Buscar

Atividade - Fichamento biográfico.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Saulo de Freitas Padial. R.A.: 201899978.
FICHAMENTO BIOGRÁFICO: MAURO CAPELETTI.
Mauro Capelletti foi um dos grandes processualistas italianos, Cappelletti nasceu na cidade de Folgaria (Trento), em 14 de dezembro de 1927. Foi discípulo de Calamandrei, exercendo o magistério na Universidade de Florença, depois em Macerata, vindo mais tarde a ensinar no Instituto Universitário Europeu, em Fiesole.
Como escreveu o prof. Barbosa Moreira (REPRO 119), Cappelletti partilhou com Calamandrei, "na substância, o gosto pelos temas processuais relacionados com o direito constitucional e, na forma, o requinte da exposição clara e elegante".
Sua obra foi marcada pelo interesse nos aspectos políticos do processo, recebendo especial atenção o tema do "acesso à justiça". Aliás, sua obra mais conhecida no Brasil (em co-autoria com o professor Bryant Garth) recebe este título, tendo sido publicada pela Editora Sérgio Fabris, de Porto Alegre.
Interessado em temas como o acesso à justiça e aos interesses difusos e coletivos, forneceu bases para as transformações do direito brasileiro, especialmente nesta seara. Publicou Acesso à Justiça, em coautoria com Bryant Garth e Controle judicial de constitucionalidade das leis no direito comparado.
Presidiu por longo tempo a Associação Internacional de Direito Processual. Há cerca de dez anos descobriu-se que sofria do mal de Alzheimer, enfermidade mental incurável. Faleceu em 1º de novembro de 2004, em Florença, pouco antes de completar 77 anos.
Eis alguns livros de sua autoria, publicados no Brasil: Acesso à Justiça, em co-autoria com Bryant Garth (Ed. Sérgio Fabris), Controle judicial de constitucionalidade das leis no direito comparado (Ed. Sérgio Fabris), Juízes irresponsáveis? (Ed. Sérgio Fabris), Juízes legisladores? (Ed. Sérgio Fabris) e O processo civil no direito comparado (Ed. Líder).
O jurista-processualista italiano Mauro Cappelletti traduziu o que seria acesso à justiça, em uma de suas principais obras, por meio do movimento renovatório que se dividia em três ondas. Cada “onda” surgiu em um lapso temporal, contudo todas possuem correlações. A primeira diz respeito a prestação de serviços jurídicos aos pobres. Enquanto a segunda tem o intento de esmiuçar os interesses difusos, permitindo que o processo tenha uma inclinação à coletividade da tutela. Neste sentido, a terceira onda faz referência a uma reforma interna do processo, buscando proporcionar a exequibilidade dos direitos sociais.
Cuida hastear que a Lei nº 1.060/50, bem como a Lei Complementar nº 80, de 12 de janeiro de 1994, foram influenciadas pela primeira onda renovatória. No mesmo sentido, o Código de Defesa do Consumidor (nº. 8.078/90) e a Lei da Ação Civil Pública (nº 7.347/85), por exemplo, tiveram suas ideias basilares amparadas na segunda onda. De outra ponta o surgimento dos Juizados Especiais trazendo em seu bojo um novo aspecto ao processo, de modo a facilitar o acesso à justiça, tendo o intuito de tornar a máquina judicial mais célere, deu-se concretude a terceira onda cappelletiana. Nesta senda, observar-se-á uma quarta onda de acesso à justiça proposta por Kim Economides. Por fim, torna-se imperioso apregoar que o fito principal de todos os movimentos de acesso à justiça é humanizar todo o aparato processual, e atender os anseios do Estado Democrático de Direito, assim como há de se falar em algo que busca incessantemente erradicar todo e qualquer método que seja caro, moroso e inalcançável à população.
REFERÊNCIAS:
Biblioteca Virtual – FGV Online. Disponível em: http://ead2.fgv.br/ls5/centro_rec/pag/biografias/mauro_cappelletti.htm. Acessado em: 13/04/2020.
MESQUITA, Gil Ferreira de. Um ano sem Mauro Cappelletti. 01 de novembro de 2005. Disponível em: http://www.gilmesquita.com/2005/11/um-ano-sem-mauro-cappelletti.html. Acessado em: 13/04/2020.
NEVES, Gabriela Angelo. SILVA, Samira Ribeiro da. RANGEL, Tauã Lima Verdan. As ondas renovatórias do italiano Mauro Cappelletti como conjunto proposto a efetivar o acesso à justiça dentro do sistema jurídico brasileiro. Revista Âmbito Jurídico - 152. Publicado em: 01/09/2016. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-processual-civil/as-ondas-renovatorias-do-italiano-mauro-cappelletti-como-conjunto-proposto-a-efetivar-o-acesso-a-justica-dentro-do-sistema-juridico-brasileiro/. Acessado em: 13/04/2020.

Outros materiais