Buscar

RELATÓRIO AULA PRÁTICA - AULA - 1 - Copia

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA – AULA 1
NOME: Elenilda Machado de Souza MATRÍCULA: 04081680
CURSO: Biomedicina POLO: Unama/Ananindeua-PA
PROFESSORA (A): Bruno Pinheiro DATA: 14/05/2021
ARTROLOGIA
 De acordo com as instruções supracitadas na aula, o sistema articular tem em sua composição estruturas e componentes como a captação de ossos, músculos, ligamentos e cápsula articular que contribuem para a movimentação, sustentação e equilíbrio corporal. As articulações são classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. As articulações fibrosas como as suturas, gonfoses e sindesmoses são articulações com movimentos restritos ou imóveis, nomeadas também como sinartrose. As suturas são encontradas em formas planas, serrátil ou escamosas, essas articulações podem ser achadas em algumas regiões do corpo humano como no palato, crânio e osso temporal. As gonfoses são articulações dentoalveolar específica entre os dentes, as únicas desse tipo, são responsáveis por segurar firmemente os dentes nos seus alvéolos. As sindesmoses são articulações unidas por ligamentos interósseos e estão em grande quantidade, sendo encontradas em ligamentos do tipo tíbio-fibular e radio-ulnar. 
 As articulações cartilaginosas ou anfiartrose são cartilagens com movimentos reduzidos, com separação, sem cavidade articular e são divididas em dois tipos, as sincondroses e as sínfises. As sincondroses são articulações temporárias, elas são substituídas por ossos ao longo dos anos e unidas por cartilagem hialina, esses tipos de cartilagem encontra-se situadas no crânio, conhecida como a famosa “moleira” e em ossos longos como o esternocostal. As articulações do tipo sínfises são permanentes sem presença de membrana sinovial e sua cartilagem faz a união entre dois ossos, permitindo pouca movimentação e com função amortecedora, são encontradas entre os corpos das vértebras como nos discos da coluna vertebral e púbica. 
 As articulações sinoviais ou diartrose possuem uma capsula cheia de líquido sinovial que serve como lubrificante, contém ligamentos e especializações que permitem ampla movimentação, estabilidade e força. Seus movimentos permitem classificações funcionais como, uniaxiais, biaxial e triaxial ou multiaxial. Os movimentos uniaxiais são realizados em torno de um único eixo como articulações gínglimo e trocoide, as biaxiais realizam movimentações em torno de dois eixos permitindo movimentos de flexão e extensão, adução, abdução e circundução, nomeadas como articulações condilar e selar, as triaxiais ou multiaxiais realizam movimentos em torno de três eixos ou mais dando maior amplitude de movimentação como flexão, extensão, abdução, adução, rotação e circundução, sendo elas as articulações esferoide ou enartrose.
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA – AULA 1
NOME: Elenilda Machado de Souza MATRÍCULA: 04081680
CURSO: Biomedicina POLO: Unama/Ananindeua-PA
PROFESSORA (A): Bruno Pinheiro DATA: 14/05/2021
MIOLOGIA
 O sistema muscular é responsável por inúmeras funções que contribuem para a formação estrutural, estabilidade, movimentação, proteção e locomoção corporal conectados com outros componentes como os ossos e as articulações, juntos são impulsionados por estímulos, colocando em prática todas as funções necessárias para a realização de movimentos do tipo flexão, extensão, adução, abdução e circundução, sua classificação corporal e dividida em membros inferiores, superiores, face posterior, anterior e face lateral.
 Nos membros inferiores, face anterior e lateral estão situados nas regiões do quadril, coxa, pernas e pé, nessas regiões encontram-se alguns músculos como o sartório, fáscia lata, iliopsoas, reto anterior, vasto lateral, vasto medial, tibial anterior, sóleo inferior e medial, gastrocnêmico e músculo extensor. Na face posterior encontram-se os músculos do glúteo maior, bíceps posterior, gêmeos, músculo reto inferior, musculo plantar e poplíteo. Esses tipos de músculos são responsáveis pela sustentação, locomoção e equilíbrio do corpo. 
 Os membros superiores são formados pela cabeça, cintura escapular, braço, antebraço e mão, são responsáveis por movimentos altamente complexos e delicados, neles encontram-se alguns músculos como o deltóide, bíceps, tríceps, supinador cargo, prime, cubita, extensor dos dedos, palmar maior, palmar menor e flexor. Nos músculos das mãos temos o adutor do polegar, flexor do polegar, músculo intraósseos palmares, músculo pronador quadrado. Na cintura escapular encontram-se os músculos responsáveis pela proteção interna dos órgãos, flexão e contração abdominal como plectoris maior, plectoris menor, músculo reto abdominal, músculo oblíquo abdominal, músculos intercostais, dorso lateral, esterno cleido mastóideo, escaleno, trapézio e grande dorsal. Nos músculos da face temos o epicrânio occipto-frontal, tempero-parietal, músculo circular, depressor da pálpebra, elevador, zigomático maior e menor, depressor do lábio inferior, circular da boca, risório, mentoniano e plástima, essas musculaturas são responsáveis pela elevação e depressão do ângulo da boca. 
 A musculatura é um dos fatores fundamentais e de grande importância para a composição de enumeras funções e especializações que contribui relativamente para as atividades corporais, gerando energia mecânica, contrações, produção de movimentos, suporte, proteção externa e internamente dos órgãos, regulação e equilíbrio corporal, essas funções são interligadas e indispensáveis para a manutenção da vida.  
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA – AULA 2
NOME: Elenilda Machado de Souza MATRÍCULA: 04081680
CURSO: Biomedicina POLO: Unama/Ananindeua-PA
PROFESSORA (A): Bruno Pinheiro DATA: 22/05/2021
CARDIOVASCULAR
De acordo com as instruções supracitadas na aula, o sistema cardiovascular é responsável pela circulação sanguínea, nele são transportados os nutrientes e oxigênio necessário para as células através do sangue, que circula pelos vasos sanguíneos em um processo de entrada e saída do coração por meio de batimentos cardíacos, eles são ocasionados por reações químicas que geram impulsos elétricos governando o ritimo sinusal, esses estímulos são ocasionados pelo nó sinoatrial gerando contrações e relaxamentos, essas contrações ocorre em meio a um processo químico chamado sístole e diástole em processo de relaxamento, sua posição anatômica é no mediastino, central a esquerda. 
 O coração é composto por duas câmaras superiores e inferiores, as câmaras superiores são compostas por duas cavidades chamadas de átrios, nas posições esquerda e direita, nas câmaras inferiores temos os ventrículos, um do lado direito e o outro do lado esquerdo, cada ventrículo possuem em sua cavidade uma válvula que impedem o refluxo sanguíneo, a válvula do lado direto é chamada de tricúspide e a do lado esquerdo de mitral. Os átrios são divididos pelo septo interatrial e os ventrículos pelo septo interventricular, impedindo a mistura de sangue venoso com o sangue arterial, esse sangue é transportado por veias e artérias até chegarem aos capilares onde ocorrem as trocas gasosas, esse transporte ocorre pelas principais veias e artérias, sendo elas, a artéria aorta, a maior e mais importante artéria do corpo humano, dela se dividem todas as outras artérias como, artéria carótida direita e esquerda, artéria subclávia direita e esquerda, artéria coronária direita e esquerda e artéria tronco bronquiocefálico, conduzindo o sangue nutrido para todo o corpo gerando a grande circulação ou circulação sistêmica, exceto uma, a artéria pulmonar que sai do ventrículo direito e se ramifica em duas,artéria pulmonar direita e esquerda que juntas com o hilo e os brônquios pulmonar realizam o processo de oxigenação sanguínea que é chamado de hematose, juntos com a veia cava geram a pequena circulação ou circulação pulmonar. A veia cava é considerada a principal veia do corpo humano, ela transporta o sangue venoso recolhendo-o até a aurícula direita do coração e levando-o as artérias pulmonares, ela se ramifica com a veia cava superior que é formada pelas veias broquiocefálicas, recebendo o sangue venoso da cabeça, pescoço, membros superiores e caixa torácica, e a veia cava inferior que recolhem o sangue venoso proveniente do abdómen, abaixo do diafragma e pernas.
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA – AULA 2
NOME: Elenilda Machado de Souza MATRÍCULA: 04081680
CURSO: Biomedicina POLO: Unama/Ananindeua-PA
PROFESSORA (A): Bruno Pinheiro DATA: 22/05/2021
SISTEMA RESPIRATÓRIO
 O sistema respiratório é responsável pela oxigenação corporal, ou seja, pela respiração, sendo essencial para a manutenção do organismo para que se haja uma qualidade de vida, pois suas funções estão interligadas a funcionalidade de outros órgãos através do oxigênio, ele é composto por dois pulmões e componentes que se ramificam em vias de acesso no qual contribui para o seu efetivo processo, essas vias de acesso são divididas em trato respiratório superior e trato respiratório inferior. O trato respiratório superior é considerado como a primeira via de acesso do ar, cuja função é filtrar, aquecer e umidificar o ar, nas passagens superiores encontram-se a cavidade nasal, seios paranasal, conchas nasais, faringe, nasofaringe, orofaringe, laringofaringe, laringe, epiglote, tireoide, cricóide e corniculada, elas estão localizadas acima do tórax, do ângulo esternal ou acima da glote e das cordas vocais. O trato respiratório inferior é responsável pela captura do ar do meio ambiente e em seguida efetua a liberação do gás carbônico para o meio externo, seus componentes são constituídos pela traqueia, brônquio principais esquerdo, bronquíolos principais direito, bronquíolos, pulmão direito, pulmão esquerdo, lobo superior, lobo médio, lobo inferior, fissura obliqua, fissura horizontal, lobo superior, lobo inferior, fissura oblíqua, esses componentes se iniciam logo após a laringe atuando na passagem do ar. 
 
 Os pulmões são revestidos por uma camada de tecido chamada pleura, possuem fissuras que o dividem em lobos, o pulmão direito possuem três lobos e é dividido por duas fissuras e o esquerdo dois lobos e é dividido por uma fissura, tem em sua composição brônquios, bronquíolos, alvéolos e vasos sanguíneos, os brônquios são ramificações da traqueia que chegam até os pulmões, os mesmos possuem ramificações diferentes, do lado direito existem três ramificações e do lado esquerdo duas ramificações, ou seja, uma para cada lobo pulmonar, a traqueia é um tubo composto por cartilagens em formato de anéis, com bifurcação interligadas aos pulmões, é através dela que ocorre o processo respiratório interno que é dividido em dois movimentos chamados de inspiração e expiração. A inspiração acontece através da contração do diafragma e dos músculos intercostais promovendo a entrada do ar, na expiração ocorre o relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, promovendo a saída do ar. Os bronquíolos são ramificações cada vez menores, neles não existem anéis cartilaginosos, mas apenas fibras musculares lisas e estão interligados aos brônquios, fazendo conexão com os alvéolos pulmonares que são pequenos sacos localizados no final de suas ramificações, os alvéolos são estruturas redondas e pequenas localizadas em uma região de grande vascularização, rodeados de vasos sanguíneos, promovendo as trocas gasosas, ou a hematose. 
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA – AULA 2
NOME: Elenilda Machado de Souza MATRÍCULA: 04081680
CURSO: Biomedicina POLO: Unama/Ananindeua-PA
PROFESSORA (A): Bruno Pinheiro DATA: 22/05/2021
SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Continue navegando