Buscar

As pericias podem envolver qualquer aspcto do saber humano

Prévia do material em texto

As pericias podem envolver qualquer aspcto do saber humano. Médicos , engenheiros, químicos, contendores , artistas, todos podem vir a ser convocados para a função pericial, tanto no foro penal como no foro civil. A gama de exames necessários ao esclarecimento dos fatos duradouros nos diversos tipos de processos é enorme.
Os fatos demontrados através de pericia, por serem evidenciados por técnicos especializados, por isto com base cientifica, devem prevalecer, mesmo que se oponham a depoimentos testemunhais, ou que contrariem a confissão de um acusado.
O juiz não está adstrito ao lado pericial, podendo rejeita-lo. É o que no artigo 182 do cpp e no 258 do CPC.mas é necessário que o juiz justifique as razoes por que não acompanhou o parecer dos peritos .Corpo de delito – As infrações penais podem deixar vestígios delicta facti permanentis, como no homicídio a na lesão corporal, ou não delictas fatcti transeuntis, como na injuria e no desacato . Dá –se o nome de corpo de delito ao conjunto de elementos sensíveis , denunciadores do fato criminoso . São os elementos materiais , perceptíveis pelos nossos sentidos, resultantes da infração penal. Esses elementos sensíveis, objetivos devem ser alvo de prova, obtida pelos meios que o direito fornece Os peritos técnicos dirão da sua natureza e estabelecerão o nexo entre eles e o ato ou omissão por que incrimina o acusado. O exame de corpo de delito deve realizar-se o mais rapidamente possível, logo que se tenha conhecimento da existência do fato.
O CPP estabelece , no artigo 158, que `` quando a infração deixa vestígios , será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado .
É direto o corpo de delito objeto da atividade pericial.
Chama-se , indevidamente , de corpo de delito indireto a substituição do exame objetivo pela prova testemunhal, subjetiva. Indevidamente, pois não há corpo, embora exista o delito, porque faltam os sinais, os vestígios, os elementos materiais. O mesmo código determina, como um principio geral, a exclusividade dos peritos oficiais para os exames técnicos .
A função do perito- verificar o fato, indicando a causa que motivou . pode procedera todas as indagçoes que julgar necessárias, devendo consignar, com imparcialidade exemplar, todas as circunstancias, sejam ou não favoráveis ao acusado .expondo sua opinião cientifica, o perito é age livremente na conclusão preestabelecidas.
Divergência entre peritos- a fiscalização da pericia deve ser bem – vinda. Tanto pela falibilidade do ser humano, como pela necessidad de transparência nas ações judiciais, recomenda-se que adotadas medidas acauteladoras que impeçam falhas de qualquer natureza.o processo penal sugere que haja um perito relator e outro revisor do laudo.
Documentos médicos- legais 
As pericias medicas podem ser solicitadas em qualquer tipo de processo- penal, civil,administrativo. No foro penal , o perito medico pode ser chmado a intervir em qualquer fase do processo- inquérito, sumario, julgamento, até mesmo após a sentença. As pericias podem consistir em exames da vitima, do indiciado, de testemunhas ou jurado. O exame do indiciado pode ter por finalidade determinar as identidade, lesões ou vestígios de luta, a existência de doenças físicas ou mentais etc. pode se chamado para esclarecer duvidas .
Preâmbulo- é uma espécie de introdução na qual constam a qualificação da autoridade solicitante, a dos peritos, a do examinando , o local onde é feito o exame, a data e a hora, bem como o tipo de pericia a ser feita.
Quesitos- são pergunta cuja finalidade é a caracterização de fatos relevantes que deram origem ao processo. Caracteriza os elementos de um fato típico. 
Histórico- é a contrapartida da anamnese do exame clinico comum. Na maioria das vezes , os dados referentes aos antecedentes são obtidos do próprio examinado. No caso da autopsia , precisam ser transcritos da guia de remoção que acompanha o corpo.
A descrição deve ser minuciosa , rica em detalhes.O perito deve procurar não diagnosticar durante a descrição, mesmo que seja tentado a fazê-lo para simplificá-la.
Discussão- os dados histórico são comparados com achados do exame objetivo.
Conclusão – parte que o perito assume uma postura quanto á ocorrência, ou nao,de um fato, com base nas informações do histórico ,nos achados do exame objetivo e no se conforto. Podem ser afirmativas ou negativas.
Resposta aos quesitos- sucinta e objetiva. Não pode haver interpretações duvidosas
Consulta medico legal- duvidas devem ser levantadas para que seja ouvida a opniao de um mestre da medicina legal.
De acordo co a lei dos registros públicos art. 53, o registro de óbito tem que ser feito , mesmo que a criança tenha nascido morta.
Aspctos médicos- estabelecer a causa básica da morte. 
A doença ou lesão que iniciou a sucessão de eventos mórbidos que levou diretamente á morte, ou as circunstancias do acidente ou violência que produziu a lesão fatal. A partir da causa básica, surgem causas conseqüenciais entrelaçadas que, por fim, chegam á causa terminal ou imediata .
Não é permitido colocar abreviaturas as causas de morte nem a sua substituição pelo numero que tem na classificação internacional de doenças( Cid).
Quando não houver lesões macroscópicas, os patologistas devem recolher fraguimentos das principais vísceras para exame histopatológico e , se possível, material para exame toxicológico. Persistindo a dificuldade, após o resultado dos exames, a causa da morte será declarada indeterminada.isso acontece em casos avançado de putrefação.
Apêndice
Quesitos oficiais.
1. São diferentes quer se trate de examinando vivo ou morto. O exame será sempre nas clinicas medico – legais das instituições oficiais.
Tipo de pericia:
Exame de lesão corporal
· Se há ofensa a integridade ou a saúde do paciente
· Qual instrumento ou meio que produziu a ofensa;
· Se foi produzido por meio de veneno, fogo, explosivo, asfixia ou tortura, ou por outro meio insidioso ou cruel.
· Se resultou debilidade por mais de trinta dias
· Se resultou perigo de vida 
· Se resultou debilidade permanente
· Se resultou de aceleração de parto ou aborto
Exame de conjunção carnal
· Se a paciente é virgem
· Se há vestígios de desvirginamento recente 
· Se há outros vestígios de conjunção carnal
· Se há vestígios de violência 
Autor :Helio Gomes
 Edição: Medicina legal
 Editora: Livraria Freitas Bastos Editora S.A.
Editor: Isaac D. Abulafia.
Capítulo: 3

Continue navegando