Buscar

CONSÓRCIO E GESTÃO CONSORCIADA

Prévia do material em texto

No estudo das cidades, consideramos que a expansão horizontal de um sítio urbano, isto é, a área efetivamente ocupada pela cidade, pode fazer com que ele se junte a um sítio urbano próximo, de modo que seus limites geográficos tornam-se indefiníveis, chama-se:
	
	
	
	Conurbação
	
	
	Ruralização
	
	
	Urbanização
	
	
	Desertificação
	
	
	Reestruturação
	
	
	
	 
		
	
		2.
		 
Os ___________são parcerias formadas por entes da federação, objetivando interesses comuns.
	
	
	
	Consórcios públicos 
	
	
	Ambientes institucionais
	
	
	Os gerenciamentos públicos
	
	
	Arranjos institucionais
	
	
	Monitoramentos públicos
	
Explicação:
Podem discutir formas de promover o desenvolvimento regional.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A conexão entre instituições e desenvolvimento se organiza em diferentes níveis de análise e de iniciativas. Desta forma, qual  o nome do processo em que são realizados acordos e contratos entre agentes específicos, que irão acordar acerca de uma dada situação, diante de um interesse específico?
	
	
	
	monitoramento institucional
	
	
	 ambiente institucional 
	
	
	gerenciamento ambiental
	
	
	gerenciamento institucional
	
	
	arranjo institucional
	
Explicação:
O conceito de arranjo institucional está relacionado às explicações sobre o desempenho econômico de um determinado setor e pelo desenvolvimento consequente da ação dos indivíduos, orientada pelo papel que um conjunto de instituições desempenha nos rumos de uma sociedade. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com a lei que regulamenta os consórcios públicos é a Lei Federal 11.107 de abril de 2000, é correto afirmar:
	
	
	
	É um equívoco pensar que os consórcios devam ser um instrumento que permite ganhos de escala nas políticas públicas, além de ser um novo modelo gerencial que pode viabilizar a gestão microrregional. Este entendimento está totalmente equivocado.
	
	
	Os Consórcios não conseguiram possibilitar a discussão de um planejamento regional como na ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios.
	
	
	Os consórcios não poderão ser firmados entre todas as esferas de governo como entre municípios, ou ainda entre municípios com estados, estados com a União, ou municípios com o estado e com a União.
	
	
	Os consórcios jamais poderão possuir personalidade jurídica na modalidade de associação pública ou pessoa jurídica de direito privado, estrutura de gestão autônoma e orçamento próprio.
	
	
	Os consórcios são entidades que reúnem diversos municípios para a realização de ações conjuntas que se fossem produzidas individualmente, não atingiriam os mesmos resultados ou utilizariam um volume maior de recursos, além de demandar mais tempo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Bem-vinda a Lei n.º 11.107, de 06 de abril de 2005, a chamada Lei de Consórcios Públicos, que, regulamentando o artigo 241 da Constituição Federal de 1988, introduz instrumentos e mecanismos de cooperação entre os entes federativos para a realização de objetivos de interesse comum, de modo a contribuir para o amadurecimento e efetivação do sistema federativo brasileiro. Entre os instrumentos previstos no citado diploma, merecem destaque a gestão associada de serviços públicos e o contrato de programa. Podemos afirmar em relação aos Consórcios Urbanos:
	
	
	
	As Parcerias Públicas Privadas, conhecidas como PPP, são a única forma de Consórcios Urbanos contemplados pelo Estatuto das Cidades.
	
	
	Apesar de publicada em 06 de abril de 2005, a Lei de Consórcios Públicos ainda não está em vigor no Brasil.
	
	
	A gestão associada de serviços públicos é utilizada somente entes federativos não consorciados, caso em que se realiza, previamente, um convênio de cooperação, como entre um ente federativo e um consórcio público.
	
	
	Consórcios Públicos foram criados pela Lei 11.107 com o objetivo único de resolver as questões de saneamento básico de populações carentes.
	
	
	É um exemplo claro de Gestão Urbana Associada, a destinação e tratamento de resíduos entre dois ou mais Municípios através de aterro sanitário comum aos mesmos, facilitando sua destinação e acabando com os lixões urbanos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Instrumento de transformação estrutural, a operação urbana consorciada seria um conjunto de medidas coordenadas pelo município, com a participação de proprietários e moradores, a fim de se alcançar em uma área melhorias sociais, valorização ambiental e transformações urbanísticas estruturais. Neste sentido marque a única opção que não está relacionada a operação urbana consorciada.
	
	
	
	Operações urbanas consorciadas são intervenções pontuais realizadas sob a coordenação do Poder Público e envolvendo a iniciativa privada, os moradores e os usuários do local, buscando alcançar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental
	
	
	Um dos princípios estruturantes da ordem econômica brasileira é a liberdade de concorrência, segundo o qual indivíduos são livres e iguais para se ocuparem do que quiserem, movendo-se para potencializar suas propriedades
	
	
	As operações urbanas possuem grande potencial de qualificação espacial para as cidades, na medida em que limitam o tratamento quase arquitetônico dos espaços urbanos sem necessariamente possuirem a abrangência ambiental
	
	
	A Gestão Urbana Consorciada vem garantir que todos tenham existência digna e que a propriedade tenha seu domínio exercido no interesse da sociedade e não apenas em face dos interesses dos proprietários
	
	
	O Estatuto da Cidade preocupou-se sobremaneira com o cumprimento da função social da propriedade urbana
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Complete a frase com a alternativa que preenche a lacuna: O conceito de _______________ está relacionado às explicações sobre o desempenho econômico de um determinado setor e pelo desenvolvimento consequente da ação dos indivíduos, orientada pelo papel que um conjunto de instituições desempenha nos rumos de uma sociedade.
	
	
	
	ruralização
	
	
	urbanização
	
	
	restauração
	
	
	arranjo institucional
	
	
	requalificação
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		 
A conexão entre instituições e desenvolvimento se organiza em diferentes níveis de análise e de iniciativas. Desta forma, qual o nome do processo que entende-se como o conjunto de regras, acordos, leis, normas e contratos macro-referenciais que estabelecem a base para a produção, distribuição e troca entre os agentes de uma sociedade?
	
	
	
	gerenciamento ambiental
	
	
	monitoramento institucional
	
	
	ambiente institucional 
	
	
	gerenciamento institucional
	
	
	arranjo institucional
	
Explicação:
É o cenário geral onde todos os agentes estão inseridos.

Continue navegando