Buscar

PCC ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
DISCIPLINA: ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS
TEMA: EVOLUÇÃO DOS MAMÍFEROS
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SEMESTRE: 6° PERÍODO
VANESSA GONÇALVES ALMEIDA
RA: 2001226
A evolução dos mamíferos é um assunto comumente abordado e discutido. O texto escrito por Marina Bento Soares (SOARES, Marina Bento. Cinodontes fósseis brasileiros revelam os primeiros passos da evolução dos mamíferos. Cienc. Cult., São Paulo, v. 67, n. 4, Dec. 2015) apresenta uma abordagem ampla sobre os cinodontes fósseis brasileiros. Leia o texto disponibilizado, procure artigos científicos e livros sobre o tema e responda: Quais as evidências de que os cinodontes fósseis podem trazer informações sobre a evolução dos mamíferos?
Construa um texto com as suas palavras em que o questionamento acima é respondido. Cite as fontes de informação consultadas e inclua obrigatoriamente em suas fontes de informações, pelo menos, dois artigos científicos.
A evolução, é algo de todos os seres vivos, desde aqueles seres unicelulares que são minúsculos, até nos mamíferos. Porém ainda não conseguimos explicar com clareza, como surgimos em meio a tantas outras classes e reinos, diante da história evolutiva da vida na Terra. 
E é a fim de tentarmos descobrir a nossa história que pesquisamos os fósseis, eles podem nos dar algumas respostar essenciais, e sobre a evolução dos mamíferos, temos de estudar e pesquisar os cinodontes fósseis, e é no Brasil, assim como no mundo todo, que temos exemplares para estudo e pesquisa, da nossa caminhada ao longo da vida. 
No sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, foram encontrados fósseis de cinodontes que ainda não tinham sido catalogados, e lhe foram dados os nomes de Brasilitério e Brasilodonte, tendo semelhanças com o mais antigo mamífero o Morganucodon (cinodontes do grupo dos sinápsidas). Assim mostrando que esses novos fósseis descobertos, tem aquele “pé” no que se tornaram os mamíferos. Mas é claro que não são só esse fosseis brasileiros que nos dizem a respeito do nosso caminhar, mas sim no geral os cinodontes fósseis, com as suas mudanças. 
As evidências dos cinodontes fósseis, trazem grandes informações sobre a evolução dos mamíferos, devido a várias mudanças na sua morfologia do crânio. Essas mudanças são, os ossos quadrado e articulado, que se funde m e formam o que conhecemos como ouvido médio, com a bigorna, martelo e o estribo. Temos outra evidência, a junção do maxilar com o resto do crânio e dentes heterodontes (dentes com diferentes funções), assim tomando a semelhança com os mamíferos. 
Contudo essas mudanças, ou como podemos dizer ‘essas adaptações’, nos dão uma noção de como houve a evolução da Classe Mammalia, devido a formação e a semelhança com o crânio dos cinodontes.
Os cinodontes possui uma boa fonte de informações sobre a evolução dos mamíferos, pois ambos fazem parte do mesmo eixo evolucionário uma das semelhança entre eles é suas mandíbulas. Os cinodontes apresenta mandíbulas constituídas pelo osso dentário e ossos pos-dentario, já os mamíferos têm a mandíbula formada por um único osso.
Outra característica que há entre os cinodontes e os mamíferos é que seus sangues são quentes, possuem pelos no corpo e diferentes tipos de dentes que os auxiliam no processo de digestão dos alimentos. Estudos com os fosseis dos cinodontes comprovam que eles tinham uma distribuição cosmopolita, quando ainda existiam no subcontinente.
Com base nos estudos dos cinodontes foi possível perceber que possui uma análise de grande semelhança entre os cinodontes e os mamíferos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
SOARES, Marina Bento. Cinodontes fósseis brasileiros revelam os primeiros passos da evolução dos mamíferos. Paleontologia/artigos, Ciência e Cultura,  vol. 67,  n°. 4, São Paulo Oct./Dec. 2015.
PIVETTA, Marcos. A origem dos mamíferos. Pesquisa FAPESP, Edição 76, Junho de 2002.
Publicado na internet em https://revistapesquisa.fapesp.br/2002/06/01/a-origem-dos-mamiferos. Acessado em 13/04/2021.
CABRAL, Marcus Vinicius Bonafé. SÍNTESE EVOLUTIVA DOS MARSUPIAIS (MAMMALIA: METATHERIA). Revista Científica da FHO|UNIARARAS v. 3, n. 2/2015.
FORNELL, Rodrigo. MARINHO, Jorge Reppold. AS COLEÇÕES MASTOZOOLÓGICAS E O MUSEU REGIONAL DO ALTO URUGUAI: 30 ANOS DE PESQUISA E ENSINO SOBRE MAMÍFEROS. PERSPECTIVA, Erechim. v. 39, Edição Especial, p. 25-32, março/2015 
(http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/1003_496.pdf ). Acessado em 13/ 04/2021. 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: Mamíferos pleistocênicos; Fazenda Nova; Brejo da Madre de Deus; Tafonomia; Taxonomia; geocronologia do(s) Autor(es) da Silva Alves, Rosembergh 
(https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6492). Acessado em 13/04/ 2021 
ARTIGO: Silva, R.C.; Godoy, M.M.; Binotto, R.B.; Zerfass, H. 2011. Astroblema de Vista Alegre, PR- Sítio Fossilífero Predebon, Quarta Colônia, RS - Pegadas de vertebrados triássicos no sul da Bacia do Paraná. In: Winge, M. ; Schobbenhaus, C. ; Souza, C. R.G . ; Fernandes, A. C.S .; Berbert-Born, M.; Sallun filho, W.; Queiroz, E.T.; (Edit) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Publicado na Internet em 26/01/2011 no endereço: http://www.unb.br/ig/sigep/sitio045/sitio 045.pdf [atualmente: http://sigep.cprm.gov.br/sitio045/sitio045.pdf]. Acessado em 13/04/2021.

Continue navegando