Buscar

Antropologia e Cultura Alimentar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UMA QUESTÃO ESTÁ ERRADA
PERGUNTA 1
1. O elemento mais fundamental das tradições culturais é sua transmissão pela aprendizagem e não por meio de herança biológica. A cultura, em si, não é biológica, mas se baseia em certas características da biologia humana. Há mais de um milhão de anos, os seres humanos têm pelo menos algumas das capacidades biológicas das quais depende a cultura: aprender, pensar de modo simbólico, usar a linguagem e empregar ferramentas e outros produtos para organizar suas vidas e se adaptar aos seus ambientes.”
KOTTAK, Conrad Phillip. Espelho para a humanidade: uma introdução concisa à antropologia cultural. p,28.
 
O enunciado acima revela elementos básicos que constituem o campo de estudos da Antropologia. Sobre esta ciência, pode-se afirmar:
 
I. É uma ciência comparativa que analisa apenas sociedades antigas e primitivas.
II. As culturas são tradições e costumes transmitidos pela aprendizagem que formam e orientam as crenças e o comportamento das pessoas expostas a eles.
III. Os estudos de Antropologia da Alimentação possibilitam a compreensão dos nossos padrões alimentares, suas origens, composição, seus valores simbólicos e uma série de aspectos que nos auxiliam na conscientização sobre o que somos por meio do que comemos.
E.
As afirmativas II e III estão corretas
PERGUNTA 2
Sobre a definição e objetivos da Antropologia, leia a os itens abaixo e marque a resposta correta:
I. A Antropologia enquanto Ciência Humana, volta-se para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem.
II. Assumindo seu aspecto de Ciência Social, a Antropologia propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.
III. Conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados é o que propõe a Antropologia em seu aspecto de Ciência Biológica.
	Resposta: As afirmativas I e II estão corretas
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PERGUNTA 3
1. O ato de se alimentar é inerente ao ser humano e faz parte da rotina de vida de qualquer pessoa. A alimentação depende de aspectos sociais, econômicos, culturais, religiosos, das preferências individuais e das experiências alimentares vivenciadas ao longo da vida. Com base nessa afirmação escolha as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Para a maioria das pessoas, a alimentação está relacionada a momentos agradáveis, prazerosos de bem-estar e convívio social.
II. O convívio familiar “ao redor da mesa”, hábitos tão valorizados em nossa cultura, está ficando cada vez mais frequente por conta da dinâmica da vida contemporânea.
III. Considerando a necessidade de promoção a saúde, pode ser necessária modificações no hábito alimentar do sujeito.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta: 
	E.
	Apenas a afirmativa I está correta
PERGUNTA 4
1. Na Antropologia, a cultura pode ser entendida como um sistema simbólico, ou seja, um conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras e instruções que governam o comportamento humano. Esses símbolos e significados são partilhados entre os membros do sistema cultural, assumindo um caráter público e, portanto, não individual ou privado.
BRAGA, Vívian. Cultura Alimentar: contribuições da antropologia da alimentação, 2004.
Analise as afirmativas abaixo:
I. Pode-se afirmar que nossos hábitos alimentares fazem parte de um sistema cultural repleto de símbolos, significados e classificações, de modo que todos os alimentos estão livres das associações culturais que a sociedade lhes atribui.
II. A cultura alimentar não diz respeito apenas àquilo que tem raízes históricas, mas, principalmente, aos nossos hábitos cotidianos, que são compostos pelo que é tradicional e pelo que se constitui como novos hábitos.
III. As práticas alimentares revelam a cultura em que cada um está inserido, visto que comidas são associadas a povos em particular.
IV. Em muitos sistemas culturais, o gosto e o olfato identificam e hierarquizam as classes de alimentos naquilo que é comestível em oposição ao que não é.
,.
	
	A.
	As afirmativas II, III e IV estão corretas

Continue navegando