Buscar

A importância da distribuição de renda para a população

Prévia do material em texto

A importância da distribuição de renda para a população, com base na produção e emprego.
Na economia, distribuição de renda ou distribuição de riqueza é o modo como se processo a repartição da riqueza e dos bens socialmente produzidos, entre os habitantes e entre os diferente estratos da população de um pais ou região.
Um dos temas que mais intriga os economistas é como medir o resultado das atividades econômicas, ou seja, como avaliar corretamente a riqueza que é produzido. A forma mais tradicional de se medir o desempenho da economia de um país é pela analise de seu produto interior bruto-PIB e de seu corolário, a renda per capita-que nada mais é o que o valor do PIB dividido pelo número de habitantes.
O PIB diz qual é a riqueza total de um determinado pais. O quociente da divisão do valor do PIB pelo número de habitantes do pais dá uma ideia-muito imperfeita-do padrão de vida da população.
Um país pode ser muito rico e seus habitantes muito pobres ou pode não ser tão rico e seus habitantes desfrutaram de um padrão de vida superior ao de um pais que tenha uma renda per capita maior. O que determina essa diferença é o perfil da distribuição de renda, ou seja como a riqueza total que é produzido no pais se distribui entre os habitantes.

Continue navegando

Outros materiais