Buscar

Guerra Fria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Guerra Fria (1946-1989/1991)
Antecedentes 
· A construção de uma nova ordem internacional
1. da Grande Aliança à Guerra Fria (1941-1946)
a) a Conferência de Teerã (novembro-dezembro de 1943)
b) a Conferência de Ialta (fevereiro de 1945)
c) a Conferência de Potsdam (julho-agosto de 1945)
2. a Conferência de Dumbarton Oaks (agosto de 1944) e a criação da Organização das Nações Unidas – ONU
a) a Carta de São Francisco (junho de 1945)
b) a estrutura do Conselho de Segurança
OBS: a Conferência de Bretton Woods (1944)
a) o dólar como padrão monetário internacional
b) a criação do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD
c) a criação do Fundo Monetário Internacional – FMI
· Etapas da Guerra Fria 
1. Primeira Guerra Fria (1946-1956) 
2. Coexistência Pacífica (1956-1970)
3. Distensão ou “Deténte” (1970-1980)
4. Segunda Guerra Fria (1980-1989/1991)
Primeira Guerra Fria
A Guerra Fria foi um confronto entre os EUA e o URSS no qual as superpotências representavam um determinado modelo social, econômico, político e ideológico, sem aceitação plena entre eles. Não houve confronto militar direto, porém houve uma série de conflitos em que as superpotências atuavam indiretamente em outros países que estavam em guerra. Foi uma disputa cientifica, tecnológica, social e econômica entre dois modelos, na tentativa de convencer as pessoas sobre a superioridade de um deles sob o outro.
· O Discurso de Fulton – Início da Guerra Fria 
Deu início a guerra: o 1º ministro britânico, Churchill vai aos EUA receber honrarias e faz um discurso citando a “cortina de ferro”, pois a Rússia e suas organizações comunistas querem começar a se expandir pela Europa, se referindo do limite entre o exército russo e o americano. Cortina de ferro faz referência ao bloco soviético, que tinha uma missão expansionista.
· A formação dos “blocos de poder” - o maniqueísmo
 
a) Bloco Capitalista 
A Política de Contenção dos EUA: ou você está de um lado, ou do outro. Não há meio termo.
-Controle Ideológico: Doutrina Truman 
Elaboram a doutrina Truman discurso afirmava as duas frentes do bloco e relata a violência, opressão; controle e manipulação desse sistema oposto. EUA afirma que ajudaria os países ameaçados pelo comunismo, tratado como forma opressora de poder.
-Controles Econômicos: Plano Marshall (1948), Ponto IV (1949), Plano Colombo (1951) 
Plano Marshall tinha ideia de recuperar a economia da Europa rapidamente, que estava destruída após 2ª Guerra Mundial, devido ao temor de tendências radicais (social9smo, comunismo, ...). Os países que aderiram receberam investimentos dos EUA (principalmente a Alemanha Ocidental limite da cortina de ferro). Ajuda a economia americana para que não viva uma crise pós-guerra. 
-Controles Militares: TIAR (1947), OTAN (1949), OTASE (1954)
TIAR tratado interamericano de assistência recíproca-organismo militar das américas, proposto pelos EUA, em que o objetivo era proteger uns aos outros se um país da américa da américa fosse atacado por um de fora dela. 
OTAN Equivalente ao TIAR, porem reunindo os EUA, Canadá, América do Norte e alguns países europeus ocidentais.
OTASE liderança dos EUA, reunindo países do sudeste da Ásia, com o mesmo objetivo do TIAR.
As três organizações militares visavam cercar a URSS, de acordo com a política de contenção.
b) Bloco Socialista 
As respostas da URSS 
-Controles Ideológicos: Doutrina Judanov (1947), Kominform (1947) 
Doutrina Judanov afirmava que s EUA são dirigentes da força imperialista e antidemocráticos (mesmo discurso que Truman fez sobre a URSS). 
Kominform necessidade soviética; controle sob os partidos comunistas- foi formado por partidos considerados prioritários para o projeto de política externa, partidos comunistas do leste europeu (cortina de ferro) e partidos comunistas da França e da Itália. Usam o mesmo discurso de Truman mudando a polaridade política. Ou seja, afirma que o socialismo é melhor e oposto ao imperialismo. 
-Controle Econômico: Comecon (1949)
Reposta ao plano Marshall; controle sobre os partidos comunistas prioritários. Proteção ao controle econômico dos EUA que seria agressivo á URSS. Tentativa de Mercado Integrado, sempre passando pela URSS. Beneficiava a URSS para ela própria se reconstruir.
-Controle Militar: Pacto de Varsóvia (1955)
Resposta da URSS para a OTAN, reunindo a Europa Oriental; atuou como polícia interna para combater movimentos contrários ao socialismo.
· Principais crises e conflitos
1. Europa
a) O “Golpe de Praga” (1948) 
Com a ocupação da URSS no leste europeu na 2ªGM, Stalin permitiu o surgimento de diversos partidos políticos nessas áreas, para não impor um modelo só e revelar os interesses expansionistas da URSS (com exceção dos partidos fascistas). Com o crescimento da tensão da Guerra Fria, a URSS forçou que o Primeiro Ministro da Tchecoslováquia impusesse as práticas comunistas no país, formando um governo pró soviético. 
O golpe representou uma mudança de rumo da proposta soviética para Europa Oriental, criando as democracias populares, partidos comunistas aliados à URSS.
b) O Bloqueio de Berlim (1948-1949) 
- A divisão da Alemanha: RFA (1949) e RDA (1950)
	Após o suicídio de Hitler e a rendição da Alemanha, o país foi dividido em 4 partes e distribuídos entre países vitoriosos. Quando as tensões da GF cresceram, Berlim e as fronteiras alemãs se tornaram palco de disputa. As 3 áreas pertencentes ao ocidente se fundiram para criar um exército e comercio único. 
Com isso, Stalin fechou as fronteiras entre a Alemanha Ocidental e Oriental, tentando retirar os capitalistas de Berlim (que está no meio da parte soviética da Alemanha), impossibilitando que os países usassem rotas terrestres para abastecer seus territórios em Berlim. Truman criou uma rota aérea, o que criou mais tensão entre os países. 
Isso levou o surgimento de 2 Alemanhas: a república federal da Alemanha (capital= Berlim Ocidental) e a República democrática socialista alemã (capital= Berlim Oriental).
Pela parte ocidental atrair muito mais interesse econômico por causa de seus preços e ofertas do que a parte oriental. Com isso, o governo da URSS decidiu construir um muro separando as duas partes de Berlim em 1961.
Problemas do muro cercou a parte ocidental, o que foi levado como um ataque a liberdade e sem sentido; havia barreiras entre as Alemanhas também; representou de forma física a bipolaridade de ideias.
Guerra da Coreia (1950-1953) -primeiro grande conflito pós 2GM.
1. Declaração de Guerra da URSS ao Japão 
a) Retirada das forças japonesas da Península Coreana 
- Ocupação do Norte pela URSS: a península era área de domínio japonês desde 1910. No final da 2ªGM, após a bomba atômica, a URSS declarou guerra contra o Japão e invadiu a Manchúria e a própria península, ocupando a parte norte dela. 
-Ocupação do Sul pelas forças estadunidenses: Em resposta, os EUA avançaram e ocuparam a parte sul da península.
b) Retirada das forças de ocupação formação de administrações distintas nas 2 regiões acordo para a realização de eleições gerais para a unificação política da península (queriam eleição única para unir)
Com o tempo, a diferença de ideologias e conceitos foi eliminando a possibilidade de uma eleição única. As tensões deram início a Guerra Fria. 
c) Aumento das tensões entre EUA E URSS consolidação das administrações no norte e no sul falta de acordo entre as partes para a realização das eleições unificadas eleições separadas, em agosto de 1948 deram origem à: 
- República da Coreia (sul) EUA
- República Popular Democrática da Coreia (norte) URSS
d) Vitoria dos comunistas na Guerra Civil Chinesa (novembro de 1949)
Mudou a configuração geopolítica da Ásia; vários membros norte coreanos foram incentivados pela china para tentar um processo de unificação por meio militar. 
2. O Conflito 
a) Invasão da parte sul por tropas norte coreanas (junho de 1950) convocação do Conselho de Segurança da ONU, sem a presença do representante soviético Condenação da Coreia do Norte como agressora exigência de retirada de tropasnorte-coreanas, o que não foi atendido intervenção militar, liderada pelos EUA em nome da ONU na península (setembro de 1950) 
b) Expulsão das forças norte-americanas do sul avanço das tropas da ONU até a fronteira chinesa intervenção de forças chinesas (novembro de 1950) recuo das tropas da ONU estabilização da frente de guerra nas proximidades do paralelo 38o Norte. 
3. Consequência da Guerra 
a) Macarthismo (Caça as Bruxas)
Crescimento de teorias conservadoras nos EUA. Existia a especulação de que agentes soviéticos estariam infiltrados, principalmente no meio midiático, e deveriam ser executados. 
Pânico vermelho= período que o povo era aterrorizado com a ameaça comunista, aumentando-a de proporção. 
Listas Negras= determinava quem não deveria ser apoiado/investido por serem teoricamente comunistas.
O movimento perdeu força pois vitimizava inocentes e McCarthy alegou que existia infiltrados nas forças armadas. 
· Japão pós II Guerra Mundial
1. Inimigo derrotado (1945-1949) 
- Principais medidas 
a) Implantação de um modelo político monárquico constitucional parlamentar (=modelo europeu ocidental)
b) Desmilitarização: Japão foi proibido de ter força armada
c) Reforma Agrária; acabou com a grande propriedade rural, desarticulando as forças dos setores sociais que tenham apoiado o imperialismo e expansionismo japonês houve redistribuição de terras, gerando o apoio desses setores. 
d) Desarticulação dos “zaibatsu”: desarticulação dos carteis porém o projeto não chegou ao fim, por causa da ajuda americana. 
2. Principal Aliado na Ásia (1950-1958)
- Principais medidas 
a) Fim do processo de desarticulação dos “zaibatsu”
Os EUA voltaram atrás e voltaram a fortalecer os zaibatsu.
b) Empréstimos a fundo perdido 
Milagre Japonês: impressionante reconstrução da economia japonesa pelos investimentos americanos.
Coexistência Pacífica (1956-1970) 
1. “Paz Impossível, Guerra Improvável”
Paz impossível, pois haveria 2 sistemas opostos e guerra improvável, pois não havia sentido começar um conflito que poderia destruir não só as potencias, mas a humanidade toda. 
a) A corrida armamentista a “Destruição Mútua assegurada” ou o “Equilíbrio do Terror” 
Apesar de ter um arsenal gigantesco que levaria a mútua destruição, as potências acreditavam que a racionalidade ia prevalecer e não haveria necessidade de usar armas. 
b) A formação dos “complexos industrial-militares”
Necessários para formar os gigantescos arsenais de armas. Nos EUA eram estatais com sigilo militar. 
2. Principais Questões 
a) A “corrida espacial” 
Relação direta com a corrida armamentista; também pode ser direcionada para o ataque ao inimigo; usada para mostrar a superioridade do sistema, servindo como propaganda.
b) O processo de descolonização afro-asiático: A conferência de Bandung (1955) e o “não- alinhamento” 
A conferência de Bandung iniciou o processo de descolonização. Houve uma proposta para que os países não se alinhassem 100% com nenhum dos lados, visando mais a política interna. 
Forçou os EUA e a URSS a conviverem de forma pacífica por causa da falta de compromisso concreto de demais países com as potencias.
c) Processo de unidade européia e o “milagre japonês” 
Gerou mercados competidores de produção norte-americanos, passando a gerar concorrência entre o próprio bloco capitalista. 
d) O XX Congresso do PCUS (1956): O processo de “desestalinização” e seus limites 
e) O cisma sino-soviético (1962)
Gerou uma separação do Governo Popular Chinês e a URSS. A liderança soviética está sendo contestada dentro do próprio bloco.
3. Principais crises e conflitos 
a) Europa
- Revolução Húngara (1956)
Queriam reformas dentro do partido socialista, havendo a derrubada do líder da Hungria, porém a URSS limitou as reformas, reafirmando o modelo soviético e reprimiu a revolução.
- “Primavera de Praga” (1968) 
A Primavera de Praga teve um processo semelhante. O Stalin havia caído, porém a Tchecoslováquia assumiu um governo reformista. Provocou reação militar da URSS, que controlou a situação e reafirmou sua liderança. 
-Crise de Berlim (1961): A construção do Muro 
b) Ásia 
- Guerra de Suez (1956) 
- Cisma sino-soviético (1962) 
- Guerra do Vietnã (1964-1975)
Intervenção direta do governo norte-americano. Crise do “American Way of Life”.
- Guerra dos Seis Dias (1967) 
c) América 
- Revolução Cubana (1956-1959) 
- Crise dos Mísseis soviéticos em Cuba (1962)
d) África 
- Guerra de Independência da Argélia (1954-1962) 
- Guerra civil do Congo (1961) 
Após a saída dos belgas do Congo houve uma discussão entre etnias ligada a Guerra Fria.

Outros materiais