Buscar

RELAÇÂO PARASITO - HOSPEDEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Larissa -Med 102 RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIROAULA 01
 O relacionamento entre os seres vivos visa dois aspectos fundamentais:
1. Obtenção de alimentos 
2. E/Ou proteção
3. 
 Os seres vivos na natureza apresentam grande inter-relacionamento, variando desde a colaboração mútua(simbiose) até predatismo e canibalismo. O parasitismo ocorreu quando na evolução de uma destas associações um organismo menor se sentiu beneficiado, quer pela proteção, quer pela obtenção de alimento. Pode-se afirmar, então, que “ a adaptação é a marca do parasitismo”.
Tipos de hospedeiro 
1. Hospedeiro definitivo: o que apresenta o parasito na fase adulta ou em atividade sexual.
2. Hospedeiro intermediário: é o que apresenta o parasito em fases imaturas ou assexuada.
3. Hospedeiro paratênico ou de transporte: hospedeiro em que o parasito não sofre desenvolvimento mas permanece encistado até que o hospedeiro definitivo ingira. 
Tipos de Parasito 
1. Parasito heteroxênico: possui hospedeiro definitivo e intermediário ( diferentes hospedeiros)
2. Parasito monoxênico: só possui um hospedeiro
3. Parasito obrigatório: é aquele incapaz de viver fora do hospedeiro
4. Parasito facultativo: é o que pode viver parasitando, ou não, um hospedeiro ( nesse último caso, quando não está parasitando é chamado de vida livre) 
5. Parasito errático ou ectópico: vive fora do seu habitat natural. Não atinge a fase adulta fora do seu hospedeiro natural.
As principais modificação ou adaptação são:
· Morfológicas 
1. Degenerações: representadas por perdas ou atrofia de órgãos locomotores, aparelho digestivo e etc..
2. Hipertrofia: encontradas principalmente nos órgãos de fixação, resistência ou proteção e reprodução.
· Biológicas
1. Capacidade reprodutiva: os parasitos são capazes de produzirem grandes quantidades de ovos, cistos ou outras formas infectantes, afim de vencer as barreiras e poder perpetuar a espécie.
2. Tipos diversos de reprodução: o hermafroditismo, a partenogênese, a poliembrionia (reprodução de formas jovens), a esquizogonia entre outras representam mecanismos que facilitam a fecundação.
3. Capacidade de resistência à agressão do hospedeiro: presença de antiquinases, capacidade de resistir à ação de anticorpos ou de macrófagos, capacidade de induzir uma imunossupressão entre outros
4. Tropismo:São capazes de facilitar a propagação,reprodução ou sobrevivência do parasito; geotropismo ( abrigar-se na terra), termotropismo, quimiotropismo, heliotropismo, etc
Tipos de associações entre os animais 
· Harmônicas ou positivas: há benefício mútuo ou ausência de prejuízo mútuo;
· Desarmônica ou negativa: quando há prejuízo para algum dos participantes
· Competição: é uma associção desarmônica no qual as indivíduos da mesma espécie (competição intra-específica) ou de espécies diferentes ( competição interespecífica) lutam pelo mesmo abrigo ou alimento. É uma interação de grande importância ,visto que, é um fator de controle populacional.
· Canibalismo: é uma associação desarmônica em que um animal se alimenta de outro da mesma espécie ou família. 
· Predatismo: é quando uma espécie se alimenta de outra.
· Parasitismo: é a associação entre os seres vivos, na qual existe unilateralidade de benefícios. 
· Para existir doença parasitária é necessário de alguns fatores:
1) Inerentes ao parasito: número de exemplares, tamanho, localização, virulência, metabolismo etc.
2) Inerentes ao hospedeiro: idade, nutrição, nível de resposta imune, intercorrência de outras doenças, hábitos, uso de medicamentos etc.
 
· Comensalismo: é a associação harmônica entre duas espécies, na qual, uma obtém vantagens (o hóspede) sem prejuízos para o outro ( o hospedeiro).
· Mutualismo: é uma associação de benefícios para ambas as epécies porém é obrigatória, ou seja, as espécies não sobrevivem sozinhas. É considerado um tipo de simbiose.
· Simbiose: é a associação entre os seres vivos, na qual há uma troca de vantagens a nível tal que esses seres são incapazes de viver isoladamente.
· Biocenose→ é a associação de vários organismos habitando o mesmo biótopo ( é o lugar onde as condições de sobrevivência de uma ou várias espécies é constante). Sendo assim, para que uma parasitose se instale há a necessidade de existência de condições indispensáveis (foco natural da doença: biótopo (local) + Biocenose - vetor, hospedeiro).
 Ações do parasita
“ O grau de intensidade da doença parasitária depende de vários fatores, dentre os quais salientam: o número de formas infectantes presentes, a virulência da cepa, a idade e o estado nutricional do hospedeiro, os órgãos atingidos, a associação de um parasito com outras espécies e o grau de resposta imune ou inflamatória desencadeada”
I. AÇÃO ESPOLIADORA :O parasito absorve nutrientes ou mesmosangue do hospedeiro,para a sua alimentação.
II. AÇÃO ENZIMÁTICA :Os parasitos produzem enzimas que possibilitam sua nutrição, resistência à ação das enzimas do hospedeiro (antiquinases), etc.
III. AÇÃO TÓXICA :Alguns parasitos produzem enzimas ou metabólitos que podem produzir reações alérgicas, intoxicações, etc. no hospedeiro.
IV. AÇÃO MECÂNICA :Alguns parasitos podem impedir o fluxo de alimento, bile ou absorção alimentar (provocar obstrução).
V. AÇÃO IRRITATIVA :A presença constante do parasito irrita o local parasitado, provocando lesões através de seus órgãos de fixação.
VI. AÇÃO TRAUMÁTICA :Provocada, principalmente, por formas larvárias de helmintos, embora vermes adultos e protozoários também sejam capazes de fazê-lo.É a proução de lesões por um parasita.
VII. AÇÃO IMUNOGÊNICA :Os antígenos eliminados pelo parasito sensibilizam os tecidos do hospedeiro aumentando a resposta imune que agrava a parasitose.Ex: Malária , Leishmanioses e Doença de Chagas
VIII. AÇÃO INFLAMATÓRIA :O parasito ou produtos de seu metabolismo desencadeiam o fluxo de células inflamatórias para o sítio do parasitismo.EX: ovos de Schistosoma mansoni -granulomas
IX. ANÓXIA: Grande consumo de oxigênio pelo parasito,por exemplo,pela lise de hemácias, produz redução ou interrupção da oxigenação de tecidos ou de órgãos.Ex: Malária e Ancilostomose

Outros materiais