Buscar

exame normal de Projectos e Legislacao Mineira KHAREN LACERDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO E TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE
ISCTEM
Curso de Engenharia de Geologia e Minas
Exame Normal da Disciplina de Projectos e Legislação Mineira
Duração: 16 00 Horas - 18 00 Horas
Nome : Kharen Lacerda
1. Senhor Mapuça, detentor do DUAT (Direito de Uso e Aproveitamento da Terra), numa zona onde pratica a actividade agrícola. Recentemente, ele descrubriu a existência de pedras preciosas no mesmo local e pretende extrair. Explique o senhor Mapuça o seguinte:
a) Explique exaustivamente, o que deve fazer, aonde e como, para o senhor Mapuça para extrair as pedras preciosas, sendo detentor do DUAT? Justifique a sua resposta. (3,0 v)
Resposta 
Primeiramente o senhor Mapuça deve perceber e intender que todos os recusos situados no solo e subsolo entre outos sitios são propriedades do estado. (Base legal, artigo 4, Lei de Minas), de seguida ele deve se informar de qual titulo mineiro ele precisa contrair todos os requisitos para a atribuição d titulo mineiro, tais requisitos são: documento comprovativo de contituição de sociedade, incluindo a identificação do titular departicipação e o respectivo valor do capital subscrito.
b) Imagina que o Governo descobriu que no espaço ocupado pelo senhor Mapuça possui pedras preciosas e um empresário pretende explorar e vender. O que devera fazer o empresário assim como o próprio Governo para se concretizar o desejo do empresário. Justifique sempre as suas respostas. (3,0 v)
Rsposta 
O empresario e o Governo deverá indeminizar o abrangido, neste caso o senhor Mapuça, de forma justa e transparente em moldes a regulamentar pelo governo, a justa indeminização dever ser firmanda num memorando de entendimento entre o Governo, o empresario e o senhor Mapuça, este acto deve ser testemunhado por organizações d base comunitaria se tal for requerido por uma das partes. 
O memorando a ser feito, constitui um do requisitos para atribuição do direito de exploração mineira. E o Governo tem a responsabilidade de assegurar melhores trmos e condições do acordo em benefucio do senhor Mapuça, incluindo a justa indeminização. ( base legal, nº 1,2,3, e 4, artigo 30, Lei de Minas).
c) Imagina que o senhor Mapuça fez a extração das pedras preciosas, com fundamentos de que possui o DUAT, estaria a cometer alguma infração ao ponto de ter uma penalização? Explique e justifique a sua resposta. (3,0 v)
Resposta 
Sim, o senhor Mapuça estaria cometendo uma infração, segundo o artigo 28 da Lei de Minas, o direito de exploração mineira é distinto do direito de uso e aproveitamento de terra ou de outos direitos preexistentes nos termos da lei.
A extração, posse e tranporte de minerais sem devida autorização é ponivel com uma pena de prisão nos termo do codigo penal.( Base legal, nº1, artigo 79 da Lei de Minas)
d) Imagine que o Empresário é estrangeiro e tem uma sociedade criada em Moçambique e de acordo com a legislação moçambicana que tipo de documentos iria tratar para o efeito, aonde e como? (3,0 V)
Resposta 
O estrangeiro com sociedade criada, antes eles devem registrar como pessoa juridica coletiva (Base legal, artio 158, 160 do codigo civil), e devem apresentar a contituição de sociedade no acto de pedido de titularização ( nos termos da lei de minas.
Depois do registro eles ppodem pedir licença de consessão mineira, caso queiram a licença de tratamento e comrcialização devera o empresario pedir tambem a licena de comercialização de produtos mineiros porque a area ja foi descoberta e sabe-se o recurso que nele contem.
2. Nas nossas aulas falamos de DIREITO, NORMAS e LEGISLAÇÃO.
a) Diga qual é a DIFERENÇA que existe entre as normas de ordem jurídicas e as normas de ordem religiosa: (2,0 v)
Resposta 
Normas de ordem jurídicas são aquelas que visam sancionar a violação das normas juridicas, que são as regras de conduta gerais, abstractas e obrigatorias que regulam os aspectos mais relevantes da vida em sociedade, distingindo-se das demais, enquanto que as normas de ordem religiosa são aquelas que se aplicam em virtude da violação das normas religiosas, que tem por função regular as condutas humanas com base na fé de Deus.
em geral as normas de ordem juridicas, é um conjunto de normas que regulam as relações sociais, impondo-se ao homens de forma obrigatoria e com recurso a coercibilidade, enquanto que as normas de ordem religiosa são normas que devem ser cumpridas por quem tem fé em Deus. 
b) Qual é a RELAÇÃO que existe entre o Direito e as normas de ordem jurídica? (2, 0 V)
Respota 
A relação do Direito e as normas jurídicas, é que o direito é um conjunto de normas juridicas que reguam uma determinada unidade(país), as normas juridicas são de conduta social, estabelecidas em vista da paz justiça e do bem comun, quando necessario e possivel.
 
c) Qual é a RELAÇÃO que existe entre o Direito e a Legislação Mineira? (2,0 v)
Respota 
A relação entre a legislação mineira e o direito é que a legislação mieira enquadra-se na ordem juridica pois são para serem cumpridads sem nenhuma execpção.
3. Comente a seguinte hipótese
Jhuner de 25 anos consumidor e abusador de bebidas alcoólicas, viu o seu negócio de venda da sua viatura a ir abaixo, pelo facto do seu pai ter chegado no momento em o seu filho e seus
clientes interessados pele viatura, estavam a fazer experiência do mesmo. O pai chegou e disse aos clientes do filho que, eles não podiam comprar a viatura porque o filho não tinha capacidade jurídica nem personalidade jurídica para vender qualquer que fosse o bem, mesmo sendo da sua pertença, pelo facto deste consumir estupefacientes e abusar bebidas alcoólicas, e que, se eles comprassem a viatura, ele iri intentar uma Acção contra eles. (4,0 v)
resposta 
Ao meu ver o pai do Jhuner esta errado ao dizer que o filho não possui capacidade nem personalidade juridica, porque o Jhuner possui sim a capacidade e personalidade, que so cesam depois da sua morte, sendo assim os agrumentos que o pai usou são irrelevantes, o facto dele consumir e abusar bebidas alcoolicas e estupefacientes, não lhe tira a sua personalidade e capacidade juridica.( base legal, artigo 67,68, do codigo civil). 
O que o pai do Jhuner deveria ter feito, era incapacitar o filho por inabilitação ou interição, para que ele não podesse realizar a venda do veiculo.
 
2

Continue navegando