Buscar

Simulado de Topicos Em Engenharia De Seguranca Do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado de Topicos Em Engenharia De Seguranca Do Trabalho
Simulado MTQxNzU3ODg4MjQxNjMxMDQ0MDEz
Realizado em 07/09/2021 16:53
Aluno(a) ALEXANDRE ROCHA DOS SANTOS NICOLAU
Sua nota neste simulado 100
1ª) Uma empresa de grau de risco 2 que produz cosméticos e está estabelecida em Belo Horizonte tem 120 funcionários. Com relação às exigências de Segurança e Medicina do Trabalho, deverá cumprir o que está estabelecido na Lei Nº 6514 (de 22 de dezembro de 1977) e Portaria Nº 3214 (de 8 de junho de 1978). Esta afirmação é:
Verdadeira
Falsa
2ª) Numa metalúrgica, grau de risco 3, que produz peças para veículos automotores, há 1200 funcionários. Assim, considerando seu grau de risco e a quantidade de funcionários, o SESMT – Serviço Especializado em Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho deverá ser composto por 4 Técnicos em Segurança do Trabalho, 1 Engenheiro de Segurança do Trabalho, 1 Auxiliar em Enfermagem do Trabalho e 1 Médico do Trabalho, todos em período integral. Se o Engenheiro de Segurança de Trabalho tiver como habilitação inicial “Engenharia de Produção”, poderá atuar parte da jornada como Engenheiro de Produção e a outra parte como Engenheiro de Segurança? Indique a afirmativa correta:
Sim, porque este profissional tem as duas habilitações;
Sim, se o acúmulo de funções não comprometer seu desempenho profissional;
Sim, porque a empresa estará otimizando sua contratação de profissionais, pois o mesmo estará a par de todo o processo produtivo e assim conduzirá as melhores medidas de controle para a área de segurança;
Não, porque os Engenheiros de Produção e de Segurança do Trabalho não podem atuar tempo parcial numa empresa;
Não, porque os profissionais do SESMT devem ter sua dedicação exclusivamente voltada ao SESMT durante o horário de sua atuação.
3ª) A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de acordo com a NR5, é formada unicamente por empregados. Os representantes do empregador são por ele designados e os representados dos empregados são eleitos em escrutínio secreto, independentemente de sua filiação sindical, unicamente os empregados interessados. Assim, podemos afirmar: I) A CIPA estabelece a participação dos empregados na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho; II) A CIPA deverá ser constituída nas empresas em que são admitidos empregados; III) A CIPA deve ser constituída levando-se em consideração a atividade econômica da empresa e o número de empregados por estabelecimento; IV) A CIPA deverá ser constituída levando-se em consideração o grau de risco da empresa e o número de empregados por estabelecimento São verdadeiras as afirmações:
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas III e IV
Apenas I, II e III
Apenas I, III e IV
4ª) Uma empresa que produz pães e biscoitos sofrerá reforma com ampliação para aumentar sua produção. Para tanto, já adquiriu um novo forno que será instalado tão logo a ampliação do edifício seja concluída. Sendo os profissionais do SESMT solicitados a contribuir com o projeto de ampliação da empresa, devem: I) Definir o projeto de arquitetura e gestão financeira para o perfeito andamento das obras de ampliação; II) Analisar os projetos de instalações físicas e tecnológicas com seu conhecimento de engenharia de segurança; III) Antecipar-se aos possíveis riscos que poderão advir das alterações construtivas e processos de produção de pães e biscoitos e determinar medidas de controle. São verdadeiras as afirmativas:
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
Todas
Nenhuma
5ª) Num edifício onde se desenvolvem atividades de teleatendimento, o SESMT fica localizado no 1º andar de um edifício de 15 pavimentos. Neste andar, além da sala do SESMT, está localizada a sala técnica onde estão instalados os servidores dos computadores. Por razões ainda não identificadas, no último dia 12 houve início de incêndio na sala técnica. Em virtude da proximidade da sala do SESMT com a sala técnica, quando foi detectado o início do incêndio, um dos integrantes do SESMT ligou para os Bombeiros e outro atuou no combate ao incêndio, utilizando o extintor ali disponível. Considerando que a atuação dos profissionais do SESMT tem foco na prevenção quanto ao integrante do SESMT que atuou no combate ao incêndio, marque a afirmativa correta:
Deveria ter sido advertido, pois os integrantes do SESMT devem apenas atuar com foco na prevenção.
É estabelecido na NR4 que os integrantes do SESM podem atuar em situações de emergência, quando necessário.
Não poderia ter combatido o incêndio em seu princípio, pois esta é atribuição exclusiva dos bombeiros.
Todas alternativas são verdadeiras.
Nenhuma alternativa é verdadeira.
6ª) Um trabalhador que atua no setor de carpintaria teve a falange distal do dedo indicador amputada quando trabalhava com a serra circular. Considerando que este é um acidente do trabalho, marque a alternativa que indica o que os integrantes do SESMT devem efetuar diante desta situação: I) Efetuar registros dos acidentes do trabalho ocorridos na empresa; II) Identificar as possíveis causas dos acidentes; III) Avaliar a eficiência das medidas de controle vigentes e verificar que aspectos podem ser incrementados para futuras medidas de controle; IV) Determinar medidas punitivas para o trabalhador que se envolveu no acidente. São verdadeiras as afirmativas:
Apenas I e II
Apenas III e IV
Apenas I e III
I, II e III
Todas
7ª) Numa empresa metalúrgica, grau de risco 3, com 600 funcionários, o SESMT deverá ser constituído por 3 técnicos em segurança do trabalho, 1 engenheiro de segurança de segurança do trabalho e 1 médico do trabalho, os dois últimos atuando em tempo parcial. Considerando que a empresa está numa localidade distante dos grandes centros urbanos e não estão disponíveis candidatos para preenchimento da vaga de engenheiro de segurança do trabalho, a empresa definiu contratar 2 técnicos em segurança do trabalho adicionalmente aos 3 já estabelecidos pela NR4. Marque a alternativa correta, com base na NR4, com relação à ação da empresa.
A ação da empresa está correta, pois não há o profissional engenheiro de segurança do trabalho disponível naquela localidade;
A ação da empresa está em conformidade com a NR4, pois ultrapassou a quantidade de integrantes do SESMT definida por esta NR;
A empresa não pode alterar o que está estabelecido pela NR4 quanto ao dimensionamento do SESMT;
As três alternativas anteriores estão corretas;
Nenhuma alternativa está correta;
8ª) Leia as afirmações relativas às Normas Regulamentadoras. As normas Regulamentadoras são de cumprimento obrigatório: I) Para as empresas que admitem empregados regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho; II) Apenas para as empresas públicas e privadas que têm a partir de vinte funcionários; III) Apenas para as empresas públicas ou privadas que iniciaram suas atividades a partir de 1979. Das afirmações apresentadas, são verdadeiras:
Apenas I
Apenas II
Apenas III
I e II
II e III
9ª) Uma empresa que produz desinfetantes domissanitários tem 15 funcionários. Assim, não está obrigada a constituir CIPA, em conformidade com a NR5. Complete a frase abaixo: “De acordo com a NR5, quando uma empresa não se enquadra no quadro de dimensionamento da CIPA, _(I)_ deverá indicar entre seus funcionários aquele que será o designado da CIPA. O designado da CIPA deverá cumprir os objetivos desta comissão e para tanto deverá ter o treinamento de _(II)_ horas, estabelecido para os integrantes.”
(I) a empresa, (II) dez;.
(Ii) a empresa, (II) vinte;
(Ii) o sindicato, (II) dez;
(I) o sindicato, (II) vinte;
(Ii) a empresa, (II) não deverá ser oferecido treinamento, pois trata-se de apenas um funcionário.
10ª) Numa empresa de confecção de roupas profissionais, o empregado responsável pela manutenção predial teve escoriações e contusões quando caiu da escada ao trocar a lâmpada de uma luminária na área do estacionamento da empresa, durante seu horário de expediente. Embora não tenha sido solicitado formalmente para que substituísse a lâmpada, o empregado decidiu trocá-la, pois os funcionários que trabalham noturno noturno teriam que andar no escuro até a entrada do edifício. Sendo assim, indique as alternativas que contêm as informações corretas: I) Este acidente não será considerado como acidente do trabalho, pois foi no estacionamento e ao empregado da manutenção não foi solicitado substituição da lâmpada na luminária do estacionamento; II) Este acidente será considerado como acidente do trabalho, pois o empregado da manutenção estava em seu horário de expediente; III) Os profissionais do SESMT deverão identificar as causas do acidente, os agentes e as características do ambiente onde o acidente ocorreu. São verdadeiras as afirmativas:
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
Apenas I
Todas

Outros materiais