Buscar

prova genetica humana e medica III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Com o avanço das pesquisas na área de genética, sabe-se que os alelos existem em formas distintas se expressando de maneiras diferentes no genótipo. Sobre este assunto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Codominância.
II- Alelos múltiplos.
III- Pleiotropia.
(    ) Ocorre quando uma certa expressão fenotípica resulta mais de dois alelos.
(    ) Ocorre quando um gene é responsável por mais de uma expressão de fenótipo.
(    ) Ocorre quando não há uma relação de dominância entre os alelos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A ( )II - III - I.
B ( )I - III - II.
C ( )II - I - III.
D ( )III - II - I.
2A meiose I é conhecida como divisão de redução, pois diminui o número de cromossomos duplicados pela metade. Sobre a meiose I, assinale a alternativa INCORRETA:
A ( )As células produzidas na meiose I possuem um número diploide de cromossomos, cada um deles com duas cromátides-irmãs que são geneticamente idênticas.
B ( )Na telófase I, o fuso é desfeito, há a descondensação dos cromossomos, as células-filhas são separadas por membranas e um núcleo é formado em volta dos cromossomos de cada célula nova.
C ( )Durante anáfase I, há a separação definitiva dos cromossomos pareados (disjunção cromossômica).
D ( )Na metáfase I, os cromossomos pareados migram para polos opostos do fuso mitótico, para que na divisão da célula-mãe cada célula-filha receba um cromossomo homólogo de cada par.
3Técnica que determina a sequência exata de nucleotídeos em uma molécula de DNA, ou seja, ela nos possibilita conhecer a sequência em que as quatro bases nucleotídicas (Adenina, Guanina, Citosina e Timina) ocorrem dentro dessa molécula de ácido nucleico. Assinale a alternativa CORRETA que correspondente ao nome da técnica mencionada:
A ( )Eletroforese.
B ( )Sequenciamento.
C ( )Southern blotting.
D ( )RT PCR.
4Os alelos se encontram no mesmo loco nos cromossomos homólogos e são as possíveis formas de um gene. De acordo com as características e expressão dos alelos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O genótipo corresponde à informação genética, ou seja, aos alelos que ele possui. Já o fenótipo é o que se vê, o efeito na saúde ou a mudança bioquímica.
(    ) Um alelo recessivo tem expressão quando presente em apenas um cromossomo. Já um alelo dominante deve estar nos dois cromossomos para ter expressão.
(    ) Os alelos são diferentes na quantidade presente nos cromossomos para afetar o fenótipo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A ( )F - V - F.
B ( )F - F - V.
C ( )V - F - F.
D ( )V - F - V.
5A ovogênese é o processo de produção dos gametas femininos (ovócitos) a partir de uma ovogônia. Sobre esse processo, assinale a alternativa INCORRETA:
A ( )A fase de multiplicação começa na vida embrionária, na qual as células germinativas primordiais sofrem mitoses para formar as ovogônias.
B ( )Enquanto a espermatogênese só começa após o nascimento, a ovogênese inicia no período intrauterino.
C ( )Os folículos primordiais são formados pelos ovócitos primários e as células epiteliais adjacentes.
D ( )A divisão do ovócito primário origina duas células haploides de tamanhos diferentes. A célula menor é chamada de ovócito secundário, e a maior é chamada de primeiro corpúsculo polar.
6O diagnóstico laboratorial de várias doenças infecciosas pode ser realizado por meio de técnicas moleculares. No caso da pesquisa do vírus SARS CoV2, sobre o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico de pacientes sintomáticos na fase aguda (entre 3° e 7° dia da doença, preferencialmente), assinale a alternativa CORRETA:
A ( )PCR RFLP.
B ( )Nested PCR.
C ( )PCR Convencional.
D ( )RT PCR.
7Os exames do pré-natal são essenciais para apontar eventuais problemas, oferecendo aos pais condições de enfrentar a situação precocemente, o que, na maioria das vezes, garante melhor qualidade de vida à criança. De acordo com o diagnóstico pré-natal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para detectar aberrações cromossômicas, as células coletadas por amniocentese são postas em cultura e os cromossomos metafásicos são analisados numérica e estruturalmente.
(    ) Para o diagnóstico de doenças monogênicas, são feitas técnicas de cultura celular para amplificação do gene obtido do material fetal a partir de células em divisão.
(    ) Pais que já possuem uma doença genética conhecida ou caso o casal já tenha tido um primeiro filho com alguma anormalidade, não é aconselhável realizar o exame devido a sua inespecificidade.
(    ) A técnica de PCR foi a primeira que permitiu a detecção de aneuploidias nos núcleos interfásicos, o que eliminou a necessidade de cultivar células e proporcionou resultados mais rápidos, em cerca de 2-3 dias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE:  XAVIER, J. Pré-natal é essencial para o diagnóstico precoce de doenças raras. IFF/Fiocruz, 2017. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/pre-natal-e-essencial-para-o-diagnostico-precoce-de-doencas-raras. Acesso em: 30 jan. 2021.
A ( )V - V - F - F.
B ( )V - F - F - V.
C ( )V - F - V - F.
D ( )F - V - V - V.
8O sistema Rhesus (Rh) é um sistema sanguíneo complexo, de suma importância para transfusões de sangue e por poder ocasionar a eritroblastose fetal. Indivíduos Rh-positivos possuem o antígeno para este fator em suas hemácias, enquanto os Rh-negativos não possuem, fazendo com que pessoas Rh-negativo tenham reação contra o sangue Rh-positivo. Sobre este sistema, assinale a alternativa INCORRETA:
A ( )Quando o soro anti-Rh fica em contato com sangue humano e apresenta aglutinação o indivíduo é Rh-positivo.
B ( )Quando o soro anti-Rh fica em contato com sangue humano e não apresenta aglutinação, o indivíduo é Rh-positivo.
C ( )Os antígenos do sistema Rh ocorrem somente em hemácias, sendo proteínas expressas por um par de genes homólogos.
D ( )A eritroblastose fetal ocorre quando o sangue da mãe e do feto são incompatíveis.
9As mutações nos genes podem fazer com que as células não desenvolvam seu ciclo de forma correta. Este ciclo celular e o processo de morte das células possuem regulação complexa, sendo que mutações nos proto-oncogenes e os genes supressores de tumor podem gerar neoplasias por diferentes mecanismos. Sobre o câncer, assinale a alternativa INCORRETA:
A ( )Fenótipo mutador compreende a instabilidade genômica causada por uma proliferação celular maligna devido a cromossomos deletados, aneuploidias, DNA duplicado e translocações.
B ( )A apoptose é um tipo de morte celular programada e pode apresentar duas vias, uma ativada por receptores de morte (apoptose intrínseca) e outra que envolve a mitocôndria (apoptose extrínseca).
C ( )As oncogenes se caracterizam por genes codificadores de proteínas que causam crescimento celular e divisão celular descontrolados, expressando um fenótipo maligno para a célula tumoral.
D ( )Mutações pontuais e translocações cromossômicas são as principais causas de um gene proto-oncogene se transformar em um oncogene.
10O sequenciamento, seguido de uma boa montagem das sequências obtidas, permite obter informações referentes à expressão gênica diferencial, estrutura e função dos genes, diversidade genética, presença de elementos móveis no genoma, presença de genes adquiridos por transferência lateral, relações evolutivas, além de permitir a construção de mapas metabólicos, dentre outras. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A fundamentação teórica da técnica de sequenciamento tradicional baseou-se no método de Sanger.
PORQUE
II- Realiza o sequenciamento do transcriptoma, exoma e proteoma.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FIETTO, J. R. L.; MACIEL, T. E. F. Sequenciando genomas. Ciências genômicas: fundamentos e aplicações.  2015. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/18497/material/Sequ%C3%AAnciamdo%20genomas.pdf.Acesso em: 30 jan. 2021.
A ( )A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B ( )As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C ( )As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D ( )As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais