Prova 2 resolvida Lu
2 pág.

Prova 2 resolvida Lu


DisciplinaParasitologia Humana F50 materiais1.239 seguidores
Pré-visualização1 página
Prova 2 
1- Porque durante o tratamento da pediculose do couro cabeludo o piolhicida deve ser indicado na formulação \u201cloção\u201d? Porque sua aplicação deve ser repetida depois de 7-8 dias?
????
Esta operação deve ser repetida até três vezes, com intervalo de cinco a sete dias, pois os ovos não sofrem ação do inseticida; nas aplicações seguintes, as ninfas perecerão. É necessário bastante cuidado ao usar-se o piolhicida, pois são tóxicos e algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas.
2- Um surto de escabiose (sarna) surgiu numa comunidade do Vale do Jequitinhonha. Que medidas profiláticas você adotaria para controlar o surto de sarna na comunidade?
Recomenda-se submeter o paciente a um banho morno, demorado, com sabão próprio, para amolecer e retirar as crostas. Em seguida, aplicar localmente algum dos medicamentos indicados: benzoato de benzila (Acarsan, Escabiol), deltametrina (Deltacid, loção), tiabendozol (Foldan) ou monossulfeto de tetratiltiuram (Tetmosol), durante três dias.
Tratar simultaneamente todas as pessoas da família atingidas pela parasitose; lavar e passar a ferro quente as roupas de cama do paciente enquanto durar o tratamento.
Em caso de contaminação bacteriana, pode-se acrescentar permanganato de potássio à água do banho na proporção de 1:10000.
3- Quais são os métodos utilizados para evidenciar a presença de triatomíneos no intradomicílio?
Verificar se há a presença de fezes nas paredes junto as camas (manchas enegrecidas e escorridas), presença de exúvias (mudas de exoesqueleto) nas paredes e frestas. Pulverização de pirisa sobre as paredes e aguardar 15 minutos para verificar o efeito desalojante do piretro e o aparecimento de barbeiros fugindo das frestas. Utilização de caixas de Gomes-Nunez, que tem como objetivo oferecer esconderijo para o barbeiro, onde os mesmos possam ser facilmente localizados.
4- Baseado no comportamento e hábitos do mosquito Aedes aegypti, explique como a dengue pode se tornar uma epidemia em curto prazo.
Como as fêmeas espalham seus ovos em vários locais e sua grande maioria fora da água (região marginal de locais já com água acumulada), fica difícil o acesso e destruição desses ovos. Com o período de chuva ou em contato com a água (geralmente em períodos chuvosos a água se acumula e atinge os ovos na região marginal) e os ovos eclodem. Seu ciclo de vida é curto (15 a 20 dias) e como exerce a hematofagia diurna, a quantidade de pessoas que são picadas pelo mosquito é muito maior do que aqueles que fazem a hematofagia noturna, já que a pessoa acordada espanta os mosquitos que estão próximos. Isso faz com que o contato do A. aegypti com o vírus aconteça mais facilmente, uma vez que teria que picar maior quantidade de pessoas para obter uma quantidade de sangue necessária.
Alem disso a transmissão do vírus também se faz de forma vertical, isto é, os ovos de uma fêmea infectada também são infectados.
5- Cite uma espécie de Diptera muscomorpha (moscas) com alto grau de sinantropia (vivem próximas a habitações humanas), e explique duas formas de veiculação de patógenos por esses insetos
Musca domestica. Umas das formas de veiculação são pela regurgitação alimentar. Alimentam \u2013se de fezes, feridas ou animais mortos, e depois, voando a distância, depositam a saliva contaminada no alimentos humano. A outra é a veiculação mecânica de patógenos aderidos às patas e cerdas do corpo.
6- Explique porque é especialmente difícil controlar as formas imaturas dos flebotomíneos numa dada região (responda em no máximo 5 linhas).
Ao contrário dos locais contendo água, que são fáceis de localizar, os potenciais criadouros de flebotomíneos são em número muito maior, pois são qualquer lugar úmido. Tamanha possibilidade de escolha torna a procura pelas formas imaturas muito difícil..
7- a) Qual é a importância parasitológica dos simulídeos (borrachudos)?
Espoliação sanguínea, transmissores da Sindrome Hemorrágica de Altamira e como transmissores das filarias Onchocerca volvulus (causadora de oncocercose) e Mansonella ozzardi (causadora de mansonelose).
b) Quais as características dos criadouros de simulídeos?
Deve conter água corrente (ambiente lótico).