Buscar

Plano de Aula 12 resposta (ciencia politica)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula 12
Caso concreto 
1-No Estado unitário, o poder é centralizado, concentrado em alguém ou algum grupo, que, utilizando-se de suas prerrogativas, governa. O importante é que a fonte do poder é unica, específica, localizada.
No Estado federal, o poder é resultado de uma agregação de entidades menores. As unidades federadas abrem mão de uma parcela de seu poder e o entregam a um ente superior. Não ficam totalmente dependentes. Conservam uma parte de seu poder, são autônomas. Existem os estados-membros, com seus governadores eleitos e tudo mais. Cada um possui sua relativa independencia, só que o presidente da república (representante da União) tem atribuições maiores, mais importantes. Entenda como um grupo de pessoas independentes, que resolveram se unir e escolher um líder. Forma-se então uma federação, um Estado federal. Os EUA também são assim, existem os vários estados-membros, com uma parcela relativa de independencia. Não são totalmente independentes, porque o governo federal o controla em uma pequena proporção.
2-  A CF/88 estabeleceu o federalismo cooperativo, mediante um sistema de repartição de competências, que visa ao restabelecimento do equilíbrio das relações políticas entre o Poder Central e os Estados federados.

Outros materiais

Outros materiais