Buscar

Portfólio Formação Sócio Histórico do Brasil

Prévia do material em texto

3
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
MODALIDADE – EAD
NOME: Elideyse Isabel Alves Oliveira
RU: 1727732 
 Formação Sócia Histórica do Brasil
(Industrialização na Era Vargas)
CIDADE: São Pedro do Turvo, SP
POLO: Santa Cruz do Rio Pardo
2021
TÍTULO: Formação Sócia Histórica do Brasil, (Industrialização na era Vargas) 
INTRODUÇÃO 
O desenvolvimento da industrialização na era Vargas entre 1930 a 1950, dando inicio a partir da crise da bolsa em Nova Iorque de 1929 e a segunda guerra mundial.
 
DESENVOLVIMENTO – (Industrialização na era Vargas).
A era Vargas com sua missão populacionista e desenvolvimentista introduziu em seu governo, após a crise de Nova Iorque de 1929, que houve deficiência em nosso mercado de café e a segunda guerra mundial, desenvolveu no Brasil o início da industrialização nacional, mas ele tinha alguns desafios: integrar territórios (o Brasil era dividido em ilhas, norte borracha, sudeste café, nordeste cana), resolver a crise econômica, (quebra da bolsa de NY), afetando o café Brasileiro e desenvolver o mercado interno, pois o nosso café era consumido pela Europa e Estados Unidos.
Durante a segunda guerra mundial foi desenvolvido por Vargas. A política de substituição de importações, produzindo aqui o que não conseguíamos desenvolver. 
O estado e a iniciativa privada se uniram para dar o ponta pé inicial nas negociações de industrialização nacional, pois estávamos em déficit de produtos importados e tínhamos condições, capacidade e mão de obra para produzir, e ser alto suficientes em praticamente todos os setores.
Foi necessária a união do estado com grandes investimentos e da iniciativa privada com os barões do café para iniciar este desenvolvimento, o estado ficando com a indústria de base, sendo: CSN com o metal e o aço, Petrobrás com o combustível, Eletrobrás com a energia, CVRD Companhia do Vale do Rio Doce, atualmente Vale – minérios e BNDE Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, atualmente BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e os barões do café com a indústria de consumo fazendo girar o mercado do capitalismo - consumo mais produção e para isso, como geraria muitos empregos, também havia necessidade de estabelecer regras trabalhistas, e é o que foi feito, foi criada a CLT (consolidação das leis trabalhistas), sendo uma das regras a fixação do valor mínimo a ser pago a um trabalhador, foi consolidado em 1de maio de 1943.
Esse desenvolvimento foi constituído no sudeste do Brasil, pois São Paulo tinha abundante mão de obra, infraestrutura como malha ferroviária e acumulo de capital sendo o grande setor financeiro nacional e Rio de Janeiro, onde eram resolvidas as decisões políticas nacionais da época. 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vargas com sua visão populista e desenvolvimentista iniciou o projeto de industrialização nacional após a crise de 29 de NY e a segunda guerra mundial atraindo empresas a se formar e atraindo empresas de fora.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS -
Oliveira, Dennisom de, Livro História do Brasil: Política e Economia 1° edição 2012
Site: Todamateria.com.br/industrialização no Brasil. Acessado em 28 de Agosto de 2021.
História do Brasil Boris Fausto. Documentário. TV escola, 2002.
Furtado, Celso – Formação Econômica do Brasil. Editora fundo da cultura, 1° edição: 1959. Cia das letras, 2006, São Paulo.
Santos, Fabrício Barroso dos. ”O início da industrialização Brasileira”, Brasil.
https:// brasilescola.uol.com.br/historiadaindustrializacao-brasileira.htm.
Acessado em 28 de Agosto de 2021.

Continue navegando