Buscar

prova logistica 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova Objetiva:
25823235
1.	Uma das maneiras de avaliar o desempenho das atividades logísticas de uma organização é por meio de benchmarking: ferramenta de análise comparativa que é um apoio para a avaliação e para o aprimoramento de processos. Sobre os passos avaliativos do processo de benchmarking na logística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No que tange ao planejamento, deve-se observar o que será utilizado como marco de referência, com quem e com o que a organização irá se comparar.
( ) No que tange à análise, é necessário determinar as ferramentas de avaliação para se determinar a superioridade dos processos da organização dentro do contexto da indústria.
( ) No que tange à integração, é fundamental analisar com que a empresa vai se integrar, objetivando aprimorar os processos logísticos.
( ) No que tange à ação, deve-se converter as descobertas e os princípios operacionais em ações a serem desenvolvidas por meio de uma constante medição e avaliação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	xxa) V - F - F - V.
	b) F - V - V - V.
	c) V - F - V - F.
	d) F - F - V - V.
 
 
2.	Apesar da Revolução Industrial significar um momento importantíssimo no contexto da evolução da logística, foi só a partir do século XIX que a logística se incorporou como parte integral da cadeia produtiva. No século XX e hoje, no campo da produção em grande escala têm-se etapas bem diferenciadas consideradas importantíssimas à logística. Sobre essas etapas, analise as sentenças a seguir:
I- Nos anos adormecidos, antes de 1920, a logística ainda não tinha estabelecido processos logísticos bem definidos e combinados entre os diversos departamentos de uma empresa, como acontece hoje.
II- Entre 1950 até 1970, houve um período de desenvolvimento integral da logística em função da cadeia produtiva e demanda de bens. Isso influenciou os padrões e as atitudes de produção e demanda, melhorando o controle dos custos, à medida que a capacidade física dos computadores permitiu melhorar os sistemas de informação da época.
III- Após a década de 1970, a logística experimentou uma fase de grande crescimento diante da necessidade de aprimorar custos após a crise do petróleo de 1973, que disparou o preço do petróleo para patamares nunca antes vistos, disparando também os custos logísticos das atividades produtivas, sendo mais um pretexto de aprimoramento logístico e de custos.
IV- Na última década do século passado, 1990, houve uma série de acontecimentos que ajudaram a logística a se tornar um sistema integrado e incorporado à cadeia logística das empresas. Assim, o grande foco a partir do ano de 1990 vem sendo como gerar valor agregado às demandas e desejos dos clientes, tirando o foco somente na produção em grande escala.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	xxb) As sentenças II e III estão corretas.
	c) Somente a sentença IV está correta.
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
3.	Desde os anos 1990, a logística no Brasil vem acompanhando as grandes transformações na maneira de executar as atividades produtivas, comerciais e logísticas. Entretanto, existem ainda grandes limitações pendentes a serem resolvidas nas estruturas organizacionais das empresas brasileiras. Sobre essas limitações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pela falta de integração de dados em rede e falta de investimento, na grande parte das empresas existem problemas nos sistemas informatizados, aliás, muito necessários na logística de hoje.
( ) A empresa brasileira é muito parceira, pois consegue estabelecer acordos entre empresas, mas, muitas vezes, esses acordos não conseguem ser cumpridos, gerando excesso de confiança que logo vira desconfiança, atrapalhando as parcerias de longo prazo.
( ) Em função da complexidade dos processos logísticos, apresenta-se a necessidade de desenvolver sistemas de custos com informações adequadas e consistentes, isso gera maior demanda de investimento que a grande parte da empresa brasileira não tem.
( ) O aumento do poder aquisitivo do brasileiro vem trazendo a necessidade de maiores volumes de mercadorias, que são movimentadas ao longo do Brasil. Diante disso, as empresas não vêm fazendo quase nada, ficando praticamente como eram as atividades logísticas antes da década de 1990.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - V - F - V.
	b) V - V - F - F.
	c) F - V - V - V.
	xxd) V - F - V - F.
4.	A integração externa de uma organização é um dos passos importantes para se ter uma logística integrada dinâmica e eficaz. Para poder desenvolver este tipo de integração, existem alguns fatores que poderão ajudar. Sobre as melhoras à integração externa, analise as sentenças a seguir:
I- Deve-se fazer uma integração com as atividades-chave e estratégicas que acontecem intra e interempresas durante a cadeia de suprimentos e distribuição.
II- Existem algumas linhas de ação que ajudam para desenvolver a integração externa, entre estas se devem aumentar os tempos dos processos. Desta maneira, pode-se dar garantia e qualidade às atividades logísticas.
III- Há um elemento de gestão fundamental na integração externa: o fator tempo. Assim, a combinação dos processos produtivos com a logística baseada no tempo oferece economizar sequências de tempos, portanto, aprimora custos.
IV- Para dar apoio à integração externa e interna, deve-se aumentar o tempo de entrega e aumentar as atividades complementares. Desta maneira, poderá se oferecer maiores ferramentas de gestão à logística integrada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença IV está correta.
	xxb) As sentenças I e III estão corretas.
	c) Somente a sentença II está correta.
	d) As sentenças II e III estão corretas.
5.	Na gestão empresarial, o benchmarking serve como ferramenta de mensuração da performance (desempenho). O benchmarking é feito por meio da análise comparativa com a média de desempenho do setor industrial pertencente a uma empresa. Essa mensuração comparativa aplica-se às diversas atividades da gestão empresarial, inclusive na logística. No contexto logístico, o benchmarking pode ser aplicado por meio dos seguintes indicadores: econômicos, de produtividade, de perfil de unidade, entre outros. Considerando esses indicadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O indicador drop-size serve para analisar o volume de unidades movimentadas de certo produto para um número determinado de clientes. Assim, quanto maior o número clientes atendido, menores serão as redes logísticas.
( ) O indicador km por dias/veículo informa o giro da frota por clientes atendidos, e quanto mais clientes forem visitados durante uma determinada quilometragem, melhor será o uso de recursos.
( ) O indicador de uso de frota ajuda a visualizar como os custos fixos podem ser diluídos em um maior número de mercadorias movimentadas. Assim, o indicador ajuda a medição da redução de custos por unidade transportada.
( ) Quando observar o índice de produtividade no carregamento, é importante observar que, quanto mais produtos puder movimentar, maior será a redução de custos, isto é, movimenta-se maior volume com a mesma quantidade de pessoas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - F - V - V.
	b) F - V - V - F.
	xxc) F - V - V - V.
	d) V - F - F - V.
6.	No contexto histórico, a logística teve uma fase relevante para as empresas de hoje. A década de 1950 foi um divisor de águas para o contexto atual da gestão logística, apresentando-se, nessa época e nas próximas décadas, uma série de acontecimentos e inovações. Essa fase histórica da logística pode ser dividida em três partes. Sobre essas partes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Antes da década de 1950.
II- Período entre 1950 e 1970
III- Período depois da década de 1970.
( ) Nessa época,
podemos observar uma clara evidência de algumas inovações relevantes à logística empresarial. Desde esse momento começou a focar mais nas necessidades do cliente, desenvolvendo sistemas integrados de informática que ajudaram no aprimoramento de custos e inovação na logística.
( ) A logística não tinha ainda uma posição bem definida na gestão das organizações. Nesse período, cada atividade logística ficava em função da área responsável, sem existir uma gestão bem articulada entre as diferentes áreas das organizações.
( ) Com os conhecimentos logísticos adquiridos, as empresas melhoraram tanto sua competitividade como processos de produção. Nesse sentido, as empresas passaram a ser mais eficientes tanto no fluxo dos processos produtivos como na qualidade dos produtos ofertados ao mercado. Estas questões levantaram a necessidade de conhecer mais sobre custos na logística.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	xxa) II - I - III.
	b) I - III - II.
	c) II - III - I.
	d) III - I - II.
7.	Para se ter um melhor discernimento no momento de escolher processos logísticos que possam se encaixar melhor com as atividades específicas de uma empresa, o custo de oportunidade é uma ferramenta de avaliação eficaz. Assim, para melhor identificar os custos envolvidos, aplica-se a relação valor/custo total, os quais podem se identificar separadamente. Com relação ao exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Custo de Entrada Básico determina o preço que foi pago na aquisição de insumos. Preços identificados por meio de licitações e entrega dos insumos.
( ) O Custo Relacionado com Fornecedores vinculam os gastos extras que ajudam a manter o bom relacionamento tanto com os fornecedores como com os distribuidores/compradores dos produtos.
( ) Os Custos de Qualidade/Fatores definem os custos que ficam em função dos controles de qualidade e garantias que impactam o relacionamento com os fornecedores, entre outras questões da gestão de suprimentos.
( ) Os Custos de Logística/Operação abrangem quatro áreas fundamentais, sendo estes custos: custos no recebimento do produto, custos em função do tamanho do lote de produtos, custos vinculados ao processo de produção e custos vinculados à cadeia da logística.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - F - V - V.
	xxb) V - F - F - V.
	c) V - F - V - F.
	d) V - V - F - V.
8.	Para que os objetivos organizacionais possam ser alcançados, é necessário o desenvolvimento de Cadeias de Suprimento ágeis e que garantam a manutenção das atividades ajustadas aos requisitos dinâmicos dos mercados. Sobre as principais características necessárias às cadeias de suprimentos, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Modelos fixos, apoiados em modelos burocráticos e impor sua visão.
	b) Processos individuais, baseados em manuais e rotinas e desconsiderar o mercado.
	c) Impor suas práticas e modelos, privilegiar seus objetivos individuais e não ter visão sistêmica.
	xxd) Ser sensível ao mercado virtual, processos integrados e ser baseada em redes.
9.	São muitas as atividades desempenhadas no âmbito logístico e, como em qualquer outra função administrativa, o sucesso é alcançado pela soma dos esforços e não pela eficiência individual de uma das atividades. Sobre as funções logísticas mais importantes, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Atividades de expedição ou atividades de suporte.
	xxb) Atividades primárias ou atividades principais.
	c) Atividades de embalagem ou atividades de movimentação.
	d) Atividades de expedição ou atividades de suprimentos.
10.	A logística vem se adaptando para um novo contexto global. Hoje, o foco não é somente na "produção em larga escala ou massa", a indústria, além de fazer produção em larga escala, precisa desenhar e desenvolver a "produção customizada ou individualizada", com parâmetros o sistemas de produção enxuta. Este novo contexto de produção do século XXI demanda de estoques mínimos, e de entregas tanto fragmentadas como frequentes. Tal mudança somente foi possível com o avanço da tecnologia no suporte à logística, o qual permitiu maior velocidade, flexibilidade e confiabilidade. Entre esses avanços, podemos considerar que:
	a) Os centros de distribuição com melhores sistemas de informação ajudam aos serviços logísticos que, aliás, demandam de maior mão de obra.
	xxb) Os intercâmbios eletrônicos de dados e sistema de código de barras vêm sendo de grande apoio para esses avanços.
	c) O foco no treinamento em recursos humanos com pouco uso da tecnologia é necessário para os centros logísticos que demandam de grande volume de estoques de container próximos aos portos.
	d) Os centros de distribuição com esteiras de baixa velocidade sem direcionamento e chaveamento servem para melhorar a qualidade do transporte de grandes equipamentos e máquinas.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais