Buscar

Atividade_03_Manutenção

Prévia do material em texto

Atividade 03 – Manutenção Industrial - MÓDULO 53/2021
	 Curso: 
	 Prof(a): 
	 Aluno: 
	 RA: 
Questão 1. A figura a seguir mostra a estrutura do TPM (Total Productive Maintenance, ou Manutenção Produtiva Total), composta por 8 pilares distintos sustentados pela metodologia 5S.
​
Como exemplo, o 5S é extremamente importante na implementação do pilar TPM Administrativo, organizando o espaço de trabalho, melhorando o nível de limpeza, deixando apenas os objetos essenciais próximos do local de trabalho (canetas, grampeador, régua, calculadora, etc.), definindo padrões de organização de documentos, criando normas para garantia da organização de arquivos, além de contribuir para a segurança e a confiabilidade das informações, evitando retrabalhos. Como pode ser visto, o 5S realmente é essencial para sustentar os 8 pilares do TPM. Para cada um dos demais 7 pilares mostrados na figura, exemplifique como o 5S está relacionado com os elementos do pilar e que prejuízos podemos ter na implementação do TPM sem a ferramenta 5S estar implementada na manutenção.
 
Questão 2. As 6 grandes perdas do TPM abordam as falhas em equipamentos, a operação em velocidade reduzida e os defeitos relacionados à produção. Explique como se dá a relação entre estes, as 6 grandes perdas e o OEE. Podemos afirmar que o OEE é um indicador de TPM?
Questão 3. Sabemos da importância que o indicador OEE tem para o processo de melhoria contínua de qualquer processo industrial. Ao avaliar este indicador do último período de 6 meses da sua empresa, você se deparou com a seguinte situação: OEE de 77%, sendo o índice de performance de 94% e o índice de qualidade de 98%. A meta de OEE da empresa é de 85%. Nessa situação, para que a meta anual do OEE seja atingida, onde você acha que a empresa deve concentrar seus esforços (na disponibilidade, na performance ou na qualidade) e por quê?
Questão 4. As boas práticas são importantes para consolidação de resultados em qualquer organização. As boas práticas de manutenção têm uma contribuição de 80% no incremento do índice de disponibilidade dos ativos. Já as boas práticas de operação contribuem em 80% para a melhoria da qualidade. Neste contexto, cite dois pilares do TPM que abordam boas práticas de manutenção e dois pilares que tem por objetivo melhorar a operação e explique quais são os pontos mais relevantes de cada pilar para que as boas práticas se concretizem.
Questão 5. Sabemos que o OEE é composto pelos índices de disponibilidade, performance e qualidade. Se uma empresa está com o índice de performance em 94% e com o índice de qualidade em 99%, é possível que a mesma atinja um OEE de 85% no mês operando com apenas um turno de 8 horas? Justifique sua resposta.

Continue navegando