Buscar

ativ economia e mercado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADES:
Vocês deverão responder às questões abaixo e envia-las através do portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN virtual. 
OBS: Somente as respostas enviadas pelo portfólio serão aceitas e avaliadas.
PRAZO DE ENVIO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ ÀS 24 HORAS DO DIA 09/05/2021.
IMPORTANTE: Caso faça o envio dessa atividade a partir do dia 09/05/2021 até dia 28/05/2021 (último dia de envio), podem ou não ter o resultado das atividades antes da vigência das provas. Sendo assim, caso queira ter a garantia de ter o resultado de suas atividades antes das provas, deverá fazer o envio até no máximo dia 23/05/2021. Lembrando que nessa situação o professor irá explicar o seu erro, MAS O ALUNO NÃO TERÁ DIREITO DE REENVIO/ALTERAÇÃO DE NOTA, salvo caso exista algum equívoco do professor na correção. 
●ATENÇÃO - ENVIE AS QUESTÕES JUNTO COM AS RESPOSTAS E BEM ELABORADAS.
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 05 a 08 NO PORTIFÓLIO 02. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 5,0 PONTOS.
ATIVIDADES DAS AULAS 05 A 08
1. Defina com suas palavras o que é:
a) Mercado Atomizado: 
 Presença de grande quantidade de agentes em que as decisões individuais dos agentes não influenciam a decisões dos demais agentes concorrentes. Os indivíduos atuam como tomadores de preços e, isoladamente, jamais pressionarão o preço que vier a ser ditado pelo mercado. Essa situação ocorre nos mercados concorrenciais
b) Mercado não Atomizado: 
Onde existem poucos agentes (mercados não concorrenciais) e a decisão de qualquer um deles terá influência sobre as decisões dos demais. Neste mercado aos agentes conseguem, em certas circunstâncias, ditar preços.
2. Defina com suas palavras o conceito:
a) Monopólio
Controle exclusivo de um mercado, negócio, produto ou serviço. É uma prática econômica que assegura benefícios para aquele que o possui.
b) Oligopólio
Se caracteriza pela presença de poucas empresas no mercado; preços controlados ou com pequena variação; interdependência das empresas e barreiras para entrada de novos competidores
3. Cite e comente quais os tipos de desemprego que existem e suas diferenças: 
Desemprego estrutural: Está relacionado com a mudança na estrutura da economia e do mercado de trabalho, o trabalhador é substituído por maquinas ou por processos de produção modernos. A inovação tecnológica acaba expulsando os trabalhadores do campo.
Desemprego friccional: Tempo necessário para o trabalhador adequar suas habilidades de trabalho ás novas exigências da economia e do mercado de trabalho. Pode ser também um tempo necessário para o trabalhador que saiu de um trabalho, conseguir se encaixar em outro. 
Desemprego de espera: O desemprego voluntário, também chamado de desemprego de espera, reflete o fato de que algumas pessoas que estão na força de trabalho não desejam trabalhar ao nível de salário vigente no mercado.
4. Em um Mercado altamente competitivo temos as seguintes características, exceto:
+
(X) Ausência de Barreiras a Concorrência
( ) Homogeneidade
( ) Transparência
( ) Atomicidade
( ) Barreiras fiscais livres
5. Comente baseado em seu conhecimento o que é e sua importância no processo econômico em um país.
a) O que é Produto Nacional: È o somatório em unidades monetárias de todos os bens e serviços finais produzidos por um pais em determinado período. É considerado a melhor medida para o desempenho da economia, o valor monetário do produto nacional de uma economia expressa o valor de toda sua atividade econômica.
b) O que é Renda Nacional;
 é um indicador utilizado para avaliar as condições socioeconômicas de um país. Ela é calculada a partir da soma de todos os rendimentos de um país durante o ano: salários, lucros, juros, honorários, aluguéis etc. Um país que possui uma renda nacional elevada, mas que está muito concentrada nas mãos de poucas pessoas, possuirá condições econômicas e sociais piores do que um país que tem uma renda nacional menor, mas mais bem distribuída.
c) O que é Despesa Nacional:
Valor de todas as despesas realizadas pelos agentes: consumidores, empresas, governo e estrangeiros na compra de bens e serviços finais.
6. A Inflação é um fator predominante que rege todo mercado interno de um país, seja ela de tamanha expressividade ou não, causa grande parte de todo fator econômico e de desenvolvimento de uma nação. 
Fale com suas palavras o que você entende sobre inflação e como futuro gestor o que isso pode lhe vir a ser útil na tomada de decisões.
É o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. A inflação gera incertezas importantes na economia, desestimulando o investimento e, assim, prejudicando o crescimento econômico. Os preços relativos ficam distorcidos, gerando várias ineficiências na economia. A inflação afeta particularmente as camadas menos favorecidas da população, pois essas têm menos acesso a instrumentos financeiros para se defender da inflação. Inflação mais alta também aumenta o custo da dívida pública, pois as taxas de juros da dívida pública têm de compensar não só o efeito da inflação, mas também têm de incluir um prêmio de risco para compensar as incertezas associadas com a inflação mais alta.

Outros materiais