Logo Passei Direto
Buscar

Será que a cal realmente prejudica o reboco

User badge image
Mayara

em

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Será que a cal realmente prejudica o reboco?
Os traços:
 1:1:6 – segundo as informações extraídas o traço é o mais reconhecido no mercado atualmente, por conter um par de cimento, uma de cal e 6 de areia.
 1:2:6 – é um tipo de traço para ser utilizado externamente.
 1:2:8 – já é mais utilizado internamente, por conter menos propensão. 
Com o traço definido é possível realizar a primeira betonada que será necessária conter o uso de 
2,5 latas de cimento (50 kg)
2 latas de cal
14 latas de areia
Com todos esses matérias se resultara em um rendimento médio de 240l a 250l, e através disso é possível encontrarmos o cálculo para a compra dos materiais. Sendo assim que este primeiro traço serve de parâmetros para os demais traços. 
Em cima do rendimento médio e da quantidade de reboco, é possível calcular-se quantas betonadas será preciso. 
Ou seja, exemplo: 4,70 m3 / 0,250 m3 = 19 betonadas
É necessário atenção com a água no preparo, a argamassa com cales precisam de mais água. Ao rebocar as paredes no sol, em temperaturas muito quentes é necessário tomar cuidado ao utilizar a água para esses tipos de reboco, pois quando se tem um aditivo ele incorpora a água, e é recomendado que se use menos água, e acrescentando um pouco mais de água na cal para dar uma melhor consistência.
O volume inicial dos materiais é diferente do rendimento, pois os materiais tem um volume “X” e quando se faz o acrescimento de mistura de cimento em água, esse volume teoricamente se retrai, não é que se retrai, há um conceito muito importante de preenchimentos dos vazios com o cimento que é mais fino, e com a água, e por fim é naturalmente que aquele volume inicial que se tem no seu material, tem o que denominamos de índices de vazios, principalmente com relação as latas. 
Por que o reboco trinca?
 O reboco pode acontecer de trincar por conta de cinco elementos justificativos que favorece o aparecimento dessas fissuras, microfissuras, até mesmo algumas trincas, que não são consideráveis estruturais entre eles o excesso de cimento que pode acontecer de enrijecer e formar microfissuras.
Quando ocorre excesso de finos aparentemente acontecerá um pequeno fenômeno, pois quando menor o grão maior a superfície especifica de contato, com isso será necessário de mais água para dar molhabilidade dos materiais da mistura, quanto mais água acontecera evaporação e assim acender as microfissuras. 
Não é aconselhável realizar o reboco no sol principalmente quando em épocas de verão, pois o calor é extremamente intenso, o tipo de cimento também significa que pode acender as patologias do reboco. 
O tempo de desempenamento ele é um fator muito importante, pois quando chapa a massa na parede há um tempo para que a parede absorve essa massa, se não for extremamente respeitado esse período para que a parede puxe e a água saia, poderá vir acontecer principalmente trincas na parede.
A espessura do reboco indica-se que ela possua de 1cm a 2 cm, se acontecer de ceder mais de 2cm, o reboco depois de alguns dias ele pode vir a gerar algumas trincas nas verticais ou horizontais.

Mais conteúdos dessa disciplina