Buscar

Gestão de compras

Prévia do material em texto

ATIVIDADES E MODALIDADES
A logística que contém a função compras é denominada de logística de suprimentos. Em geral, e de modo mais simples, a logística de suprimentos se refere às atividades que garantem a disponibilidade dos produtos e matérias primas no momento certo.
Ronald Ballou (2006), um dos principais especialistas na área, diz que a logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
Na logística de suprimentos são traçadas estratégias entre fornecedores e empresas para redução dos custos no direcionamento dos recursos.
Estratégias para aquisição de recursos materiais: 
· Verticalização (fabricar): consiste em fabricar a menor quantidade possível e produzir o máximo que puder. Mas tem como principal vantagem a autonomia e como desvantagem a o alto investimento.
· Horizontalização (comprar): consiste em comprar de terceiros o máximo possível e produzir menos. A sua principal vantagem é a redução dos custos e a desvantagem é a dependência de terceiros.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DE COMPRA
Solicitação de compras
Documento que contém informações sobre o que comprar.
Coleta de preços
Refere-se ao documento que recebe do fornecedor com informação de preço, descontos, prazos de pagamentos, descrição dos produtos.
Análise de preços
Nessa etapa, é recomendado levar em consideração todos os dados dos fornecedores, visando obter o melhor valor agregado nesse processo de compras.
Pedidos de compra
É o contrato formal entre empresa e fornecedor.
Acompanhamento do pedido
É conhecido como follow-up, é o procedimento para manter o controle sobre os pedidos, desde a emissão até a liberação.
MODALIDADES E FORMAS DE COMPRAS
· Normal: consiste na realização de compras com prazos e condições essenciais que permitam obter vantagens.
· Em emergência: é realizada sem a prática de todos os processos, o que reduz a capacidade de negociação. Ocorre por falhas no planejamento ou causas acidentais.
FORMAS DE COMPRAS:
CADASTRO DE FORNECEDORES
Essa etapa faz parte da função compra. É o cadastro de fornecedores que vai avaliar e qualificar cada fornecedor com o objetivo de manter a qualidade e os prazos de acordo com o contrato formalizado.
Para a qualificação dos fornecedores é preciso avaliar o desempenho anterior, a reputação, avaliação, certificação de terceiros e a avaliação de amostras de produtos. Desse modo, a empresa vai poder confiar no seu fornecedor.
A próxima etapa do processo é a NEGOCIAÇÃO:
A negociação pode ser definida como a reunião entre as partes interessadas, que tem como principal objetivo chegar a um acordo coletivo.
“Processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo.” (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)
As estratégias de negociação estão relacionadas ao tempo, informação e ao poder de negociação. 
Compreendendo esses três fatores e com uma boa escolha de fornecedor, consequentemente irá ter produtos de qualidade e alto lucro com as vendas.
Bons estudos! 
Concorrências repetitivas
Inconstantes (compras isoladas). Exemplo: veículo
Contrato de longo prazo
Geralmente, o prazo e a quantidades são maiores.
Constantes (compra regular). Exemplos: materiais de escritório.
Exemplo: compra de matérias primas.
 
 
 
.MsftOfcThm_Accent4_Fill_v2 {
 fill:#FFC000; 
}

Continue navegando