Buscar

Quiz - Organização da atenção à saúde no SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Organização da atenção à saúde no SUS
01. Conforme Mendes, o Brasil passa por uma transição epidemiológica diferente do modelo dos países desenvolvidos, havendo um aumento da incidência de doenças crônicas não transmissíveis e a permanência de doenças associadas ao baixo desenvolvimento socioeconômico, fazendo com que o país vivencie uma carga tripla de doenças (relacionadas ao envelhecimento, ao desenvolvimento econômico e às causas externas). Essa transição epidemiológica vivenciada no Brasil acontece pela união de algumas causas específicas, dentre as quais podemos citar:
· Uma agenda não superada de doenças crônico-degenerativas.
· A diminuição da presença de condições crônicas na população.
· Um processo de transição demográfica lento e constante.
· Uma carga importante de causas externas, como a violência.
Resposta correta.
Resposta Correta. Um dos motivos pelos quais o Brasil passa por uma transição epidemiológica diferente dos países desenvolvidos é a carga importante de morbidade e mortalidade por causas externas frequentemente relacionadas ao baixo nível de acesso à saúde e a condições sociais de maior vulnerabilidade, incluindo a violência.
02. A transição epidemiológica refere-se às modificações identificadas a longo prazo nos padrões de morbidade, invalidez e mortalidade de uma população específica. Segundo Schramm, para que isso ocorra, o processo de transição epidemiológica deve englobar determinadas mudanças básicas, tais como:
· Deslocamento da carga de morbidade dos grupos mais idosos para os mais jovens.
· Transformação do predomínio da mortalidade para o predomínio da morbidade. 
Resposta correta.
Resposta Correta. O processo de transição epidemiológica engloba três mudanças básicas. Uma delas é a transformação de uma situação em que predomina a mortalidade para outra na qual a morbidade é dominante. Outra mudança básica acontece quando há o deslocamento da carga de morbidade e mortalidade dos grupos mais jovens para os grupos mais idosos. E, por fim, a mudança básica de substituição das doenças transmissíveis por doenças não transmissíveis e causas externas.
· Substituição das doenças não transmissíveis e das causas externas por doenças transmissíveis.
· Aumento na taxa de fecundidade populacional e diminuição das taxas de mortalidade.
03. Com o objetivo de superar as dificuldades de realização da gestão do SUS no que se refere aos resultados sanitários e à articulação dos diferentes níveis de gestão, surge, em 2006, o Pacto pela Saúde, a partir de prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Esse pacto se estruturou por meio de três eixos principais: o Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão do SUS. Com relação ao Pacto pela Vida, pode-se afirmar que:
· Possui compromisso com as prioridades que apresentam impacto na saúde.
Resposta correta.
Resposta Correta. O Pacto pela Vida firma o compromisso com as prioridades estabelecidas por meio de metas das três esferas que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população. As seis prioridades firmadas no Pacto pela Vida foram: Saúde do Idoso; controle do Câncer do colo do útero e da mama; redução da mortalidade infantil e materna; fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; promoção da Saúde; e fortalecimento da Atenção Básica.A vigilância epidemiológica é uma competência do SUS, definida como um conjunto de ações que avaliam mudanças nos fatores determinantes e condicionantes de saúde, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
· Possui o objetivo de qualificar e assegurar o SUS como política pública.
· Define a responsabilidade dos gestores nos três níveis de Atenção.
· Estabelece diretrizes para a participação social e educação em saúde.
04. A Qualidade é um dos objetivos fundamentais do Sistema de Atenção à Saúde e das Redes de Atenção à Saúde (RAS) para a prestação de serviços. Ela pode ser compreendida na lógica da RAS por meio de seis dimensões. Sobre as dimensões da Qualidade, pode-se afirmar que:
· A pontualidade indica cuidado no tempo certo apenas nos casos de saúde de gravidade.
· A efetividade é a dimensão responsável por evitar desperdício ou ações desnecessárias.
· A equidade é a dimensão na qual os usuários devem ser respeitados nos seus valores e expectativas.
· A Segurança deve evitar situações que podem gerar danos enquanto previne, diagnostica e trata.
Resposta correta.
Resposta Correta. A Segurança é a dimensão responsável por reconhecer e evitar situações que podem gerar danos enquanto se tenta prevenir, diagnosticar e tratar. Ela funciona como uma importante barreira para conter situações de saúde que possam ser agravantes, identificando essas situações para intervir de forma oportuna.

Mais conteúdos dessa disciplina