Buscar

formas de consciência, Marx, acumulação primitiva, lei geral da AC. capitalista

Prévia do material em texto

1) Em seu prefácio de 1859, Marx expõe sinteticamente o resultado geral de seus estudos que serviu de fio condutor para suas elaborações. Nesta exposição, o que seriam as formas de consciência (ou formas ideológicas)? *
R: Marx expõe em seu prefácio de 1859 que as formas ideológicas são as formas filosóficas, artísticas, jurídicas, políticas e religiosas. 
2) O filme "O Jovem Marx" do diretor e cineasta haitiano Raoul Peck mostra o momento em que Karl Marx conhece Friedrich Engels, e ambos iniciam uma parceria política e teórica bastante frutífera. Discorra sobre a importância deste encontro para as elaborações teóricas posteriores de Marx. *
R: Como retratado no filme, Marx e Engels se tornaram grandes amigos. Mais que isso, Engels foi essencial para as elaborações teóricas de Marx. Isso porque, 
Friedrich Engels também escreveu algumas obras de análises sociais, inspirou Marx por diversas vezes, além de ajudar com informações, analises e financeiramente. Ademais, por ser filho de um empregador de indústria têxtil, Engels incentivou Marx em seus estudos sobre economia e política. Além disso, Engels também fez parte da criação de algumas obras, como o Manifesto do partido comunista.
3) Qual seria a contradição, exposta por Marx no prefácio de 1859, que em determinado período possibilitaria a abertura de uma época de revolução social?
R: Para Marx, a contradição seria que, como responsáveis pela produção da riqueza social, a classe trabalhadora é a base do sistema capitalista. Logo, é exatamente partindo dessa base que começaria a revolução, ou seja, com a união dos trabalhadores e a superação da propriedade privada. 
4) Sobre a "acumulação primitiva" do capital, marque a alternativa incorreta. *
( ) É o processo histórico de separação entre produtor e meio de produção.
( ) Trata-se da pré-história do capital e do modo de produção que lhe corresponde.
( ) Ela não é resultado do modo de produção capitalista, mas seu ponto de partida.
(X) Consiste na acumulação que existia nas sociedades primitivas tribais.
5) Contextualize os elementos históricos que fazem com que a acumulação primitiva, para Marx, possa ser "tudo", menos idílica.
Segundo Marx, a suposta acumulação primitiva não foi idílica porque a divisão de classes não aconteceu de forma “pacifica.” Ela aconteceu de forma violenta: a partir do roubo de terras, da escravização e do tráfico dos mesmos, e da expropriação do trabalhador direto. Um breve exemplo do que foi dito são os trabalhadores do campo, que antes conseguiam garantir sua subsistência e então foram expulsos de suas terras, e ficando sem condições de sobrevivência a não ser pela venda de suas forças de trabalho. 
6) Sobre a lei geral da acumulação capitalista, marque a alternativa correta. *
(F) O aumento do capital variável gera desemprego estrutural e as crises capitalistas
(V) Do aumento do capital constante em relação ao capital variável decorre o emprego de menos força de trabalho
(F) A mão invisível que autorregula o mercado garante, em última instância, o equilíbrio entre oferta e demanda
(F) Enquanto mais desenvolvimento capitalista, mais a riqueza é socializada para o conjunto da classe trabalhadora
(F) Conforme aumenta a acumulação, diminui a centralização, liberalizando cada vez mais a economia
7) Discorra sobre os principais elementos da lei geral da acumulação capitalista. *
Os principais elementos da lei geral da acumulação capitalista são: a conversão de mais valia em capital,a concentração e centralização do capital, a exploração da força de trabalho, o aumento da produtividade e o exército industrial de reserva. Para Marx, a lei geral da acumulação capitalista consiste na ideia de “uma massa crescente de meios de produção, graças à produtividade do trabalho social, pode ser colocada em movimento com um dispêndio progressivamente decrescente de força humana.” (Marx, p. 209)., ou seja, a tendência é gerar uma grande quantidade de trabalhadores excedentes que, apesar de aumentar as forças produtivas, não encontrarão onde vender sua força de trabalho, visto que a força de trabalho vivo cai com a ampliação do capital. 
.

Continue navegando