi registrado nesta quinta-feira (15) como
patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional(Iphan). O veredicto foi dado em reunião do conselho realizada no Museu de Artes e
Ofícios, em Belo Horizonte. O presidente do Iphan e do conselho ressaltou que a técnica de fabricação
artesanal do queijo está “inserida na cultura do que é ser mineiro". Folha de s. Paulo, 15 maio 2008.
 
Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto
está representado em:
a) 
b) 
c) 
d) 
e) 
913) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/756240
NC UFPR (FUNPAR) - Cad (PM PR)/PM PR/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
Vemos abaixo duas das inúmeras apropriações dos símbolos nacionais brasileiros durante as
manifestações de junho de 2013 em várias cidades do país.
 
 
Sobre os símbolos nacionais e suas apropriações, considere as afirmativas abaixo:
 
1. Os símbolos nacionais, como o hino nacional e a bandeira, foram criados em consonância com os
anseios populares presentes nos períodos tanto da independência quanto da proclamação da
república e da república velha, o que explica sua intensa utilização em manifestações populares até
os dias atuais.
2. Na figura B, a modificação do lema original da bandeira, “Ordem e Progresso”, de inspiração
positivista, para o lema “Em progresso” demonstra a vontade de mudança política e social expressa
nas manifestações, a partir de uma iniciativa popular.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/756240
3. As apropriações de símbolos nacionais ajudaram a aglutinar forças sociais de diferentes extratos
sociais, em especial das classes médias urbanas, nas manifestações de rua e nas redes sociais, em
um amplo questionamento das ações do Estado, dos partidos políticos e das condições de vida
atuais.
4. Os símbolos nacionais tiveram variados sentidos durante as manifestações de junho de 2013 – do
apartidarismo, que reivindicava a união do povo em prol de mudanças sociais e políticas, até o
antipartidarismo, que se voltou contra partidos em geral e partidos de esquerda em particular.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1154844
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/PPL (Pessoa Privada de Liberdade)/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1154844
914) 
 
A Estátua do Laçador, tombada como patrimônio em 2001, é um monumento de Porto Alegre/RS, que
representa o gaúcho (em trajes típicos).
 
Disponível em: www.portoalegre.tur.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).
 
O monumento identifica um(a)
a) exemplo de bem imaterial.
b) forma de exposição da individualidade.
c) modo de enaltecer os ideais de liberdadade.
d) manifestação histórico-cultural de uma população.
e) maneira de propor mudanças nos costumes.
915) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/759699
NC UFPR (FUNPAR) - Cad (PM PR)/PM PR/CFO PM/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
A realização da Copa do Mundo no Brasil reacendeu o debate sobre os usos políticos do futebol.
Sobre as relações históricas entre política e futebol, considere as afirmativas abaixo:
 
1. Durante o governo de Jânio Quadros (1961), o futebol era um esporte mais praticado pelas elites, e
por isso os negros foram proibidos de compor a seleção brasileira de futebol.
2. No primeiro governo Vargas (1930-1945), durante a Segunda Guerra Mundial, houve a proibição de
times fundados por imigrantes adotarem nomes estrangeiros, como os dois Palestra Itália – o
paulista, que virou Palmeiras, e o mineiro, que virou Cruzeiro.
3. O governo militar (1964-1985) aproveitou a Copa de 1970 para fazer propagandas ufanistas, além
de constituir em 1971 o Campeonato Brasileiro, dentro da política de integração nacional, com o
objetivo de envolver o maior número de estados.
4. Com a redemocratização, o futebol continua visado pelo poder político, porém há uma distância
maior entre política e futebol, em comparação a períodos anteriores.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/759699
916) 
e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
www.tecconcursos.com.br/questoes/433320
CONSULTEC - Of (PM BA)/PM BA/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
Passava das 19h30 do sábado, 22 de março, quando cerca de 30 black blocs dispararam pelas ruas
do centro da capital paulista. Como fizeram em outras ocasiões, eles quebraram agências bancárias
(foram duas desta vez) e equipamentos públicos que encontravam pela frente. Enquanto isso, os 2,3 mil
policiais designados para acompanhar mais um dos protestos contra a Copa do Mundo se dirigiram a
outro grupo de manifestantes. Uma turma formada em sua maioria por professores, estudantes,
jornalistas e representantes de movimentos sociais — todos eles pouco afeitos a táticas agressivas, como
a dos black blocs — foi cercada pela polícia. Apesar de não representarem, a princípio, qualquer tipo de
ameaça para a sociedade, 262 pessoas foram presas. A ação se mais revelou despropositada, diante da
liberdade oferecida aos black blocs. “Em um só dia, se atacou o direito de as pessoas se reunirem, a
liberdade de expressão e a integridade física de quem protestou”, diz Brenno Tardelli, representante do
Coletivo Advogados Ativistas, uma entidade que defende os manifestantes gratuitamente. 
 
(PASSAVA..., 2014, p. 36).
 
 
A crítica que o autor do texto faz ao Estado Brasileiro pela ação policial nas manifestações populares está
relacionada
a) ao deslocamento de tropas para a repressão ao movimento dos professores, que contribuiu para o
aumento da criminalidade em outras regiões do país.
b) à forma como o governo federal tem tratado os movimentos sociais de protesto, que atentam
contra os princípios democráticos da livre manifestação e expressão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/433320
917) 
c) à ação repressiva, que tem gerado uma imagem negativa do Brasil no exterior, possibilitando a
suspensão da realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas no país.
d) ao fato de o governo federal ter incentivado a ação dos black blocs, como aliados políticos na
perseguição aos seus opositores.
e) à Justiça, que tem se mostrado lenta para julgar e punir os manifestantes, provocando uma
superlotação das cadeias e, consequentemente, a soltura dos participantes dessas manifestações.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1059867
INEP (ENEM) - Part (ENEM)/ENEM/Regular/2014
História - Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias
instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro
organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo",
cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.
 
Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).
 
A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no
Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é
a) anular a anistia concedida aos chefes militares.
b) rever as condenações judiciais aos presos políticos.
c) perdoar os crimes atribuídos aos militantes esquerdistas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1059867
918) 
d) comprovar o apoio da sociedade aos golpistas anticomunistas. 
e) esclarecer as circunstâncias de violações aos direitos humanos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2347010
CESGRANRIO - PEB (SEDUC TO)/SEDUC TO/História/2009
História- Artes, Cultura e Sociedade na Nova República
As Lágrimas de Antônio Silvino por Tempestade
 
(Leandro Gomes de Barros)
 
“Mas o governo atual
Julga que a oposição
Não tem direito ao Brasil
Pertence a outra nação
Devido a isso é que o rifle
Está governando o sertão”
 
CURRAN, Mark J. História do Brasil em Cordel. 2a ed. São Paulo.
Edusp. 2001. p. 70.
 
Antônio Silvino, apelidado Rifle de Ouro, foi o mais famoso chefe do Cangaço antes de Lampião. Nos
versos transcritos, o cordelista atribui a difusão da violência no sertão à
a) marginalização política da oposição.
b) violência policial contra os ex-escravos.
c) centralização excessiva do poder no Executivo Federal.
d) restrição da participação política por meio do voto censitário.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2347010
919) 
920) 
e) ausência de eleições regulares para o Legislativo Federal.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2497296
FUNATEC - Prof (SJ Basílios)/Pref SJ Basílios/História/2023
História - Luta Antiarracista
A escravidão moderna é uma forma contemporânea de escravidão que envolve
a entre outras práticas semelhantes. Ela é caracterizada pela
restrição da liberdade das vítimas, que são obrigadas a trabalhar em condições desumanas e sem
remuneração adequada, muitas vezes sob ameaça de violência ou coerção.
 
Complete, quais são as principais formas de escravidão moderna:
a) Tráfico de pessoas, trabalho infantil e servidão por dívida.
b) Tráfico de drogas, trabalho infantil e servidão por dívida.
c) Tráfico de armas, trabalho infantil e servidão por dívida.
d) Tráfico de órgãos, trabalho infantil e servidão por dívida.
e) Tráfico de animais, trabalho infantil e servidão por dívida.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2497295
FUNATEC - Prof (SJ Basílios)/Pref SJ Basílios/História/2023
História - Luta Antiarracista
Qual é a definição de escravidão moderna?
a) A prática de sequestro de pessoas para fins de trabalho forçado.
b) A prática de manter pessoas em cativeiro por dívidas trabalhistas fictícias.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2497296
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2497295
921) 
c) Situações em que uma pessoa é mantida em servidão através do uso da força, fraude ou coerção
para fins de exploração.
d) A prática de compra e venda de pessoas para fins de trabalho.
e) A prática de trabalho infantil em condições precárias.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2320318
Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/História/2023
História - Luta Antiarracista
Quilombo Mimbó, no Piauí, relata que racismo teria sido cometido dentro da
comunidade
 
Em uma publicação no Instagram, o Quilombo Mimbó, localizado na cidade de Amarante, no Piauí,
denunciou um suposto caso de racismo cometido por um visitante dentro da comunidade. A publicação
diz que um morador do quilombo sofreu agressões verbais em função da sua cor. A comunidade também
relatou dificuldade em registrar um boletim de ocorrência denunciando o caso. Em publicação, disse que
foram feitas tentativas. Na primeira, não teria sido possível por não registrar B.O. aos finais de semana.
Já na segunda, porque teria sido informado que seria necessário informar o CPF do suspeito. O boletim
de ocorrência foi registrado na cidade de Teresina, a cerca de 162 km de Amarante.
(Quilombo Mimbó, no Piauí, relata que racismo teria sido cometido dentro da comunidade. Piauí. G1. Disponível em:
globo.com.)
 
No Brasil, segundo a Fundação Cultural Palmares, existem 3.447 comunidades quilombolas
distribuídas por todas as regiões. Os quilombolas são os remanescentes de um grupo etnico-
racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante o período da escravidão no
país entre outros grupos que viviam nos chamados quilombos. Os quilombolas, ainda na
atualidade:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2320318
922) 
a) Não têm o reconhecimento de suas cidadanias, nem a sua identidade étnica juridicamente
reconhecida, assim como não possuem a garantia de posse de suas terras.
b) Possuem uma identidade própria, que forma a base das suas organizações sociais e culturais
construídas historicamente. Por isso, essas comunidades se diferenciam do restante da sociedade.
c) Representavam a ocupação ilegal de terras para a formação de uma organização social contrária
ao sistema colonial, sendo assim vistos por muitos como baderneiros, inclusive pela lei brasileira.
d) Caracterizam-se não apenas pelo isolamento e autonomia, mas pela reprodução de modelos
sociais e políticos mais próximos às vivências experimentadas na África, totalmente dissociados da
cultura brasileira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2541884
CEV URCA - Vest (URCA)/URCA/2023
História - Luta Antiarracista
No livro Memórias da Plantação, da artista e pesquisadora angolana Grada Kilomba, ela escreve
sobre a presença do colonialismo no tempo presente, transcendendo os idos dos séculos XVI ao XIX.
Segundo a artista, as memórias deste passado estão vivas, enterradas em nossa mente, e elas estão
sempre prontas para serem contadas e recontadas. Para o linguista neerlandês, Teun A. van Dijk, no livro
Discurso e Poder o racismo transpõe os atos de xingamentos e se manifesta na prática discursiva do
cotidiano, nos roteiros, imagens e no audiovisual da mídia publicitária e nos discursos oficiais. Em 2008,
uma pesquisa de opinião global sobre ações governamentais para prevenir a discriminação racial
entrevistou pessoas de 16 países. A China ficou em segundo lugar - 90% dos chineses disseram que
igualdade racial é importante. Observe o conjunto de figuras abaixo:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2541884
Figura 1. A figura Chlorinol é uma gravura do final do século XIX usada como publicidade de promoção do sabão
alvejante de mesmo nome, publicada em jornal inglês do ano de 1907. A tradução da legenda: Nós iremos usar
Chlorinol e ficar como o negro branco.
Figura 2. O anúncio da Devassa Tropical Dark, veiculado entre 2010 e 2011, trazia uma ilustração de uma mulher
negra, em pose sensual e com um vestido de gala com as costas abertas, junto à mensagem: É pelo corpo que se
conhece a verdadeira negra.
Figura 3. Anúncio do sabão Qiaobi veiculado na China em 2016. Quadro a quadro, na propaganda há uma jovem
chinesa lavando roupas. Um homem negro de cabelos crespos, com marcas claras no rosto, surge em cena. Após
ambos se olharem sugestivamente, ela insere um tablete de sabão Qiaobi na boca dele. Em seguida, a jovem
empurra o homem para dentro de uma máquina de lavar. Após instantes, o homem negro reaparece transformado
em um chinês de pele clara e cabelos lisos. A jovem parece estar encantada com o resultado.
 
Após a leitura das imagens e suas respectivas legendas, marque a alternativa CORRESPONDENTE:
 
I. Historicamente as expansões marítimas e o imperialismo europeu sobre os territórios africano,
asiático e da Oceania provocou dizimação, o empobrecimento cultural, material e moral desses povos
não europeus.
 
II. O colonialismo é compreendido como um sistema sociopolítico, cultural, econômico e ideológico
que sistematizou o racismo contra povos não europeus, e suas práticas culturais. O colonialismo se
impõe, a partir do poder econômico até os dias atuais, seja no discurso do cotidiano, na publicidade
ou nos discursos oficiais da economia e das instituições públicas e privadas.
 
III. A primeira figura apresenta uma forma de discriminação racial comum na publicidade comercial
do século XIX. Na segunda figura têm-se uma representação que valoriza o corpo da mulher negra,
sendo exaltada por suas verdadeiras qualidades. Na terceira figura, há uma representação que
reforça o ideal racista das propagandas comerciais do século XIX.
 
IV. Na década de 1960 houve uma nova fase para as mulheres que lutavam pelo fortalecimento do
movimento feminista, incluindo a emancipação dos seus corpos, autonomia, liberdade e igualdade de
direitos; neste contexto os negros nos Estados Unidos protestavam contra a brutalidade policial,a
segregação, a discriminação e pela conquista de direitos civis.
 
a) Apenas afirmativas II e IV estão corretas.
b) Apenas afirmativas II, II e IV estão corretas.
c) Apenas afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Apenas afirmativas I, II e IV estão incorretas.
e) Apenas afirmativas I e IV estão incorretas.
923) 
924) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2497299
FUNATEC - Prof (SJ Basílios)/Pref SJ Basílios/História/2023
História - Luta Antiarracista
As empresas têm a responsabilidade de monitorar e garantir que não haja trabalho escravo em sua
cadeia de produção, além de tomar medidas para prevenir casos de escravidão moderna. Caso sejam
flagradas utilizando trabalho escravo, as empresas podem sofrer sanções legais e financeiras, além de
sofrerem danos à sua reputação e imagem. De acordo com as informações passadas acima, marque a
alternativa que indique qual é a responsabilidade das empresas em relação à escravidão moderna?
a) Na verdade, essa não é uma responsabilidade das empresas, pois elas não têm nenhuma
responsabilidade em relação à escravidão moderna.
b) As empresas devem denunciar qualquer suspeita de escravidão moderna em sua cadeia de
produção.
c) As empresas só são responsáveis pela escravidão moderna que ocorre diretamente em suas
instalações.
d) As empresas devem pagar uma multa se forem flagradas utilizando trabalho escravo em sua
cadeia de produção.
e) As empresas não têm responsabilidade em relação à escravidão moderna, inclusive, podem até
ajudar a aumentar o número desses casos no brasil e no mundo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2344638
IBFC - Prof (SEC BA)/SEC BA/Educação Básica/História/2023
História - Luta Antiarracista
A diáspora africana foi um processo histórico caracterizado pela imigração forçada de
homens, mulheres e crianças do continente africano para outras regiões do planeta. Sobre
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2497299
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2344638
925) 
esse tema, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A imigração forçada sustentou o regime escravocrata por meio de intensa violência e exploração
da vida humana.
 
II. A elevada brutalidade que se seguiu a essa imigração forçada dificultou que essas pessoas
criassem laços de sociabilidade nos locais em que chegavam.
 
III. A História enquanto disciplina deve abordar o estudo da história e da cultura africana e afro-
brasileira em razão dos conhecimentos e saberes africanos produzidos no continente africano e nas
suas diásporas.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmativa I está correta
b) Apenas a afirmativa II está correta
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) As afirmativas I, II e III estão corretas
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
www.tecconcursos.com.br/questoes/2625830
VUNESP - Prof EFM (SEDUC SP)/SEDUC SP/História/2023
História - Luta Antiarracista
No artigo Avanço das mulheres. Que mulheres?, de Alzira Rufino, publicado em 2003, há o
seguinte trecho: Enquanto as mulheres brancas estão rompendo estereótipos e atingem números
significativos em áreas antes restritas aos homens, as mulheres negras ainda têm que lutar para ter
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2625830
acesso a funções como secretárias ou recepcionistas, ocupações tidas como “femininas”, mas que podem
melhor ser descritas como “femininas e brancas”.
 
(Apud Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes.
O negro no Brasil de hoje)
 
Para Alzira Rufino, no artigo citado,
a) as políticas afirmativas em relação às mulheres negras no mundo do trabalho foram multiplicadas
ao longo das duas últimas décadas, mas o efeito não chegou ao patamar desejado porque a
educação continua sempre um ponto de estrangulamento para a formação de mulheres negras para
trabalhos mais qualificados.
b) a conjuntura das mulheres afrodescendentes no mercado de trabalho preocupa muito porque elas
tendem a receber remunerações inferiores às mulheres brancas e, ao mesmo tempo, há uma
condição positiva porque as mulheres negras sofrem menos com o desemprego e têm um alto grau
de contratações formais.
c) o avanço no status das mulheres em todo o mundo e no Brasil, nas últimas décadas, não produziu
no país melhorias sensíveis à mulher negra, pois é a trabalhadora que saiu dos trabalhos forçados do
escravagismo diretamente para os trabalhos braçais, mais insalubres, mais pesados, mesmo no tempo
contemporâneo.
d) há uma boa vontade do mercado de trabalho no sentido de oferecer boas colocações profissionais
para mulheres afrodescendentes, mas efetivamente tal condição não tem sido materializada porque
falta uma legislação específica que atenda essas mulheres, além da desatenção da Justiça do
Trabalho com esse tema.
e) há um recuo institucional em relação aos direitos históricos das mulheres negras devido à
revogação de uma série de leis consideradas como políticas afirmativas voltadas a essas mulheres,
que passaram a ser tratadas no mercado de trabalho como qualquer outro trabalhador.
926) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2625739
VUNESP - Prof EFM (SEDUC SP)/SEDUC SP/História/2023
História - Luta Antiarracista
No Brasil, os grupos empobrecidos e descendentes de escravizados, apesar da abolição da
escravatura e da proclamação da República, continuaram a viver em completa e violenta desigualdade.
Contudo, não só de opressão vivia o povo. É importante lembrar que a movimentação, a reação e a
resistência que fazem parte da história do negro brasileiro constituem momentos importantes da história
do Brasil.
 
A população negra nunca aceitou passivamente essa situação. Na luta pela construção da cidadania
muito sangue foi derramado.
 
(Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes. O negro no Brasil de hoje)
 
Entre outras formas de resistência e luta desde a abolição, Munanga e Gomes apresentam o Teatro
Experimental Negro, que
a) resultou da fusão das inúmeras associações de defesa das causas negras existentes em São Paulo,
desde o último quartel do século XIX, e priorizou a formação teórica dos artistas, essencialmente
afrodescendentes, e a montagem de peças clássicas.
b) nasceu na primeira década do século XX, no Recôncavo Baiano, e foi herdeiro direto dos grupos
que defendiam a abolição da escravatura, voltando-se para a formação prática de artistas negros e
simpatizantes da luta pela igualdade racial.
c) constitui-se, a partir dos anos 1930, nas principais cidades mineiras, a partir de grupos políticos e
religiosos conservadores, que defendiam a necessidade de artistas negros, mas consideravam a
qualidade superior da arte de origem europeia.
d) surgiu no Rio de Janeiro, na década de 1940, tendo o objetivo de abrir as portas das artes cênicas
brasileiras para atores e atrizes negros, além de publicar um periódico no qual retratou o ambiente
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2625739
927) 
político e cultural de mobilização antirracista no Brasil.
e) apareceu, ao fim do século XIX, no estado do Ceará, a primeira região brasileira a extinguir a
escravidão e especializou na montagem de peças que tratassem do escravismo no Brasil como uma
experiência voltada para a inclusão dos negros.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2449170
AVANÇASP - Prof (SM Arcanjo)/Pref SM Arcanjo/6º ao 9º ano/História/2023
História - Luta Antiarracista
Sobre a história africana e suas relações com a Europa e a América, julgue os itens a seguir e
assinale a alternativa correta:
 
I – As interpretações cristãs contribuíram na construção de ideário negativo sobre a África.
 
II – O imperialismo na África foi caracterizado pela repartição e exploração do continente entre as
potências europeias, tendo como marco a Conferência de Berlim, realizada em 1584.
 
III - Interessada em ampliar seu mercado consumidor no Brasil, a Inglaterra desenvolveu medidas
para o fim da escravidão em 1807.
a) Apenas o item I é falso.
b) Apenas o item II é falso.
c) Apenas o item III é falso.
d) Apenas os itens I e II são falsos.
e) Todos os itens são falsos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2213719
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2449170https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2213719
928) 
929) 
VUNESP - Vest (FICSAE)/FICSAE/2022
História - Luta Antiarracista
Como a maior parte das comunidades tradicionais africanas eram sociedades ágrafas, a palavra
falada era uma das formas que homens e mulheres tinham de se conectar com o mundo divino e
sobrenatural, era o elo entre o passado, o presente e o futuro.
 
(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)
 
Ao abordar aspectos das sociedades africanas antigas, o excerto destaca
a) os mecanismos de preservação e transmissão de tradições e costumes locais.
b) a fragilidade cultural provocada pela persistência de preconceitos e formas de comunicação
arcaicas.
c) o subdesenvolvimento local provocado pela carência de formas articuladas de linguagem e de
arte.
d) as estratégias de organização política e econômica das comunidades locais.
e) a importância da ação catequizadora e educadora dos missionários europeus.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1963998
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UnB)/UnB/Regular/2019
História - Luta Antiarracista
Um olhar sobre o Brasil de Vargas (1930-1945) revela a segregação racial como política estatal,
implodindo a teoria da democracia racial brasileira. Antes, ao contrário, confirmam o autoritarismo
extremado do Estado brasileiro e de seus detentores contra setores específicos da sociedade. Os estudos
mais recentes sobre a temática mostram, superando os desconfortos, que a segregação e a desigualdade
de direitos entre cidadãos foram legalizadas, teorizadas e praticadas no país. No Brasil das décadas de 30
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1963998
e 40, a educação eugênica foi aplicada às crianças, em especial aos filhos da classe trabalhadora mais
empobrecida, sobretudo, entre pretos ou pardos. Nada menos que três ministros da Educação durante a
Era Vargas identificaram-se com esse ideal de base racista.
 
Sidney Aguilar Filho. Racismo à brasileira. In: Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 8, n.º 88, jan./2013, p.
28 (com adaptações).
 
A questão das cotas nas universidades não constitui simples lógica indenizatória, destinada a quitar
dívidas da história e a garantir direitos usurpados de uma comunidade específica. O debate sobre as
cotas trata, sobretudo, de inscrever uma discussão sobre a política afirmativa no aperfeiçoamento da
democracia, no vir a ser da nação.
 
Luiz Felipe de Alencastro. As cotas raciais na UnB. In: Flávio Gomes e Petrônio Domingues. Políticas da raça. São
Paulo: Selo Negro, 2014, p. 407 (com adaptações).
 
A respeito das temáticas históricas de que tratam os fragmentos de textos apresentados, assinale a
opção correta.
a) A construção da teoria da democracia racial reflete a conjuntura do país no período pós-abolição,
que foi marcada pela igualdade no âmbito dos direitos e pela cidadania plena desfrutada pela maioria
da população afro-brasileira.
b) As leis editadas no país no começo do período republicano, ainda na década de 90 do século XIX,
defendiam a liberdade de culto e expressão e acabavam com as perseguições sofridas pelos
candomblés e capoeiras, algumas das expressões da cultura negra brasileira.
c) As teorias eugênicas e racistas, presentes no país desde o final do século XIX, foram duramente
criticadas no contexto internacional do começo do século XX, tendo o Brasil sido o único país
influenciado por elas nas décadas de 30 e 40.
d) Tal qual o movimento dos direitos civis nos EUA e a luta contra o apartheid na África do Sul, as
ações afirmativas adotadas no Brasil refletem uma conjuntura interna e externa marcada pelo
930) 
enfrentamento aos efeitos do racismo na sociedade contemporânea.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2018793
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UnB)/UnB/Regular/2018
História - Luta Antiarracista
T’Challa é um rei-guerreiro da nação africana fictícia de Wakanda. O herói de rosto africano é a
estrela do filme Pantera Negra, a primeira grande produção cinematográfica derivada dos quadrinhos
da Marvel a trazer um protagonista e um elenco principal negros para o centro da tela. Subvertendo os
estereótipos que frequentemente cercam o continente africano, Wakanda nunca foi colonizada. É
extremamente desenvolvida, dona de uma secreta tecnologia avançada cuja estética se apoia no
afrofuturismo.
Tory Oliveira Pantera Negra e o racismo no universo nerd In Carta Capital, 11/2/2018 Internet <www
cartacapital com br> (com adaptações)
A respeito dos sentidos e das estruturas linguísticas desse fragmento de texto e dos múltiplos aspectos a
ele relacionados, julgue os itens de 19 a 22 e assinale a opção correta no item 23, que é do tipo C.
 
As leituras históricas que retratavam a África como um continente colonizado e marcado por estereótipos
negativos deixaram de ser hegemônicas nos filmes de Hollywood a partir dos processos de
independência dos países africanos, finalizados na década de 50 do século XX.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1317917
FGV - Prof (SEDUC AM)/SEDUC AM/História 20h e 40h/2014
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2018793
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1317917
931) 
História - Luta Antiarracista
Leia a notícia a seguir:
 
“E se alguém te dissesse que o Brasil está longe de ser um país multiétnico? – e que a Copa do Mundo
evidencia isto de uma maneira muito simples? Em um texto publicado na última terça-feira no jornal
inglês The Guardian, o repórter Felipe Araújo faz uma reflexão sobre a torcida brasileira na Copa do
Mundo: ‘Cobrindo a Copa do Mundo como jornalista me encontrei participando de um jogo similar ao
‘Onde Está Wally?’, o problema é que a pergunta agora era mais séria: onde estão os negros? Passei por
cinco cidades-sede até o momento e em todas elas a pergunta para a resposta estava distante de ser
respondida – eu até perdi lances de gol enquanto procurava por negros nas torcidas.’”
 
(Onde estão os negros? Texto do The Guardian. Pragmatismo político [on-line], 4 jul.
2014.)
 
A reportagem publicada no jornal inglês abordou, com estranhamento, a flagrante discrepância entre o
número de negros na população brasileira e a quantidade de negros presentes na torcida brasileira nos
estádios durante a Copa do Mundo de 2014.
 
Desse ponto de vista, o campeonato futebolístico evidencia que o Brasil é um país racista, porque a
desproporção apontada é consequência histórica da
a) marginalização econômica da maioria da população negra.
b) restrição física ao ingresso de brasileiros negros nos estádios.
c) hostilidade de torcidas organizadas contra negros nas arquibancadas.
d) segregação étnica realizada nos meses anteriores à Copa.
932) 
e) cultura de cordialidade entre negros, vítimas de racismo, e seus agressores brancos e pardos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2625857
VUNESP - Prof EFM (SEDUC SP)/SEDUC SP/História/2023
História - Lutas dos Povos Indígenas
Ainda no que tange à produção de diferenças, seguindo as pessoas enquanto caminhavam por
suas redes de relações nas frequentes visitas que fazem entre diversas terras Guarani, observei que
estas frequentemente são constituídas por vários tekoa diferentes e cada um destes procura seguir as
orientações das suas próprias lideranças (...) com alguma autonomia em relação às decisões e atividades
de abrangência maior, que podem envolver diversos tekoa [...]
 
Diversas pessoas, principalmente as mais velhas, explicam que essas diferenças e autonomias são
altamente desejáveis e produtivas. Enfatizam também que poderiam exercê-las ainda mais, se as terras
Guarani não fossem tão pequenas.
 
(Adriana Queiroz Testa. Entre pessoas e lugares: práticas de circulação
de saberes Guarani Mbya. Em: Amanda Cristina Danaga e Edmundo
Antônio Peggion, Povos indígenas em São Paulo: novos olhares)
 
O excerto, que é parte da pesquisa feita pela autora com o povo Guarani Mbya, em 2013, faz referência
a) à manutenção de tradições que obscurecem a evolução sociocultural desse povo.
b) aos equívocos históricos cometidos pelos estudos antropológicos acercadesse povo.
c) à importância da territorialidade para o modo de vida desse povo indígena.
d) às dificuldades desses indígenas, em relação ao uso de tecnologias de comunicação.
e) aos efeitos negativos das ações governamentais, após a Constituição de 1988.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2625857
933) 
934) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2403159
OBJETIVA CONCURSOS - Prof (Pref Butiá)/Pref Butiá/História/2023
História - Lutas dos Povos Indígenas
A respeito dos povos indígenas brasileiros, assinalar a alternativa INCORRETA:
a) Os povos Tupi habitavam principalmente o litoral atlântico brasileiro, enquanto os Guarani
habitavam principalmente a região do rio da Prata.
b) O sistema de cultivo, posto em prática por grupos aldeões, tais como os Tupi e os Guarani,
caracteriza-se pela utilização de pequenas clareiras abertas pelos homens nas matas das várzeas dos
rios.
c) A domesticação de animais é conhecida desde o período paleolítico.
d) O acontecimento que marca a passagem do neolítico para o paleolítico é a substituição da
agricultura latifundiária e exportadora de grãos dos povos indígenas pelo sistema de horticultura.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2339739
IADES - GPPGG (SEPLAD DF)/SEPLAD DF/História/2023
História - Lutas dos Povos Indígenas
De acordo com os estudos recentes da história indígena, relacionados ao período colonial brasileiro,
assinale a alternativa correta.
a) As comunidades nativas encontradas pelos portugueses em 1500 eram culturalmente primitivas e
socialmente desorganizadas. Não pronunciavam as três letras da vida civil e política: o “F” de fé, o “L”
de lei e o “R” de rei.
b) Doenças e guerras de conquista provocaram, já no primeiro século desde a chegada dos
europeus, a extinção dos povos originários, restando nada mais que reminiscentes desses antigos
habitantes no atual território brasileiro.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2403159
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2339739
935) 
c) Tanto como aliados ou como inimigos, os nativos desempenharam papéis essenciais ao longo de
toda a colonização portuguesa, desenvolvendo estratégias próprias e variadas de adaptação, de
negociação e de resistência em espaços de interação interétnica, como os aldeamentos missionários,
junto a governos e a elites locais e nos mundos do trabalho colonial.
d) Implantado em 1549 com o Governo-Geral, o projeto missionário da Companhia de Jesus tinha
como único objetivo o controle da força de trabalho indígena por meio dos aldeamentos e da
catequese.
e) No século 17, a força de trabalho indígena foi inteiramente substituída pela africana em virtude da
incapacidade dos índios para os penosos serviços exigidos pela colonização, especialmente nas
lavouras de açúcar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2361503
FGV - Prof (Pref SP)/Pref SP/Ensino Fundamental II e Médio/História/2023
História - Lutas dos Povos Indígenas
“Segundo o IBGE, São Paulo é o 4º município com maior população indígena (população absoluta)
no Brasil: 12.977 índios. A existência de índios nas cidades decorre de duas razões principais: do
movimento de migração das terras de origem para as cidades e do crescimento das cidades que
acabam alcançando as terras indígenas as quais passam a integrar a área urbana. Em São Paulo
encontramos as duas situações: duas Terras Indígenas Guarani localizadas na zona sul e oeste, onde
vivem 1711 índios, e uma grande população indígena distribuída por diversos bairros da Grande São
Paulo, constituída por famílias que migraram de suas terras de origem de diversas regiões do país.”
Adaptado de Comissão Pró-Índio de São Paulo, 2022 (https://cpisp.org.br).
A partir do trecho e dos desafios para inclusão da história e culturas indígenas nos currículos da
Educação Básica analisados por Edson Silva (Ensino e sociodiversidades indígenas: possibilidades,
desafios e impasses a partir da Lei 11.645/2008), assinale a afirmativa correta.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2361503
a) Os dados sobre a população indígenas na cidade mostram a absorção do elemento indígena à
população brasileira, entendida em seu caráter nacional.
b) O levantamento do IBGE confirma a diferença entre as comunidades indígenas puras, da
Amazônia e do Xingu, e as aculturadas, como as de São Paulo.
c) A cidade de São Paulo, desde sua fundação, relaciona-se com as tribos indígenas ao seu redor, o
que reforça a necessidade de incorporar o estudo de suas festas no ensino.
d) Promover o contato dos estudantes com as comunidades indígenas remanescentes permite
preservar suas tradições originais.
e) Analisar a situação dos indígenas na cidade, no presente, permite superar imagens exóticas e
folclorizadas sobre esses povos, conhecendo melhor sua heterogeneidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2632677
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Indígena (VI)/2023
História - Lutas dos Povos Indígenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2632677
936) 
(BANIWA, D. Mona Lisa cunhã. Imagem retirada do site do artista. Disponível em:
˂https://www.behance.net/denilsonbaniwa˃).
 
A obra – de autoria do artista indígena Denilson Baniwa – dialoga com a obra de Leonardo da Vinci
denominada Mona Lisa (ou A Gioconda), iniciada em 1503. Pode-se afirmar que Baniwa, ao ambientar a
figura europeia numa aldeia indígena, remete à
a) reinterpretação crítica de imagens artísticas consagradas.
b) fusão pacífica entre as culturas estrangeira e nacional.
c) celebração da superioridade da arte do Renascimento europeu.
d) impossibilidade do hibridismo social e cultural.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2193643
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Indígena (VI)/2022
História - Lutas dos Povos Indígenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2193643
937) Jaider Esbell (1980-2021), artista, intelectual e ativista indígena, foi curador da exposição
“Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea”, parte da 34ª Bienal de São Paulo, em 2021. Leia um
trecho de entrevista com esse artista: “As nossas histórias e nossos pensamentos sempre foram
interpretados, introduzidos e moldados por antropólogos, por padres, por políticos, enquanto a gente
nunca conseguiu imprimir um pensamento autoral, que nos coloque devidamente em um lugar de
pessoas que têm mundos próprios, cosmologias próprias. E aí temos que fazer paralelos a todos os
momentos com a cultura que quer ser dominante para falar de nós mesmos. Nós indígenas dizemos que
o folclore brasileiro não existe, é uma invenção, é uma apropriação das nossas cosmologias e entidades.
Uma apropriação.”
 
(Adaptado de: “O que são 70 anos diante de 521, meu querido?”, entrevista de Artur Tavares com
Jaider Esbell, In: Elástica, 3 de outubro de 2021.)
Na visão de Jaider Esbell,
a) os indígenas contam a sua própria história por meio do folclore brasileiro, o que foi apagado por
antropólogos, padres e políticos ao longo de 500 anos de contato entre brancos e povos nativos do
Brasil.
b) é fundamental que os artistas e lideranças indígenas participem da formulação do folclore
brasileiro para que suas culturas se tornem conhecidas e sejam fixadas em museus e espaços
culturais em geral.
c) quando sujeitos indígenas assumem protagonismo nos espaços de produção cultural, suas visões
de mundo ganham visibilidade e permitem a superação do folclore que simplifica as suas culturas.
d) as artes cerâmicas e plásticas produzidas por artistas indígenas, assim como suas referências
culturais, foram ignoradas pelo eurocentrismo que marcou o modernismo brasileiro do começo do
século XX
www.tecconcursos.com.br/questoes/2219114
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2219114
938) 
COMVEST UNICAMP - Vest (UNICAMP)/UNICAMP/Vestibular Indígena (VI)/2021
História - Lutas dos Povos Indígenas
Depois de 45 anos desaparecido, o Relatório Figueiredo, que apurou matanças de comunidades
inteiras, torturas e toda sorte de crueldades praticadas contra indígenas em todo o país – principalmente
por latifundiários e funcionários do extinto Serviço de Proteçãoao Índio (SPI) –, ressurgiu quase intacto
em abril de 2013. Supostamente eliminado em um incêndio no Ministério da Agricultura, ele foi
encontrado no Museu do Índio, no Rio de Janeiro, com mais de 7 mil páginas preservadas e contendo 29
dos 30 volumes originais. O relatório seguiu para a análise da Comissão da Verdade, que apura violações
de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988.
 
Entre denúncias de caçadas humanas promovidas com metralhadoras e dinamites atiradas de aviões,
inoculações propositais de varíola em povoados isolados e doações de açúcar misturado ao veneno
estricnina, o texto foi redigido pelo então procurador Jader de Figueiredo Correia, resultado de uma
expedição que, em 1967, percorreu mais de 16 mil quilômetros, entrevistou dezenas de agentes do SPI e
visitou mais de 130 postos indígenas.
 
O Ministério Público Federal, a fim de possibilitar que a população brasileira tenha acesso a tais
informações, disponibilizou a íntegra do relatório.
 
(Adaptado de Relatório Figueiredo. Ministério Público Federal. 6ª Câmara. Populações indígenas e comunidades
tradicionais. Disponível em http://www.mpf.mp.br/. Acessado em 10/05/2021.)
 
Sobre o relatório Figueiredo, as condições em que foi produzido e os crimes que descreve, é correto
afirmar que:
a) ações violentas contra indígenas no período da ditadura militar no Brasil foram raras e
imediatamente investigadas.
939) 
b) ainda que com um de seus volumes desaparecido, o relatório é um documento importante na luta
por reparação.
c) havia dedicação à proteção aos indígenas por parte do SPI, órgão mais tarde transformado em
FUNAI.
d) o relatório, porque reencontrado em um museu, perdeu sua validade jurídica perante o Estado
brasileiro.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1732594
CPCON UEPB - Prof (Cacimba D)/Pref Cacimba Dentro/História/2021
História - Lutas dos Povos Indígenas
“A partir da década de 1970, por força dos movimentos indígenas se inicia um novo formato para
uma escola indígena. É com a luta organizada que surgem coletivamente os protestos e reivindicações,
com a contribuição de instituições não-governamentais e de trabalhos acadêmicos em pleno processo de
abertura política brasileira e o declínio do regime militar. Mesmo com uma incipiente conquista nesse
período, havia muita insatisfação diante da atuação de professores não-indígenas nas aldeias de
diferentes grupos étnicos brasileiros. Professores estes que utilizavam de práticas pedagógicas violentas
e apenas evocavam em sala-de-aula a cultura ocidental e língua portuguesa em detrimento das práticas
culturais e línguas indígenas.”
 
(APOLINÁRIO, 2015, p. 136)
 
O texto acima nos ajuda a realizar algumas reflexões sobre a educação indígena no Brasil. Analise as
proposições abaixo, sobre as reinvindicações dos povos originários deste país.
 
I- No início do século XX a educação indígena, no Brasil, esteve voltada para uma política de
“integração”, ou seja, a meta era tornar o indígena um “cidadão nacional”.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1732594
II- O Serviço de Proteção ao Índio (SPI) buscou assegurar o controle do Estado no concebido
processo de integração indígena através da educação.
 
III- O Serviço de Proteção ao Índio (SPI), por ser vinculado ao Estado laico, garantiu a retirada das
denominadas escolas missionárias das aldeias indígenas.
 
IV- A Fundação Nacional do Índio, criada em substituição ao Serviço de Proteção ao Índio (SPI) em
meados do século XX, impediu o avanço do protestantismo entre os povos indígenas e assegurou o
fim da dominação cultural e étnica no Brasil.
 
É CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I e IV.
b) I.
c) III e IV.
d) II e III.
e) I e II.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1953475
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UnB)/UnB/Indígena/2020
História - Lutas dos Povos Indígenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1953475
940) 
Theodor de Bry. Americae tertia pars. 1592.
Publicada em 1592, a gravura precedente, de autoria do francês Theodor de Bry, inspirada nos relatos de
Hans Staden e Jean de Léry, foi publicada no livro Americae Tertia Pars, que trazia informações sobre
a antropofagia tupinambá praticada por grupos indígenas que habitavam o litoral conhecido da América
portuguesa. Tendo como referência inicial essa gravura, julgue o item a seguir.
Crianças e mulheres indígenas tupinambás não eram admitidas no ritual antropofágico.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1953484
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UnB)/UnB/Indígena/2020
História - Lutas dos Povos Indígenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1953484
941) 
Theodor de Bry. Americae tertia pars. 1592.
Publicada em 1592, a gravura precedente, de autoria do francês Theodor de Bry, inspirada nos relatos de
Hans Staden e Jean de Léry, foi publicada no livro Americae Tertia Pars, que trazia informações sobre
a antropofagia tupinambá praticada por grupos indígenas que habitavam o litoral conhecido da América
portuguesa. Tendo como referência inicial essa gravura, julgue o item a seguir.
 
Elementos da cultura tupinambá estão representados na gravura, como, por exemplo, a muçurana (ou
mussurana), corda que prendia o cativo na hora do seu sacrifício.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1953481
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UnB)/UnB/Indígena/2020
História - Lutas dos Povos Indígenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1953481
942) 
Theodor de Bry. Americae tertia pars. 1592.
Publicada em 1592, a gravura precedente, de autoria do francês Theodor de Bry, inspirada nos relatos de
Hans Staden e Jean de Léry, foi publicada no livro Americae Tertia Pars, que trazia informações sobre
a antropofagia tupinambá praticada por grupos indígenas que habitavam o litoral conhecido da América
portuguesa. Tendo como referência inicial essa gravura, julgue o item a seguir.
A representação de um estado de selvageria dos indígenas reafirmava a necessidade da imposição da
cristianização dos povos autóctones das Américas.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1964209
CEBRASPE (CESPE) - Vest (UnB)/UnB/Regular/2019
História - Lutas dos Povos Indígenas
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1964209
943) 
Representantes dos caiapós acompanham a reunião da Constituinte em 1987. Foto TYBA, de Salomon Cytrynowicz.
 
A Constituição Federal de 1988 reconheceu o direito dos índios às suas terras e à cidadania plena. Esse
avanço jurídico só pôde ocorrer por conta da mobilização indígena e de sua atuação junto a aliados na
Assembleia Constituinte. O direito à terra passou a ser reconhecido como originário. Desde então, os
territórios ocupados tradicionalmente por indígenas passaram a ser reconhecidos como tal, após
processos coordenados pela FUNAI. As terras indígenas demarcadas pelo Estado brasileiro são cedidas
aos índios em regime de usufruto, eles não têm a propriedade das terras, que pertencem à União.
 
Clarice Cohn. Tutela nunca mais. In: Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 8, n.º 91, abril de 2013, p. 18-9
(com adaptações).
 
Acerca dos acontecimentos históricos de que tratam o fragmento de texto e a imagem precedentes,
julgue o item a seguir.
 
As investigações sobre o passado dos povos indígenas são realizadas por vários campos do
conhecimento, como a história, a arqueologia, a linguística e a antropologia.
Certo
944) 
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1870185
STRIX - Vest (EBMSP)/EBMSP/Saúde/2017
História - Lutas dos Povos Indígenas
Disponível em: <http://www.inesc.org.br>. Acesso em: abr. 2017.
Quanto à atitude etnocêntrica expressada na charge, é correto afirmar:
a) Os povos indígenas permanecem protegidos contra o preconceito e o racismo porque suas
comunidades estão situadas em áreas remotas do território brasileiro, fora do alcance do mundo
civilizado.
b) Os povos indígenas do passado já estão integrados e assimilados às sociedades urbanas, não se
distinguindo das populações pobres que habitam a periferia das grandes cidades.
c) As políticas de inclusão social são eficientes nas relações de aproximaçãoe convivência entre
brancos e indígenas, em vista do elevado índice demográfico e educacional desses povos.
d) O comportamento sobrevive até os dias atuais, dissimulado por ideologias e programas de caráter
aparentemente inclusivo, contrastando com a forte consciência de identidade dos povos indígenas.
e) A prática de oferecer pentes e espelhos para atrair os povos indígenas no período colonial
continua a surtir efeito, em razão da ignorância que permanece entre os índios.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1870185
Gabarito
801) E 802) B 803) E 804) E 805) C 806) B 807) A
808) A 809) A 810) E 811) A 812) C 813) A 814) D
815) A 816) C 817) E 818) A 819) E 820) C 821) E
822) D 823) E 824) E 825) B 826) A 827) D 828) B
829) B 830) D 831) C 832) C 833) B 834) A 835) D
836) B 837) B 838) D 839) A 840) A 841) B 842) C
843) B 844) C 845) C 846) A 847) A 848) E 849) E
850) C 851) C 852) B 853) C 854) C 855) C 856) A
857) A 858) C 859) B 860) B 861) D 862) E 863) B
864) B 865) D 866) B 867) B 868) D 869) C 870) C
871) D 872) B 873) A 874) A 875) D 876) C 877) B
878) D 879) B 880) D 881) C 882) C 883) D 884) A
885) E 886) A 887) B 888) B 889) E 890) A 891) D
892) C 893) A 894) B 895) C 896) A 897) A 898) E
899) C 900) B 901) A 902) D 903) A 904) A 905) C
906) A 907) C 908) D 909) B 910) D 911) A 912) C
913) A 914) D 915) D 916) B 917) E 918) A 919) A
920) B 921) B 922) C 923) B 924) D 925) C 926) D
927) B 928) A 929) D 930) Errado 931) A 932) C 933) D
934) C 935) E 936) A 937) C 938) B 939) E 940) Errado
941) Certo 942) Certo 943) Certo 944) D

Mais conteúdos dessa disciplina