A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Atividade Prática Final - Evolução e Piscicologia do Trabalho

Pré-visualização | Página 1 de 1

Atividade Prática Final
INSTRUÇÕES:
  Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
  Ao terminar SALVE o arquivo com o nome Atividade Prática;
  Envie o arquivo em formato WORD (.doc, doc.x e etc) pelo sistema no local indicado;
o   Lembrando: Se o arquivo for enviado em formato diferente do solicitado a atividade sera "ZERADA".
  Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Atividade Prática Final de Evolução e Psicologia do Trabalho
Nome: Gladson Sant Ana
CPF: 264.120.498-35
Parte 1: Questionário
1. Explique com suas palavras a Evolução do Trabalho.
2. Como se deu a Revolução Industrial?
3. O que é Trabalho em Equipe?
4. Qual a importância da Ética e da Postura Profissional?
5. Um dos maiores desafios do mundo corporativo hoje em dia é criar um programa eficiente de qualidade de vida. Para você. O que seria ideal em uma empresa para qualidade de vida dos Funcionários?
Parte 2: Pesquisa
6. A respeito do tema: "Organização Histórica da Psicologia Organizacional e do Trabalho", faça uma pesquisa abordando:
· Panorama Temporal;
· Precursores;
· Aplicabilidades;
· Desempenho; 
· Crítica;
· Comparações.
Ademais, dê 5 exemplos de casos de sucesso descrevendo sucintamente o modelo utilizado no emprego do conceito.
Questionário
1. Explique com suas palavras a Evolução do Trabalho.
A evolução da história do trabalho humano, teve sua origem quando o ser humano buscou satisfazer suas necessidades biológicas de sobrevivência.
Na economia de subsistência, o trabalhador decidia o que produzir, como produzir, quando e a que ritmo, era dono de seu tempo.
 Não existia separação entre o espaço familiar e o trabalho, optavam pela duração e a intensidade do trabalho, de acordo com a necessidade de produção.
A medida que as necessidades foram sendo satisfeitas, ampliarão – se, contribuindo para a criação de novas relações que passaram a determinar a condição histórica do trabalho.
Pois bem o sistema capitalista, reduziu a atividade vital humana, ou seja o trabalho em emprego, e, nos contexto atual, tirou da grande maioria da humanidade até mesmo esta forma reduzida e exploradora através da qual homens e mulheres produziam suas vidas.
2. Como se deu a Revolução Industrial?
A Revolução Industrial é um grande marco na história da humanidade, seus desdobramentos afetaram todo mundo. Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos. Com isso a população ganhou ao longo do tempo maior poder de compra e melhoria na sua qualidade de vida. Sabemos que o pioneirismo inglês foi de grande importância para o desdobramento da mesma, não deixando de ressaltar os movimentos dos trabalhadores que começam a despontar, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram os sindicatos com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Estes movimentos de certa forma deram base para a formação das leis trabalhistas que vieram depois. 
A sociedade, transformando todo o seu modo de vida, as novas invenções, o trabalho em suma deu base a grande Revolução tecnológica, que vivemos até os dias atuais.
3. O que é Trabalho em Equipe?
Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema.
O trabalho em equipe pode também ser descrito como um conjunto de pessoas que dedicam - se a realizar uma tarefa ou determinado trabalho.
O trabalho em equipe possibilita troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.
4. Qual a importância da Ética e da Postura Profissional?
A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso.
Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.
O comportamento ético do bom profissional traz a garantia do respeito e da estabilidade no emprego. A atuação de acordo com os valores morais da sociedade e da organização valoriza o profissional e o transforma em um elemento importante dentro da organização. 
5. Um dos maiores desafios do mundo corporativo hoje em dia é criar um programa eficiente de qualidade de vida. Para você. O que seria ideal em uma empresa para qualidade de vida dos Funcionários?
De modo particular, o programa de eficiência de qualidade de vida, seria ; 
· Investimento no Treinamento e desenvolvimentos dos colaboradores.
· Maior engajamento das equipes, a partir de sua valorização.
· Definição de áreas comuns para integração dos funcionários.
· Valorização de competências e habilidades dos empregados.
· A satisfação com o trabalho executado.
· A possibilidade de futuro na organização.
· Reconhecimentos pelo resultado alcançado
· O próprio salário percebido.
· Os Benefícios auferidos aos colaboradores.
· O relacionamento humano dentro do grupo, e da organização. 
· Etc...
6. A respeito do tema: "Organização Histórica da Psicologia Organizacional e do Trabalho", faça uma pesquisa abordando:
· Panorama Temporal;
· Precursores;
· Aplicabilidades;
· Desempenho; 
· Crítica;
· Comparações.
Ademais, dê 5 exemplos de casos de sucesso descrevendo sucintamente o modelo utilizado no emprego do conceito
A respeito da Organização Histórica da Psicologia Organizacional e do Trabalho, essa história, tem ocupado um importante espaço no contexto profissional do psicólogo. Define-se como campo de aplicação dos conhecimentos da ciência psicológica às questões relacionadas ao trabalho humano, visando promover a saúde do trabalhador, sua satisfação em relação ao trabalho e também benefícios para a respectiva organização/intuição na qual está inserido. O presente estudo objetiva verificar, internacional e nacionalmente, as transformações que esse campo experimentou ao longo dos anos até tornar-se uma profissão reconhecida e essencial. Desse modo, foram revisadas produções científicas voltadas à área. Os resultados demonstram que tal história possui um trajeto recente, complexo e com inúmeros benefícios para o trabalhador e o campo do trabalho, transformando-se de psicologia industrial, no século XIX, à então psicologia organizacional e do trabalho. Contudo, infere-se que, apesar das inúmeras variações até o momento, o saber do psicólogo desenvolverá ainda inúmeras mutações conforme o contexto social e cultural, podendo modificar-se e influenciar de maneira dinâmica a vida pessoal, social e principalmente profissional do sujeito.
Primeiros Socorros

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.