Buscar

Coleção Grandes Educadores -LEV VYGOTSKY -Emanuel Willian Vidal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Coleção Grandes Educadores 
· Lev Vygotsky (1896-1934) 
foi um psicólogo bielo-russo que realizou diversas pesquisas na área do desenvolvimento da aprendizagem e do papel preponderante das relações sociais nesse processo, o que originou uma corrente de pensamento denominada Sócio Construtivismo.
· Filogênese 
com a história da espécie humana (essa definindo os limites da espécie enquanto capacidades e limitações físicas, com grande destaque na espécie humana para a plasticidade neural). 
· Ontogênese 
com a história do indivíduo (muito ligada à filogênese no que se refere ao desenvolvimento físico, no entanto com as particularidades de cada indivíduo). 
· Sociogênese 
como a história cultural do sujeito, o meio em que ele está inserido (responsável pelo aprimoramento das atividades humanas e organização do desenvolvimento, onde cada cultura se define de uma forma.
Além disso, a história da cultura interfere no funcionamento psicológico do indivíduo) . 
· Microgênese 
como um aspecto mais minucioso de seu desenvolvimento (a história por de trás de cada fenômeno, o que os tornam únicos). 
Segundo Vygotsky, a mediação simbólica é intermediação entre duas coisas, no caso do ser humano ele tem uma mediação com o mundo através de instrumentos e signos. 
· Instrumentos 
as pessoas se relacionam com o mundo usando concreta .ferramentas ou instrumentos intermediários (por exemplo: faca) e é uma mediação.
· Signos 
são formas posteriores de mediação, consiste em uma interposição entre o psiquismo e o mundo, entre o eu e o mundo. E é feita de uma forma simbólica e não concreta como os instrumentos. Por exemplo, quando há um chapéu desenhado na porta do banheiro masculino e um vestido no banheiro Feminino – representação mental e simbólica.
Ademais, para ele existem as funções da linguagem, em que a primeira delas é a função de comunicação, o bebê, por exemplo, tem como primeira forma de comunicação o choro. Também presente nos animais através de sons ou gestos, com o objetivo de comunicação entre os membros da espécie. A segunda função da linguagem que surge posteriormente é chamada de pensamento generalizante, na qual a língua se encaixa como pensamento. O uso da linguagem envolve a compreensão de mundo generalizada, ao nomear ‘‘cachorro’’ coloca -se este em uma classe de objetos, cria-se também uma distinção entre outros objetos, afinal cachorro não gato, mesa, copo, etc. Além disso, o pensamento passa a existir através da linguagem. É com o surgi mento da inteligência abstrata que há possibilidade de imaginação, inventar, recuperação de acontecimentos passados, etc. Ademais existência de tempos verbais (passado, presente e futuro) permite a transição simbólica pelo tempo. A respeito da fala Egocêntrica para Piaget e Vygotsky, ambos acreditam na existência do que eles nomeiam de “fala egocêntrica”, em que a criança exclui a possibilidade de opiniões diferentes, e transmite a linguagem voltada para si mesma. Para Piaget, essa linguagem egocêntrica surge como uma expressão da linguagem simbólica que a criança adquiriu, representando seu mundo através dela, porém, não há compreensão maior de uma função comunicativa ainda. Já para Vygotsky, a fala egocêntrica serviria para auto regulação, ou seja, seria uma fala que se organizaria melhor sendo expressada para si mesmo, e que posteriormente, seria internalizada, completando o pensamento. Em relação ao desenvolvimento e aprendizagem para Piaget e Vygotsky. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo antecede aprendizagem, vem de dentro para fora. É por causa do desenvolvimento que acontece a aprendizagem. Já na teoria Vygotskiana, seria ao contrário. Ele interpreta que a aprendizagem antecede o desenvolvi mento, vem de fora para dentro. É por causa da aprendizagem que a criança consegue se desenvolver. Por fim, Vygotsky alegava que cada criança possui sua própria zona proximal. Devido ao fato de o desenvolvimento ser um processo a intervenção pedagógica é de extrema importância para o auxilio de cada criança. 
 Para Vygotsky existem dois níveis de zona de desenvolvi mento, a primeira caracterizada como zona real consiste nas coisas já aprendidas pelas crianças e a segunda com o nome de zona potencial que seria aquilo que as crianças ainda não desenvolveram, mas estão perto de adquirir. 
EMANUEL WILLIAN VIDAL

Continue navegando