Buscar

respostas da prova 1 ano felicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE FILOSOFIA 1º ANO Felicidade
1) O que Platão quer dizer com conhecimento e bondade. Explique – Trata-se da felicidade entendida como um BEM ou PODER concedido pelos deuses. Subentendia-se que, para mantê-la, a pessoa deveria conduzir sua vida de tal maneira a não se indispor com as divindades, para o que era preciso sabedoria. Isso significa que a felicidade era tida como uma espécie de fortuna ou acaso – enfim, um bem instável que dependia tanto da conduta pessoal, como da boa vontade divina. No entendimento de Platão, o mundo material – aquele que percebemos pelos cinco sentidos – é enganoso. Nele tudo é instável e por meio dele não pode haver felicidade. Por isso, para esse filósofo, o caminho da felicidade é o do abandono das ilusões dos sentidos em direção ao mundo das ideias, até alcançar o conhecimento supremo da realidade, correspondente à ideia do bem.
2) Aristóteles: vida teórica e prática, explique esse contexto – Aristóteles entendia que a finalidade última de todos é a felicidade, e um ser só alcança seu fim quando cumpre sua virtude. O ser humano dispõe de uma grande quantidade de funções ou faculdades, mas a única que só ele tem e que o distingue dos demais seres é a de pensar, especialmente a atividade racional. Assim, o ser humano só alcançará seu fim (a felicidade) se atuar conforme sua virtude – a razão -, dedicando-se fundamentalmente à vida teórica, no sentido de uma contemplação intelectual. Mas Aristóteles reconhecia que o sábio não pode dedicar-se à contemplação se, por exemplo, não há alimentos, se seus filhos choram de fome e a cidade está em pé de guerra. Portanto, ele também defendia não abandonar a companhia da família e dos amigos, a riqueza e o poder. Todas essas atividades, e o prazer que delas resulta, promoveriam o bem – estar material e a paz social, indispensável à vida contemplativa. Por outro lado, o gozo de tais prazeres estaria também vinculado ao exercício de outras virtudes humanas – como a generosidade, a coragem, a cortesia e a justiça – que, em seu conjunto, contribuem para a felicidade completa do ser humano.
3) Epicuro: caminho do prazer! Como Epicuro concebia a realidade? Para ele tudo é matéria? Como sua concepção da realidade contribui para seu entendimento do que é ser feliz?
Epicuro tinha uma concepção ontológica materialista, dai sua concepção sensualista da felicidade. Ou seja, para ele, ser feliz é algo que se conhece fisicamente. Ele dizia que todos os seres buscam o prazer e fogem da dor e que, para sermos felizes, devemos gerar, primeiramente, as condições materiais e psicológicas que nos permitam experimentar apenas o prazer na vida. E prazer, para esse filósofo, é principalmente ausência de dor.
4) Qual é a ideia fundamental contida na metáfora “uma andorinha não faz verão”? Por que Aristóteles a utiliza?
A migração das Andorinhas (como de outros pássaros) para as regiões mais cálidas ocorre nas mudanças de estação. Assim, quando os bandos de andorinhas chegam, anunciam a chegada do verão. A menção desse fenômeno por Aristóteles tem o propósito de mostrar, de forma analógica ou metafórica, que “uma ação isolada não faz o homem”, assim como uma andorinha isolada não é elemento suficiente para mostrar que o verão se aproxima. Portanto, o filósofo está buscando mostrar, com essa metáfora, que, para atingir a felicidade verdadeira, o indivíduo deve dedicar –se durante toda sua existência à vida teórica, contemplativa, não apenas um dia ou outro.
5) Explique o papel da vontade e do controle sobre os pensamentos na ética estoica.
Pela vontade conseguimos uma brechinha de liberdade para construir uma vida feliz, pois ela nos permite querer ou não querer as coisas. Assim, devo usá-la no sentido de querer apenas aquilo sobre o que tenho poder, que depende de mim, evitando querer o que não depende de mim e que, por isso, me faz sofrer.
6) Qual é a obra na qual Aristóteles dedica-se a pensar sobre a felicidade? 
a) Política
b) Poética
c) Ética a Nicômaco
d) Metafísica
7) Como podemos interpretar a seguinte citação de Aristóteles: “O bem é aquilo a que todas as coisas tendem” (Aristóteles, 1973, p. 249)?
a) Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade será identificada com o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.
b) Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade será identificada com o “prazer”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que devemos buscar uma vida de satisfação dos impulsos.
c) Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade será identificada com a “honra”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que é preciso realizar grandes feitos para ser reconhecido e isso é a verdadeira felicidade.
d) Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade será identificada com a “riqueza”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que é preciso acumular a maior quantidade de dinheiro possível, pois só assim é possível prevenir-se da pobreza

Outros materiais