Buscar

Características das Redes de Sensores sem Fio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
FACULDADE DE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
	Disciplina
	Redes de Sensores
	Data
	14/09/2021
	Professor
	Jefferson Paizano Neves
	
	
	Discente
	Gustavo Fabricio Zoratti de Arruda
	
	
ATIVIDADE 01
1. Disserte sobre as principais características das Redes de Sensores sem Fio (RSSF) que a diferenciam das Redes Móveis Ad-hoc (MANET). E, as principais características existentes nas Redes de Sensores sem Fio (RSSF) que a diferenciam da Internet das Coisas (IoT).
Redes móveis ad-hoc ou MANETs, estão geralmente perto de seres humanos, no sentido de que a maioria dos nós da rede são os dispositivos que se destinam a ser usados por seres humanos (por exemplo, computador portátil, terminais de rádio móveis, etc); inversamente, as redes de sensores sem fio não focam na interação humana, mas em vez disso se concentrar em interação com o ambiente. Uma outra abordagem sobre o tema, chama de Internet of Things (IoT), expande o conceito de redes de sensores para os dispositivos pessoais, computadores, smartphone entre outros, usando esta grande capacidade de trabalho para monitoramento de diversos eventos valendo-se da ubiquidade dos dispositivos
2. Quais as principais características das:
a. Redes de Sensores Baseadas em DSP
Esta estrutura permite, por exemplo, a automatização de sistemas de transporte em ambientes controlados, monitoramento de veículos, informações de condições de trânsito e outros.
b. Redes de Sensores Baseadas em FPGA/SoPC
Uma das maneiras de realizar a prototipação e abstrair o funcionamento de uma rede de sensores é realizar a implementação de um algoritmo de criptografia utilizando FPGAs, a fim de avaliar resultados e verificar a viabilidade da realização de criptografia em redes de sensores.
c. Redes de Sensores Baseadas em Arquitetura Híbrida
No modelo híbrido as três estratégias coexistem na mesma rede. O envio de dados, pode ser tratado da perspectiva da aplicação ou do fluxo de pacotes de dados reais entre os sensores e o observador. Estas perspectivas não são o foco deste trabalho. Este é um problema do roteamento sujeito ao protocolo de rede.

Outros materiais