Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Educacional Exercicio I - I

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na atualidade os estudos e pesquisas mostram que, para o êxito do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve ser contínua e estar relacionada aos conhecimentos, atitudes ou aptidões que os educandos atingem em seus estágios de desenvolvimento e de aprendizagem. Relaciona-se, também, à reflexão e análise das dificuldades que apresentam. São informações necessárias ao professor que está na busca de estratégias que possam auxiliar os educandos na construção do conhecimento. Assim sendo, a avaliação necessariamente deve ter uma intenção:
A - classificatória.
B - formativa.
C - meramente burocrática.
D - obrigatória.
E - punitiva.

Sabe-se que existem importantes ações que o professor deve realizar durante o processo avaliativo – verificação, qualificação e apreciação qualitativa – que caracterizam três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.
Sobre a avaliação DIAGNÓSTICA pode se afirmar que:
A - Esta avaliação é de fundamental importância para que o aluno avance para o próximo ano letivo ou fique retido.
B - Possibilita o uso de métodos que contribuem a aprendizagem, como memorização/ decoreba e repetição na escrita.
C - Tem por finalidade quantificar e registrar as notas obtidas na avaliação, para que seja possível ‘punir os alunos mais fracos’.
D - Tem por principal objetivo determinar o nível de aprendizagem de cada educando, antes de iniciar um novo conteúdo ou processo de ensino.
E - Utiliza-se de instrumentos de medida e registro dos resultados que não consideram os processos de desenvolvimento dos alunos.

Para compreender a dinâmica do trabalho pedagógico, o material descrito tem a pretensão de nortear e gerar reflexões acerca de algumas das questões postas pela atividade avaliativa na estrutura escolar do Brasil. Ainda que aborde questões específicas sobre a temática, tal exposição deve ser considerada, tendo em vista uma preocupação comum no sentido de atribuir à avaliação escolar uma função de diagnóstico, além de um papel transformador, que contribua para a superação da visão avaliativa predominante, categorizante e autoritária.
Conforme seus conhecimentos prévios e o que estudou nesta disciplina, assinale a alternativa que aborda como deve ser vista a avaliação escolar:
A - deve ser vista como limitadora de comportamento dos alunos indisciplinados em sala de aula, pois esta é punitiva, o que possibilita maior silêncio e, consequentemente, todos conseguirão aprender os conteúdos a serem ensinados em sala de aula.
B - deve ser vista como transformação da prática pedagógica, que se dá por meio de avaliações que mostrarão os resultados da aprendizagem e rendimento escolar, qual auxiliará o professor cobrar empenho mais dos alunos ‘mais fracos’.
C - deve ser vista como um diagnóstico, qual apontará os alunos sucessos e os alunos fracassos da escola.
D - deve ser vista como um instrumento de transformação da prática social, permitindo que o educando seja capaz de ampliar seus conhecimentos sobre a concepção de mundo e, principalmente, que tenha condições de questionar a realidade em que está inserido, buscando entendimento e soluções para possíveis problemas.
E - deve ser vista como uma etapa normal no dia a dia escolar, além de obrigatório visto que faz parte da etapa burocrática escolar.

Vários pesquisadores passaram a se dedicar ao estudo de diferentes testes e às suas aplicações, ampliando a ideia de avaliação como instrumento de registro do comportamento das crianças, de definição de padrões de rendimento aceitáveis, segundo questão Sabe-se que o ato de avaliar é um processo muito antigo dentro da humanidade, conforme Luckesi (2005, p. 22), “tais práticas já estavam inscritas nas pedagogias dos séculos XVI e XVII, no processo de emergência e cristalização da sociedade burguesa, e perduram ainda hoje”. Historicamente, pode-se identificar três tipos de pedagogia que são:
De acordo com cada tipo de pedagogia e sua concepção, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
( ) Para quem o medo deveria ser utilizado pelo professor como forma de manter a atenção dos educandos.
( ) Tinha por objetivo efetivar a hegemonia católica. Para tanto, eram realizados provas e exames em ocasiões solenes.
( ) Aperfeiçoou os mecanismos de controle da escola, ao destacar a seletividade e os processos de formação de personalidade dos educandos.
a. II, III, I.
b. III, II, I.
c. III, I, II.
d. I, II, III.
e. II, I, III.

As implicações didático-pedagógicas da reprovação estão diretamente relacionadas à ação educativa da escola e à inclusão da retenção como estratégia de ensino. Compreender a reprovação como instrumento pedagógico é, no mínimo, um grande equívoco que desconsidera que a educação resulta de um processo educativo e social. Essa contradição se manifesta em diferentes fatores, situações e consequências.
Estão corretas as afirmativas:
I - O educando é responsabilizado por sua reprovação.
II - O professor desconsidera as consequências emocionais e repercussões socioeducacionais que a reprovação causa.
III - O professor acredita que, sem a reprovação, o educando perderia o interesse na aprendizagem.
IV - A reprovação, na maioria das vezes, resulta de uma avaliação equivocada e/ou da falta de compromisso de alguns professores com a educação.
V - Em vez de reprovar o educando ao final do ano letivo, a escola deveria ensiná-lo durante o ano de forma responsável e eficaz.
a. I, II, III e IV.
b. I, II, III, IV e V.
c. I, II e III.
d. I e III.

Em 1995, pela primeira vez, a avaliação do SAEB teve a participação de todas as unidades da Federação. Dois anos depois, em 1997, a avaliação abrangeu as mesmas séries e níveis de ensino, mas se ampliaram as áreas avaliadas, com a inclusão da área de ciências, para o Ensino Fundamental, e das áreas de física, química e biologia, para o Ensino Médio. As avaliações do SAEB utilizam amostras probabilísticas representativas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Acadêmica(o), conforme estudou nesta disciplina, assinale a alternativa que apresenta corretamente de quantos em quantos anos acontecem as avaliações do SAEB?
a. a cada 10 anos.
b. a cada 3 anos.
c. a cada 4 anos.
d. a cada 5 anos.
e. a cada 2 anos.

Sobre a AVALIAÇÃO FORMATIVA pode-se dizer que a avaliação é uma modalidade que permite ao professor identificar deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações em sua prática pedagógica, aperfeiçoando-a. O educando também se beneficia com esse processo, pois passa a identificar seus erros e acertos. Essa modalidade de avaliação tem por finalidade detectar pontos frágeis do processo de ensino-aprendizagem. Autores como Perrenoud (1999), Werneck (1996), Vilas Boas (2003), entre outros, consideram que a avaliação formativa é o modelo ideal para o efetivo rompimento com práticas avaliativas tradicionais.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. V, V, V, F e F.
b. F, V, F, V e F.
c. V, V, F, V e V.
d. F, F, F, V e V.
e. V, V, V, V e V.

Sabe-se que existem importantes ações que o professor deve realizar durante o processo avaliativo – verificação, qualificação e apreciação qualitativa – que caracterizam três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação SOMATIVA determina o grau de domínio do educando em uma determinada área do conhecimento, resultando em uma qualificação que poderá ser utilizada como um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada.
Considerando este contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A avaliação somativa consiste na classificação dos educandos de acordo com os níveis de aproveitamento ao final de um conteúdo, na busca de aferir resultados e obter indicadores que permitam aperfeiçoar o processo de ensino.
No entanto, é preciso diferenciá-la da avaliação classificatória, oriunda de uma concepção autoritária e excludente.
É uma modalidade vinculada à noção de medida e relacionada à compreensão de que é possível aferir objetivamente as aprendizagens escolares.
Destaca-se, ainda, que, pior que uma avaliação classificatória, é a avaliação que não resulta em uma reflexão e/ou análise do desempenho dos educandos.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e, a II uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são falsas, pois ambas descrevem sobre a avaliação diagnóstica e não sobre a avaliação somativa.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
e. As asserções I e II são falsas. Nenhumas das asserções estão interligadas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na atualidade os estudos e pesquisas mostram que, para o êxito do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve ser contínua e estar relacionada aos conhecimentos, atitudes ou aptidões que os educandos atingem em seus estágios de desenvolvimento e de aprendizagem. Relaciona-se, também, à reflexão e análise das dificuldades que apresentam. São informações necessárias ao professor que está na busca de estratégias que possam auxiliar os educandos na construção do conhecimento. Assim sendo, a avaliação necessariamente deve ter uma intenção:
A - classificatória.
B - formativa.
C - meramente burocrática.
D - obrigatória.
E - punitiva.

Sabe-se que existem importantes ações que o professor deve realizar durante o processo avaliativo – verificação, qualificação e apreciação qualitativa – que caracterizam três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.
Sobre a avaliação DIAGNÓSTICA pode se afirmar que:
A - Esta avaliação é de fundamental importância para que o aluno avance para o próximo ano letivo ou fique retido.
B - Possibilita o uso de métodos que contribuem a aprendizagem, como memorização/ decoreba e repetição na escrita.
C - Tem por finalidade quantificar e registrar as notas obtidas na avaliação, para que seja possível ‘punir os alunos mais fracos’.
D - Tem por principal objetivo determinar o nível de aprendizagem de cada educando, antes de iniciar um novo conteúdo ou processo de ensino.
E - Utiliza-se de instrumentos de medida e registro dos resultados que não consideram os processos de desenvolvimento dos alunos.

Para compreender a dinâmica do trabalho pedagógico, o material descrito tem a pretensão de nortear e gerar reflexões acerca de algumas das questões postas pela atividade avaliativa na estrutura escolar do Brasil. Ainda que aborde questões específicas sobre a temática, tal exposição deve ser considerada, tendo em vista uma preocupação comum no sentido de atribuir à avaliação escolar uma função de diagnóstico, além de um papel transformador, que contribua para a superação da visão avaliativa predominante, categorizante e autoritária.
Conforme seus conhecimentos prévios e o que estudou nesta disciplina, assinale a alternativa que aborda como deve ser vista a avaliação escolar:
A - deve ser vista como limitadora de comportamento dos alunos indisciplinados em sala de aula, pois esta é punitiva, o que possibilita maior silêncio e, consequentemente, todos conseguirão aprender os conteúdos a serem ensinados em sala de aula.
B - deve ser vista como transformação da prática pedagógica, que se dá por meio de avaliações que mostrarão os resultados da aprendizagem e rendimento escolar, qual auxiliará o professor cobrar empenho mais dos alunos ‘mais fracos’.
C - deve ser vista como um diagnóstico, qual apontará os alunos sucessos e os alunos fracassos da escola.
D - deve ser vista como um instrumento de transformação da prática social, permitindo que o educando seja capaz de ampliar seus conhecimentos sobre a concepção de mundo e, principalmente, que tenha condições de questionar a realidade em que está inserido, buscando entendimento e soluções para possíveis problemas.
E - deve ser vista como uma etapa normal no dia a dia escolar, além de obrigatório visto que faz parte da etapa burocrática escolar.

Vários pesquisadores passaram a se dedicar ao estudo de diferentes testes e às suas aplicações, ampliando a ideia de avaliação como instrumento de registro do comportamento das crianças, de definição de padrões de rendimento aceitáveis, segundo questão Sabe-se que o ato de avaliar é um processo muito antigo dentro da humanidade, conforme Luckesi (2005, p. 22), “tais práticas já estavam inscritas nas pedagogias dos séculos XVI e XVII, no processo de emergência e cristalização da sociedade burguesa, e perduram ainda hoje”. Historicamente, pode-se identificar três tipos de pedagogia que são:
De acordo com cada tipo de pedagogia e sua concepção, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
( ) Para quem o medo deveria ser utilizado pelo professor como forma de manter a atenção dos educandos.
( ) Tinha por objetivo efetivar a hegemonia católica. Para tanto, eram realizados provas e exames em ocasiões solenes.
( ) Aperfeiçoou os mecanismos de controle da escola, ao destacar a seletividade e os processos de formação de personalidade dos educandos.
a. II, III, I.
b. III, II, I.
c. III, I, II.
d. I, II, III.
e. II, I, III.

As implicações didático-pedagógicas da reprovação estão diretamente relacionadas à ação educativa da escola e à inclusão da retenção como estratégia de ensino. Compreender a reprovação como instrumento pedagógico é, no mínimo, um grande equívoco que desconsidera que a educação resulta de um processo educativo e social. Essa contradição se manifesta em diferentes fatores, situações e consequências.
Estão corretas as afirmativas:
I - O educando é responsabilizado por sua reprovação.
II - O professor desconsidera as consequências emocionais e repercussões socioeducacionais que a reprovação causa.
III - O professor acredita que, sem a reprovação, o educando perderia o interesse na aprendizagem.
IV - A reprovação, na maioria das vezes, resulta de uma avaliação equivocada e/ou da falta de compromisso de alguns professores com a educação.
V - Em vez de reprovar o educando ao final do ano letivo, a escola deveria ensiná-lo durante o ano de forma responsável e eficaz.
a. I, II, III e IV.
b. I, II, III, IV e V.
c. I, II e III.
d. I e III.

Em 1995, pela primeira vez, a avaliação do SAEB teve a participação de todas as unidades da Federação. Dois anos depois, em 1997, a avaliação abrangeu as mesmas séries e níveis de ensino, mas se ampliaram as áreas avaliadas, com a inclusão da área de ciências, para o Ensino Fundamental, e das áreas de física, química e biologia, para o Ensino Médio. As avaliações do SAEB utilizam amostras probabilísticas representativas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Acadêmica(o), conforme estudou nesta disciplina, assinale a alternativa que apresenta corretamente de quantos em quantos anos acontecem as avaliações do SAEB?
a. a cada 10 anos.
b. a cada 3 anos.
c. a cada 4 anos.
d. a cada 5 anos.
e. a cada 2 anos.

Sobre a AVALIAÇÃO FORMATIVA pode-se dizer que a avaliação é uma modalidade que permite ao professor identificar deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações em sua prática pedagógica, aperfeiçoando-a. O educando também se beneficia com esse processo, pois passa a identificar seus erros e acertos. Essa modalidade de avaliação tem por finalidade detectar pontos frágeis do processo de ensino-aprendizagem. Autores como Perrenoud (1999), Werneck (1996), Vilas Boas (2003), entre outros, consideram que a avaliação formativa é o modelo ideal para o efetivo rompimento com práticas avaliativas tradicionais.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. V, V, V, F e F.
b. F, V, F, V e F.
c. V, V, F, V e V.
d. F, F, F, V e V.
e. V, V, V, V e V.

Sabe-se que existem importantes ações que o professor deve realizar durante o processo avaliativo – verificação, qualificação e apreciação qualitativa – que caracterizam três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação SOMATIVA determina o grau de domínio do educando em uma determinada área do conhecimento, resultando em uma qualificação que poderá ser utilizada como um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada.
Considerando este contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A avaliação somativa consiste na classificação dos educandos de acordo com os níveis de aproveitamento ao final de um conteúdo, na busca de aferir resultados e obter indicadores que permitam aperfeiçoar o processo de ensino.
No entanto, é preciso diferenciá-la da avaliação classificatória, oriunda de uma concepção autoritária e excludente.
É uma modalidade vinculada à noção de medida e relacionada à compreensão de que é possível aferir objetivamente as aprendizagens escolares.
Destaca-se, ainda, que, pior que uma avaliação classificatória, é a avaliação que não resulta em uma reflexão e/ou análise do desempenho dos educandos.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e, a II uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são falsas, pois ambas descrevem sobre a avaliação diagnóstica e não sobre a avaliação somativa.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
e. As asserções I e II são falsas. Nenhumas das asserções estão interligadas.

Prévia do material em texto

Avaliação Educacional
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	domingo, 13 Out 2019, 21:05
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 13 Out 2019, 22:08
	Avaliar
	7,00 de um máximo de 10,00(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente muitos dos estudos e pesquisas mostram que, para o êxito do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve ser contínua e estar relacionada aos conhecimentos, atitudes ou aptidões que os educandos atingem em seus estágios de desenvolvimento e de aprendizagem. Relaciona-se, também, à reflexão e análise das dificuldades que apresentam. São informações necessárias ao professor que está na busca de estratégias que possam auxiliar os educandos na construção do conhecimento. Assim sendo, a avaliação deve ter qual intenção?
Escolha uma:
a. classificatória.
b. punitiva.
c. de aprovação e reprovação.
d. formativa.
GABARITO – Resposta correta é a que apresenta que avaliação deve ter a intenção formativa. “As informações necessárias ao professor que está na busca de estratégias que possam auxiliar os educandos na construção do conhecimento, por isso, a avaliação necessariamente deve ter uma intenção formativa”. Vale mencionar ainda que o processo de avaliação deve ser contínuo e verificar a aprendizagem do educando por inteiro, não apenas ao final de um bimestre, por meio das temidas provas bimestrais. Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 1, página 14.
e. comparativa.
Feedback
A resposta correta é: formativa..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que existem importantes ações que o professor deve realizar durante o processo avaliativo – verificação, qualificação e apreciação qualitativa – que caracterizam três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Sobre a avaliação DIAGNÓSTICA pode se afirmar que:
Escolha uma:
a. Esta avaliação é de fundamental importância para que o aluno avance para o próximo ano letivo ou fique retido.
b. Utiliza-se de instrumentos de medida e registro dos resultados que não consideram os processos de desenvolvimento dos alunos.
c. Possibilita o uso de métodos que contribuem a aprendizagem, como memorização/ decoreba e repetição na escrita.
d. Tem por finalidade quantificar e registrar as notas obtidas na avaliação, para que seja possível ‘punir os alunos mais fracos’.
e. Tem por principal objetivo determinar o nível de aprendizagem de cada educando, antes de iniciar um novo conteúdo ou processo de ensino.
GABARITO – Resposta correta é a que aborda que “Sobre a avaliação DIAGNÓSTICA pode se afirmar que tem por principal objetivo determinar o nível de aprendizagem de cada educando, antes de iniciar um novo conteúdo ou processo de ensino.” Vale salientar que para Bloom, Hastings e Madaus (1975), “a avaliação diagnóstica possibilita ao professor identificar as causas das dificuldades na aprendizagem”. Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 1, página 17.
Feedback
A resposta correta é: Tem por principal objetivo determinar o nível de aprendizagem de cada educando, antes de iniciar um novo conteúdo ou processo de ensino..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para compreender a dinâmica do trabalho pedagógico, o material descrito tem a pretensão de nortear e gerar reflexões acerca de algumas das questões postas pela atividade avaliativa na estrutura escolar do Brasil. Ainda que aborde questões específicas sobre a temática, tal exposição deve ser considerada, tendo em vista uma preocupação comum no sentido de atribuir à avaliação escolar uma função de diagnóstico, além de um papel transformador, que contribua para a superação da visão avaliativa predominante, categorizante e autoritária. Conforme seus conhecimentos prévios e o que estudou nesta disciplina, assinale a alternativa que aborda como deve ser vista a avaliação escolar:
Escolha uma:
a. deve ser vista como um instrumento de transformação da prática social, permitindo que o educando seja capaz de ampliar seus conhecimentos sobre a concepção de mundo e, principalmente, que tenha condições de questionar a realidade em que está inserido, buscando entendimento e soluções para possíveis problemas.
GABARITO – Resposta correta “a avaliação escolar deve ser vista como um instrumento de transformação da prática social, permitindo que o educando seja capaz de ampliar seus conhecimentos sobre a concepção de mundo e, principalmente, que tenha condições de questionar a realidade em que está inserido, buscando entendimento e soluções para possíveis problemas”. Assim, a organização temporal da avaliação invade uma dinâmica diferenciada no interior das instituições, tornando-se um elemento fundamental no calendário escolar. Dessa forma, percebe-se a sua importância enquanto parte do “ritual escolar” e dos documentos que norteiam a prática dos profissionais da educação da instituição. (Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 2, página 42).
b. deve ser vista como uma etapa normal no dia a dia escolar, além de obrigatório visto que faz parte da etapa burocrática escolar.
c. deve ser vista como transformação da prática pedagógica, que se dá por meio de avaliações que mostrarão os resultados da aprendizagem e rendimento escolar, qual auxiliará o professor cobrar empenho mais dos alunos ‘mais fracos’.
d. deve ser vista como um diagnóstico, qual apontará os alunos sucessos e os alunos fracassos da escola.
e. deve ser vista como limitadora de comportamento dos alunos indisciplinados em sala de aula, pois esta é punitiva, o que possibilita maior silêncio e, consequentemente, todos conseguirão aprender os conteúdos a serem ensinados em sala de aula.
Feedback
A resposta correta é: deve ser vista como um instrumento de transformação da prática social, permitindo que o educando seja capaz de ampliar seus conhecimentos sobre a concepção de mundo e, principalmente, que tenha condições de questionar a realidade em que está inserido, buscando entendimento e soluções para possíveis problemas..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Vários pesquisadores passaram a se dedicar ao estudo de diferentes testes e às suas aplicações, ampliando a ideia de avaliação como instrumento de registro do comportamento das crianças, de definição de padrões de rendimento aceitáveis, segundo os quais os níveis de desempenho das crianças seriam considerados satisfatórios. A partir dos anos de 1970, Michael Scriven e Benjamin Bloom trazem a ideia de que a avaliação desempenha vários papéis, ainda que com um único objetivo, que é:
Escolha uma:
a. ter dados precisos de como está educação em diferentes escolas do município.
GABARITO – Resposta correta é a que apresenta “apontar o valor ou o mérito do “objeto” avaliado”. A partir dos anos de 1970, Michael Scriven e Benjamin Bloom trazem a ideia de que a avaliação desempenha vários papéis, ainda que com um único objetivo, que é apontar o valor ou o mérito do “objeto” avaliado. Scriven (1977) e Bloom (1972) “concebem a avaliação como um levantamento sistemático de informações, cuja análise aponta o valor de um fenômeno educacional. Scriven foi o primeiro teórico a utilizar o termo avaliação formativa, afirmando que o processo avaliativo possui diferentes funções: formativas e somativas”. Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 1, página 08.
b. elucidar o rendimento do IDEB na escola avaliada.
c. apontar quais são os alunos que não precisam tanto da ajuda do professor.
d. demonstrar os alunos de ‘sucessos’ e os alunos ‘fracassos’ da escola.
e. apontar o valor ou o mérito do “objeto” avaliado.
Feedback
A resposta correta é: apontar o valor ou o mérito do “objeto” avaliado..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que o ato de avaliar é um processo muito antigo dentro da humanidade, conforme Luckesi (2005, p. 22), “tais práticas já estavam inscritas nas pedagogias dos séculos XVI e XVII, no processo de emergência e cristalização da sociedade burguesa, e perduram ainda hoje”. Historicamente,pode-se identificar três tipos de pedagogia que são:
I – Jesuítica
II - Comeniana
III - Sociedade burguesa
De acordo com cada tipo de pedagogia e sua concepção, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(  ) Para quem o medo deveria ser utilizado pelo professor como forma de manter a atenção dos educandos.
(  ) Tinha por objetivo efetivar a hegemonia católica. Para tanto, eram realizados provas e exames em ocasiões solenes.
(  ) Aperfeiçoou os mecanismos de controle da escola, ao destacar a seletividade e os processos de formação de personalidade dos educandos.
Marque a alternativa que tem a ordem de numeração correta da segunda coluna:
Escolha uma:
a. II, III, I.
b. III, II, I.
c. III, I, II.
d. I, II, III.
e. II, I, III.
GABARITO: Resposta correta é a que apresenta a sequência “II, I, III”.
II - COMENIANA - Para quem o medo deveria ser utilizado pelo professor como forma de manter a atenção dos educandos. I - JESUÍTICA - Tinha por objetivo efetivar a hegemonia católica. Para tanto, eram realizados provas e exames em ocasiões solenes. III – SOCIEDADE BURGUESA - Aperfeiçoou os mecanismos de controle da escola, ao destacar a seletividade e os processos de formação de personalidade dos educandos. (Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 1, página 13)
Feedback
A resposta correta é: II, I, III..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As implicações didático-pedagógicas da reprovação estão diretamente relacionadas à ação educativa da escola e à inclusão da retenção como estratégia de ensino. Compreender a reprovação como instrumento pedagógico é, no mínimo, um grande equívoco que desconsidera que a educação resulta de um processo educativo e social. Essa contradição se manifesta em diferentes fatores, situações e consequências. Algumas dessas situações e consequências são:
I - O educando é responsabilizado por sua reprovação.
II - O professor desconsidera as consequências emocionais e repercussões socioeducacionais que a reprovação causa.
III - O professor acredita que, sem a reprovação, o educando perderia o interesse na aprendizagem.
IV - A reprovação, na maioria das vezes, resulta de uma avaliação equivocada e/ou da falta de compromisso de alguns professores com a educação.
V - Em vez de reprovar o educando ao final do ano letivo, a escola deveria ensiná-lo durante o ano de forma responsável e eficaz.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
b. I, II, III, IV e V.
c. I, II e III.
d. I e III.
GABARITO – Resposta correta “I, II, III, IV e V” ou seja, todas as afirmativas estão corretas. Essa contradição se manifesta em diferentes fatores, situações e consequências. Algumas delas são: - O educando é responsabilizado por sua reprovação. - O professor desconsidera as consequências emocionais e repercussões socioeducacionais que a reprovação causa. - O professor acredita que, sem a reprovação, o educando perderia o interesse na aprendizagem. - A reprovação, na maioria das vezes, resulta de uma avaliação equivocada e/ou da falta de compromisso de alguns professores com a educação. - Em vez de reprovar o educando ao final do ano letivo, a escola deveria ensiná-lo durante o ano de forma responsável e eficaz. A reprovação, portanto, não se revela apenas nos números de educandos retidos e aprovados, mas, principalmente, na concepção de educação da instituição, que se revela na forma de agir e de pensar de seus profissionais e nos fins das atividades escolares realizadas em salas de aula. (Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 2, páginas 36 e 37).
e. III, IV e V.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III, IV e V..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na atualidade os estudos e pesquisas mostram que, para o êxito do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação deve ser contínua e estar relacionada aos conhecimentos, atitudes ou aptidões que os educandos atingem em seus estágios de desenvolvimento e de aprendizagem. Relaciona-se, também, à reflexão e análise das dificuldades que apresentam. São informações necessárias ao professor que está na busca de estratégias que possam auxiliar os educandos na construção do conhecimento. Assim sendo, a avaliação necessariamente deve ter uma intenção:
Escolha uma:
a. classificatória.
b. meramente burocrática.
c. punitiva.
d. obrigatória.
e. formativa.
GABARITO: Resposta correta é a que apresenta que a “a avaliação necessariamente deve ter uma intenção formativa”. Segundo Luckesi (2006): “No dia a dia, em todos os momentos praticamos avaliação, na medida em que desejamos obter o melhor de nossa ação. Podemos observar isso nos atos mais simples e nos mais complexos. Ninguém de nós busca o insucesso. Diagnosticamos para identificar impasses e encontrar soluções, as melhores possíveis”. Assim sendo, o processo de avaliação deve ser contínuo e verificar a aprendizagem do educando por inteiro, não apenas ao final de um bimestre, por meio das temidas provas bimestrais. (Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 1, página 14).
Feedback
A resposta correta é: formativa..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em 1995, pela primeira vez, a avaliação do SAEB teve a participação de todas as unidades da Federação. Dois anos depois, em 1997, a avaliação abrangeu as mesmas séries e níveis de ensino, mas se ampliaram as áreas avaliadas, com a inclusão da área de ciências, para o Ensino Fundamental, e das áreas de física, química e biologia, para o Ensino Médio. As avaliações do SAEB utilizam amostras probabilísticas representativas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Em 2005 participaram do procedimento mais de 190 mil educandos, de quase seis mil escolas espalhadas pelas 27 unidades da federação. Acadêmica(o), conforme estudou nesta disciplina, assinale a alternativa que apresenta corretamente de quantos em quantos anos acontecem as avaliações do SAEB?
Escolha uma:
a. a cada 10 anos.
b. a cada 3 anos.
c. a cada 4 anos.
d. a cada 5 anos.
e. a cada 2 anos.
GABARITO: Conteúdo: Está correta a alternativa que aborda que as avaliações do SAEB acontecem a cada 2 anos. A análise dos resultados do SAEB permite acompanhar a evolução do desempenho dos educandos e os diversos fatores que interferem na qualidade e na efetividade do ensino ministrado nas escolas, possibilitando a definição de ações voltadas para a correção das distorções identificadas e o aperfeiçoamento das práticas e dos resultados apresentados pelas escolas e pelo sistema de ensino brasileiro. (Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 3, páginas 58 e 59)
Feedback
A resposta correta é: a cada 2 anos..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O termo “avaliação formativa” foi introduzido por Scriven, em 1967, ao se referir aos procedimentos utilizados pelos professores, para adaptar o trabalho docente aos progressos e necessidades dos educandos. A avaliação formativa permite constatar se os educandos estão, efetivamente, atingindo os objetivos propostos, considerando que “aprender é um longo processo por meio do qual o educando vai reestruturando seu conhecimento a partir das atividades que executa. Se um educando não aprende, não é apenas porque não estuda ou não possui as capacidades mínimas, a causa pode estar nas atividades que lhe são propostas” (BORBA; SANMARTÍ, 2003, p. 30). Assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas acerca a AVALIAÇÃO FORMATIVA:
(  ) A avaliação é uma modalidade que permite ao professor identificar deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações em sua prática pedagógica, aperfeiçoando-a.
(  ) O educando também se beneficia com esse processo, pois passa a identificar seus erros e acertos.
(  ) Essa modalidade de avaliação tem por finalidade detectar pontos frágeis do processo de ensino-aprendizagem.
(  ) Possibilita o uso de métodos que contribuam para a aprendizagem, como memorização/ decoreba e repetição na escrita.
(  ) Esta avaliação é de fundamentalimportância para que o aluno avance para o próximo ano letivo ou fique retido.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, F e F.
b. F, V, F, V e F.
c. V, V, F, V e V.
“GABARITO – A resposta correta apresenta a seguinte sequência “V, V, V, F e F”. Sobre a AVALIAÇÃO FORMATIVA pode-se dizer que a avaliação é uma modalidade que permite ao professor identificar deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações em sua prática pedagógica, aperfeiçoando-a. O educando também se beneficia com esse processo, pois passa a identificar seus erros e acertos. Essa modalidade de avaliação tem por finalidade detectar pontos frágeis do processo de ensino-aprendizagem. Autores como Perrenoud (1999), Werneck (1996), Vilas Boas (2003), entre outros, consideram que a avaliação formativa é o modelo ideal para o efetivo rompimento com práticas avaliativas tradicionais. Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 1, página 17.
d. F, F, F, V e V.
e. V, V, V, V e V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F e F..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que existem importantes ações que o professor deve realizar durante o processo avaliativo – verificação, qualificação e apreciação qualitativa – que caracterizam três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação SOMATIVA determina o grau de domínio do educando em uma determinada área do conhecimento, resultando em uma qualificação que poderá ser utilizada como um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada. Considerando este contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A avaliação somativa consiste na classificação dos educandos de acordo com os níveis de aproveitamento ao final de um conteúdo, na busca de aferir resultados e obter indicadores que permitam aperfeiçoar o processo de ensino. No entanto, é preciso diferenciá-la da avaliação classificatória, oriunda de uma concepção autoritária e excludente.
PORQUE
É uma modalidade vinculada à noção de medida e relacionada à compreensão de que é possível aferir objetivamente as aprendizagens escolares. Destaca-se, ainda, que, pior que uma avaliação classificatória, é a avaliação que não resulta em uma reflexão e/ou análise do desempenho dos educandos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e, a II uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são falsas, pois ambas descrevem sobre a avaliação diagnóstica e não sobre a avaliação somativa.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
GABARITO – Resposta correta é a que apresenta a alternativa “As asserções I e II são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.” A avaliação somativa consiste na classificação dos educandos de acordo com os níveis de aproveitamento ao final de um conteúdo, na busca de aferir resultados e obter indicadores que permitam aperfeiçoar o processo de ensino. No entanto, é preciso diferenciá-la da avaliação classificatória, oriunda de uma concepção autoritária e excludente. - PORQUE - É uma modalidade vinculada à noção de medida e relacionada à compreensão de que é possível aferir objetivamente as aprendizagens escolares. Destaca-se, ainda, que, pior que uma avaliação classificatória, é a avaliação que não resulta em uma reflexão e/ou análise do desempenho dos educandos. Autores como Perrenoud (1999), Werneck (1996), Vilas Boas (2003), entre outros, consideram que a avaliação formativa é o modelo ideal para o efetivo rompimento com práticas avaliativas tradicionais. Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 1, página 17.
e. As asserções I e II são falsas. Nenhumas das asserções estão interligadas.
Feedback
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira..
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina