Buscar

Grécia e Roma

Prévia do material em texto

Grécia e Roma: Legados e formas de dominação
Por: Bernardo Miguel Medina Gomez Soutinho
Grécia
Meios usados pelos gregos para conquistar outros povos:
· Os espartanos transformavam as populações conquistadas em “hilotas”, servos que eram obrigados a trabalhar na terra dos espartanos, também tinham que dar aos mesmos uma porcentagem dos frutos de suas terras, não possuíam direitos, mas não eram escravos, pois possuíam sua própria comunidade.
· Atenas ampliou seu domínio, acabando por incorporar toda a península da Ática, mas apesar do governo democrático ateniense, esses povos conquistados não eram ouvidos pois somente cidadãos atenienses poderiam votar. E eram considerados cidadãos aqueles homens adultos, (mais de 18 anos) com pais atenienses. Os estrangeiros além dos impostos, tinham que pagar uma taxa especial, prestar serviço militar, só eram autorizados a exercer atividades desprezadas pelos cidadãos e eram proibidos de se casarem com mulheres atenienses, os impedindo de melhorar sua situação de vida.
· Cada cidade grega possuía suas próprias leis, por isso o modo como os povos dominados eram governados mudavam de lugar para lugar. 
Principais instituições criadas pelos gregos:
· Os espartanos e os por eles dominados eram governados pela “Gerúsia”, uma espécie de senado composta pelos dois reis de esparta e mais 28 anciões escolhidos entre os nascidos nobres com mais de 60 anos, que ficavam no cargo pelo resto da vida.
· Em Atenas andes da democracia o legislador Drácon passou a redigir as leis as tornando conhecidas por todos, assim também criando a expressão medida draconiana.
· Sólon um arconte ateniense acabou com o sistema de escravidão por endividamento, deu o direito de todos os cidadãos participarem da Eclésia, criou a Bulé e um tribunal popular.
· Sobre o governo de Clístenes, foi criado o ostracismo, um procedimento que permitia que os cidadãos atenienses votassem em um indivíduo que seria banido de Atenas por 10 anos, se ele fosse considerado uma ameaça.
· Os atenienses criaram a democracia, mas ela não era como hoje em dia, pois somente poderiam participar da democracia ateniense, aqueles considerados cidadãos, ou seja, os homens com mais de 18 anos nascidos de pais atenienses.
Roma
Métodos utilizados pelos romanos para expandir o seu império:
· Os romanos se valiam de alianças ou da conquista militar para subjugar outros povos. Os que se tornavam aliados recebiam direitos totais ou parciais de cidadania e os povos derrotados, muitos eram vendidos como escravos e outros submetidos a tratados que davam grandes rendas na forma de impostos.
· Uma aliança com Roma, significava fornecer tropas chamadas auxiliares e a aceitação da hegemonia política romana.
· A infantaria era a base do exército romano. Sua força estava no combate em formação, com infantes armados de escudos e lança o que os tornava uma força muito superior a outros tipos de exércitos da antiguidade. Eles também desenvolveram técnicas militares elaborados, como por exemplo seus acampamentos eram verdadeiras cidades muradas, pois lá haviam, enfermarias, saunas, cozinhas, fábricas de armas e latrinas.
· As guerras se tornavam mais longas e aconteciam em lugares mais distantes e por causa disso a participação dos camponeses se tornou mais difícil, por isso o general Mário passou a recrutar soldados voluntários que recebiam salário. Que levou a profissionalização do exército.
Como os romanos se relacionavam com outros povos:
· Os romanos se ligavam ao deus da guerra e a deusa da fertilidade com suas histórias que serviam para legitimar seu poder sobre outros povos e servia como propaganda de suas qualidades.
· O conceito de cidadania para os romanos era mais flexível que o dos atenienses, tornavam-se romanos os ex-escravos alforriados, a cidadania também era concedida a aliados e até comunidades inteiras, mas só aos aqueles que se tornaram aliados de Roma, os que resistiam eram feitos de escravos ou tinham que pagar pesados impostos.
· Os romanos concediam aos membros das elites dos povos aliados cidadania de Roma. Os povos que lutavam e perdiam eram submetidos ao jugo romano.
· Após a profissionalização de exército, este passou a incorporar cada vez mais soldados não romanos. Esses soldados assalariados eram mais leais aos generais que os pagavam do que ao governo romano.
· Para ajudar a manter o território conquistado os romanos construíam e mantinham estradas, para que o exército e funcionários alcançassem os lugares mais distantes do império.
· Os romanos criaram as províncias, elas eram em dois tipos, as senatoriais com governadores apontados pelo senado e sem presença militar e as imperiais com administradores militares indicados pelo imperador.
 
 Fontes:
Mapa Grécia- site todamateria.com.br
Mapa Roma-site dougnahistoria.blogspot.com
Grécia e Roma editora contexto por Pedro Paulo Funari

Continue navegando