Buscar

Anatomia do Antebraço e Mão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

LETICIA SAYURI SHIRAISHI - MEDICINA TXXXI - BMF1 - PROF. FABIO MARTINEZ
ANTEBRAÇO
É um complexo articular que permite os movimentos do carpo e também os estabiliza de forma a permitir os movimentos que ocorrem nos dedos 
ARTICULAÇÃO RÁDIO ULNAR PROXIMAL: 
É uma articulação que se encontra na região do cotovelo, porém desenvolve um papel muito importante sobre a articulação do punho , possibilitando os movimentos de pronação e supinação
Trata-se de uma articulação do tipo sinovial do tipo trocóide, onde permite o movimento de rotação; Cabe ressaltar que a articulação rádio ulnar proximal é estabilizada por meio do ligamento anular da cabeça do rádio 
 
ligamento anular do rádio: é importante ressaltar, que essa articulação pode apresentar luxação em crianças, a qual é conhecida clinicamente como cotovelo da babá
ARTICULAÇÃO RÁDIO ULNAR DISTAL:
Trata-se de uma articulação sinovial, responsável por permitir o movimento de rolamento do osso rádio em relação à cabeça da ulna. Essa articulação é formada pela aproximação dos seguintes acidentes ósseos: incisura ulnar do rádio com a cabeça da ulna. Essa articulação é reforçada pelo seguintes ligamentos: ligamento rádio ulnar anterior e ligamento rádio ulnar posterior
ligamento rádio ulnar posterior ou dorsal
ligamento rádio ulnar anterior ou palmar
SINDESMOSE RÁDIO ULNAR OU MEMBRANA INTERÓSSEA DO ANTEBRAÇO:
É uma faixa de tecido conjuntivo fibroso denso , que tem como função impedir o afastamento do osso do rádio e do osso ulnar durante o movimento de pronação e supinação.
Além disso, divide a região do antebraço em dois compartimentos musculares, sendo um anterior (flexores) e outro posterior (extensores).
OSSOS DO CARPO:
São oitos ossos classificados morfologicamente como ossos curtos, dispostos em duas fileiras, sendo uma proximal e outra distal, formando uma concavidade anterior para abrigar os tendões dos músculos flexores e uma convexidade posterior para permitir a passagem dos tendões dos músculos extensores de punhos e dedos .
São ossos que compõem a fileira carpal proximal, de lateral para medial: 
1. osso escafóide
2. osso semilunar
3. osso piramidal
4. osso pisiforme
Fileira carpal distal:
1. osso trapézio
2. osso trapezóide
3. osso capitato
4. osso hamato
Metacarpo: são cincos ossos, todos classificados morfologicamente como ossos longos.
Falanges: são 14 ossos, todos classificados também como ossos longos e são divididos em proximal, médio e distal, exceto para o primeiro dedo que são divididos apenas em proximal e distal.
ARTICULAÇÕES DO PUNHO E DA MÃO 
1. Articulação radiocarpal: é a articulação existente entre a superfície articular do rádio e da ulna com os ossos do carpo, especialmente com osso escafóide e osso semilunar. A articulação radiocarpal é uma articulação sinovial do tipo condilar, que permite os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução e circundução do punho, e é reforçada por um componente acessório chamado: disco articular, além dos seguintes ligamentos: ligamento radiocarpal palmar, radiocarpal dorsal, colateral radial do carpo e colateral ulnar do carpo
2. Articulações intercarpais: são articulações sinoviais do tipo plana, as quais permitem o movimento de deslizamento entre os ossos do carpo. Além disso, é reforçada por 3 ligamentos: ligamentos interósseos, ligamentos intercarpais palmares (anteriores) e ligamentos intercarpais dorsais (posteriores) 
3. Articulação carpo metacarpais: são articulações sinoviais, planas do segundo ao quinto dedo e selar para o primeiro dedo. Portanto, a articulação carpometacarpal do polegar irá permitir os seguintes movimentos: adução, abdução, flexão, extensão, oposição e reposição. Cabe ressaltar, que as articulações carpometacarpais são reforçadas por dois ligamentos: carpometacarpais palmares e dorsais.
4. Articulação intermetascarpais: são articulações planas que permitem deslizamentos entre os metacarpos e são reforçadas por 3 ligamentos: interósseo, intermetacarpais palmares e dorsais. 
5. Articulação metacarpofalângicas: são articulações sinoviais do tipo condilar, que desenvolvem os seguintes movimentos: flexão extensão, abdução, adução e circundução e são reforçadas pelos ligamentos colaterais e pelos ligamentos metacarpofalângicas palmares e dorsais.
6. Articulações interfalângicas: são articulações sinoviais do tipo gínglimo, responsáveis pelos movimentos de flexão e extensão. E são reforçadas pelos seguintes ligamentos: colaterais e interfalângicos palmares e dorsais .
Túnel do Carpo