Buscar

PROVA IED N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA IED N N1 (ADM/CCO-02N/DIR-01N- Introdução ao Estudo do Direito)
1.Diferencie direito positivo de direito objetivo.
Direito Objetivo, também denominado norma agendi, é o conjunto de normas que o estado mantém em vigor. É o conjunto de normas que obrigam a pessoa a ter um comportamento condizente com a ordem social, ou seja, é tudo que está previsto em lei. 
Já o Direito Positivo, abrange o direito objetivo, pois além de contar com todo o conjunto formal de regras jurídicas (normas escritas), também admite as ditas regras de costume desde que sejam admitidas como regras pela sociedade. Ou seja, no direito positivo a norma não precisa estar necessariamente escrita. Tem somente que estar posta.
O Direito Positivo é toda norma posta não necessariamente escrita, abrangendo os costumes sendo reconhecidos pela sociedade, garantidas pelo Estado, seria a norma concluída que sofre sanção. Já o Direito Objetivo, uma subdivisão do Direito Positivo, é um conjunto de normas postas que o Estado mantém em vigor, é toda norma prevista em lei.
O Direito Objetivo (Norma Agendi) é a norma que obriga o indivíduo a ter um comportamento que induz a ordem social, é tudo que está previsto em lei, emanadas pelos órgãos competentes, tornando-as obrigatórias. Já o Direito Positivo abrange o direito objetivo, que são normas escritas, mas não se restringe a isso, ele também reconhece costumes reconhecidos pela sociedade
2.TRANCREVA O CONCEITO DO DIREITO
Direito é um sistema de disciplina social fundado na natureza humana que, estabelecendo nas relações entre os homens uma proporção de reciprocidade nos poderes e deveres que lhe atribui, regula as condições existenciais dos indivíduos e dos grupos sociais e, em consequência, da sociedade, mediante normas coercitivamente impostas pelo Poder Público
"Direito é um conjunto de normas de conduta social, imposto coercitivamente pelo Estado, para realização de segurança, segundo critérios de justiça."
3.As normas éticas se estruturam por meio de
a) juízos de valor
b) juízos de realidade.
c) dever-ser. .
d) questionamentos.
e) ser.
4.Para que haja um fenômeno jurídico é necessário existir fato, valor e norma. Com a criação da norma, o fato e o valor ficam interligados e entram no mundo jurídico como única coisa. O direito ilumina o fato relevante. O acima disposto consagra o (a):
a) Jusnaturalismo.
b) Juspositivismo.
c) Teoria tridimensional do direito.
d) Teoria dos círculos independentes.
e) Teoria dos círculos concêntricos.
5.Identifique a sequencia correta 
I Possui direito subjetivo todo aquele que pode utilizar a garantia do direito objetivo para a realização de um interesse próprio 
II Direito subjetivo é o conjunto de normas jurídicas impostas ao homem com o fim de satisfazer aos seus interesses. 
III Direito positivo é o direito que independe da vontade humana, pois sempre é escrito.
a) VVF
b) VFV
c) VVV
d) FFF
6.São considerados sub-ramos do direito público interno, o direito constitucional, o direito penal, o direito administrativo e o direito comercial.
CERTO
ERRADO
7.Qual a distinção entre direito e justiça?
Justiça se refere a um estado ideal de interação social, onde haja um equilíbrio de interesses, recursos e oportunidades, de forma razoável e imparcial. Enquanto que o Direito é um conjunto de princípios e regras destinado a realizar a Justiça. 
Em síntese, Justiça é um fim e o Direito é o meio de alcança-la.

Continue navegando