Buscar

PERGUNTA 2

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
A Montanha Sainte-Victoire foi pintada por Cézanne em diversas ocasiões, como se estivesse à procura da descoberta da estrutura fundamental do espaço tridimensional representado no plano. Para Cézanne, a natureza deveria ser retratada pelos volumes puros, o cone, o cilindro, o cubo e a esfera. Essa perspectiva prenuncia o Cubismo. De acordo com o texto é possível afirmar que o trabalho de Paul Cézanne se apoiava na:
	
	a.
	busca de uma nova forma de representação da realidade.
	
	b.
	tentativa de melhorar a aparência da montanha.
	
	c.
	no aperfeiçoamento da forma dos cubos, cilindros, esferas e pirâmides.
	
	d.
	no desenvolvimento da habilidade de criar cenas dramáticas, complexas com exagero de luzes e sombras.
	
	e.
	na tentativa de substituir o olhar do artista pelo olhar do matemático.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
A seguir temos as principais características do Fauvismo:
1- a obra de arte não é um produto intelectual, nem um produto da sensibilidade, pois, no ato de criação, o pintor deve seguir os impulsos instintivos, os seus sentimentos primários;
2- na pintura, exaltavam-se as cores puras e tanto as linhas do desenho como o colorido das tintas devem surgir de modo impulsivo, expressando em sua maior pureza, as sensações do artista;
3- a obra de arte deve ser marcada por pinceladas abruptas, arrematadas em um colorido intenso de grandes manchas de cores puras;
4- na pintura fauvista não há preocupação com o realismo da representação nem interessam formas ou figuras e técnicas de desenho, já que a própria perspectiva é abandonada em favor do tratamento exclusivo da cor.
Qual, ou quais das características citadas revela o que o uso de cores deveria expressar?
	
	a.
	Características 1, 3 e 4.
	
	b.
	Característica 2, somente.
	
	c.
	Característica 4, somente.
	
	d.
	Características 1 e 3.
	
	e.
	Características 2 e 4.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
A seguir temos as principais características do movimento Futurista, da primeira metade do século XX:
1- Enaltecimento da indústria e das novas tecnologias;
2- Aceitação da propaganda como mais importante meio de comunicação;
3- Emprego de onomatopeias (palavras que expressam ruídos, barulhos, sons diversos) nos poemas;
4- Utilização de frases fragmentadas na poesia, visando significar velocidade;
5- Na pintura, adoção de cores fortes, vivazes, com intensos contrastes, além da sobreposição de imagens e algumas distorções, a fim de representar o dinamismo do movimento;
6- Busca por não representar objetos (um carro, por exemplo), mas significar, em suas obras, a forma plástica das direções e da velocidade dos movimentos descritos por eles no espaço.
Quais dessas características revelam como os futuristas representavam a capacidade de um trem se mover em velocidade?
	
	a.
	Características 1, 3, 4, 5 e 6.
	
	b.
	Características 4, 5 e 6.
	
	c.
	Características 3, 5 e 6.
	
	d.
	Características 1, 2, 3, 4, 5.
	
	e.
	Características 1, 4, 5 e 6.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Arts & Crafts (do inglês artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.
Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da Art Nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, no desenho industrial e na arquitetura.
Veja as seguintes afirmativas sobre o Arts & Crafts.
I. Adota um estilo voltado para a originalidade da forma, sem se preocupar com ideologias e tradições estéticas.
II. A associação entre arte, artesanato e indústria está no coração da experiência alemã da Bauhaus, fundada em 1919, que tem no movimento de Arts & Crafts um ancestral direto.
III. Valorizava a indústria por acreditar que era o meio mais moderno de produzir bens em massa para atender ao enorme crescimento populacional da época.
É(são) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	a.
	Somente I.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	II, III.
	
	d.
	Somente III.
	
	e.
	I e III.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Entre as principais mudanças ocorridas no campo das artes no início do século XX estão as denominadas vanguardas artísticas. A denominação de vanguarda deve-se ao caráter ideológico e político do período pré-guerra e entreguerras, ao longo dos quais as mudanças sociais foram bastante acentuadas (como a Revolução Bolchevique na Rússia em 1917, por exemplo), não ficando as artes alheias a isso. Os artistas pretendiam e entendiam que as transformações sociais seriam possíveis a partir da arte, que, neste sentido, deteria função civilizatória. O caráter urbano e industrial da vida cotidiana alimentou as temáticas predominantes no qual a máquina tem papel fundamental: a velocidade, a energia, o tema da reprodução em série e a própria guerra constituíram assuntos recorrentes nas obras dos artistas. Assim, de acordo com essa descrição, é possível afirmar que os temas tratados pelos artistas passam a ser:
	
	a.
	Temas da mitologia grega e romana.
	
	b.
	Temas religiosos e políticos.
	
	c.
	Temas bucólicos e românticos.
	
	d.
	Temas do cotidiano em transformação e amorosos.
	
	e.
	Temas da política da época e das grandes transformações do período.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
No final do século XIX, o estilo conhecido como Arte Nova ou Art Nouveau na França e na Bélgica difundia-se rapidamente pelo restante da Europa, com a proposta de inovação no campo das artes, na arquitetura, no design de mobiliário e produto e nas artes gráficas. Sua inspiração vinha principalmente de uma interpretação romântica do mundo natural, revelando o desejo de buscar algo novo em uma época voltada para a mistura de estilos antigos.
Figura 1: Interior do Hotel Tassel. Apesar de ser chamado de Hotel é uma residência de um rico empresário da época, na Bélgica. Disponível em <https://artedeximena.files.wordpress.com/2010/10/gq-hotel-tassel-bruselas-victor-horta.jpg>. Acesso em 24 ago. 2018.
Analise as afirmativas a seguir, comparando com a Figura 1.
I. Tinha inspiração em formas e estruturas da natureza.
II. As linhas retilíneas são os elementos dominantes da decoração.
III. Propunha um design total, em que todos os móveis, utensílios, decoração, acabamentos e formas arquitetônicas tivessem um traço estilístico em comum.
IV. Utiliza referências do passado, principalmente da Idade Média, de onde vem a inspiração para o uso de formas naturais.
Escolha as afirmativas corretas.
	
	a.
	I e III.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	III e IV.
	
	d.
	II, III e IV.
	
	e.
	II e III.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
O Cubismo rompeu com os padrões de representação artística do real. Para os artistas desse movimento, representar o mundo não significa apresentálo com aparência realista. Analise as alternativas a seguir e assinale a correta sobre as características do cubismo.
	
	a.
	emprega figuras geométricas que representam seres e objetos em todas as suas partes em um único plano.
	
	b.
	usa com cuidado a perspectiva renascentista para criar a sensação de profundidade.
	
	c.
	a realidade representada é simplificada em formas da natureza, com muitas curvas e volumes e cores que lembram o mundo vegetal.
	
	d.
	evita seguir em direção ao abstrato absoluto, pois essa solução não agradava ao público da época.
	
	e.
	consegue reproduzir as sensações causadas pela luz da natureza no olhar do espectador dos seus quadros.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
O Expressionismo originou-se em contraposição ao Impressionismo, em particular contra as suas tendências naturalistas e positivistas. Por essa razão, conforme indicado anteriormente, os expressionistas privilegiavam a intuição e o personalismo, enfatizandoa interioridade de cada artista. Noutros termos, o Expressionismo deforma o real a fim de explicitar a subjetividade do artista e da própria natureza, privilegiando a manifestação dos sentimentos e não a descrição objetiva da realidade. Por isso, é possível afirmar que os principais temas dos trabalhos do Expressionismo eram:
I- a expressão de tendências naturalistas e positivistas.
II- a subjetividade da própria realidade.
III- a interioridade do artista.
IV- a descrição objetiva da realidade, conforme a subjetividade do artista.
Escolha as afirmativas corretas.
	
	a.
	I e III.
	
	b.
	I, II e IV.
	
	c.
	II e III.
	
	d.
	I, III e IV.
	
	e.
	III e IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
O Pontilhismo foi uma iniciativa tomada por alguns artistas europeus no final do século XIX que se baseava em uma propriedade do olho e do cérebro humano de reunir certos elementos visuais – neste caso um conjunto de milhares de pontos coloridos – e, a partir deles, construir imagens. Um dos principais artistas desse tipo de representação foi Georges Seurat, que influenciou muito os artistas chamados de impressionistas. Até hoje, a obra de Seurat é uma referência e chama a atenção do observador. De acordo com essa descrição e observando o quadro na Figura 1, analise as afirmativas a seguir.
Figura 1: Georges Seurat, Tarde de domingo na ilha de Grande Jatte, (1884-1886). Óleo sobre tela. Art Institute of Chicago, Chicago, EUA. Disponível em <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons>. Acesso em 15 ago 2018.
I- o artista escolheu representar as cores e formas dos elementos que compõem o quadro por meio do pontilhismo.
II- o quadro é totalmente abstrato, pois o uso de pontos não corresponde à maneira como enxergamos o mundo.
III- tanto as pessoas quanto a vegetação e os animais estão representados de uma maneira simplificada e geometrizada, quase como bonecos.
IV- não há uma preocupação em retratar fielmente, do ponto de vista visual, a cena de lazer e de descanso do quadro.
Escolha as afirmativas corretas.
	
	a.
	I e III.
	
	b.
	I, II e IV.
	
	c.
	III e IV.
	
	d.
	I, III e IV.
	
	e.
	II e III.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Os artistas vinculados ao movimento Impressionista desprenderam-se da preferência por temas da mitologia greco-romana e puseram de lado a preocupação com a reprodução fiel da realidade. Conferiam maior relevância aos próprios quadros, considerados importantes em si mesmos como obras de arte. O seu interesse central era a exploração dos efeitos de movimento e de luminosidade, obtidos a partir de pinceladas soltas, sem traço de desenho. Em geral, os impressionistas pintavam em meio à natureza e nos espaços abertos das cidades, visando observar melhor as variações decorrentes das mudanças da luz incidindo sobre pessoas e objetos durante o dia e à noite.
De acordo com o texto é correto afirmar que os artistas desse movimento queriam impressionar:
	
	a.
	os possíveis compradores de obras de arte.
	
	b.
	os críticos da época de obras de arte.
	
	c.
	a obra de arte em si.
	
	d.
	as tintas e cores sobre a tela.
	
	e.
	o olhar do observador sobre o quadro.
0,25 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

Continue navegando

Outros materiais