Buscar

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - ATIVIDADE 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
Os métodos qualitativos são aplicados em previsões de longo e médio prazo, quando não há histórico suficiente para utilizar uma abordagem quantitativa. Quando se tem um novo produto ou serviço que foi lançado no mercado, uma embalagem de produto que é alterada, ou quando se espera que o padrão de demanda futura seja afetado por mudanças políticas ou por avanços tecnológicos. Nesse contexto, os métodos qualitativos mais utilizados são o Delphi e a avaliação da força de vendas.
 GHIANI, G.; LAPORTE, G.; MUSMANNO, R. Introduction to logistics systems planning and control . Chichester: John Wiley & Sons, 2004.
 
Considerando o excerto apresentado sobre os métodos qualitativos Delphi e avaliação da força de vendas, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A avaliação da força de vendas é uma previsão desenvolvida por vendedores da empresa, e essa força de trabalho fornece as estimativas devido à proximidade com os clientes.
II. O método Delphi utiliza vários questionários que são submetidos a um painel de especialistas em que um grupo de perguntas é respondido e obtêm-se novas informações.
III. As empresas efetuam sua previsão de compras e no uso desses métodos, existem históricos de quantidades disponíveis nos sistemas de informação.
IV. A avaliação da força de vendas ocorre independentemente das previsões, e é desenvolvida por analistas que auxiliam sua aplicação nos diversos questionários.
 
É correto o que se afirma em:
x	I e II, apenas.
	I, II e IV, apenas
	I, II e III, apenas.
	II, III e IV, apenas.
	II e III, apenas.
PERGUNTA 2
Existem algumas técnicas principais relacionadas à distribuição física que são o Milk Run , o Cross Docking , Transit Point , Merge In Transit , e o Condomínio Industrial. Sendo assim, torna-se essencial ter conhecimento desses conceitos e como são aplicados nas práticas por organizações e empresas em suas operações logísticas e da cadeia de suprimentos.
 CHRISTOPHER, M.; TOWILL, D. An integrated model for the design of agile supply chains. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management . v. 31, n. 4, p. 235-246, 2001.
 
A respeito das técnicas relacionadas ao processo de distribuição física apresentadas e que permitem obter vantagem competitiva, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) O ambiente de negócios está se tornando cada vez mais competitivo, à medida que as expectativas dos clientes que se utilizam da logística e da cadeia de suprimentos aumentam, e a capacidade das empresas concorrentes de fornecer com qualidade e a preços menores segue seu desenvolvimento utilizando operações com as principais técnicas.
II. ( ) Com o avanço das técnicas, as empresas deixaram de utilizar as operações com Cross Docking , Transit Point , Merge In Transit devido às dificuldades de implantação, os altos custos logísticos e as técnicas se tornaram de pouca importância e ficaram em segundo plano, usando, com isso, os sistemas e técnicas mais simples.
III. ( ) Por meio de uma técnica principal, torna-se impossível implementar as demais técnicas devido aos custos e a essas operações deixarem de confirmar sua efetividade no contexto logístico e para utilização na cadeia de suprimentos, o que permite as operações de Milk Run serem as mais utilizadas por empresas.
IV. ( ) Os avanços das técnicas permitiram desenvolver sistemas de distribuição física e condomínios industriais que possibilitam o carregamento e descarregamento sem a necessidade de estabelecer um modelo do tipo Transit Point , Merge In Transit para as operações nas corporações.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	F, V, F, V.
	V, F, V, V.
x	V, F, F, F.
	V, V, F, V.
	F, V, F, F.
PERGUNTA 3
As organizações buscam formas de planejar seus estoques. Assim, o planejamento deve ocorrer evitando os custos desnecessários de estoques parados, ao mesmo tempo em que se consiga atender à demanda dos clientes dentro de um período de tempo adequado com o que foi solicitado por meio dos pedidos enviados e dos métodos disponíveis.
Nesse sentido, assinale a alternativa que define os métodos mais utilizados para o controle dos estoques.
x	A curva ABC permite que os produtos possam ser categorizados em número reduzido de categorias; o giro de estoques analisa o valor da resultante entre a divisão do total das vendas num ano ao custo de estoque em relação ao valor médio investido; e a técnica de agregação de riscos pressupõe que existe uma quantidade menor de locais para estocar e existirá uma redução nas quantidades estocadas na empresa.
	O giro dos estoques é essencial para manter a análise e o valor resultante da divisão entre o total das vendas em um mês e que o custo desse estoque seja mínimo para facilitar o seguro e, a partir disso, utilizar a curva ABC para atender aos clientes com matérias-primas ou produtos acabados independente da técnica de agregação dos riscos que pressupõem a existência de mais locais para estocagem.
	A curva ABC se torna sem importância, pois as empresas estão preocupadas com os níveis de serviços que podem oferecer e os estoques deixam de ter sua importância nesse contexto, mas a técnica de agregação de riscos parte do princípio de que, havendo uma quantidade menor de locais de estocagem, haverá a maior quantidade de produtos estocados para que se possa atender às necessidades dos clientes.
	A técnica de agregação de riscos parte da ideia de que inexiste uma quantidade de locais para manter estoques, a curva ABC possibilita que os produtos serão categorizados num número reduzido de suas categorias, e o giro de estoques analisa o resultado da divisão do total de itens pelos locais onde possam ser estocados os produtos, matérias-primas para serem enviadas aos clientes.
	Permite um controle adequado e uniforme dos estoques sem a utilização da curva ABC, pois, em alguns casos, os estoques estão nas empresas e são classificados conforme seu uso, mas o giro poderá ser utilizado para agilizar o processo de carregamento e despacho para os clientes, independente dos métodos adotados para sua gestão, permitindo, com isso, que a empresa atenda aos clientes.
PERGUNTA 4
A previsão de demanda se tornou um pré-requisito indispensável para a maioria das atividades das operações logísticas e na cadeia de suprimentos. Com essa estimativa, pode-se planejar o nível de atividades que se espera para o futuro e, assim, estimar os recursos necessários para uma empresa.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que define a previsão de demanda.
	Torna-se mais flexível para o planejamento e controle, mas sem a necessidade de agregar valor às cadeias de suprimentos das operações realizadas interempresas com a finalidade de obter alguma vantagem competitiva.
	Permite que as atividades como marketing e logística tenham menor relevância nas ações de planejar e controlar as cadeias de suprimentos nas operações dedicadas aos centros de distribuição.
x	Essa atividade é muito importante, pois as organizações necessitam planejar e controlar as diferentes áreas funcionais, como o marketing, a logística e a cadeia de suprimentos, visando obter melhores resultados em suas operações por meio das ações implementadas.
	É idêntica ao planejamento e controle da produção, pois, ao obter o controle da cadeia de suprimentos, dispensa o controle logístico das operações, uma vez que conduz a exatidão dos resultados pretendidos na empresa.
	São atividades que planejam e controlam as áreas funcionais idênticas e que permitem saber, com dois dias de antecedência, a previsão de planejamento e controle da logística, sem a necessidade de comunicar a cadeia de suprimentos.
PERGUNTA 5
Os modelos de previsões de demanda permitem maior confiabilidade e são essenciais para a sobrevivência e crescimento de uma empresa. Diante desse contexto, é necessário conhecer as características sobre a demanda para que seja possível acompanhar a operação, verificando as alterações que ocorrem e, se necessário,
efetuar as correções em tempo hábil.
 Nesse sentido, assinale a alternativa correta que traz as características da previsão de demanda.
x	As características são: temporalidade da demanda, na qual a demanda pode ter mudanças ao longo do tempo; a regularidade da demanda, que envolve a compreensão de que esta demanda se mantém regular ou não ao longo do tempo; e a dependência da demanda, a qual poderá ser dependente ou independente.
	Torna-se mais relevante prever, pois a temporalidade da demanda pode, ao longo do tempo, incorrer em alterações para aumentar as quantidades, o que permitirá a desregularidade na demanda, característica dispensável sob o ponto de vista de se manter regular ou a regularidade necessária na operação.
	As características são idênticas, o que permite dispensar sua utilidade de planejamento para controle da demanda, pois, ao obter a demanda regular em um determinado tempo, a dependência da demanda se torna indiferente, como sendo dependente ou independente para as operações.
	Permitem que as características sejam pouco utilizadas, uma vez que a demanda dependente ou independente deixa de ser essencial para que se possa montar as quantidades de pedidos e usar as informações para a operação de compra das matérias-primas e produtos, os quais serão armazenados e disponibilizados para produção.
	As características permitem planejar ou controlar a demanda, mas sem a necessidade de atentar às temporalidades e suas mudanças; a regularidade que traz a informação similar à temporalidade e a dependência ou independência da demanda, o que faz com que a operação entregue os resultados desejados. 
 
PERGUNTA 6
Os métodos quantitativos podem ser utilizados quando houver histórico de demanda suficiente para compor seus dados. As técnicas desse método possuem dois grupos principais que são utilizados, tais como os métodos causais e da extrapolação das séries temporais.
 Nesse sentido, assinale a alternativa que define os métodos causais.
	Os dados dos métodos causais de previsão desconsideram o nível da variável de previsão e que sejam derivados das outras variáveis independentemente de ter ou não a antecipação das mudanças nas séries de tempo e previsão para períodos de médio e longo prazos.
	Tornam-se necessários os métodos causais para elaborar as previsões em que o nível seja derivado de períodos de médio e longo alcances e com a possibilidade de usar o nível de previsão sem derivar dos dados existentes.
x	Métodos causais de previsão discorrem que o nível da variável de previsão seja derivado do nível das outras variáveis, relacionadas à antecipação das mudanças nas séries de tempo e previsão exata nos períodos de médio e longo alcances.
	A função desses métodos de previsão causais trata o nível da variável de previsão como uma derivada, sem considerar as mudanças nas séries de tempo e para previsão no período de longo prazo.
	Os dados referentes ao método causal de previsão são oriundos de outras variáveis relacionadas com as mudanças que deixaram de ser efetuadas nas séries de tempo e que permitem obter uma previsão com exatidão.
PERGUNTA 7
Observe que a imagem a seguir reproduz a oscilação da demanda em um dado período de tempo, no qual há valores que são maiores e menores decorrentes das necessidades dos consumidores em adquirir algum ou alguns produtos de acordo com sua conveniência e para seu uso.
Figura 2.1 - Exemplo de variação da demanda em um período
Fonte: Novaes (2007, p. 164).
#PraCegoVer : a imagem apresenta um gráfico da variação da demanda em um período de 36 meses. À esquerda da imagem, no eixo y, a ordem é crescente, de baixo para cima, e os valores são mensais, iniciando em 0 e com sequência de 100, 200, 300, 400, 500, 600, 700, 800 e 900. No eixo x, estão os meses, sendo 0, 6, 12, 18, 24, 30 e 36 meses. O gráfico apresenta uma linha pontilhada cortando o eixo x, e, no ponto 589, existe uma seta e um texto, no qual está escrito “média = 589”. O gráfico apresenta diversos pontos, demonstrando que, em certos períodos, a demanda oscila para baixo ou para cima da média calculada. O ponto mais abaixo da média da demanda está em torno de 420 no eixo y e de 8 no eixo x. O ponto mais acima da média da demanda está em cerca de 790 no eixo y e 32 no eixo x.
 NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição . Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
 
Considerando a imagem acima, da variação da demanda em um determinado período, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) A imagem mostra a previsão de demanda em um período e indica o valor da média em 36 meses, em 589, embora ocorram variações a maior e a menor nas quantidades previstas.
II. ( ) Um sistema de previsão sólido é uma necessidade para o gerenciamento das mudanças no fornecimento, o que permite às empresas efetuarem essas mudanças.
III. ( ) A imagem mostra a demanda, mas sem a necessidade de adorar qualquer período para efetuar os quantitativos das médias e de quantidades a serem utilizadas.
IV. ( ) Devido ao fato de que as quantidades oscilam, a imagem mostra a previsão de demanda sem alterações a serem implementadas nas compras por meio das quantidades previstas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	F, V, F, V.
	F, F, V, F.
x	V, V, F, F.
	V, V, F, V.
	V, F, F, V.
PERGUNTA 8
As empresas precisam lidar com as mudanças frequentes e manter a chegada coordenada dos fornecedores e as saídas aos destinos, com a finalidade de reduzir os estoques ao mesmo tempo em que se possibilita o carregamento completo dos caminhões, na sua entrada e na saída para entrega aos destinatários dos produtos adquiridos.
ZIJM, H. et al . Operations, Logistics and Supply Chain Management . Cham: Springer, 2019.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O objetivo do Cross Docking é atender às várias fábricas por meio da distribuição física que é muito utilizada no varejo.
Pois:
II. As empresas varejistas recebem de vários fornecedores e entregam os produtos pré-embalados em pontos de Cross Docking que são encaminhados para serem entregues.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	As asserções I e II são proposições falsas.
x	As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II complementa a asserção I.
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
PERGUNTA 9
A maioria das abordagens referentes aos métodos consiste na dificuldade de implementá-los em empresas de menor ou maior porte. Assim, os métodos causais têm como base a hipótese e a demanda, que dependem dos históricos das operações logísticas ou da cadeia de suprimentos.
Nesse sentido, assinale a alternativa que define os métodos causais.
	A maioria desses métodos apresenta dificuldades para serem implementados independentemente de suas necessidades nas empresas, o que, em prática, a regressão única ou múltipla deixa de ser usada, pois o controle logístico é feito de outras formas mais simples e que permitem resultados com melhor acuracidade.
x	Os métodos causais se baseiam na hipótese de que a demanda futura dependerá dos valores apurados no passado ​​ou atuais para algumas variáveis, incluindo a regressão, modelos econométricos, modelos de entrada e saída, análise do ciclo de vida, modelos de simulação de computador e redes neurais.
	A base desses métodos utiliza hipóteses para os dados passados e depende de valores apurados ou que serão estimados no futuro, incluindo algumas variáveis como a regressão e os modelos econométricos, que permitem a entrada e saída das quantidades indiferente do ciclo de vida das matérias-primas e produtos.
 	Os dados provenientes desses métodos trazem a dificuldade de implementar as médias móvel e mediana, as regressões lineares para alguns
produtos, as formas mais simples de medição, mas que apresentam algumas dificuldades na extração dos relatórios para tomada de decisão logística.
	Os métodos causais deixam de ter como base a hipótese de que a demanda futura depende de valores apurados no passado ou recentemente incluindo as variáveis de média, análise de ciclo de vida dos produtos, modelos simulados por computador e que permitem disponibilizar dados para consulta após um determinado tempo.
PERGUNTA 10
Os métodos qualitativos têm como base a experiência obtida e disponibilizada pela força de trabalho, ou por meio de pesquisas que utilizam embasamento matemático para fazer a combinação das diferentes previsões de demanda a serem usadas pelas empresas para chegar aos resultados mais próximos do ideal em uma operação na cadeia de suprimentos.
 Nesse sentido, assinale a alternativa correta que define os métodos qualitativos da previsão de demanda na cadeia de suprimentos.
x	São os que recorrem ao julgamento, intuição, pesquisas ou técnicas comparativas com a finalidade de produzir as estimativas quantitativas sobre o futuro, com informações relativas aos fatores que afetam as previsões não quantitativas, flexíveis e subjetivas.
	Tornam-se necessários para alcançar os resultados das previsões de demanda que utilizam a intuição sem a necessidade de julgamento ou as técnicas comparativas, pois as operações produzem os resultados necessários para avaliação.
 	A função científica do método dificulta a previsão e a possível padronização de qualquer método, devido à sua exatidão deixar de utilizar a intuição das operações, o julgamento e as técnicas que produzem algum tipo de comparação.
	São as ocasiões em que os métodos potencializam os dados e dispõem de julgamento e intuição, sem a necessidade de utilizar alguma técnica comparativa para visualizar o futuro e as informações relativas que auxiliam nas previsões.
	Os dados históricos possibilitam que o seu alcance seja limitado para as operações sem recorrer ao julgamento, intuição ou mesmo às pesquisas que podem auxiliar a comparação e com a finalidade de elaborar as estimativas com base em dados anteriores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando