Buscar

RESUMO DAS VIDEO AULAS DO 8ºANO

Prévia do material em texto

Resumo das vídeo aula8º ANO
AULA 01 AULA - JOGOS ELETRONICOS:
Os jogos eletrônicos são representações contemporâneas. Jogar
Vídeo jogos vem sendo possibilitado pela evolução tecnológica da
humanidade, pois esse processo evolutivo permitiu a construção de
artefatos que pudessem satisfazer a necessidade ontológica do jogo
em qualquer contexto cultural. “Atualmente a interação com os jogos eletrônicos permitem as pessoas a descoberta de novas formas de conhecimento que ocorrem por meio de simulação de novos mundos. Temos um novo conceito de cultura como sistema semiótico, que envolve textos, imagem, luz, cores, formas e gestos. Essa cultura é caracterizada por formas de pensamento não linear”
Jogos eletrônicos são aqueles vivenciados em aparelhos eletrônicos como vídeo games, telefones celulares, computadores etc . Entendemos os esportes eletrônicos como um novo tipo de esporte, Devido à sua forma de organização, competição e tratamento dos jogadores.
AULA 02 ESPORTE ENQUANTO FENÔMENO SOCIAL.
CONCEITO DE ESPORTE – LAZER; EDUCACIONAL; SAÚDE E TRABALH
. O esporte desempenha um importante papel na formação do homem e da vida em sociedade. É um importante instrumento no processo de integração social, na educação, na transmissão de valores e na saúde. Esses são alguns dos atributos do fenômeno esportivo. Esporte de alto nível é seletivo e excludente, só tem espaço para os “melhores”. No mundo contemporâneo, o esporte é também um grande negócio que movimenta bastante a economia do país. O esporte é capaz de promover uma consciência crítica e educativa
AULA 03 – DANÇAS DA REGIÃO NORTE:
A região Norte do Brasil é a maior do país, e é constituída por sete estados e apresenta uma cultura bastante diversificada e peculiar. É uma das regiões mais ricas culturalmente do Brasil, com forte influência dos povos indígenas e africanos, por isso, as manifestações artísticas locais são bem coloridas, têm muitos ritmos, sabores, danças e etc.
MAÇARICO: Uma das danças mais conhecidas da região do Amazonas. Leva esse nome em alusão ao pássaro Maçarico, muito comum na fauna regional.
CARIMBÓ: É uma dança típica do Pará e é considerado Patrimônio Cultural do Brasil. Inicialmente os casais ficam enfileirados, até que os homens batem palmas para as suas companheiras. Isso é um convite para dançar. As mulheres cedem e começam um volteio circular, movimentando as saias, com a intenção de jogá-las sobre o rosto de seu parceiro para que ele saia da dança. Os movimentos da dança são rápidos e envolventes.
MARUJADA: Outra dança típica do Pará, a Marujada de Bragança,
originou-se dos escravos africanos que habitavam na região.
DESFEITEIRA: Famosa dança do Amazônia, essa dança érealizada por casais que dançam de forma livre e os dançarinos devem apenas passar pelo menos uma vez defrente para a banda musical.
.AULA 05 - GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO:
As ginásticas de condicionamento físico caracterizam-se pela exercitação orientada que visa à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou modificação da composição corporal. Dentre os tipos de ginásticas de condicionamento físico estão: Hidroginástica, Musculação, Alongamento, Localizada, Acrobática, Aeróbica, Funcional, Artística. A ginástica de condicionamento é indicada para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequadas. São exemplos de ginástica de condicionamento:
Ginástica localizada e ginástica laboral.
Os ASANAS correspondem a parte da ioga responsável pelas diversas posturas corporais.
CAPACIDADES FÍSICAS- Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
As qualidades são, resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo. 
uma possibilidade de treino para a melhora da velocidade, seria Treino intervalado de corrida de 1.000 metros com descanso de 3 minutos.
1 resistência (pedalar durante alguns minutos);
2 força(cabo de guerra)
3 velocidade: uma possibilidade de treino para a melhora da velocidade, seria Treino intervalado de corrida de 1.000 metros com descanso de 3 minutos.
4 flexibilidade(alongar os músculos )
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Uma pessoa é considerada saudável, se não estiver doente: isso é o que preconiza o conceito de saúde estabelecido pela OMS.
A qualidade de vida é uma condição humana resultante de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. O exercício físico e toda atividade física, planejada e estruturada, repetitiva, têm como objetivo a manutenção ou a melhoria de um ou mais componentes da aptidão física, de habilidades motoras ou de reabilitação orgânico-funcional. A saúde é uma condição humana com dimensões físicas, sociais e psicológicas, caracterizadas num contínuo com polos positivo e negativo.
AS DANÇAS DE SALÃO:
A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.
 As danças de salão podem ser praticadas por qualquer pessoa, independentemente do gênero da dupla. 5 tipos de dança de salão mais praticados no Brasil. Forró O forró é um estilo surgido no nordeste brasileiro; Samba de gafieira. O samba de gafieira é uma vertente do samba que aparece como desdobramento do maxixe, um estilo originado na primeira metade do século XX, sendo tipicamente brasileiro; Tango; Salsa; Zouk.
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ESPORTE: PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES;
No mundo contemporâneo, têm-se observado que mesmo com o passar dos anos, ainda existem muitos preconceitos a serem vencidos. Felizmente, o esporte vem desempenhando um papel essencial no combate a essas intolerâncias, uma vez que os atletas se mobilizam e entram na luta para ajudar a conscientizar a população, seja com ações ou contando a história de vida, como forma de estimular a diminuição de tantos preconceitos no mundo esportivo e na sociedade em geral. Diante disso, é necessário que se busquem formas de ampliar tais atos de conscientização. as desigualdades ainda se expressam no acesso desigual das mulheres ao esporte, tendo como causas o reflexo do pensamento preconceituoso enraizado na sociedade desde a antiguidade e os estereótipos vinculados a mulheres esportistas, mesmo que consigam ingressar nas modalidades que desejam, ainda enfrentam diferenças, como salários, pouca visibilidade perante a mídia e etc. Com isso, é de extrema relevância que atletas utilizem de sua influência para que possam divulgar sobre a importância da igualdade entre homens e mulheres, seja no esporte ou em outras áreas.
2

Continue navegando