Buscar

Exercícios Prova 1 - Fred

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

[Type text]	[Type text]	[Type text]
RESUMO FEITO PELA ALUNA BIANCA MAYUMI
ENTÃO NÃO ESTUDE SÓ POR ESTE MATERIAL, PODE HAVER CONTEÚDO EQUIVOCADO OU INCOMPLETO
Exercícios
01. Caracterize e explique os diferentes métodos utilizados no Psicodiagnóstico (clínico, projetivo e psicométrico).
Método clínico: Método qualitativo. Utiliza: entrevista e observação. Exames clínicos, completares e conclusão. 
Método projetivo: Método qualitativo. Utiliza: técnicas projetivas e técnicas expressivas. Situação experimental não estruturada em que é observado o comportamento do sujeito, dentro de determinadas condições previamente definidas. É uma projeção verbal de um estímulo ambíguo por não ser estruturado. Complementar.
Método psicométrico: Método quantitativo. Utiliza: testes psicológicos psicométricos. Estabelecer e aplicar processos de estudo quantitativo dos fenômenos psíquicos, designando a própria medição de tais fenômenos. Complementar.
02. Explique como devem ser operacionalizadas as etapas do psicodiagnóstico (exame clínico, exame complementares e conclusão).
Exame Clínico: Rapport, motivos do encaminhamento (queixas), contrato de trabalho, história clínica, história pessoal (anamnese), exame psíquico (ou exame do estado mental), diagnóstico inicial (hipótese diagnóstica)
Exames Complementares (projetivos e psicométricos): plano de avaliação, aplicação de técnicas e testes psicológicos, levantamento e análise dos dados quanti e quali. Deve-se pensar quais testes devem ser aplicados no mesmo dia, organizar previamente isso. Evitar aplicar testes da mesma natureza no mesmo dia.
Conclusão: Análise, interpretação e integração dos dados, elaboração do diagnóstico e prognóstico e entrevista de devolução (laudo psicológico)
03. Defina: perguntas abertas e fechadas; perguntas diretas e indiretas.
Perguntas abertas: Abre um campo para o cliente explorar sua resposta
Perguntas fechadas: Delimita as possibilidades de resposta do cliente (algumas são inadequadas: pergunta dupla, que já induz a resposta)
Perguntas diretas: Pergunta ser estruturada como pergunta
Perguntas indiretas: Abre um campo, mas sem estruturação de pergunta, parece um comentário, uma reflexão, um convite para falar sobre algo
04. Diferencie as entrevistas de acordo com a estrutura das mesmas (estruturada, aberta e semiestruturada).
Entrevista estruturada: Inclui uma série de questões sobre áreas definidas de conteúdos. Tem um roteiro prévio e rígido, com perguntas fechadas e respostas diretas. Pra pesquisa quantitativa. Para testar algum diagnósticos, sistematizar hipóteses
Entrevista não-estruturada: Em geral não tem um formato rígido, mas não deixam de ter uma certa estrutura. Segue uma sequência e inclui áreas chave de conteúdo. Não tem roteiro prévio nenhum. A estrutura não tem perguntas pre definidas. Depende do que o cliente vai trazer na hora, 
Entrevista semiestruturada: Roteiro preestabelecido. Roteiro flexível e de tópicos, sem perguntas pre estabelecidas. Sei os assuntos, mas o modo/ sequência é livre 
Leia o caso a seguir e responda as questões 05, 06 e 07:
Trecho 01 – “Meu transtorno começou em um verão enquanto eu estava vivendo em um rancho no Novo México. Após mais ou menos um ano lá, comecei a me sentir crescentemente autoconsciente, infeliz, isolado, desmotivado e cansado. Parei de interagir com os outros e participar de atividades. Tornei-me obcecado por um desejo de ir embora para algum lugar e ficar sozinho e eu vagueava sem destino pelo campo fantasiando sobre suicídio”.
Trecho 02 – “Por volta do fim do verão, no entanto, comecei a melhorar. Percebi que não estava preocupado com morte e que eu sentia que poderia ter um futuro afinal. Em algumas semanas eu estava interagindo bem com a minha família, me dando bem em um emprego e planejando encontrar meu próprio apartamento. Encontrei um apartamento e abandonei meu emprego porque agora ele parecia entediante demais para mim. Eu estava me sentindo surpreendentemente energético, aguçado, confiante e poderoso. Minha capacidade de concentração estava intensa, mas mudava de foco rapidamente”.
05. O trecho 01, como um todo, é um exemplo mais adequado de uma alteração:
a) Da atenção – hipoprosexia
b) Da afetividade – humor triste e ideação suicida
c) Do juízo da realidade – delírio de culpa e de autoacusação
d) Da consciência – estado crepuscular
06. O trecho 02, como um todo, é um exemplo mais adequado de uma alteração:
a) Da senso percepção – hiperestesia
b) Do pensamento – pensamento prolixo
c) Do juízo da realidade – delírio de reforma
d) Da afetividade – elação
07. No trecho 02, a fala “minha capacidade de concentração estava intensa, mas mudava de foco rapidamente” é um exemplo de uma alteração:
a) Da vontade – automatismo
b) Da consciência – dissociação da consciência
c) Da atenção – distraibilidade
d) Do pensamento – pensamento confusional
08. Leia o caso a seguir:
“Há quatro meses, enquanto Elaine estava em uma loja de roupas, começou a tremer e a ter ondas de calor. Subitamente, ela desenvolveu uma dor aguda no peito e seu coração começou a bater muito rápido. Ela estava tonta, com a respiração curta e sentia-se como se fosse perder os sentidos ou morrer. Tudo estava fora de foco e parecia girar. Uma vendedora chamou uma ambulância e Elaine foi levada à sala de emergência de um hospital próximo. Os testes de coração e sanguíneos não revelaram qualquer evidência de um ataque cardíaco ou qualquer outra anomalia”.
O relato acima é, como um todo, um exemplo mais adequado de uma alteração:
a) Da sensopercepção – alucinação cenestésica
b) Do juízo da realidade – delírio hipocondríaco
c) Da orientação – desorientação histérica
d) Da afetividade – pânico
09. Uma jovem de 29 anos foi encaminhada por um médico ao psicólogo com o objetivo de um exame diagnóstico. Seguindo o roteiro previsto para um exame clínico (como primeira etapa da avaliação psicológica no modelo psicodiagnóstico), o profissional, ao encerrar suas observações (através de uma sequência de entrevistas), assinalou os seguintes pontos considerados relevantes:
	 - a examinanda falava de maneira muito rápida em que as palavras atropelavam umas às outras, e predominantemente sobre conteúdos persecutórios, como pessoas (que ela tinha visto uma única vez) que arquitetavam sua morte; JUIZO, LINGUAGEM
 	 - mostrou em todas as entrevistas uma energia psíquica muito elevada, apresentando inquietação e atitudes de euforia; AFETIVIDADE, PSICOMOTRICIDADE
	 - parecia confusa quanto ao lugar que se encontrava, bem como quanto ao ano em que estava, não sabendo, por exemplo, precisar a data do dia ou do mês; ORIENTAÇÃO
	 - mostrava muita dificuldade em recordar os acontecimentos atuais e até imediatos, todavia, falava com segurança de fatos antigos, inclusive da infância. MEMÓRIA
	Com esses dados, pede-se:
a) Identifique as prováveis alterações mentais apresentadas pela cliente, de acordo com as observações assinaladas acima e com base no roteiro para o exame psíquico estudado.
10. Um jovem, masculino, de 20 anos de idade, nível universitário, através do exame clínico psicológico, mostra algumas características que, pelo seu histórico, parecem persistentes e antigas. As mais marcantes são: temperamento introversivo, sensível, muito meticuloso e exigente consigo mesmo. Por outro lado, no decorrer do exame diagnóstico, foi possível levantar que o cliente apresenta queixas de incômodos corporais variados, angústia e preocupação excessivas; o desempenho intelectual parece diminuído em relação ao seu provável potencial, bem como vem esquecendo frequentemente de informações e dados atuais, mostrando, ainda, dificuldade em concentrar nas suas atividades escolares. 
	Pede-se: 
a) Que informações sobre o cliente você classificaria no eixo I e quais seriam do eixo II, no esquema de diagnóstico multidimensional? 
Eixo I – Angustia, incômodos corporais variáveis, preocupação, diminuição no desempenho intelectual, esquecimento.....
Eixo II - tem provável potencial intelectual, temperamento introversivo, sensível, muitometiculoso e exigente consigo mesmo.
b) Que alterações mentais você pode, em princípio, detectar nesse caso? Atenção, afetividade, pensamento, psicomotricidade, memória
11. Um rapaz de 19 anos foi encaminhado por um serviço médico para um psicólogo para que se procedesse a um Psicodiagnóstico. Ao final do exame clínico, o psicólogo assinalou os seguintes pontos considerados relevantes:
	- Desde a infância, o cliente apresenta características de timidez, dificuldades em estabelecer contatos sociais, meticulosidade, sentimentos de menos valia e comportamento excêntrico;
	- Há seis meses o cliente vem enfrentado forte pressão, por parte dos pais, para arrumar um emprego, visto que há um ano tenta, sem sucesso, passar no vestibular;
	- Há cerca de três meses o cliente relata ouvir vozes (femininas e masculinas), quando está sozinho no quarto, ordenando que se mate e chamando-o de “estorvo”;
	- O cliente afirma que seus pais implantaram um chip no seu cérebro para que pudessem controlá-lo.
a) Que informações podem ser classificadas nos eixos I, II, III e IV, no esquema de diagnóstico multidimensional?
Eixo I: sentimentos de menos valia e comportamento excêntrico; relata ouvir vozes, afirma que seus pais implantaram um chip
Eixo II: meticulosidade,
Eixo III:
Eixo IV: vem enfrentado forte pressão, por parte dos pais, para arrumar um emprego, timidez, dificuldades em estabelecer contatos sociais, 
b) Que alterações mentais podem ser observadas neste caso? Associe cada alteração a uma característica levantada pelo psicólogo. Juízo, afetivo

Outros materiais