Buscar

Resenha do filme "Adeus Lênin"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Faculdade Mineira de Direito
Direito Econômico – Professor Dr. Antônio Carlos Lúcio de Castro
Aluna Daniela Cordeiro Duarte Gomides (RA 718356)
Resenha do Filme “Adeus Lênin”
	O filme de Wolfgang Becker 2003, “Adeus Lênin”, retrata um fato muito importante na história da Alemanha e do mundo, a narrativa trás a dicotomia há muito vivida na guerra fria entre duas potências, em função do socialismo e capitalismo. Há uma certa ironia, um soft power, traduzindo a mensagem de adeus socialismo.
	A história inicia mostrando um drama familiar de um pai que não aguenta o regime ditador socialista, que abandona a família em busca da liberdade e melhores condições de vida o ocidente, abandonando a esposa e filhos, está desesperada com a situação torna-se defensora do socialismo.
	Seus filhos crescem e na comemoração da República Democrática Alemã, seu filho descontente com o regime socialista, protesta a favor da queda do muro entrando em conflito com a polícia alemã, vai preso, nesse momentos sua mãe presencia a cena e sofre um infarto, ele é solto e volta para casa, para cuidar da mãe, que ficara em coma durante oito meses, agora com a saúde delicada não poderia sofrer fortes emoções.
Durante esse período várias transformações ocorreram, a queda do muro de Berlin, inauguração de lojas com símbolos capitalistas, a renúncia do Secretário Geral do partido socialista, e até eleições democráticas. Quando a mãe de Alex acorda, ele faz de tudo para que ela acredite que ainda vive em um país com regime socialista.
Contextualizando a narrativa, podemos perceber o mundo dividido em dois regimes o socialista e o capitalista, principalmente após a II Guerra Mundial, que acirrou as disputas entre as duas potências econômicas da época, Estados Unidos e União Soviética. 
Sendo assim, temos “duas Alemanhas” a Oriental, sob o comando da União Soviética sob o regime socialista e a Ocidental, sob o regime capitalista, o diretor do filme ironicamente, com o evento mundial da queda do muro de Berlin, leva aos espectadores do filme a mensagem da queda do socialismo, “Adeus Lênin”.
Lênin foi um dos maiores estadistas e defensor do socialismo, ele adotou a ideologia de Marx, em 1921 elabora a Nova Política Econômica, que revitalizou a economia, porém em 1924 ele morre, mas deixa seu legado, que é eternizado pelo ditador Stalin. 
No entanto, apesar do socialismo ainda existir, o filme mostra como o capitalismo vem conquistando mercados e abocanhando o mundo, onde o regime perdurou e perdura por meio de regimes ditatoriais, repressão militar e medo.

Continue navegando