Buscar

Questões Idealismo Alemão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESSAS QUESTÕES FORAM ALGUMAS QUE CAÍRAM NA AVD E OS ALUNOS COMPARTILHARAM A PROVA. 
1. O Iluminismo foi um período marcado pela razão. Foi um momento de intenso desenvolvimento científico. A Revolução Industrial trouxe novidades técnicas que potencializaram a capacidade de produção a níveis nunca vistos. Novas tecnologias de transporte e comunicação encurtaram a distância. A colonização da América dava aos europeus a certeza de que estavam universalizando as luzes da razão. A revolução médica aumentou a expectativa e a qualidade de vida, pelo menos para as elites, aqueles setores da sociedade onde a intelectualidade é recrutada. Entretanto, esse ambiente cultural otimista encontrou também seus críticos, que desconfiavam do potencial emancipatório da razão. Entre esses, destaca-se o filósofo britânico David Hume (1711-1786). Em grande medida, o idealismo alemão foi inspirado. 
R: no ceticismo de Hume 
2. A filosofia moderna é marcada pela necessidade de afirmar a importância de um método para a investigação, fato que não afeta apenas as preocupações dos filósofos, mas também dos cientistas que começavam a esboçar, de forma mais metódica, produção de conhecimento. O método mais celebrado entre os filósofos da época foi aquele desenvolvido por René Descartes, conhecido como o pai do Racionalismo moderno. Contudo, o filósofo Francis Bacon colocou importantes críticas a respeito da validade do método de Descartes. Assinale a alternativa que melhor represente a contribuição de Descartes e a de Bacon, respectivamente: 
R: O método cartesiano propõe colocar em dúvida tudo aquilo que pode conter erros, até atingir verdades fundamentais que possuam absoluta evidência racional. O de Bacon, parte do reconhecimento de que a ciência da época não progredia em função de uma lógica que não era adequada ao conhecimento do mundo empírico, e apenas este conhecimento deveria importar em detrimento de raciocínios metafísicos. 
3. O Idealismo Alemão é uma escola ou corrente filosófica que se desenvolve entre os séculos XVIII e XIX. Ela é conhecida pelo trabalho de pensadores como Kant, Fichte, Hegel e Schelling, bem como pela influência exercida em correntes como o Existencialismo, a Teoria Crítica e o Pós-Estruturalismo. Acerca do Idealismo Alemão, assinale a alternativa correta: 
R: Segundo Hegel, o processo de conhecimento é caracterizado pela tensão dialética entre o sujeito e o objeto, o espírito e a natureza. 
4. No século XVIII, o filósofo Emanuel Kant formulou as hipóteses de seu idealismo transcendental. Segundo Kant, todo conhecimento logicamente válido inicia-se pela experiência, mas é construído internamente por meio das formas a priori da sensibilidade (espaço e tempo) e pelas categorias lógicas do entendimento. Dessa maneira, para Kant, não é o objeto que possui uma verdade a ser conhecida pelo sujeito cognoscente, mas sim o sujeito que, ao conhecer o objeto, nele inscreve suas próprias coordenadas sensíveis e intelectuais. De acordo com a filosofia kantiana, pode-se afirmar que: 
Para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto. 
5. No futuro imaginado pelo Iluminismo no século XVIII, o século XX seria o momento da apoteose, da realização da utopia possibilitada pela razão e pelo desenvolvimento científico. Assinale a alternativa que melhor expressa o pensamento de Kafka sobre essa ideia: 
R: A História, no século XX, contrariou a previsão otimista feita pelos iluministas. 
6. O pensamento de Michel de Montaigne era marcado por um movimento de afastamento dos valores católicos devido às influências que sofria da cultura clássica da Antiguidade. Essa influência foi um dos elementos fundamentais na elaboração de sua ideia de indivíduo que está constantemente em mutação. A escola filosófica da Antiguidade que exerceu grande influência sobre seu pensamento foi o: 
R: Ceticismo 
7. Há uma diferença sensível entre as elaborações filosóficas de Kant e Fitche e as de Schilling. Assinale a alternativa que melhor define essa diferença: 
R: Kant e Fichte concentram seus esforços filosóficos na subjetividade cognoscente, enquanto Schelling desenvolveu uma filosofia da natureza preocupada com o objeto da especulação filosófica, com sua capacidade de condicionar o próprio conhecimento. 
8. O pensamento filosófico de Nietzche desenvolve-se, em grande medida, como uma crítica a uma lógica da razão moderna. Trata-se de uma espécie de recepção crítica do idealismo alemão. Acerca das reflexões deste filósofo, assinale a alternativa correta: 
R: Para Nietzsche, o conhecimento e o desejo de poder ou a vontade de dominação estão interligados. 
9. A temática da Metamorfose, na interpretação através dos olhos de quem lê, muito mais fala de um indivíduo isolado do seu meio, despido de sua humanidade, heterodeterminado pelas condições sociais, visto por outros como um inseto, em meio em que só se aceita quem é igual, do que sobre uma mera transformação genética. O trecho refere-se à obra de Franz Kafka, literato inserido no cenário intelectual do idealismo alemão, cujas ideias serão amplamente conhecidas posteriormente, no contexto da primeira metade do século XX, marcado por guerras, o nazifacismo e desencantamento com o papel da ciência e da tecnologia. Qual alternativa abaixo sintetiza as características de A metamorfose? 
R: Ceticismo e melancolia 
10. A modernidade iluminista é marcada por um sentimento hegemônico que pode ser encontrado nos escritos de autores como Marquês de Condorcet, Voltaire e Diderot. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor define esse sentimento hegemônico.
 
R: O sentimento hegemônico no Iluminismo foi o otimismo, pois os pensadores iluministas estavam convencidos de que viviam um momento de aceleração a história rumo ao progresso 
11. O pensamento filosófico de David Hume é marcado pelo ceticismo. Assinale a alternativa que melhor define o ceticismo de Hume. 
R: O ceticismo de Hume tinha a crença iluminista no potencial emancipatório da razão como algo, o que nos permite dizer que se relaciona a um projeto filosófico e político de esvaziamento da hegemonia iluminista. 
12. No livro O mundo como vontade e representação, Schopenhauer radicaliza a crítica que Kant, Fichte, Schelling e Hegel fizeram à metafísica moderna. Assinale a alternativa que melhor define essa crítica radicalizada. 
R: Schopenhauer radicaliza a crítica quando transforma a representação e a vontade como os afetos humanos elementares, negando, assim, a ontologia iluminista fundada no conceito de homo sapiens. 
13. Nietzsche estabeleceu uma relação ambígua com o idealismo alemão. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que melhor apresenta tal ambiguidade. 
R: Ao radicalizar a crítica do idealismo alemão ao pensamento iluminista/cartesiano, Nietzsche negou a existência da verdade como dado substantivo da realidade, afastando-se, assim, da racionalidade subjetiva defendida pelos idealistas alemães. 
14. A literatura de Kafka foi inspirada pelo ambiente do idealismo alemão pós-kantiano. Assinale a alternativa que melhor define essa inspiração. 
R: Escrevendo na primeira metade do século XX, Kafka alegorizou o ceticismo do idealismo alemão com as promessas emancipatórias feitas pela modernidade artesiana/iluminista. 
15. A obra de Freud apresenta um projeto ontológico distinto daquele apresentado pela modernidade cartesiana/iluminista. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que melhor define as diferenças entre esses dois projetos. 
R: A ontologia iluminista/cartesiana definiu o homem como homo sapiens, como se a razão fosse o elemento definidor da natureza humana, enquanto Freud define-o a partir das pulsões desejosas pré-racionais. 
16. No futuro imaginado pelo iluminismo no século XVIII, o século XX, seria o momento de apoteose, da realização da utopia possibilitada pela razão e pelo desenvolvimento científico. Assinale a alternativa que melhor expressa o pensamento de Kafka sobre essa ideia: 
R: A história do século XX, contrariou a previsãootimista feita pelos iluministas. 
17. “O homem é condenado a ser livre”. Esta frase de Jean Paul Sartre sintetiza o movimento filosófico, que marcou a Europa no pós-Segunda Guerra Mundial, a saber o (a): 
R: Existencialismo 
18. O conceito representação na filosofia de Schopenhauer significa: 
R: A forma que o home é capaz de representar o mundo por intermédio de seus sentidos e intelecto. 
19. O conceito de vontade para Schopenhauer significa: 
R: Querer consciente de todos pela sobrevivência. 
20. O ceticismo de David Hume inspirou Kant, que é reconhecido como o fundador do idealismo alemão. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor define a leitura que Kant fez de Hume. 
R: Hume desconfiava da ambição cognitiva iluminista, fundada no procedimento dedutivo. Essa desconfiança inspirou Kant e o idealismo alemão, fundado no procedimento indutivo. 
21. A leitura que Fitche fez de Kant foi fundamental para o posterior desenvolvimento do idealismo alemão. Assinale a alternativa que melhor resume essa leitura. 
R: A leitura que Fitche fez de Kant foi tanto de apropriação como de rejeição, pois tanto o idealismo como o empirismo de matriz humeana foram criticados. 
22. O termo “idealismo” foi inserido na tradição filosófica por volta por volta do século XVII, fazendo referência à doutrina Platônica das ideias. Porém, ao longo do período moderno, esse termo é resignificado e bastante difundido. Ele passa a ser empregado principalmente em dois sentidos epistemológicos e românticos. Nesse último sentido, foi bastante disseminado na Alemanha no período pós-kantiano, dando origem à corrente do idealismo alemão. Sobre esse idealismo é correto afirmar que: 
R: é chamado também de Idealismo Absoluto, pois tem por finalidade frisar a tese de que o Eu ou Espírito é o princípio único de tudo e que fora dele não existe nada.
 
23. No século XVIII, o filosofo Kant formulou as hipóteses de seu idealismo transcendental. Segundo Kant, todo conhecimento logicamente válido inicia-se pela experiência, mas é construído internamente por meio das formas a priori da sensibilidade e pelas categorias logicas do entendimento. Dessa maneira, pra Kant, não é objeto que possui uma verdade a ser conhecida pelo sujeito cognoscente, mas sim o sujeito que, ao conhecer o objeto, nele inscreve suas próprias coordenadas sensíveis e intelectuais. De acordo com a filosofia kantiana, pode-se afirmar que: 
R: Para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto. 
24. O idealismo alemão é uma escola ou corrente filosófica que se desenvolve entre os séculos XVIII e XIX. Ela é conhecida pelo trabalho de pensadores como Kant, Fichte, Hegel e Schelling bem como pela influência exercida em correntes como o existencialismo, a teoria crítica e o pós-estruturalismo. Acerca do idealismo alemão, assinale a alternativa correta; 
R: Segundo Hegel, o processo de conhecimento é caracterizado pela tensão dialética entre o sujeito e o objeto, o espírito e a natureza. 
25. As críticas de Kant ao empirismo de Hume também foram fundamentais para o posterior desenvolvimento do idealismo alemão. Assinale entre as opções abaixo aquela que melhor define essas críticas. 
R: Kant critica o otimismo de Hume em relação ao potencial emancipatório da razão, o colocaria, segundo Kant, na herança do iluminismo francês, o que o idealismo alemão quer negar.

Outros materiais