Buscar

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
O construtivismo era um reflexo da nova organização mundial baseada na utilidade: “Conveniência social e significação utilitária, produção baseada em ciência e técnica, em lugar das atividades especulativas dos artistas antecedentes, eram os princípios básicos do construtivismo. A nova ordem social dá necessariamente vida a novas formas de expressão, acreditavam eles [...]. A dimensão materialista de suas obras desvendaria, acreditavam eles, estruturas formais, novas e lógicas, as qualidades e a expressividade inata dos materiais”.
 
SCHARF, A. Construtivismo. In: STANGOS, N. (Org.). Conceitos da Arte Moderna . Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p. 116-121.
 
Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base, qual o movimento cuja origem tem mais semelhança com os princípios do construtivismo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Futurismo.
	Resposta Correta:
	 
Futurismo.
	Comentário da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. Tanto o construtivismo quanto o futurismo eram movimentos que promoviam a transformação da sociedade industrial como forma de basear seus princípios.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
O Estilo Internacional surgido após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) tornou-se um movimento dominante ao redor do mundo até meados de 1965, conforme afirma Bhaskaran (2007, p. 154): “Quando a Bauhaus se dissolveu, no ano de 1933, [...] professores da instituição emigraram para os Estados Unidos, muitos por meio do Reino Unido. Desde ali continuaram promovendo a filosofia da Bauhaus mediante exposições, comissões arquitetônicas e [...] ocupando cargos de grande renome depois da guerra”.
 
BHASKARAN, L . El diseño en el tiempo : movimientos y estilos del diseño contemporáneo. Barcelona: Blume, 2007, p. 154 (livre tradução).
 
Considerando a leitura do trecho os conhecimentos adquiridos no texto-base, avalie os arquitetos relacionados a seguir e assinale V para aqueles que fizeram parte do Estilo Internacional e F para os demais:
 
(    ) Walter Gropius.
(   )  Ludwig Mies van der Rohe.
(    ) Oscar Niemeyer.
(   ) Peter Behrens.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. Os arquitetos Walter Gropius, Ludwig Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer colaboraram com o Estilo Internacional.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
A respeito das correntes de pensamento que orientavam a Deutscher Werkbund , Meggs (2009, p. 302-303) afirma: “Uma [...] argumentava em favor da máxima utilização da fabricação mecânica e padronização do projeto para a eficiência industrial. Esse grupo acreditava que a forma devia ser exclusivamente determinada pela função e desejava eliminar todo ornamento. [...] entendia que tanto a simplicidade como a exatidão eram demandas funcionais da fabricação mecânica e aspectos simbólicos da eficiência e poder industriais do século XX [...] A outra corrente [...] argumentava em favor da primazia da expressão artística individual”.
 
MEGGS, P. B. História do design gráfico . São Paulo: Blücher, 2009, p. 302-303.
 
Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
 (   ) Herman Muthesius fazia parte da primeira corrente mencionada na citação de Meggs.
(   ) De acordo com afirmação apresentada, Henry van de Velde fazia parte da segunda facção mencionada por Meggs.
(    ) Peter Behrens fazia parte da primeira facção mencionada na citação de Meggs.
 
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. Os trechos descrevem de fato as participações de Herman Muthesius e Henry van de Velde, respectivamente. Mas Peter Behrens não participou de nenhuma das duas, mas tentou desenvolver uma síntese como meio termo.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Observe e analise com cuidado o seguinte quadro cubista de Picasso:
Figura 2 – As meninas de Avignon , de 1906-1907.
 
 JANSON, H. W. História da Arte . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992, p. 682.
 
Agora, leia o trecho a seguir:
Segundo Golding (2006, p. 45): “Em Les demoiselles
temos, embora de maneira experimental e desajeitada, um novo enfoque do problema da representação de volumes tridimensionais numa superficie bidimensional. É aí que reside a originalidade suprema desse quadro”.
 
GOLDING, J. Cubismo. In: STANGOS, N. (Org.). Conceitos da Arte Moderna . Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p. 45.
 
Os cubistas utilizavam a representação facetada geométrica. De acordo com as informações expostas, e considerando os conhecimentos adquiridos no texto-base a respeito do uso das formas geométricas do cubismo, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Os artistas cubistas fundamentavam suas obras na apreciação da matemática e dos símbolos geométricos.
II. A representação da natureza e da sociedade de forma brusca e quebrada, criticando-a, justificava a estética do movimento cubista.
III. O cubismo  buscava a representação de um objeto por meio de vários pontos de vista diferentes.
 
Marque a alternativa que apresenta somente afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. O cubismo buscava representar um mesmo objetivo de vários pontos de vista diferentes, utilizando, assim, formas geométricas para atingir essa planificação da perspectiva com maior facilidade.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
Segundo Gombrich (2013, p. 431), o funcionalismo é baseado na: “[...] crença de que, se algo for concebido com a sua finalidade em mente, a beleza será uma consequência natural. Há certamente muita verdade nessa crença – que, de todo modo, ajudou a nos livrar de muitos penduricalhos desnecessários e de mau gosto com que as ideias sobre a Arte do século XIX haviam entulhado nossas cidades e os aposentos das casas”.
 
GOMBRICH, E. H. A história da arte . Rio de Janeiro: LTC, 2013, p. 431.
 
Considerando a leitura do trecho e os estudos no texto-base sobre a descrição da crença no funcionalismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Não é necessariamente verdade a beleza derivar da função, pois o belo se traduz por meio do íntimo de cada ser, não sendo obrigatoriamente produto da utilidade ou funcionalidade do objeto.
II. As crenças do funcionalismo vão contra o princípio da arte, que tem como objetivo não ter finalidade alguma.
III. Ao se desfazer os ornamentos decorativos, o funcionalismo se limita, aproximando-se da padronização, a destruir o belo ao transformá-lo em algo comum.
Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Comentário da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. Não há como ditar o que é belo, pois a concepção de beleza depende da formação cultural e individual de cada ser, e não necessariamente do respeito à função.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
Em relação às inspirações do modelo estético da Deutscher Werkbund , Bhaskaran
(2007, p. 76) afirma: “Fundado em 1907 para preencher o vazio entre o design e a indústria, o Deutscher Werkbund buscou repensar as formas naturalistas [...] com uma linguagem de desenho mais formal, funcional e utilitarista. Esse grupo defendeu a volta às origens do Arts
& Crafts , [...] tendo em vista a importância que ele dava à moral e à estética do design tendo em vista a crença de que, na Alemanha, a industrialização representava uma ameaça à cultura nacional”.
 
BHASKARAN, L . El diseño en el tiempo : movimientos y estilos del diseño contemporáneo. Barcelona: Blume, 2007, p. 76 (livre tradução).
 
Considerando a leiturado trecho e os estudos no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente o movimento que serviu de inspiração para a fundação do Deutscher Werkbund .
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Jugenstil.
	Resposta Correta:
	 
Jugenstil.
	Comentário da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. O modelo estético denominado Deutscher Werkbund repensou as formas do Jugenstil, pautando-se no design.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Segundo Norbert Lynton (2006, p. 27), a arte é naturalmente expressiva e se relaciona com os sentimentos do seu autor, pois: “Toda a ação humana é expressiva; um gesto é uma ação intencionalmente expressiva. Toda arte é expressiva – de seu autor e da situação em que ele trabalha”.
 
LYNTON, N. Expressionismo. In: STANGOS, N. (Org.). Conceitos da Arte Moderna . Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p. 27.
 
Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base, se toda arte é inerentemente expressiva, qual o fator que diferencia o expressionismo de outros movimentos de vanguarda estética do início do século XX?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O abandono do estímulo ótico da natureza e o mergulho na sustância interior do artista.
	Resposta Correta:
	 
O abandono do estímulo ótico da natureza e o mergulho na sustância interior do artista.
	Comentário da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. O expressionismo buscou principalmente retirar a essência interior psíquica do artista, considerando sua época, para reproduzi-la nas obras de arte.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Segundo Ades (2006, p. 98), o dadaísmo foi um movimento de rápida expansão, que tomou proporções internacionais: “O dadá foi batizado em Zurique, mas a rapidez com que o nome de propagou, imediatamente depois da guerra, a outros países e outros grupos de pessoas indica que suas atitudes e atividades já existiam. Foi um movimento essencialmente internacional”.
Assim, pode-se perceber que o sentimento que originou o dadaísmo já estava difundido em vários países.
 
ADES, D. Dadá e surrealismo. In: STANGOS, N. (Org.). Conceitos da Arte Moderna . Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p. 98.
 
Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente os aspectos que deram origem ao dadaísmo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A insatisfação com a sociedade da época, que se destruía em uma guerra e reduzia a arte a produtos de consumo.
	Resposta Correta:
	 
A insatisfação com a sociedade da época, que se destruía em uma guerra e reduzia a arte a produtos de consumo.
	Comentário da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. O dadaísmo surgiu da insatisfação com a situação da sociedade e da arte na época. Os dadaístas acreditavam que somente com a destruição e posterior reconstrução da sociedade, com base no primitivismo, ela seria capaz de atingir sua salvação. Dessa maneira, levaram essa crença para a arte.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Gombrich (2013 p. 457) apresenta uma das questões que fundamentou o trabalho dos surrealistas: “Muitos surrealistas ficaram muito impressionados com os escritos de Sigmund Freud, que havia demonstrado que, quando as ideias que temos enquanto acordados se encontram entorpecidas, a criança e o selvagem que existem entre nós assumem o comando. Foi por essa razão que levou os surrealistas a proclamar que a arte não pode nunca ser produzida somente com base na razão plenamente desperta. Admitiam que a razão poderia criar a ciência, mas que somente a desrazão poderia criar a arte”.
GOMBRICH, E. H. A história da arte . Rio de Janeiro: LTC, 2013, p. 457.
 
Agora, observe e analise com muita atenção a seguinte obra:
Figura 1 – Aparição do rosto e fruteira numa praia , de Salvador Dalí.
Fonte: GOMBRICH, E. H. A história da arte . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 593.
 
Considerando as informações apresentadas e os estudos no texto-base sobre as características do surrealismo presentes na obra de Salvador Dalí, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A obra de Dalí utiliza o frottage , técnica de transferência de textura de um objeto, representada pelo pano jogado ao chão na obra.
II. A justaposição de vários elementos distintos em escalas diferentes forma dois planos, um da praia e outro da figura de um cachorro.
III. O processo de colagem, que indica a mistura de vários elementos próximos uns aos outros, está presente na obra de Dalí.
IV. A representação do sonho, indicada pela mistura de vários elementos claros ou confusos e fundidos, caracteriza a obra de Dalí.
 
Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e IV.
	Resposta Correta:
	 
II e IV.
	Comentário da resposta:
	Muito bem! A resposta está correta. Salvador Dalí utiliza a justaposição de diferentes elementos, técnica que possibilita a criação de diferentes planos na mesma obra. Além disso, a mistura de diversos elementos oníricos que podem ser claros, confusos ou fundidos aos objetos reais cria uma representação de sonho, característica do surrealismo.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	Observe atentamente as seguintes imagens:
Figura 3 – Violino e uvas .
GOMBRICH, E. H. A história da arte . Rio de Janeiro:  LTC, 2012, p. 575.
 
Figura 4 – As meninas de Avignon , de 1906-1907.
JANSON, H. W. História da Arte . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992, p. 682.
 
De acordo com o conteúdo estudado no texto-base, e considerando a sequência de imagens apresentadas, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É possível observar que tanto a primeira quanto a segunda imagem são representativas da primeira fase do movimento estético denominado cubismo, uma vez que ambas são obras caracterizadas pela inspiração em Paul Cézanne.
	Resposta Correta:
	 
A primeira imagem pertence à fase sintética do cubismo, caracterizada pela utilização de colagens de itens de materiais que não anteriormente não faziam parte da pintura; a segunda faz parte da fase analítica, caracterizada pela fragmentação e distorção.