Buscar

Importância da Engenharia de Requisitos no Desenvolvimento de Software

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na unidade 1 aprendemos sobre Engenharia de Requisitos. Descreva em suas palavras a importância deste processo no desenvolvimento de sistemas.
Engenharia de requisitos é fundamental para garantir o sucesso do desenvolvimento do Software.
O processo de criação exige clareza de objetivos e uma equipe qualificada com boas idéias e alinhada para exito neste desenvolvimento.
A engenharia de requisitos garante qualidade do software devido a seus controles e padrões para que o processo seja de fácil entendimento a todos.
Existem 8 processos de alto nível que definem a engenharia de requisitos que são: Revisão do processo de requisitos, Revisão das demandas dos usuários, Esclarecimento das demandas dos usuários, Distribuição das tarefas de requisitos, Documentação dos requisitos, Revisão dos requisitos , Revisão dos requisitos pelos usuários e Colocação dos requisitos na linha de base.
Portanto, a engenharia de requisitos é o processo pelo qual os requisitos de um produto de software são coletados, analisados, documentados e gerenciados ao longo de todo o ciclo de vida do software.
Os requisitos possuem um papel fundamental para o desenvolvimento de software considerados uma das principais medidas de sucesso. Requisitos são a base para estimativas, modelagem, projeto, implementação, testes e até mesmo para a manutenção e estão presentes ao longo de todo o ciclo de vida de um software.
O primeiro passo do projeto é levantar os requisitos, entende-los e documentá-los.
O segundo passo é realizar atividades de controle de qualidade para verificar, validar e garantir a qualidade dos requisitos.
O terceiro passo é o gerenciamento da evolução dos requisitos, os negócios são dinâmicos e os requisitos devem adequar-se se necessário a esse cenário.
O quarto passo deve-se  rastrear entre requisotos e demais atividades produzidas no projeto.
Os  requisitos envolvem atividades de desenvolvimento através de Levantamento e Análise e Documentação de Requisitos, gerência através da Gerência de Requisitos e por fim o controle da qualidade através da Verificação, Validação e Garantia da Qualidade de Requisitos.

Outros materiais