Buscar

aol 2 pisicomotrocidade

Prévia do material em texto

1. 
Parte superior do formulário
A Imagem Corporal está ligada ao afeto, emoção e o Esquema Corporal é o conhecimento do corpo, o esquema é real. A Imagem Corporal só existe se o corpo for tocado ou falado. O que interessa para o ser humano é a diferença. “EU não sou o outro”.
Uma atividade que envolve a representação de imitação refere-se: 
1. 
À expressão corporal.
2. 
Ao esquema corporal.
3. 
A qualidades físicas.
4. 
À orientação espaço-temporal.
5. 
Tonicidade muscular
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
A psicomotricidade pode ser utilizada para favorecer tanto o desenvolvimento físico, quanto psicológico das crianças. O processo do desenvolvimento evolui facilmente introduzindo as atividades psicomotoras, que vem proporcionando equilíbrio, coordenação motora, esquema corporal, e várias outras expressões corporais a partir dos movimentos. A contribuição da psicomotricidade nos anos iniciais é de grande significância pois é trabalhada de maneira expressiva e relaciona diretamente com o corpo da criança, desenvolvendo assim mais profundamente todas as etapas do processo do desenvolvimento. Por meio das atividades as crianças além de se divertirem irão aprender a criar, inventar, e a se relacionar melhor com o meio social.
Escolha a alternativa correta que descreve o que podemos afirmar sobre o desenvolvimento psicomotor:
1. 
O ritmo só vai contribuir no desenvolvimento psicomotor na fase escolar
2. 
A criança inicia a escrita antes do grafismo.
3. 
Desenvolvimento psicomotor normal precisa do equilíbrio dos tônus muscular e motor.
4. 
Os princípios da escrita não fazem parte do desenvolvimento psicomotor. 
5. 
Movimento é um gesto com significado.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Segundo a Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação a Psicomotricidade envolve uma prática educativa com o objetivo de estimular o desenvolvimento psicomotor, e uma prática reeducativa ou terapêutica quando o desenvolvimento e aprendizagem estão comprometidos ou quando é necessário ultrapassar problemas relacionais que comprometem a adaptabilidade da pessoa. Sendo assim, a psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. A psicomotricidade apresenta o aspecto comunicativo do indivíduo e pode-se dividi-la em funcional e relacional. 
Dentro do aspecto relacional pode-se afirmar que:
1. 
Possibilita à criança expressar suas dificuldades funcionais e ajudá-la a superá-las. Não tem objetivos pedagógicos diretos, mas sim uma influência clara sobre as dificuldades de adaptação escolar, na medida em que estão diretamente relacionadas com os fatos psicoafetivos funcionais.
2. 
Refere- se à interação da motricidade do indivíduo em um determinado espaço e tempo, cuja ação e qualidade são percebidas e mensuradas através das estruturas psicomotoras definidas como básicas: Locomoção, Manipulação e Tônus que interagem o corpo como um só.
3. 
Propõe operar em aspectos psicoafetivos que geram atitudes relacionais, oferecendo um espaço de jogo espontâneo com o seu grupo, para que possa manifestar suas necessidades e desejos, buscando potencializar e, muitas vezes resgatar o prazer corporal, através do movimento, reconhecendo uma unidade corporal.
4. 
Centra-se na intervenção com maior fundamentação de tipo cognitivo e neuropsicológico, privilegia a intervenção centrada nas situações problema, apelando à descoberta guiada e ao pensamento divergente. 
5. 
Nenhuma das alternativas.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
A coordenação óculo-manual e óculo-pedal é a capacidade do indivíduo de distinguir um objeto a sua volta e de coordenar este objeto percebido. São exemplos de atividades óculo-manual, exceto exercícios de: 
1. 
Recorte
2. 
Salto
3. 
Desenho
4. 
Colagem
5. 
Escrita
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
Indique, dentre as afirmações, a(s) que corresponde(m) às capacidades de realização do desenvolvimento psicomotor em crianças menores de quatro anos:
I.No desenvolvimento da coordenação motora fina ela é capaz de fazer traços verticais.
II.Quanto à lateralidade, a criança começa a adquirir noção de sua totalidade corporal.
III.Quanto à organização temporal, a criança já consegue executar reproduções rítmicas sem dificuldades.
IV.Quanto à organização espacial, a criança apresenta noções de memória espacial e representa bem o espaço geograficamente.
Está incorreto o que se afirma em:
1. 
Somente IV.
2. 
Somente I e II.
3. 
Todas.
4. 
Somente I, II e III.
5. 
Somente III e IV.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
A psicomotricidade aborda o sujeito como um corpo em movimento nas relações com o seu mundo externo e interno. (...) compreender essa decodificação permitirá mais uma porta de acesso facilitadora para a intervenção psicomotora, sobretudo nas áreas da estimulação, educação e reeducação psicomotoras. 
(Fonte: Psicomotricidade: Teoria e prática: Da escola à aquática. Jocian Machado Bueno. São Paulo. Ed. Cortez 2004)
Sobre a reversibilidade, assinale a afirmativa correta: 
1. 
É a capacidade de dominar um dos seus lados.
2. 
É a capacidade de reconhecer o lado direito ou esquerdo de outra pessoa.
3. 
É a capacidade de se reconhecer no espaço estrutural.
4. 
É a capacidade de saber qual é a sua imagem corporal.
5. 
É a capacidade de reconhecer sua própria imagem no espelho.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Muitos autores abordam a psicomotricidade com o uma área do conhecimento importantíssima para se compreenderas especificidades do desenvolvimento humano. Dentre eles, destacamos Gonçalves (2014, p.21) “Passamos a compreender que a psicomotricidade envolve todas as ações que a criança realiza uma ação que gera outra ação, como impulso, (cognitivo, afetivo e motor), sendo a evolução das reações recíprocas. Uma perfeita integração entre o psiquismo e a motricidade”.
Tendo em vista as especificidades das abordagens da psicomotricidade relacional e da psicomotricidade instrumental, relacione as colunas correlacionando o tipo de abordagem e objetivos:
1.Psicomotricidade relaciona
2.Psicomotricidade instrumental
I – (  ) Trabalhar o esquema espacial, em específico a orientação espacial e as noções espaciais sobre o outro.
II- (  ) Ser capaz de utilizar os diferentes objetos atribuindo diferentes significados.
III – (  ) Desenvolver a gestualidade facial e corporal.
IV – (   )Abranger objetivos específicos ao nível da percepção global do corpo, tónus e relaxação, equilíbrio, lateralidade e coordenação global e segmentária
V – (  ) Trabalhar o esquema temporal, englobando a aquisição de noções básicas de velocidade, duração, continuidade, irreversibilidade e intervalo.
1. 
1 – 1 – 2 – 2 – 1. 
2. 
2 – 1 – 1 – 2 – 2.  
3. 
2 – 1 – 2 – 1 – 2. 
4. 
2 – 1 – 1 – 1 – 2.
5. 
1 – 2 – 2 – 2 – 1.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Na "aprendizagem", a noção corporal global, é fundamental para o processo principalmente da escrita. É através das noções matemáticas que desenvolvemos na infância, pelo corpo, como em cima e embaixo, dentro e fora, atrás e a frente, de um lado e do outro (direita e esquerda), a redor de, que conseguimos ao escrevermos, automaticamente após o aprendizado, saber adequadamente como devem ser colocadas as letras, palavras no papel. Afinal, a cultura tem processos de escritas diferentes.  
Ao falarmos da fase do espelho de uma criança esta fase contribui diretamente para formação:
1. 
De sua estruturação espacial
2. 
Do caráter dessa criança
3. 
De sua imagem corporal
4. 
De seu esquema corporal
5. 
De sua psicomotricidade
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
A psicomotricidade efetiva a teoria através da vivência, do sentir, para utilizar sua prática transformadoraestrutural no seu próprio processo educacional, que se integra, de forma mais ampla, à sociedade de que ele faz parte. O homem, por sua essência, busca o equilíbrio e, através da psicomotricidade, pelo jogo antagônico tônico, equilibra suas ações, movimentos e emoções. Das condições para ativar seus potenciais psíquicos, na realização das atividades psicofuncionais, o indivíduo precisará ser trabalhado corporalmente nos seguintes aspectos, EXCETO: 
1. 
Lateralização.
2. 
Tonicidade.
3. 
Esquema e imagem corporal.
4. 
Descoordenação.
5. 
Equilibração.  
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
A maioria das atividades que você faz no dia a dia requer algum nível de coordenação óculo-manual. Por isso, é importante possuir uma coordenação óculo-manual mais desenvolvida possível. A coordenação óculo-manual é uma habilidade cognitiva complexa, pois ela requer o nosso uso de nossas capacidades visuais e motoras, permitindo que a mão seja guiada pelo estímulo visual captado por nossos olhos. Sabendo-se da importância da coordenação dinâmica das mãos, marque a alternativa correta que exemplifique o que o movimento de pinça favorece:
1. 
O equilíbrio. 
2. 
O aprendizado de atividades catárticas.
3. 
O aprendizado da leitura e da escrita.
4. 
O aprendizado de idiomas.
5. 
A coordenação óculo-nodal
Parte inferior do formulário

Continue navegando