Buscar

APX 1 2021 1 MÚSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina Música e Educação
APX 1 - 2021.1
1. Assista o depoimento deste professor:
https://youtu.be/sVa0AZCojIc
Agora, escreva a contribuição desse relato de experiência para a sua (futura) prática pedagógica. (02 pontos)
R: A música é considerada por muitos pesquisadores como uma forma de desenvolver o pensamento humano, promover o equilíbrio, proporcionar um estado de felicidade feliz e promover o desenvolvimento da concentração e do raciocínio, principalmente nas questões reflexivas centradas no pensamento filosófico. Platão disse que a valorização do contato das crianças com a música já existe há algum tempo, "A música é uma ferramenta educacional mais poderosa do que qualquer outro meio." Um dos principais aspectos representados pela música no processo de ensino é o estímulo ao uso dos sentidos pelos alunos. Independentemente do estilo e do instrumento usado, qualquer experiência musical pode melhorar a capacidade de observar, localizar, compreender, descrever e expressar músicos e intérpretes. A música tem essa vantagem porque atrai a atenção dos alunos, ajuda na concentração e concentração durante as aulas e torna os alunos mais envolvidos no processo de aprendizagem. A abordagem ideal é que a relação entre professores e alunos não seja pautada apenas por um nível de verticalidade, em um nível, uma pessoa ensina e a outra aprende. O nível dessa relação é cada vez mais valorizado por educadores e educadores de diferentes regiões. Finalmente, a música também tem o benefício de explorar o lado mais criativo dos alunos. Independentemente da área acadêmica e profissional que os alunos possam se interessar, inovação e imaginação fazem parte do raciocínio e da prática cotidiana dessas pessoas em formação, o que é sempre importante.
1. Agora, veja esta prática pedagógico-musical proposta pelo professor Carlos Kater:
https://www.youtube.com/watch?v=PJR6sEAwt9s
Que tipo de variação você propõe para essa atividade? (02 pontos)
R: Proponho fazer a brincadeira exercitando a lateralidade, as crianças ficam em círculo e cada um vai tocar no ombro do colega à esquerda enquanto estala a língua, quando for a sequencia ao contrário tocará o ombro do colega que está à direita.
1. Essa atividade pode ser encontrada no livro A Música na Escola acessível no site www.amusicanaescola.com.br.
Nele, você encontrará propostas de práticas pedagógico-musicais para:
(1) Educação Infantil acessíveis por meio deste link https://amusicanaescola.com.br/praticas/
(2) Ensino Fundamental I acessíveis por meio deste link https://amusicanaescola.com.br/praticas/fundamental-1-17-praticas/
(3) Ensino Fundamental II acessíveis por meio deste link https://amusicanaescola.com.br/praticas/fundamental-2-6-praticas/
(4) Ensino Médio acessíveis por meio deste link https://amusicanaescola.com.br/praticas/ensino-medio-8-praticas/
Escolha uma prática para a Educação Infantil e descreva aqui. (02 pontos)
R: Os alunos estarão sentados, posicionados em semicírculos, eles irão desenvolver a atenção, concentração; trabalhar intensidade, altura, canto e expressão corporal. O professor irá ler a história Era uma vez uma gatinha parda; uma criança “tampa a cara” (ou fica fora da sala de aula) enquanto o professor esconde a gatinha de brinquedo. Para que a criança encontre a gatinha, as outras crianças devem cantar variando a intensidade da canção, de acordo com a posição que a criança em relação ao mesmo, ou seja, se ela estiver se aproximando da gatinha, a classe canta mais forte, se ela estiver distante, cantam mais baixo.
1. No mesmo livro (A Música na Escola), escolha uma prática para o Ensino Fundamental I e descreva aqui. (02 pontos)
R: Os alunos se sentarão em área externa ou sala de aula, sem cadeiras. Giz ou fita crepe ou barbante ou uma rede, A ideia inicial é simples: saltar exatamente para o lugar que alguém estava ocupando, no exato momento em que este alguém salta para um outro lugar. A partir daí, seguimos criando uma série de desdobramentos. Aqui você vai encontrar o primeiro “desenho”: a Cruz. Tenha ela como base e pense também em criar novos “desenhos” junto com seus alunos. Faça uma marcação no chão como um tabuleiro de xadrez. Teremos um grande quadrado com cada lado dividido em oito partes. Chame um aluno (um voluntário) e peça que ele fique em um quadrado localizado no centro da rede, virado para um dos lados. Conte até quatro e peça ao aluno que pule para frente e chegue ao quadrado que está a sua frente exatamente no próximo “1”; Conte até quatro e os dois devem pular para frente chegando ao quadrado à frente de cada um exatamente no próximo “1”; Conte até quatro e os dois devem pular para trás
chegando ao quadrado que está atrás no próximo “1”;chame um terceiro aluno que ficará olhando para o ombro do segundo; Conte até quatro e os três devem pular para frente, bater três palmas e pular para trás.
1. Ruídos como assobios, estalos, murmúrios, chiados entre outros já foram utilizados por Russolo. De fato, Russolo foi o primeiro a classificar os ruídos como elementos sonoros e inseri-los em uma orquestra. Russolo criou, então, em 1912, uma orquestra de ruídos, a Intona Rumore, organizada em grupos: 1º grupo: estalos, estampidos e estouros; 2º grupo: assobios e sibilos; 3º grupo: murmúrios e sussurros; 4º grupo: chiados e guinchos; 5º grupo: percussão; 6º grupo: vozes de seres vivos (animais e humanos). Não podemos nos esquecer do silêncio, elemento expressivo importantíssimo. Ele deve ser percebido como outro aspecto do fenômeno sonoro e não como ausência de som. Podemos aumentar a tensão ou expectativa usando o silêncio, mesmo em nossa conversação diária, não é mesmo? Muitas vezes, dizemos que o “silêncio pesa”... Aí está o seu caráter expressivo.
Assista este vídeo do trabalho sonoro com uma turma do quinto ano:
https://www.youtube.com/watch?v=pGrcUZPumcc
As crianças usam tamboriladas com os dedos no chão e espirros como elemento sonoro. Que outros elementos sonoros você consegue identificar neste trabalho? (02 pontos)
R: Sopro, assovio, soluços, garrafas, canos, palmas, canto.

Continue navegando