Buscar

Reforma Protestante

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
A REFORMA PROTESTANTE
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Adilene Alves de Andrade
Diones Cesar Porto Martins
Gabriely Santos de Matos
Juliana do Couto Carreiro
Leonardo Guarany Vieira
Viviane Guimarães de Oliveira
*
*
*
*
*
*
*
*
No início da Idade Moderna, porém, alguns cristãos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal; 
Alguns destes cristãos deixaram de obedecer ao papa e separaram-se da igreja de Roma;
Foram várias as causas que originaram a Reforma Protestante, a maioria relacionada com as condições gerais da Europa no século XVI.
*
*
*
*
A invenção da prensa móvel por Gutenberg, que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de livros. Também possibilitou que a Bíblia fosse traduzida nas línguas locais;  O conjunto destes fatores impulsionaram as críticas contra as doutrinas católicas, que levaram a instauração da Reforma Luterana, Calvinista e Anglicana. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
  Em 1521, Lutero escapa à condenação da Dieta de Worms;  Traduz a Bíblia para o alemão, assim criando as bases da moderna língua alemã;  Combate a Escolástica. Baseia-se em uma interpretação da doutrina de Santo Agostinho e inspira-se também em São Paulo. 
*
*
*
*
 O Humanista João Calvino (1509-1564), convertido ao protestantismo, começou a publicar estudos sistemáticos sobre a nova religião. Assim, fundou uma nova doutrina, que encontrou campo propício a seu desenvolvimento na cidade de Genebra (Suiça). A burguesia desta cidade havia adotado os princípios da Reforma Protestante para lutar contra seu governante, o católico Duque de Savóia, o que favoreceu a atuação do reformador.
*
*
Embora baseado nas ideias protestantes, Calvino divergia em alguns pontos:
1. Defendia a ideia de que a fé não era suficiente, uma vez que o homem já nascia predestinado, ou seja, escolhido por Deus para a vida eterna ou para a condenação;
2. A riqueza material era um sinal da graça divina sobre o indivíduo;
 No aspecto moral, a doutrina calvinista se caracterizou pela extrema rigidez de costumes imposta a seus fiéis:
*
*
No aspecto moral, a doutrina calvinista se caracterizou pela extrema rigidez de costumes imposta a seus fiéis:
 Genebra passou a ser governada pela Igreja Calvinista, através de uma assembléia e um órgão de vigilância que impunha severa disciplina, proibindo jogos e danças;
 Eliminação das imagens e dos altares dos templos religiosos;
 Adoção de uma liturgia extremamente simplificada, concentrada no sermão, na oração e na leitura da Bíblia;
 O Calvinismo propagou-se rapidamente, atingindo a França, a Holanda, a Inglaterra e a Escócia e contribuindo para a cisão definitiva entre a Igreja Católica e as Igrejas Reformadas.
*
*
*
*
*
*
Assim, em 1534, nascia o anglicanismo. A Igreja da Inglaterra separou-se de Roma, mas conservou boa parte da doutrina católica;  Os puritanos entraram em choque com os anglicanos, gerando inúmeros conflitos. No século XVII, estes conflitos levaram às emigrações em massa para regiões da América do Norte.
*
*
*
*
*
*
1. Contra os protestantes, que consideravam as Escrituras como única autoridade, afirmou que a Tradição – interpretações dos padres da Igreja, papas e concílios – constituía, junto com as Escrituras, um dos fundamentos da fé, e que o único texto autêntico da Bíblia era Vulgata.
2. Confirmou e definiu com precisão os dogmas e práticas rituais católicas, tais como: a presença real de Cristo na eucaristia, a salvação pela fé e pelas obras, os setes sacramentos, o culto aos santos etc. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais