Buscar

Direito Administrativo SEM Gabarito

Prévia do material em texto

1. João, delegado titular de certa delegacia, editou uma ordem de serviço, com a finalidade de distribuir e ordenar o serviço interno da DP, definindo que o setor X, composto pelos agentes de Polícia Civil A, B, C e D, é responsável por determinadas atividades.
De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, o citado ato administrativo ordinatório praticado por João decorre do poder administrativo:
A. disciplinar, que lhe permite praticar atos normativos internos com eficácia restrita àquela delegacia;
B. hierárquico, que é um poder de estruturação interna da atividade pública;
C. disciplinar, que lhe permite inovar no ordenamento jurídico no âmbito de sua circunscrição;
D. de polícia, que lhe permite organizar as rotinas administrativas necessárias à investigação criminal;
E. de polícia, que lhe permite organizar as rotinas operacionais próprias de polícia judiciária.
2. A discricionariedade administrativa refere-se à maneira pela qual a Administração Pública utiliza seu poder para exercer atos administrativos com a finalidade de atender ao interesse público. Em relação ao conceito de discricionariedade administrativa, assinale a afirmativa correta.
A. É a liberdade do administrador de tomar determinadas decisões, desde que esteja nos limites da lei.
B. É a expansão do ato administrativo por agentes putativos, em consonância com o arcabouço legal.
C. É a ação realizada com desrespeito à ordem jurídica vigente, em função de um viés pessoal.
D. É a permissão da execução de ato pela administração, sem recorrer ao Poder Judiciário
E. É a vinculação de ato administrativo à lei, sem possibilidade de questionamento.
3. O Estatuto dos Servidores Públicos Civis de Salvador estabelece que o auxílio-educação será devido ao servidor e aos seus dependentes, na forma a ser definida em regulamento. Neste sentido, o Prefeito Municipal editou o Decreto nº 29.128, de 10 de novembro de 2017, dispondo sobre a matéria.
O ato praticado pelo Chefe do Poder Executivo está embasado no seu poder administrativo:
A. hierárquico, pois, na qualidade de autoridade máxima em nível municipal, tem a prerrogativa de editar atos legislativos sobre servidores públicos municipais;
B. disciplinar, pois tem competência originária para estabelecer normas gerais aplicáveis aos servidores públicos em nível municipal;
C. normativo, pois estabelece normas gerais e abstratas que complementam legislação previamente existente, para sua fiel execução;
D. regulamentar, pois tem a prerrogativa de editar leis de efeitos concretos que inovem no ordenamento jurídico, criando ou extinguindo direitos e obrigações;
E. de polícia, pois tem competência originária para estabelecer normas gerais aplicáveis aos servidores públicos em nível municipal, criando ou extinguindo direitos e obrigações.
4. Poder disciplinar é o poder de impor sanções e punições àqueles que, de qualquer forma, se relacionam com a Administração Pública.
Assinale a alternativa que apresenta uma manifestação do poder disciplinar.
A. A aplicação de uma multa de trânsito.
B. A aplicação de advertência a um servidor público.
C. A execução fiscal de uma dívida tributária.
D. A edição de um decreto regulamentar.
E. A proibição de o particular efetuar determinada atividade comercial em certo local
5. O Prefeito Municipal passou a fixar placas em frente às obras públicas, na qual constar seu nome e sobrenome, com os dizeres: "Mais uma obra do Prefeito Fulano de Tal". Tal conduta afronta os seguintes princípios básicos da Administração Pública:
A. legalidade e discricionariedade.
B. moralidade e impessoalidade.
C. eficiência e moralidade.
D. publicidade e impessoalidade.
E. eficiência e impessoalidade.
6. Tendo em vista os princípios da administração pública, é INCORRETO afirmar que
A. de acordo com o princípio da legalidade, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
B. em função do princípio da impessoalidade, a Administração deve manter‐se numa posição de neutralidade (imparcialidade), estando proibida de estabelecer discriminações gratuitas. As discriminações somente são possíveis em razão do interesse coletivo, uma vez que as gratuitas implicam abuso de poder e/ou desvio de finalidade.
C. a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo, ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos.
D. “Como condição à aquisição de estabilidade, o servidor está submetido à avaliação de desempenho por uma comissão constituída para essa finalidade.” A afirmação não se relaciona com o princípio da eficiência.
E. princípio da motivação é aquele que vincula a Administração Pública a motivar todos os atos que edita, pois, quando atua, representa interesses da coletividade. É preciso dar motivação dos atos ao povo, pois ele é o titular da coisa pública.
7. Com a Reforma Administrativa de 1998, a “Nova Administração Pública” introduz, pela emenda 19/98, o princípio da:
A. legalidade.
B. impessoalidade.
C. moralidade.
D. eficiência.
E. publicidade.
8. Prefeito Municipal determinou às diretoras das escolas municipais que promovessem a afixação de cartazes, na entrada de cada unidade de ensino, contendo a fotografia de sua esposa com os seguintes dizeres: “A primeira dama Maria, mulher guerreira e dedicada às causas filantrópicas, será candidata a Deputado Estadual nas próximas eleições e conta com o seu apoio”. A conduta do Prefeito viola frontalmente, a um só tempo, os princípios administrativos expressos no art. 37, caput, da Constituição Federal de 1988 da:
A. isonomia e razoabilidade;
B. eficiência e pessoalidade;
C. improbidade e lealdade;
D. impessoalidade e moralidade;
E. competitividade e igualdade.
9. Em uma situação hipotética, o Município de Angra dos Reis, aproveitando o aumento de pessoal após a realização de um concurso público, decide criar um novo órgão para aprimorar os serviços de saúde na região.
Nesse contexto, foi utilizado pelo Município a técnica administrativa conhecida por
A. desconcentração.
B. concentração.
C. descentralização.
D. centralização.
E. publicização.
10. Com o escopo de fomentar a especialização do órgão, com a consequente e posterior melhor capacitação dos servidores lá lotados, determinado Tribunal de Justiça, no exercício de função administrativa, observadas as formalidades legais, subdividiu o então Departamento de Engenharia e Licitações em dois novos departamentos, um de Engenharia e outro de Licitações.
De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, esse desmembramento de um órgão em dois, com o objetivo de melhorar a prestação do serviço público e assim atender ao princípio da eficiência, é a:
A. delegação administrativa;
B. centralização administrativa;
C. concentração administrativa;
D. desconcentração administrativa;
E. descentralização administrativa.

Continue navegando