Buscar

Diversidade étnica nas organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Link: https://endomarketing.tv/diversidade-nas-organizacoes/
No link acima mostra uma pesquisa completa que mostra em detalhes tudo sobre diversidade nas organizações, inclusive com o tema “Diversidade nas Organizações – Problema ou Solução?” abrange não só as organizações, mas também a diversidade cultural que há no Brasil.
O lado bom é que “Estamos aprendendo a respeitar e aceitar as diferenças. Um exemplo a ser citado é a quantidade de campanhas defendendo o feminismo no dia internacional da mulher deste ano. Diversas marcas se posicionaram defendendo a causa e principalmente a igualdade de gênero.” Como se destaca na matéria, mas como o próprio diz nem tudo é flores, como podemos ver nos tópicos abaixo retirado do link.
· A ONU afirmou4 no ano passado que das 16,2 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza no Brasil, 70,8% são afro-brasileiras.
· Somos o 5º país mais violento5 para mulheres no mundo, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada.
· De acordo com um estudo6 realizado pelo Fórum Econômico Mundial, no ritmo atual seriam necessários 59 anos para que mulheres e homens atingissem situação de plena igualdade no Brasil.
· A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado7. Apenas 6% dos negros tem diploma universitário.
· A cada hora um gay é vítima de violência física no Brasil8, e a cada 26 horas um gay é morto.
· A maioria das crianças com síndrome de down, passam a infância isoladas por não serem aceitas nas escolas, jovens não conseguem empregos e idosos ficam em instituições.
Passamos a maior parte dos nossos dias no trabalho. Às vezes convivemos com nossos colegas mais do que com a família. Estamos sempre em contato com pessoas diferentes e sabemos que o respeito é o pilar dos relacionamentos.
Mas infelizmente, percebemos que a diversidade não faz parte da cultura das empresas.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ethos9 com 500 empresas brasileiras:
· Apenas 2% dos funcionários das maiores empresas brasileiras são pessoas com deficiência (o mínimo exigido pela lei);
· As mulheres representam 58,9% dos estagiários e apenas 13,6% das vagas executivas;
· As mulheres recebem 70% da massa salarial obtida pelos homens;
· Não existe um executivo de origem indígena nas empresas estudadas;
· 94,2% dos cargos executivos pertencem a brancos, enquanto apenas 4,7% dos negros ocupam cargos nesse nível.
Além do preconceito com mulheres, negros, LGBTs e pessoas com deficiência (PCDs), fatores como idade, escolaridade, religião, peso e aparência também são motivos que dificultam o relacionamento entre colegas em uma empresa.
Por que Investir em Diversidade nas Organizações?
Além da relevância do respeito e da ética para as empresas, ao investir na diversidade, os resultados e os lucros também são influenciados e melhoram constantemente.
Conforme um estudo da Organização McKinsey & Company:
· Empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor;
· As empresas com diversidade de gênero, possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média;
· Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam 0,8%.
Uma pesquisa da Harvard Business Review11 revelou que nas empresas onde o ambiente de diversidade é reconhecido, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades.
Além disso, foi identificado também que a existência de conflitos chega a ser 50% menor que nas outras organizações. Isso significa que quando trabalhamos em um ambiente que aceita as diferenças, também nos sentimos mais à vontade para aprender e arriscar.
Temos várias empresas que investem fortemente em diversidade e já estão alcançando resultados com isso. Empresas como a Sodexo, Mastercard, P&G e Johnson & Johnson estão entre as 50 melhores empresas que investem em diversidade.
Outro exemplo, é a ação da agência Mccann realizada no último Dia Internacional da Mulher, que adicionou a estátua de uma jovem garota se colocando à frente do icônico touro de Wall Street13 para homenagear e representar o poder da liderança feminina nas empresas.
O que os gestores precisam fazer, é se basear na gestão de diversidade de empresas bem sucedidas e, assim como eles, crescer financeira e culturalmente.   
Ter distintos pontos de vista, opiniões e referências, pode ser um diferencial para a inovação nas organizações.
Algumas pessoas são determinadas, criativas e ousadas, precisamos delas para inovar e acompanhar as tendências. Outras possuem know-how e não nos deixam esquecer dos valores que tanto lutamos para conquistar.
Portanto, diversidade nas organizações significa ter um ambiente favorável para os colaboradores, que promova a boa convivência entre todos e uma maior troca de experiências. 
E Como Desenvolver a Diversidade?
O primeiro passo é mudar a cultura da empresa (como se fosse fácil, né?).
Para que as mudanças sejam efetivas, a organização precisa ter a diversidade inserida em seus valores.
As diferenças precisam ser trabalhadas por todos, gestores e colaboradores. Pode ser incluída aos poucos no dia a dia, permitindo e aceitando opiniões e sugestões de melhoria.
Os processos de contratação devem ser adaptados, deixando de lado os requisitos como idade, gênero, padrão estético ou físico.
“O papel da empresa é buscar o que é essencial no candidato que ela precisa, e para isso, deve deixar de lado preconceitos empresariais para se trabalhar em investimento no potencial do funcionário e desenvolvimento da carreira”, como disse Bulgarelli na palestra do CONARH.
Uma publicação do Instituto Ethos, apresenta pontos que auxiliam na implementação da diversidade nas organizações. Alguns deles são: o recrutamento, o treinamento e a comunicação, bem como a avaliação de desempenho e o marketing.
Além da contratação, promover pessoas diferentes é uma forma de desenvolver essa cultura. Manter a comunicação alinhada e promover o diálogo entre os colegas incentiva o engajamento e o trabalho em equipe. Avaliar a capacidade de trabalhar com pessoas diferentes, pode encorajar a prática.
Conclusão
Quando uma empresa abre as portas para as diferenças, também receberá a inovação, a criatividade, o engajamento e uma maior dedicação de seus colaboradores. A imagem corporativa é valorizada, a produtividade aumenta e a rotatividade diminui.
A diversidade promove benefícios em qualquer lugar, o mais difícil para alguns é aceitar essa verdade.
Agora que você conhece as vantagens de aplicar a diversidade na sua empresa, pode auxiliar no desenvolvimento da cultura de nosso país e quem sabe assim, poderemos diminuir o tempo dedicado a esforços e aumentar as estatísticas que gritam por mudança.
Somos 7 bilhões de mentes no mundo e querer que todo mundo acredite na mesma coisa é no mínimo papo de louco ♫ – Manifesto

Continue navegando