Buscar

JARDIM DAS FLORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

José Arruda Linhares Neto – Cirurgião Dentista- CSF Santo Antônio
Jardim das Flores.
No texto Jardim das Flores a personagem Filomena é uma usuária frequente da unidade de saúde , que encontra diversas dificuldades para conseguir uma consulta medica, o que faz com que ela tenha que ainda na madrugada deslocar-se para o posto de saúde em busca da consulta medica exposta as diversidades do trajeto de ida como a violência e talvez se naquele dia tivesse acordado um pouco mais tarde não teria conseguido a valiosa ficha para consulta.
O atendimento no posto de saúde começa as sete horas da manha mas provavelmente por conta da imensa demanda para consulta medica faz com que seus usuários precisem disputar o atendimento chegando ainda pela madrugada, a quantidade de profissionais médicos ainda está aquém da necessidade que os usuários precisam, e ainda se faz necessário a utilização de entregas de fichas, desta forma outros usuários ficarão sem atendimento.
uma questão ainda a ser enfrentada é ainda passar toda manhã nas unidade básica de saúde , pois o medico chega as 8:30 da manhã, o que não condiz com o horário de abertura e funcionamento do local, os horários médicos deveriam ser os mesmo de todos os profissionais, porem sabe-se que essa não é a realidade de unidades de saúde onde alguns profissionais gozam de vantagens em horários de inicio e de fim de atividades laborais deixando a comunidade desassistidas.
A busca pelo prontuário da paciente deveria já está facilitada após a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) o que diminui o tempo dispensado a busca desse instrumento.
1-O e-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB) para reestruturar as informações da Atenção Básica (AB) em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
Dentre as inúmeras vantagens da informatização do sus estão registro individualizado, integrar a informação, coleta de dados melhor gestão e coordenação do cuidado representando assim um avanço na atenção a saúde.
Filomena durante a sua saga de idas e voltas constante passou por diversos profissionais médicos o que caracteriza um rodizio de profissionais dificultando o vinculo e ate mesmo o tratamento em questão, profissionais que tem outros colais de trabalho, necessidade criada devido à baixa remuneração na área da saúde, e consultas rápidas que não permitem um dialogo entre o profissional e o paciente e a criação de um vínculo de suma importância para o sucesso da relação profissional-paciente.
5 Dessa forma, o vínculo constitui-se num elo forte e entre profissional e usuário, garantindo segurança no que concerne ao atendimento de suas necessidades. O indivíduo, pertencente àquela área de cobertura da ESF, acredita e confia que ao chegar à unidade de saúde ou no seu próprio domicílio receberá atenção de algum dos profissionais responsáveis por sua área. Apesar de parecer algo simples, a formação desse vínculo requer, de ambos, profissional e usuário, momentos de conversação, escuta, acolhimento, trocas, responsabilização em torno do problema que será enfrentado e, consequentemente, vínculo 
outra dificuldade enfrentada pela personagem é os comentários feitos por funcionários da unidade de saúde que criticam suas inúmeras idas e chegam ate a rotula-la como manhosa e defendem a hipótese que nem doente esteja e de fato não escondem esse descontentamento da paciente deixando a ainda mais constrangida, tais funcionários não tem atitude ética e responsável diante a situação e ao local onde trabalham. Existe a necessidade de educação permanente para todos os níveis de trabalho em uma unidade de saúde afim de coibir e extinguir uma conduta que fira o usuário que busca ali uma resposta para o que de fato sente, ficando para o profissional capacitado a conclusão da necessidade da ida desse paciente a unidade de saúde assim como os diagnósticos ou as necessidades do mesmo.
Durante a consulta médica a paciente não consegue falar suas queixas e até tem suas queixas desmembradas de forma incisiva pelo médico que não percebe o paciente como um todo e dirigi sua atenção apenas para cefaleia em questão deixando Dona Filomena ainda mais frustrada diante de seu problema, fica explicito no texto a imensa necessidade de ser ouvido e percebida como ser humano. A funcionária da farmácia fez uma pergunta que parece simples, mas sem dúvida era o que Filomena queria que acontecesse, essa pergunta fez com que Filomena pudesse dividir com alguém os inúmeros problemas que a afligia resultando em um alivio para ela. 
A atenção dispensada para escutar o paciente proporciona uma melhor investigação e estabelece um vinculo que por vezes auxilia de forma positiva para um melhor entendimento de toda a situação da paciente e não somente da queixa direcionada a um único sinal ou sintoma que da inicio a consulta com qualquer profissional.
Durante a consulta de pré-natal da filha de Filomena , Bete, a consulta esta focada apenas no preenchimento de fichas e coletas de dados, desprezando a clara angustia da paciente mesmo diante de uma gravidez não desejada e inesperada, e a perda do possível emprego, condição financeira precária e de certo ficaria ainda mais difícil para toda família.
O texto em questão aborda diversos pontos importantes e que são presenciados constantemente em unidades de saúde não sendo uma unanimidade entre os profissionais, mas acontece de forma corriqueira, julgamentos baseados em opiniões pessoais, descaso com situação de cada um ali presente e principalmente o desrespeito e comportamento antiético causando desconforto aos usuários. Consultas voltadas para a doença e não para o sujeito, descaço com a situação socio cultural financeira e falar que cada indivíduo está inserido
3 O surgimento da Política Nacional de Humanização da assistência, que dentre outros itens incorpora o acolhimento, representa um desafio para os profissionais da saúde. Implica mudar a forma de atenção ao paciente do modelo biomédico para o modelo do cuidado.
	
Atuar de forma acolhedora e exercitar a pratica de um olhar voltado para o paciente como um todo poderá ajudar no cuidado a saúde e na resolução de inúmeros problemas e condições que fazem com que diversos usuários do serviço de saúde se tornem hiper utilizadores e que esses tenha suas demandas atendidas e solucionada de forma mais rápidas e eficientes diminuindo o fluxos e ainda o gasto gerado e exames e remédios no curso do tratamento.
REFERÊNCIAS
Anexo 2: Caso: JARDIM DAS FLORES. Texto extraído do Manual de Facilitadores da Educação Permanente da Ministério da Saúde/Fiocruz. Disponível em: http://moodle.sobral.ce.gov.br/mod/resource/view.php?id=2377. 13 de novembro de 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. MANUAL DE USO DO SISTEMA COM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO PEC _3_2/CAPÍTULO INTRODUTÓRIO - Base Conceitual do Sistema. Disponível em: http://aps.saude.gov.br/ape/esus/manual Acesso em 13 de novembro de 2020.
JUNIOR R. B. TEIXEIRA R. B. CHEVITARESE L. A. ROUCHA B. N. JORGE R. R. CALDAS D. M. A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO ENTRE PROFISSIONAL E PACIENTE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE CASO. Revista Rede de Cuidados em Saúde. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/viewFile/1143/675 Acesso em 13 de novembro de 2020.
JUNQUEIRA, C. R. Anexo 3: DILEMAS DA BIOÉTICA NA ATENÇÃO BÁSICA. Texto extraído do Módulo de Bioética do Curso de Espacialização em Saúde da Família - UNASUS Dilemas da Bioética na Atenção Básica. Disponível em: http://moodle.sobral.ce.gov.br/mod/resource/view.php?id=2377. 13 de novembro de 2020.

Continue navegando