Buscar

Resumo das aulas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo das aulas 1 e 3
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS:
Segundo Callister a lei de Ohm estabelece uma relação proporcional direta entre tensão e corrente.
V=R.I
A resistência é uma grandeza constante e característica de todos os materiais.
Para avaliação das características dos materiais, em situações aplicadas, é necessário o uso de uma grandeza que inclua as dimensões dos dispositivos – conhecida como resistividade elétrica, conhecida pela letra p.
P=R.A/l
Condutores: São materiais que sempre fornecem elétrons livres úteis para condução.
Ex.: cobre ouro, níquel etc....
Isolantes: São materiais que nunca fornecem possuem elétrons livres úteis para condução.
Ex.: madeira, borracha, água pura, ar e materiais cerâmicos.
Semicondutores: São materiais que apresentam comportamento dual: Como isolante, quando não recebe nenhum tipo de intenção ( injeção de corrente elétrica, aplicação de tensão ou exposição a luz ) com o mundo exterior.
Supercondutores: São materiais que apresentam resistência elétrica a passagem de corrente elétrica igual a 0 e formação de um campo magnético sem dissipação de energia, quando resfriados em temperaturas criogênicas.
Ex. : Nióbio, YBaCuO3
Semicondutores: por conservação de cargas, a produção de elétrons livres exige a produção de uma carga positiva, para manter a neutrabilidade do semicondutor intrínseco. 
A condutividade elétrica nos semicondutores intrínsecos é dependente da movimentação dos portadores de carga negativas ( elétrons ) e positiva ( buraco ).
Nos semicondutores extrínsecos do tipo N, depende somente da movimentação dos portadores de cargas negativas ( elétrons ).
Resumo aula 2 e 4 
MOBILIDADE ELÉTRICA
Segundo Callister a mobilidade elétrica é uma grandeza que representa a facilidade no transporte de cargas no interior de um material. Esse parâmetro pode ser utilizado na construção de um dispositivo microeletrônico ( diodo e transistores ) e optoeletrônico.
A partir desta movimentação de cargas podemos dividir uma velocidade de deslocamento (drift velociti) da seguinte forma:
Vd=E Me
A variação da resistividade elétrica (como condutividade) é dependente de diversos fatores:
Temperatura/presença de impurezas e elementos de liga/aplicação de deformação mecânica sobre o material.
SEMICONDUTIVIDADE
A semicondutividade podem ser classificadas em duas categorias distintas:
Semicondutores intrínsecos – São aqueles que possuem carga neutra, ou seja, a quantidade de portadores de cargas negativas e positivas são iguais.
Extrínsecos – São aqueles que possuem um excesso de cargas negativas (tipo N) ou um excesso de cargos positivas (tipo P). Esse excesso de carga é decorrente da presença de um elemento dopante, colocado intencionalmente no semicondutor intrínseco original.•.
 
Resumo aulas 5 e 7
COMPORTAMENTO ELÉTRICO DOS MATERIAIS ISOLANTES
Os materiais isolantes podem ser classificados em duas classes de materiais distintos:
CERÂMICOS – Representamos materiais mais abundantes na natureza. São característicos dos Óxidos, nitretos, silicatos, etc. ... apresentam condutividade elétrica e térmica baixa, além de ter um comportamento mecânico frágil, limitando sua aplicação em situação onde existe a presença de esforços mecânicos.
POLÍMEROS – São materiais constituídos pela formação de longas cadeias de carbono, devido a interligação de unidades mínimas (meros), repetidas diversas vezes (poli), possuem baixa temperatura de fusão e boa ductilidade.
COMPORTAMENTO DO DIELÉTRICO 
Os materiais dielétricos possuem comportamento isolante e possuem como principal característica a formação de um dipolo elétrico quando submetido a uma tensão elétrica externa. Esse dipolo representa a formação de um par de cargas – negativa- positiva que se desloca no interior do material, estabelecendo um campo elétrico direcional.
A capacitância é principal característica, que representa a facilidade de produção de cargas, em função elétrica aplicada.
CABOS METÁLICOS PARA TRANSMISSÃO DE DADOS EM REDES LOCAIS
Segundo Tanenbaum, 2003: O valor da atenuação nos meios físicos metálicos é dependente da frequência de modulação do sinal elétrico transmitido. Quando maior esta taxa de modulação, maior será o valor da atenuação do sinal com a distância percorrida.
CABOS COAXIAIS
Segundo tanenbaum, 2003, a necessidade da transmissão de sinais com frequências de modulação na região do GHZ, características dos sinais de televisão, em distância até poucos quilômetros, trouxe a criação de cabos metálicos com menor atenuação do sinal elétrico.
FIBRA ÓPPTICA 
As fibras ópticas representam o melhor meio de transmissão confinado para sistemas de telecomunicações. As redes de internet de alta velocidade (FTTP- fiber to the premise), que permitem conexões com taxas de transmissão de 100 MBites/s reais para assinantes finais, são suportadas por anéis metropolitanos ópticos e sistemas ópticos, de longa distância.
 
 
Resumo aulas 6 e 8
EXISTEM DUAS PROPRIEDADES DE MATERIAIS ELÉTRICOS
FERROELETRICIDADE – São matérias que possuem a capacidade de formação natural de dipolos elétricos, apresentando magnetização permanente. Exemplo é o Titanato de bário, que pode ser utilizado como dielétrico em capacitores.
Piezoeletricidade – São materiais que possuem propriedades transdutoras, ou seja, conseguem transformar energia na forma de pressão em energia elétrica e vice-versa. Os materiais foram muitos utilizados em microfones, como o carbeto de silício, atualmente o nibato de lítio é aplicado na fabricação dos dispositivos optoeletrônicos.
FIOS ELÉTRICOS PARA INSTALAÇÕES PREDIAIS
Os fios elétricos para instalações prediais são especificados em relação a demanda de fornecimento de corrente elétrica necessária para o fornecimento dos equipamentos.
RESISTORES
Os resistores são componentes que possuem a função básica de conversão de energia elétrica em energia térmica. A resistência é o parâmetro que descreve o comportamento dos resistores em Ohm.
Os resistores são identificados por um código de cores que são representados por faixas coloridas pintadas no corpo do componente.•.
 
Resumo aulas 9 e 10
INDUTORES
Os indutores são componentes que possuem a função básica armazenamento de energia na forma de campo magnético.
Tipos de indutores 
Indutores com núcleo de ar – São constituídos por várias espiras, formando uma bobina, são indutores de alta capacidade de armazenamento de campo magnético e pequena saturação de corrente.
Indutores de núcleo de ferro – A utilização do núcleo de ferro permite aumentar a indutância. São utilizados laminados ou pó particulados de ferro / óxido de ferro. Estes indutores são utilizados para aplicação em circuitos de alta frequência.
Transformadores – Os transformadores são componentes que tem a função básica de aumentar ou diminuir a tensão. São compostas por duas bobinas paralelas, separadas por um núcleo de ferro.
CAPACITORES
Os capacitores são componentes que possuem a função básica armazenamento de energia na forma de campo elétrico.
TRANSISTORES 
Os transistores possuem três regiões distintas, definida pelo semicondutor extrínseco: emissor, base e coletor. No funcionamento do transistor, tensão ou corrente elétrica é aplicada na região do emissor; a base tem a função de regular, pela ação de tensão ou corrente a passagem desta tensão ou corrente e o coletor recebe o valor final que a base permitiu transferir.
Os transistores apresentam as seguintes funções: Retificadores de tensão alternada/ Gerador de sinal do tipo rampa/ Controlador de fluxo de corrente elétrica/ Amplificador de baixo ruído.

Outros materiais