Buscar

Conhecimentos em Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
“A lógica das ações socioeducativas, fundamentada na dimensão investigativa da profissão do Assistente Social e realizada no escopo dos processos socioassistenciais, está centrada _______________, enquanto sujeitos de _______________.
	
	a.
	nos patrões / direitos.
	
	b.
	nos usuários / direitos.
	
	c.
	nos usuários / baixa renda.
	
	d.
	nos patrões / poder.
	
	e.
	nos profissionais / ação.
0,3 pontos   
PERGUNTA 2
1. Para aprofundar o conhecimento sobre a questão social, por meio da pesquisa e em coerência com o projeto ético-político profissional, é preciso conhecer os procedimentos de pesquisa e fazer escolhas. Em relação à pesquisa em Serviço Social, assinale a afirmativa correta.
	
	a.
	Parte da perspectiva de que o conhecimento se limita ao que pode ser observado empiricamente e quantificado, utilizando-se do positivismo para buscar dados quantitativos que expressem, com toda a riqueza, o real.
	
	b.
	Adota uma leitura compreensiva do real, ouvindo os sujeitos que vivenciam os problemas sociais, pois somente eles podem expressar o que pensam e sentem diante das condições de vida, privilegiando, assim, a realização de entrevistas e a construção de história de vida.
	
	c.
	Adota diferentes lógicas para conhecer o real, combinando a concepção positivista com a compreensiva, de forma a obter uma leitura repleta de mediações que deem as dimensões quantitativas do real, mas também seus aspectos qualitativos, subjetivos.
	
	d.
	Parte do real, orientado pela razão crítico-dialética, utilizando diversos procedimentos quantitativos e qualitativos para captar as diferentes dimensões do problema, situando-o em sua historicidade, mediações, contradições, ultrapassando a aparência.
	
	e.
	Reconhece que o conhecimento proveniente do intelecto (formal-abstrato) implica a aceitação passiva de informações que nos chegam à experiência pelo cotidiano, pela necessidade de sobrevivência, de reprodução da existência.
0,3 pontos   
PERGUNTA 3
1. A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1990, é orientada por um projeto pedagógico com um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica voltada a um perfil de profissional crítico. Este projeto define as dimensões investigativa e interventiva como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade. A dimensão investigativa na prática profissional:
	
	a.
	Volta-se para desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, do padrão de intervenção social do Estado, do significado e funcionalidade das ações instrumentais a este padrão, para identificar e construir estratégias que orientem a ação profissional.
	
	b.
	Deve privilegiar o empirismo na busca de conhecer o real em suas contradições, totalidade e entendendo as mediações que permitem desvelar a aparência, atingindo a essência imutável do ser social.
	
	c.
	É essencial para a formulação, coordenação, execução e avaliação de políticas sociais, mas tem importância secundária para o atendimento das demandas imediatas, cotidianas que predominam no exercício profissional.
	
	d.
	Deve-se pautar pelo rigor da pesquisa científica, com métodos e técnicas apropriadas, identificando-se a sistematização de dados no exercício profissional como sendo uma elaboração teórica.
	
	e.
	Mostra-se incoerente com grande parte das competências profissionais, dificultando compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, assim como identificar as demandas presentes na sociedade.
0,3 pontos   
PERGUNTA 4
1. No Brasil, na área de Serviço Social, dois tipos de pesquisa têm sido discutidos. São elas:
	
	a.
	A pesquisa acadêmico-científica e a pesquisa em serviços.
	
	b.
	A pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa.
	
	c.
	A pesquisa de campo e a pesquisa quantitativa.
	
	d.
	A pesquisa ação e a pesquisa qualitativa.
	
	e.
	A pesquisa pura e a pesquisa qualitativa.
0,3 pontos   
PERGUNTA 5
1. Sobre as modalidades de entrevista, assinale a alternativa incorreta.
	
	a.
	Na entrevista estruturada, o assistente social, após apresentação e esclarecimento dos objetivos da mesma ao usuário, formula as perguntas conforme a ordem estabelecida em um roteiro previamente elaborado.
	
	b.
	A vantagem da entrevista estruturada no que se refere aos objetivos a serem atingidos é a rapidez na aplicação, especialmente quando se trabalha com grande demanda populacional.
	
	c.
	A entrevista não estruturada organiza-se de acordo com as variáveis que dependem, precisamente, de cada situação global, mas as perguntas devem ser formuladas sem que estas introduzam as respostas.
	
	d.
	A entrevista não estruturada permite ao entrevistado falar livremente sobre o assunto, mas, quando este se desvia do tema original, o entrevistador deve se esforçar para sua retomada.
	
	e.
	A entrevista não estruturada, ao mesmo tempo em que valoriza a presença do investigador, oferece todas as perspectivas possíveis para que o informante alcance a liberdade e a espontaneidade necessária, enriquecendo a investigação.
0,3 pontos   
PERGUNTA 6
1. Com relação à atitude investigativa no cotidiano de trabalho dos assistentes sociais, assinale a alternativa incorreta.
	
	a.
	A atitude investigativa consiste numa postura inquieta e curiosa, por isso é fundamental na bagagem cotidiana do profissional.
	
	b.
	A ausência da postura investigativa pode levar à cristalização das informações, à estagnação do aprendizado profissional, o que, consequentemente, comprometerá o compromisso do assistente social com a qualidade dos serviços prestados à população usuária.
	
	c.
	No exercício profissional do assistente social, a atitude investigativa só está presente no cotidiano daqueles profissionais que fazem ciência, ou seja, os assistentes sociais que estão inseridos nas academias.
	
	d.
	A postura investigativa é um suposto para a sistematização teórica e prática do exercício profissional, assim como para a definição de estratégias e o instrumental técnico que potencializam as formas de enfrentamento da desigualdade social.
	
	e.
	No exercício profissional do assistente social, a atitude investigativa deve estimular a curiosidade sobre a totalidade da realidade social.
0,3 pontos   
PERGUNTA 7
1. A construção de um projeto de pesquisa representa a definição de um caminho a ser seguido durante a investigação da realidade, esclarecendo para o investigador os rumos do estudo. Segundo Deslandes (2004), as opções e a leitura operacional que o pesquisador faz do quadro teórico estão relacionadas ao seguinte elemento constitutivo de um projeto de pesquisa:
	
	a.
	Definição do tema e escolha do problema.
	
	b.
	Metodologia.
	
	c.
	Objetivos.
	
	d.
	Formulação de hipóteses.
	
	e.
	Definição do problema. 
0,3 pontos   
PERGUNTA 8
1. De acordo com Minayo (2004), o ciclo de pesquisa é um processo de trabalho em espiral que começa com um problema e finaliza com um produto provisório. Constituem etapas desse ciclo:
	
	a.
	Fase exploratória da pesquisa, trabalho de campo e tratamento do material.
	
	b.
	Trabalho de campo, tratamento do material e análise dos dados.
	
	c.
	Trabalho de pesquisa, fase exploratória de campo e tratamento do material.
	
	d.
	Fase exploratória do campo, trabalho de pesquisa e análise dos dados.
	
	e.
	Fase exploratória e fase investigativa.
0,3 pontos   
PERGUNTA 9
1. Assinale a alternativa correta referente à Pesquisa Social.
	
	a.
	Uma pesquisa social pode enfatizar apenas a descrição dos fatos a serem estudados.
	
	b.
	A pesquisa social é realizada seguindo um plano de ação sistemático que inclui apenas o método de observação qualitativa.
	
	c.
	Pesquisas de pesquisa social longitudinais e transversais são métodos não experimentais, enquanto a pesquisa social correlacional é um método de pesquisa observacional.
	
	d.
	Na pesquisa observacional, o pesquisador não pode participar da vida cotidiana de todos os participantespara compreender sua rotina, suas habilidades de tomada de decisão.
	
	e.
	A metodologia é parte integrante de qualquer pesquisa científica e pode ser entendida como um conjunto de técnicas que permitem apreender vários aspectos dos objetos que desejamos investigar.
0,3 pontos   
PERGUNTA 10
1. Uma das atribuições do assistente social é a realização de pesquisas das condições e relações sob as quais o exercício profissional se desenvolve. A pesquisa das situações e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais, usuários dos serviços, bem como dos objetos de intervenção, mais do que uma postura, demonstra o caráter investigativo da profissão. O profissional não apenas coordena e executa políticas sociais, projetos e programas, mas também os avalia, realiza vistorias, perícias e laudos, emite parecer técnico e coordena pesquisas, produzindo conhecimento. Como uma mediação privilegiada na relação entre saber e realidade, a pesquisa resulta em um conhecimento sempre histórico:
	
	a.
	Completo e totalizante.
	
	b.
	Amplo e genérico.
	
	c.
	Provisório e parcial.
	
	d.
	Ilimitado e difuso.
	
	e.
	Flexível e estável.

Outros materiais