Buscar

Os povos indígenas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os povos indígenas, desde a colonização, foram explorados, escravizados, roubados e mortos pelos Portugueses. Ademais, em todo o território brasileiro há uma vasta variedade de etnias dos povos indígenas, mesmo que ao longo dos anos esse número tenha diminuído. A cronologia da evolução do direito indígena tem início no ano de 1570 com a primeira lei contra o cativeiro indígena; Já em 1611 foi promulgada a carta régia por Felipe III a qual dava alguns direitos aos povos indígenas em suas terras. Em seguida, em 1755, veio a Lei Pombalina, a lei garantia a posse de terras aos povos indígenas, porém a maioria do povo indígena por ser analfabeto, no período, não teve ciências dos seus direitos e os colonizadores ignoraram a lei. Em 1850 a Lei Imperial nº601 foi a primeira Legislação que garantiu algum direito aos povos indígenas. O SPI (Serviço de proteção ao índio) criado em 1910 teve como objetivo prestar assistência aos povos indígenas em todo território nacional. Em 1934: Direito à terra, através de dois artigos:
 “Art. 5º – Compete privativamente à União: 
XIX – legislar sobre: 
m) incorporação dos silvícolas à comunhão nacional. 
Art. 129 – Será respeitada a posse de terras de silvícolas que nelas se achem. permanentemente localizados, sendo-lhes, no entanto, vedado aliená-las.” 
Em 1952 foi criado o Parque Nacional do Xingue, o qual teve por objetivo de proteger um importante complexo cultural indígena. A FUNAI foi criada em 1967 e sua missão é coordenar e executar as políticas indigenistas do governo federal, protegendo e promovendo os direitos do povo indígena. A CF de 1967 manteve os direitos indígenas e acrescentou através da emenda constitucional de 69: 
“Art. 198. As terras habitadas pelos silvícolas são inalienáveis nos têrmos que a lei federal determinar, a êles cabendo a sua posse permanente e ficando reconhecido o seu direito ao usufruto exclusivo das riquezas naturais e de tôdas as utilidades nelas existentes.
§ 1º Ficam declaradas a nulidade e a extinção dos efeitos jurídicos de qualquer natureza que tenham por objeto o domínio, a posse ou a ocupação de terras habitadas pelos silvícolas.
§ 2º A nulidade e extinção de que trata o parágrafo anterior não dão aos ocupantes direito a qualquer ação ou indenização contra a União e a Fundação Nacional do Índio.”
A criação do conselho indigenista missionário em 1972, busca fortalecer a autonomia desses povos frente aos desrespeitos aos seus direitos. Em 1973 foi criado o Estatuto do índio através da Lei nº 6001. Em 1980 houve a criação da união das nações indígenas, surgiu por meio de mobilização social durante o período militar. Na CF/88 o indígena foram considerados brasileiros de fato, através do reconhecimento do povo como integrante da nação e possuidor de direitos especiais, a nova constituição reconheceu o valor multicultural da nossa sociedade. Em 2007 houve a declaração da ONU sobre os direitos dos povos indígenas, reconhecendo e ratificando o direito do povo. Em 2016 houve a criação do conselho nacional da política indígena, O CNPI, que tem como objetivo implementar, reconhecer e fiscalizar políticas públicas a respeito do povo indígena.

Continue navegando