Buscar

DESAFIO AÇÕES PARA O CONTROLE DE INFECÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOSEEGURANÇA 21/02/2021
DESAFIO AÇÕES PARA O CONTROLE DE INFECÇÕES
Nos estabelecimentos de saúde, funcionários com as mãos contaminadas são o principal meio de disseminação de micro-organismos. A transmissão de micro-organismos pode ocorrer de maneira direta, por meio do contato com o paciente e com seus fluidos corporais ou de maneira indireta, por meio do contato com superfícies e objetos contaminados.
​​​​​​​
Mesmo que o ambiente pareça estar limpo a olho nu, vários micro-organismos podem estar presentes e serem potencialmente patogênicos, independentemente da quantidade de material contaminado.
Você iniciou em um novo trabalho e, ao chegar lá, percebeu que alguns dos seus colegas de trabalho não higienizam as mãos antes e após a realização de procedimentos que necessitam do contato direto com pacientes. 
Qual seria a conduta profissional adequada ao caso? 
A princípio tentaria incentivá-los através de minhas praticas diárias, ao início e ao término de qualquer atendimento faria a higienização de minhas mãos como exemplo e, contudo, relembraria ao profissional displicente sobre a importância deste procedimento. 
Se após essas pequenas atitudes não modificasse o quadro, levaria o caso ao gerente responsável pela equipe. Buscando deste modo uma cobrança generalizada, ocasionando vistoria pertinente durante o horário de trabalho.
O que pode acontecer a eles caso ocorra uma denúncia? 
Pode ocorrer de modo geral uma cobrança, seguida de vigilância integral no período de trabalho por meio dos administradores, os profissionais displicentes podem receber advertências, e caso a situação permaneça igual o profissional pode até perder seu emprego.

Continue navegando