Buscar

Atividade 3 - Geoprocessamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – Geoprocessamento
Pergunta 1 
Os índices de vegetação foram criados para analisar as propriedades relacionadas à reflectância da vegetação, com aplicações diversas, sendo crescente a sua utilização na avaliação das condições da vegetação e no seu monitoramento. Existem diversos índices que analisam as propriedades espectrais da vegetação nas bandas do vermelho e infravermelho próximo, cada qual apresentando características distintas. Entre os sensores mais utilizados para a obtenção de imagens para determinar estes índices, está o LANDSAT.
Com base nisso, diferencie os índices: Índice da Razão simples (SR), Índice da Diferença Normalizada (NDVI), Índice Global de monitoramento Ambiental (GEMI) e Índice de Vegetação Melhorado (EVI), citando as suas principais características e o que os distinguem dos demais.
Resposta:
No índice de vegetação da Simples Razão ou SR é baseado na razão entre uma banda, onde os valores dos seus dados crescem com o aumento da vegetação utilizando o (infravermelho próximo) e outra banda a qual os valores decrescem com o aumento da vegetação apresentada em (vermelho), gerando um parâmetro que é altamente sensível à presença de vegetação, este tipo de índice de vegetação foi um dos primeiros a ser utilizado para se obter dados. 
O índice de vegetação NDVI: Este tipo de indicador é um dos mais utilizados atualmente por sua capacidade de reduzir parcialmente o efeito da topografia, e em sua apresentação utiliza uma escala de medida linear que varia entre –1 e 1, onde o valor 0 são designados como um conjunto de “pixel” para apresentar os dados na ausência de vegetação.
O Índice Global de Monitoramento Ambiental (GEMI): È um índice de vegetação não-linear para monitoramento ambiental global e utiliza como sua principal fonte imagens de satélite. É semelhante ao NDVI, mas é menos sensível aos efeitos atmosféricos. Ele é afetado pelo solo bruto; portanto, não é recomendado para uso em áreas de vegetação escassa ou moderadamente densa.
Índice de Vegetação Melhorado – EVI: O índice de vegetação melhorado é calculado de forma similar ao NDVI, apresentando algumas modificações que garantem a correção de luz refletida. Neste índice busca aperfeiçoar o sinal da vegetação, reduzindo a influência do sinal do solo e da atmosfera sobre a resposta do dossel através da detecção em regiões com maiores densidades de biomassa, de biomassa vegetal (elevados teores de clorofila) como as florestas tropicais.

Continue navegando